• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Cajueiro da Praia

Prevenção do câncer no município de Cajueiro da Praia

Unidades de Saúde da cidade convocam mulheres para fazer exames de preventivos

10/10/2014 11:19h

A campanha “Outubro Rosa” já começou em Cajueiro da Praia e até o final do mês as mulheres devem comparecer a uma das unidades de Saúde para realizar exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero, os mais incidentes entre o público feminino. Segundo a secretária de Saúde do município, Adrizia Fontenele, a intenção é realizar 150 exames em cada uma das quatro unidades de Cajueiro. “O câncer de mama ainda é o que mais mata as mulheres e o exame preventivo antecipa o diagnóstico e dá à paciente maior chance de cura”, diz.

As mulheres interessadas devem procurar uma das unidades das 8 às 11h30. “Como a demanda é grande à medida que as mulheres procuram os postos realizamos o agendamento dos exames”, explica a secretária. Além da mamografia, está sendo realizada a prevenção, com o exame de Papanicolau, voltado para a prevenção do câncer no colo do útero. Quem vai aos postos ainda ganha brindes e assiste às palestras. 

Na próxima quarta-feira (15), também acontece uma caminhada em Cajueiro da Praia, a partir das 7h30. Vale lembrar que o “Outubro Rosa” é um movimento mundial de mobilização pela prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Por aqui a realização é da prefeitura municipal através da Secretaria de Saúde. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. São cerca de mais de 57 mil novos casos estimados em 2014 e considera-se que a idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. Apesar disso, as mulheres mais jovens – que já iniciaram a vida sexual – devem realizar os exames preventivos. 

Fonte: Portal da APPM

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas