• assinatura jornal

Notícias Campo Maior

05 de outubro de 2017

Após determinação, Prefeitura inicia fiscalização para regularizar trailers

Após determinação do MP, Prefeitura inicia fiscalização para regularizar trailers

Após determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Planejamento iniciou nessa quarta-feira 4/10, o trabalho de fiscalização dos trailers existentes nas praças públicas do município.

O trabalho de fiscalização foi definido após reunião entre os secretários municipais de: Trânsito, Meio Ambiente, Relações Institucionais, Planejamento e fiscais de postura do município.

A ação é de acordo com Lei Complementar nº 03/2013 - Código de Posturas, nos seus artigos 76 a 93. Os primeiros trailers a serem fiscalizados serão os que estão localizados nas Praças Valdir Fortes e Rui Barbosa. Em seguida, a operação irá cumprir um cronograma e todos os trailers serão vistoriados. 

O secretário municipal de Planejamento, Lucas Lima, disse que a fiscalização é uma ação determinada pelo Ministério Público e que será importante para o bom andamento do município. Confira o que determina o Código de Postura do Município.

SEÇÃO IV DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE TRAILERS

Art. 76 - Para os efeitos desta Lei, entende-se por trailer todo equipamento construído em fibra de vidro, chapas de ferro, zinco ou similar, montado sobre eixos ou suportes, móveis ou fixos, destinado à venda a varejo de sucos e congêneres, refrigerantes, salgadinhos, sanduíches, cigarros, sorvetes e picolés, bolos, doces, tortas e similares, desde que satisfeitas as exigências legais.

Art. 77 - A instalação e funcionamento de trailers em logradouros públicos só se efetiva em locais previamente autorizados pelo órgão municipal competente, através de termo de permissão revestido das seguintes características: I - ato unilateral; II - a título precário; III - não oneroso à municipalidade; e IV - exclusivo à pessoa física.

04 de outubro de 2017

03 de outubro de 2017

Prefeitura de Campo Maior realiza abertura da IV Semana do Bebê

Prefeitura de Campo Maior realiza abertura da IV Semana do Bebê

A Prefeitura de Campo Maior realizou na manhã dessa segunda-feira 2/10, a solenidade de abertura da IV Semana do Bebê. Três secretarias: Saúde, Educação e Assistência Social, estão envolvidas nesta ação do município em uma parceria com o Selo Unicef.

O evento aconteceu na UBS do Bairro São Luís/São João e contou com a presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Mirada, da secretária municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes, profissionais da saúde, além claro, da presença de mães com seus bebês. Na oportunidade foi feito a entrega de Kit de gestantes. 

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. O prefeito professor Ribinha disse que a Semana do Bebê representa um momento importante para que o município possa discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças o direito a uma vida saudável.

“Através desse evento o município têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com o bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho”, destacou Professor Ribinha.

Em sua fala o secretário Marcelo Mirada destacou a importância desse acompanhamento realizado nos seis primeiros anos de vida das crianças.

“Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de nossas crianças. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, destacou Marcelo.

29 de setembro de 2017

Governador diz que Sabor Maior já ultrapassou as fronteiras do Piauí

Governador diz que Sabor Maior já ultrapassou as fronteiras do Piauí

Campo Maior será o centro gastronômico, cultural e turístico do Piauí nos dias 12, 13 e 14 de outubro com a sétima edição do Sabor Maior, (Festival Gastronômico de Campo Maior), que foi lançada, oficialmente, durante solenidade no Palácio de Karnak pelo governador Wellington Dias, pelo prefeito Professor Ribinha e pelo deputado estadual Aluísio Martins.

O governador Wellington disse que o Sabor Maior já é um evento que tem a potencialidade de atrair turistas não só mais do Piauí, mas também de outros Estado do Brasil. “Estive em São Paulo e recebi a informação de que vem gente de lá participar do nosso festival gastronômico”, revela Wellington Dias.

O Passaporte do Sabor contempla o evento com uma nova programação e fará com que os visitantes desfrutem, durante os três dias, do melhor que há em nossa terra.

A secretária de Desenvolvimento Social, Nilzana Gomes, que coordena a equipe de organização do Sabor Maior, acredita que o Festival Gastronômico potencializará não apenas a gastronomia, mas também o turismo, a geração de renda, criando centenas de postos de trabalho durante o evento.

SABOR MAIOR. PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

12 de outubro

08h | Visita ao Centro Histórico de Campo Maior

09h | Visita ao Museu da Igreja Católica

10h | Visita ao Monumento Heróis do Jenipapo

15h | Visita a Fazenda Abelheiros

18h | Concurso Sabor Maior

20h | Show com Atração Local

22h | Show com Biquini Cavadão

00h | Show com Eliane 

13 de outubro

08h | Visita a fabrica Via Corpus

10h | Visita a fabrica Gugê de Jeans

15h | Visita a Fazenda Trabalhado

20h | Desfile Moda Maior

22h | Show com Atração Local

00h | Show com Fernando Mendes 

14 de outubro

07h | Serra de Santo Antônio com trilhas,  esporte de aventura, escalada e rapel

19h | Apresentação Pole Sports com Clara Pacheco

20h | Show com Cesinha do Acordeom

22h | Show com Paula Fernandes

00h | Show com Solange Almeida.

26 de setembro de 2017

Governo e prefeitura lançam 7ª edição do Sabor Maior

Evento de lançamento foi realizado no Palácio de Karnak, em Teresina

O governador Wellington Dias lançou, nesta segunda-feira (25), no Palácio de Karnak, a 7ª edição do Festival Sabor Maior. O evento acontece de 12 a 14 de outubro, no município de Campo Maior, reunindo gastronomia, música e cultura. O objetivo é valorizar a culinária campomaiorense e fortalecer o turismo local. 

Criado em 2009, o festival atrai, todos os anos, um público de aproximadamente 10 mil pessoas por dia. "O evento conta com toda uma estrutura pensada para movimentar a economia e desenvolver o município, que é um dos pontos mais importantes. Fico feliz em ver o empenho de todos para que o festival cresça a cada ano", destacou o governador.

"Por se tratar de um evento regional que tem uma grande abrangência e atrai pessoas de todo o estado e até de outros, o festival já está consolidado no calendário do Piauí e faz parte da programação oficial de Campo Maior. Quem conhece, irá adorar as novidades e quem não conhece se surpreenderá com o que temos a oferecer", disse o prefeito da cidade, Jose de Ribamar Carvalho, o Ribinha.

Quem passar pelo Festival Sabor Maior poderá conferir competições gastronômicas entre os restaurantes, se deliciar com as comidas tipicamente nordestinas e assistir a apresentações artísticas regionais e nacionais. A novidade é que neste ano haverá visitação aos pontos turísticos da cidade, que vão de patrimônios históricos às belezas naturais. 

Confira a programação:

12 de outubro
8h - Visita ao Cento Histórico de Campo Maior
9h - Visita ao Museu da Igreja Católica
10h - Visita ao Monumento Heróis do Jenipapo
15h - Visita à Fazenda Abelheiros
18 - Concurso Sabor Maior
20h - Show com Atração Local
22h - Show com Biquíni Cavadão 
0h - Show com Eliane

13 de outubro
8h - Visita a Fábrica Via Corpus
10h - Visita a Fábrica Gugê de Jeans
15h - Visita a Fazenda Trabalhado
20h - Desfile Moda Maior
22h - Show com Atração Local
0h - Show com Fernando Mendes

14 de outubro
07h - Serra de Santo Antônio com trilhas, esporte de aventura, escalada e rapel
19h - Apresentação Pole Sports com Clara Pacheco
20h - Show com Cesinha do Acordeon
22h - Show com Paula Fernandes
0h - Show com Solange Almeida 

06 de setembro de 2017

Forte presença militar no Monumento do Jenipapo marca o dia 6 de setembro

Forte presença militar no Monumento do Jenipapo marca o dia 6 de setembro

Hoje as atividades da Semana da Independência, realizadas em Campo Maior, aconteceram no Monumento do Jenipapo, lugar onde aconteceu a Batalha do Jenipapo, em 1823. A solenidade aconteceu pouco depois das 8h, quando o exército começou a se posicionar para a formatura. O pátio do Monumento do Jenipapo acomodou A banda de música do 25º BC, de Teresina, composta por 36 membros. No centro estava um pelotão do 2º BEC, também de Teresina. Com espadas e fuzil, eles comandaram a formatura dessa manhã. Na outra extremidade do pátio ficou o Tiro de Guerra de Campo Maior, comandado pelo Sargento C. Fernandes.

Soldados do exército em formação militar

Soldado Jader, do 2º BEC, conduziu o cerimonial

O gabinete do prefeito Ribinha se fez presente, com muitos secretários prestigiando o evento. A Secretária de Educação, Conceição Lima, participou levando uma comitiva de professores e alunos, que apreciaram a formatura militar. A Secretaria de Educação de Campo Maior – SEMED realizou no início da semana, em todas as escolas municipais, o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil. Piauí e Campo Maior. A secretária Conceição Lima concordou com o prefeito sobre a prática do civismo nas escolas: “estava muito neglicenciado, esquecido. As crianças precisavam disso. Nas escolas foi muito emocionante ver nossos alunos cantando o nosso hino”, comentou ela.

A secretária de Educação Conceição Lima e o prefeito Ribinha: realizados com o sucesso das atividades

Outras instituições e autoridades estavam presentes na solenidade: o Grupo de Escoteiros de Campo Maior Irapuã Rocha, representantes do Lyons Clube, da Maçonaria e da Academia de Artes e Letras de – ACALE.

O discurso do prefeito Ribinha foi marcado pelo patriotismo

A solenidade teve início com a execução do hino nacional pela banda de música do 25º BC, e logo em seguida a palavra foi facultada ao prefeito de Campo Maior, professor Ribinha. O discurso do prefeito foi marcado pela emoção e pelo patriotismo: “nossos alunos voltaram a cantar o hino do Brasil, do Piauí e de Campo Maior nas escolas do município”, disse o prefeito, que estava usando um boné com a estampa do brasão do município e a frase “Semana da Independência”.

O prefeito Ribinha frisou que o evento está incluído no calendário de eventos do município: “a partir desse ano, e nos anos que virão, a Prefeitura de Campo Maior e todo o povo vai se reunir aqui no dia 6 de setembro para honrarmos nossos homens que morreram nesse solo, buscando a nossa liberdade”, comentou o prefeito. Ele também frisou que a independência do Brasil foi consolidada em Campo Maior, e que esse fato não pode ser esquecido nunca: “é necessário dar evidencia a esse fato, comentou Ribinha”.

Ribinha, no hasteamento das bandeiras. Ele estava ladeado pelo Major Paz e por um soldado do 2º BEC

Parte da solenidade foi marcado pela homenagem realizada à Leonardo das Dores Castelo Branco, um dos homens que mais influenciou o povo de Campo Maior a aderir à independência. A coroa foi carregada por dois soldados do exército e entregues ao prefeito Ribinha e ao Major Etevaldo, da PM. A coroa foi colocada abaixo do busto de Leonardo Castelo Branco.

Leonardo Castelo Branco foi homenageado com uma coroa de flores

O Hino de Campo Maior foi cantado por uma representante das igrejas evangélicas de Campo Maior. A cerimônia terminou com a formatura militar que encantou todos os presentes. Por volta das 9:20h a cerimônia foi encerrada.

A banda de música do 25º BC

31 de agosto de 2017

Secretaria de Limpeza intensifica trabalhos no Monumento do Jenipapo

Secretaria de Limpeza intensifica trabalhos no Monumento do Jenipapo

Monumento do Jenipapo está recebendo homens da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública para preparar o local para receber a solenidade militar que será realizada na quarta feira (06/09), véspera do dia da independência do Brasil. O Secretário da pasta, Lustosa, visitou o local dias antes e traçou o plano para limpar toda a área que receberá as pessoas. Na solenidade da quarta feira está prevista uma homenagem realizada pelo exército ao brasileiros que morreram no confronto,

Lustosa examinou o local acompanhado do responsável pelo Museu do Jenipapo, seu Miranda, que conhece como poucos o lugar. Miranda destacou que há tempos vem solicitando ajuda para a manutenção do Monumento do Jenipapo, especialmente nessa área da limpeza: “aqui é mato demais, e o perigo do fogo é constante. Se a prefeitura não mandasse limpar isso aqui, com toda certeza um incêndio ia acontecer”, disse ele, lembrando à nossa equipe que por diversas vezes o Monumento correu risco por conta de incêndios anteriores: “aqui, nessa época do ano é muito seco, é fácil demais pegar fogo em tudo”.

