• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia
Cajueiro da Praia

Release Eventos Peixe-boi Marinho 2014 em Cajueiro da Praia

Base Peixe-boi Marinho promove evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia

05/12/2014 22:49h - Atualizado em 05/12/2014 23:31h

.

A Base Peixe-boi, sede da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba em Cajueiro da Praia, promove os Eventos Peixe-boi Marinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e o apoio de ONGs como a Comissão Ilha Ativa e o projeto Pesca Solidária, a CARE Piauí e o Instituto Tartarugas do Delta.

Os eventos acontecem no dia 13de dezembro a partir das 6:30h com a realização do XIV Ciclismo, cuja largada será no entroncamento da BR 402 com a estrada de acesso ao município.

São cerca de 20 km que os ciclistas de Cajueiro da Praia precisarão percorrer e a corrida movimenta os povoados do interior que ficam no caminho, já que durante a passagem dos competidores, grupos de voluntários ficam estrategicamente em diversos locais para distribuir água para os participantes.

Na chegada da corrida, os moradores vão prestigiar os ciclistas que disputam as três primeiras colocações, com direito a prêmios em dinheiro.

Este ano, por causa da maré, a XIII Regatas de Canoas à Vela Peixe-boi Marinho vai acontecer às 9:00h.São duas modalidades, canoas pequenas e grandes, que fazem o percurso saindo da Praia do Cajueiro de Baixo, em direção ao mar adentro, para contornar uma boia colocada para sinalizar a curva e o retorno para a mesma praia.É o ponto alto dos eventos, que reúne os pescadores da comunidade, mas também moradores das comunidades próximas do interior de Cajueiro da Praia, além de visitantes que vêm dos municípios de Chaval e Barroquinha do Ceará, e de Luís Correia e Parnaíba, no Piauí.

Às 11:00h, chega o momento mais folclórico e engraçado dos eventos: a X Corrida de Jegues, que é realizada na Praia do Cajueiro de Baixo. Os jegues são preparados com bastante antecedência, mas devido ao temperamento do bicho, a preparação não é garantia de vitória. Mais vale a paciência e o jeitinho dos “jockeis” em relação aos animais, já que é proibido machucar ou espancar os jegues. Nessa altura a praia já está cheia de gente do Cajueiro.

Todo ano a competição tem o apoioda Capitania dos Portos do Piauí, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Turística.

Os Eventos do Peixe-boi Marinho são realizados para confraternizar com a população da região, divulgando o trabalho realizado o ano inteiro pela Base Peixe-boi, sede da APA Delta do Parnaíba, que promove e realiza a atividade, e para isso busca o patrocínio de parceiros e empresas da região.

A Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia é um dos maiores patrocinadores, fato que vem se repetindo já há 14 anos, desde o I Ciclismo. Mas diversas empresas da região também contribuem com patrocínios menores, através da pintura da logomarca nas velas de embarcações, ou mesmo patrocínio de camisetas e bonés: Aquinor, Sebrae, o Boticário, Agropecuária Longá, Sertepa, Longá,  Arrasta-pé Clube, Armazém Parnaíba, HM Aquicultura, 4 Anas, Bob Siegerte Luzemóveis.

A Base Peixe-boi desenvolve principalmente atividades de pesquisa e educação ambiental, voltadas para a conservação dos ecossistemas presentes na APA Delta do Parnaíba, bem como sua fauna e flora, tendo seu foco maior de trabalho com relação ao peixe-boi marinho, espécie considerada hoje criticamente ameaçada de extinção. E comemora 20 anos de funcionamento ao tempo em que se comemora o 15º aniversário de emancipação do município de Cajueiro da Praia.


Fonte: Base Peixe Boi / Cajueiro da Praia

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas