• assinatura jornal

Notícias Campo Maior

19 de maio de 2017

31 DE MAIO: Mastruz com Leite, a “relíquia do forró” em Campo Maior

Os Festejos de Santo Antônio é considerado uma das maiores festas religiosa e cultural do nordeste. As festividades começam dia 31 de maio e vai até o dia 13 de junho.

Os Festejos de Santo Antônio, considerado um dos maiores do nordeste, terá uma das suas maiores edições de toda sua história neste ano de 2017. Grandes nomes do forró e outros ritmos musicais já estão confirmados para o evento. Para abrir a sequência de grandes shows que acontecerão no Espaço Cultural Dom Abel Nunes, a organização do evento trouxe para abertura dia 31 de maio o fenômeno do forró Mastruz com Leite.  

A banda de forró Mastruz com Leite é considerada a banda que idealizou todo o mundo do forró. Nascida em Fortaleza, na década de 1990, foi à primeira banda de forró criada para o universo do show business e também a primeira banda a tocar cinco horas de forró, ininterruptos nos shows, no início de carreira. Foi dela também a marca do primeiro grupo de forró a tocar em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador, em 1995.

Com uma média de 20 shows por mês, percorrendo o Brasil inteiro, a banda-mãe do forró foi a pioneira a levar o “new forró”, como se chamava na época, para o exterior, realizando várias turnês em New York, Stanford e Massachussetts nos Estados Unidos; além de repetidos shows em Genebra, Suíça, Lisboa, Porto e Zurique, na Europa.

O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, disse que a abertura dos Festejos de Santo Antônio homenageará em grande estilo a cultura nordestina através do forró quente e sem igual da Mastruz com Leite.

“Para os amantes de um forró que você ouve mais do que dança com certeza será uma noite inesquecível. Mastruz com Leite é uma história viva de sucesso que nunca acabou, e os campo-maiorenses irão poder prestigiar o grande show dessa banda logo na abertura das festividades em homenagem ao nosso padroeiro” enfatizou Ulisses.

Outras atrações passarão pelo palco do Espaço Cultural durante as 14 noites de festividades: Felipão, Desejo de Menina, Taty Girl, Mara Pavanelly, Walkyria Santos, Bruno Lira, Reisinho e Maclaine, Léo Xenhenhém, Waldo & Felipe, Cavalo Branco, Júnior Beger, Banda Spacial, Forró Contágio, Sambakana e muitas outras. Ao todo serão 60 atrações que passarão pelo palco nas 14 noites de festa.  

Campo Maior: Abuso sexual de crianças é tema em noite cultural

A campanha de enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes tem mobilizado toda a equipe da SEMAS, que realizou uma campanha em escolas e associações de moradores.

A Prefeitura de Campo Maior realizou, nesse dia 18 de maio,  por meio da equipe da Secretaria de Assistência Social, (SEMAS),  as atividades da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, que teve uma noite de sensibilização através de atividades culturais executadas por crianças do PETI de Campo Maior.

Essa data (18 de maio), é em lembrança ao “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada há 43 anos atrás no Espírito Santo.

A campanha "Faça Bonito" acontece anualmente em todo país, com o intuito de promover ações de enfrentamento e conscientização em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Faça Bonito! Denuncie disque 100”, ressalta  a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

O prefeito Ribinha prestigiou com muito alegria o evento de Luta contra o Abuso Sexual de crianças e adolescentes, realizado essa noite, com chuva e tudo, no Complexo Valdir Fortes, em Campo Maior. Ribinha parabenizou a todos que organizaram o evento. “Campo Maior entra nessa luta e conseguimos realizar um evento de sensibilização importante para essa luta, que é de toda a sociedade”, destaca.

A campanha de enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes tem mobilizado toda a equipe da SEMAS, que realizou uma campanha em escolas e associações de moradores. 

A Prefeitura de Campo Maior realizou, nesse dia 18 de maio,  por meio da equipe da Secretaria de Assistência Social, (SEMAS),  as atividades da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, que teve uma noite de sensibilização através de atividades culturais executadas por crianças do PETI de Campo Maior.

menor 90

menor 16
menor 36

menor 110

menor 11

menor 44menor 22menor 24menor 31menorok9menorok8

18 de maio de 2017

Campo Maior: Programa Saúde no Campo inicia com 350 procedimentos

A Prefeitura de Campo Maior começou as atividades do Programa Saúde no Campo nessa quarta (17), na Comunidade São Joaquim com 150 atendimentos e 350 procedimentos.

Levar para a zona Rural os serviços médicos que geralmente só estão disponíveis na cidade é uma o principal objetivo do Programa Saúde no Campo, uma ação  da Profeitura de Campo Maior, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que começou a ser implantado no município, tendo a sua edição na comunidade São Joaquim.
sjoaquim 424
sjoaquim 390

A iniciativa disponibilizou uma equipe de 30 profissionais para atender quase 150 pessoas da comunidade São Joaquim com especialidades como fonoaudiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e imunização.

sjoaq6

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, o programa Saúde no Campo levou aos moradores da comunidade São Joaquim consulta médica e de enfermagem, coleta de material para exames, coleta de Papanicolau, vacinação, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar.
sjoaq5

Segundo o secretário ainda foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, pilates para gestantes, higienização corporal infantil, escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação bucal, moldagem de próteses dentárias, otoscopia/triagem auditiva de escolares, pesquisa de vetores e combate ao Aedes aegypti.
sjoaq1

O prefeito Professor Ribinha, que estava acompanhado do vereador Manin Pereira, esteve na comunidade nessa quinta e acompanhou as atividades do Saúde no Campo. O prefeito garantiu que outras comunidades receberão as ações do programa. “Nosso objetivo é atender todo o município, estendendo o atendimento feito pela Estratégia de Saúde da Família”, revela.
sjoaquim 358

VEJA OS NÚMEROS DA 1ª EDIÇÃO DO SAÚDE NO CAMPO (SÃO JOAQUIM)

✔Confecção de próteses dentárias - 20

✔Teste rápido para HIV - 34

✔Teste rápido para sífilis - 34

✔Teste rápido para hepatite B - 34

✔Coleta de Papanicolau - 13

✔Consulta médica em clínica geral - 57

✔Higienização corporal - 28

✔Escovação supervisionada - 38

✔Aplicação de flúor - 38

✔Controle de vetores - 10

✔Combate ao tabagismo - 5

✔Otoscopia/triagem auditiva de escolares - 37

✔Pilates com gestantes - 4

✔Verificação de sinais vitais - 38

✔Dosagem de glicemia capilar - 25

✔Doses de vacinaa aplicadas - 170 (todos os tipos de vacina, com exceção da BCG)

    ✔Coleta de exames laboratoriais - 19 pacientes coletados (seguintes exames: hemograma, glicemia, colesterol e triglicerideos - totalizando 76 procedimentos realizados)⁠⁠⁠⁠.
    sjoaqsjoaquim 328sjoaquim 335sjoaquim 373sjoaquim 445sjoaquim 463sjoaquim 476sjoaquim 361sjoaquim 381

    17 de maio de 2017

    Encontro da Melhor Idade movimenta grupo de idosos em Campo Maior

    O encontro é uma oportunidade para os idosos se descontraírem, reencontrarem amigos, dançarem, se alimentarem bem e receberem os cuidados da Secretaria de Assistência Social.

    O tradicional Encontro da Melhor Idade realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social é uma forma de ampliar a cada dia o atendimento aos idosos de Campo Maior, criando melhores condições de atividades e qualidade de vida as pessoas da melhor idade.

    O encontro agora acontece de 15 em 15 dias na sede do Sinte. A Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, aguarda a finalização da licitação da obra para iniciar a construção do novo abrigo dos idosos que será construído com uma estrutura adequada e novas instalações que irão gerar melhores condições e ampliações nos serviços. 

    Nesta quarta-feira (17), aconteceu mais um encontro. Animação e disposição não faltou para os idosos que participaram das atividades realizadas pela equipe da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social. Logo cedo os idosos são recebidos com um delicioso café da manhã, após um momento de bate-papo, jogos, interação e muito forró com a banda Arlene Mel e Atração.com, teve o almoço que é preparado pelas nutricionistas da secretaria, e a tarde os idosos ainda ganham outro lanche.

    A Secretária Nilzana Gomes, disse que cuidar bem das pessoas com a melhor idade de Campo Maior é um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social.

     “É muito gratificante poder cuidar das pessoas, ajudar para uma melhor qualidade de vida para quem tanto já contribuiu com a nossa Cidade. Parabéns a todos os envolvidos nesse encontro da Melhor Idade, aos funcionários do Cras e toda Comissão Organizadora”, disse a secretária.

    No encontro ainda teve uma missa que foi celebrada pelo padre monsenhor Paulo Matheus. Após a celebração a Secretária Nilzana Gomes homenageou, abraçou e fez a distribuição de lembranças para todas as mães presente no evento. 

    16 de maio de 2017

    Maio Amarelo: Campo Maior terá campanha pela vida no trânsito

    A campanha terá blitz educativa no cruzamento das avenidas José Paulino, Padre Manoel Felix e Avenida Demerval Lobão.

    Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, no Auditório da 5° Gerencia Regional de Saúde de Campo Maior, uma reunião com o objetivo de planejar as ações do movimento Maio Amarelo que serão desenvolvidas no município.

    O Maio Amarelo é um movimento internacional que promove a conscientização da sociedade como um todo, colocando em evidência o debate sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. “O importante é fazer o movimento, é chamar a atenção da sociedade para os acidentes de trânsito”, declarou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda.

    As ações acontecem durante todo o mês de maio e como parte da programação, nesta terça – feira (16) irá acontecer no Auditório da Secretária Municipal de Saúde, às 08:30 horas, uma palestra sobre as Mudanças nas Leis de Trânsito e na quinta – feira (18), às 07:30 horas, acontecerá uma blitz educativa com distribuição de panfletos e informações sobre a segurança no trânsito.  A blitz acontecerá no cruzamento das ruas José Paulino e Padre Manoel Felix e no cruzamento da Avenida Demerval Lobão com a Rua Padre Manoel Felix.

    A Campanha é realizada pela Secretária Municipal de Saúde com o apoio de diversos órgãos. O Prefeito Municipal de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho esteve presente e ressaltou a importância das ações do Maio Amarelo. “Precisamos de fato que a sociedade se envolva, então o papel que nós podemos fazer é a questão da sensibilização, é mobilizar os representantes, nós temos condições de fazer um grande trabalho e amenizar esse problema que é mundial”.

    A reunião foi presidida pela Enfermeira , Simone Peres e contou com a participação do Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, do Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda, da Coordenadora do Projeto DANTS (Doenças e Agravos não transmissíveis), Antônia Soares, da Supervisora do PSF, Micaela Chaves, do Secretario Municipal de Trânsito, Major Paz e dos representantes da Ordem Demoley, Tiro de Guerra, Agentes Comunitários de Saúde, GTRANS, Policia Militar e da Regional de Saúde. 

    12 de maio de 2017

    Prefeitura lança programação oficial dos Festejos de Santo Antônio

    Prefeitura lança programação oficial dos Festejos de Santo Antônio

    A reportagem de ODIA esteve em Campo Maior na manhã desta quinta-feira (11) acompanhando o lançamento da programação oficial dos Festejos de Santo Antônio. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito, Professor Ribinha, do deputado Aluísio Martins, da vice-prefeita Liége Cavalcante, do pároco da cidade, Padre Benedito, secretários, assessores e a comunidade em geral.

    Este ano o festejo conta com inúmeras atrações de renome nacional, regional e ainda artistas da terra. Entre os principais nomes anunciados podemos destacar a banda Mastruz Com Leite, a cantora Mara Pavanelly, a cantora Taty Girl, o cantor Felipão, a banda Desejo de Menina e outros artistas. Uma atração religiosa ainda será confirmada nos próximos dias.

    Na oportunidade, o prefeito José de Ribamar Carvalho concedeu entrevista coletiva para a imprensa local e estadual e aproveitou para falar e responder perguntas dos comunicadores sobre a programação das atividades culturais, das bandas participantes e a programação religiosa do evento.

    Para Ribinha, os festejos deste ano contam com grande diferencial. “Estamos felizes pela organização de mais este grande festejo, já sentimos que será um dos melhores já realizados. Este ano temos muitas novidades, estamos investindo em outros atrativos para os visitantes e também na segurança para quem vem participar. Todos estão convidados para prestigiarem esta grande festa!”, destacou.

    Programação

    A tradicional festa de Santo Antônio promete atrair mais uma vez milhares de fiéis e visitantes para o município. Serão 14 dias de programação com missas, leilões, terços, atividades esportivas e apresentações culturais. O início acontece no dia 31 de maio com a procissão saindo da Escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio e segue com o novenário até o dia 13 de junho. 

    Atrações culturais

    31/05 – Mastruz com Leite / Raio Musical

    01/06 – Forró NuAgito / Felipão

    02/06 – Contágio / Xenhenhém

    03/06 – Banda Spacial / Waldo e Felipe / Júnior Berger

    04/06 – Arlene Mel / Piauí Forrozeiro / Reisinho e Maclaine

    05/06 – FESTIVAL JUNINO

    06/06 – FESTIVAL JUNINO

    07/06 – FESTIVAL JUNINO

    08/06 – Sambacana / Mara Pavanelly

    09/06 – Banda Talismã / Cavalo Branco / Desejo de Menina

    10/06 – Farra Nordestina / Forró DymDanado / Atração surpresa

    11/06 – Yolanda Mayamy / Darly Som / Janaína e Banda

    12/06 – Mister Tcharlys / Tony Black / Walkyria Santos

    13/06 - Taty Girl

    09 de maio de 2017

    Campo Maior: Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra gripe

    A campanha segue até o dia 26 de maio. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para o atendimento.