Lustosa avaliou a necessidade e disponibilizou homens, garantindo que o Monumento receberá a atenção necessária: “o espaço aqui é muito grande e é de responsabilidade do Estado. Esse cemitério é responsabilidade do IPHAN, mas está tomado de mato”, lembrou o secretário, dizendo que a prefeitura de Campo Maior não é o responsável pela manutenção do Monumento do Jenipapo. O Secretário explicou que por determinação do prefeito professor Ribinha, fará toda a limpeza do lugar em etapas: “Nesse primeiro momento a limpeza será nas áreas onde a solenidade vai acontecer, mas logo em seguida vou mandar limpar toda a área do Monumento, para que não haja risco nenhum de incêndios”, concluiu.

O Monumento do Jenipapo abriga um museu, o cemitério do Batalhão, que é tombado pelo IPHAN, três esculturas e canhões que estão expostos ao ar livre. Há também um espaço para uma churrascaria, mas que está abandonado há anos. A falta de investimentos do poder público e a inação do setor privado deixam escapar oportunidades de movimentar o lugar.

Monumento do Jenipapo terá forte presença militar na Semana da Independência

Monumento do Jenipapo terá forte presença militar na Semana da Independência

No início do mês de agosto, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, se reuniu em seu gabinete, no Palácio das Carnaúbas, para discutir a programação referente à independência do Brasil, no 7 de setembro. Insatisfeito com o descaso que a Batalha do Jenipapo vem sofrendo anos a fio, o prefeito decidiu fazer diferente, e a programação vai contar com uma visita oficial ao Monumento do Jenipapo.

Na quarta feira (06/09), uma cerimônia militar vai acontecer, envolvendo os comandos do 2º BEC, do 25º Batalhão de Caçadores, e do Tiro de Guerra de Campo Maior – TG 10-019. A Polícia Militar, sob o comando do Major Etevaldo vai levar um destacamento de policiais e unidades móveis. O sargento Fernandes, que está a frente do Tiro de Guerra de Campo Maior vai levar seu pelotão. Também está confirmada a presença da banda de música do Exército, sediada em Teresina, no 2º BEC.

Conforme o sargento Fernandes, está confirmada a presença do Comandante do 2º BEC: “O alto comando do 2º BEC já confirmou presença em Campo Maior. Quanto a mim, eu estou satisfeito com tudo isso, pois é justo homenagear aqueles que deram sua vida pela nossa liberdade”, disse ele. 

A cerimônia militar no Monumento do Jenipapo passa a fazer parte do calendário oficial de atividades da Prefeitura de Campo Maior, portanto, a homenagem acontecerá todos os anos. O Exército fará o hasteamento da bandeira brasileira e o hino nacional será executado pela banda do nosso verde oliva. Haverá também uma homenagem aos combatentes que lutaram na Batalha do Jenipapo.

Uma caravana de estudantes estará representando toda a classe estudantil, acompanhados de professores. Uma comitiva da prefeitura e todo o secretariado acompanhará o prefeito Ribinha, na solenidade, que solicitou o envolvimento de todas as secretarias: “quero o envolvimento de todos”, comentou o prefeito.

A solenidade está marcada para iniciar às 7:30h. Campo Maior, no dia 06 de setembro, começará a reparar um erro que vem cometendo há anos: o esquecimento dos heróis do Jenipapo. Sobre isso comentou o prefeito Ribinha: “A batalha do Jenipapo é um dos eventos mais importantes da história da independência brasileira, e eu nunca entendi porque Campo Maior esperou tanto tempo por reconhecimento, se a própria cidade parecia esquecer esse fato”, disse ele, que completou: “Isso agora mudou. Vamos valorizar e honrar nossos homens que lutaram e morreram pela independência do nosso país. O reconhecimento começa em casa”.