    A Secretaria de Saúde, através da Prefeitura de Campo Maior, intensificou a vacinação contra a gripe. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Devem se vacinar pessoas a partir dos 60 anos de idade, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e 26 dias, pessoas com doenças crônicas e profissionais da Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF).

    Nesta manhã de terça (09), uma equipe da Unidade Básica de Saúde - UBS Matadouro/Estação atenderam na Praça da Estação. A enfermeira Sauvia Melo do posto de atendimento dos referidos bairros falou da importância do público alvo tomar a vacina.

    “É importante as pessoas procurarem os agentes de saúde do seu bairro, o local de atendimento mais próximo para tomarem a vacina, vale ressaltar que a campanha encerra este mês de maio e quanto mais rápido a pessoa tomar a dose melhor” pontuou a enfermeira.  

    A Enfermeira Sauvia Melo informou ainda que existe postos de saúde que tem a vacina todos os dias, a ex: do SAMDU. Para quem é residente na zona rural, as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS estão levando a vacina até as localidades.  

    A campanha segue até o dia 26 de maio. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para o atendimento. A vacina é totalmente gratuita, e o procedimento leva apenas 1 minuto para ser realizado.

    Governador lança primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa

    Governador lança primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa

    Será realizada na manhã desta terça-feira (09), no município de Campo Maior, o lançamento oficial da primeira etapa de 2017 da Vacinação Contra a Febre Aftosa no Piauí. A solenidade terá início às 8h, com a presença do governador Wellington Dias, na Fazenda Carnaíba, uma das propriedades onde o gado criado é predominantemente da raça Pé Duro, rebanho característico do Piauí  e que foi utilizado nas peças publicitárias da campanha.

    Até o dia 31 de maio, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) pretende que todo o rebanho bovídeo piauiense, cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos e bubalinos, seja vacinado pelos seus criadores, assim, fortalecendo a defesa agropecuária e garantindo o avanço do status sanitário estadual.

    "Estamos há 20 anos sem focos da doença no Estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina", afirma o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idilio Moura, que destaca a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação dos animais nos escritórios da agência, até o dia 15 de junho.

    Desde a fundação da Adapi, no ano de 2006, o status sanitário estadual avançou de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação, inclusive, recebendo certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conquistas que permitem a abertura para o mercado exportador e impulsionam o comércio agropecuário regional e federal.

    Todos os resultados destacam a eficiência do trabalho de educação sanitária e a parceria junto aos criadores e produtores do Piauí, que, juntos, possibilitaram a elevação dos índices da cobertura vacinal no Estado, de 71,26% na primeira etapa de 2006 para 90,7% na segunda etapa de 2016.

    Brucelose

    A agência ainda orienta aos criadores que aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para já vacinar as bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.

    08 de maio de 2017

    Município passa a ter iluminação pública de LED a partir desse mês

    Campo Maior passa a ter iluminação pública de LED a partir desse mês

    A Praça Bona Primo, a Orla do Açude Grande e a Avenida Santo Antônio serão os primeiros pontos a receber iluminação 100% de LED em Campo Maior. A troca das lâmpadas pelas novas luminárias começa a partir do dia 20 de maio.

    A Prefeitura de Campo Maior concluiu a contratação, através de licitação, do consorcio que vai cuidar da substituição do sistema de iluminação pública de Campo Maior.

    O gerente de Iluminação e Limpeza Pública, Aquiles Lustosa, informou que a iluminação de LED será instalada pelo consórcio CONSIP, formado pelas empresas Tellus Mater e Sigma Engenharia, que foi habilitado pela Prefeitura de Campo Maior, através de uma Parceria Público-Privada, e será organizado por uma Sociedade de Propósitos Específicos.

    Esse consórcio terá 12 meses para trocar todas as 4.200 luminárias de Campo Maior.Nessa primeira etapa serão substituídas as 55 luminárias da Avenida Santo Antônio, e 50 luminárias na Praça Bona Primo, por ocasião da festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

    Após esse trabalho será feita a troca na Orla do Açude de Campo Maior. “Nossa prioridade agora será iluminar com LED a avenida onde vai passar a procissão do padroeiro e a praça onde será realizada a festa religiosa”, detalha.

    De acordo com o gerente Aquiles Lustosa, o CONSIP irá montar um Centro de Controle e Operações, (CCO), para fazer a instalação, manutenção e reposição das luminárias danificadas, através de um moderno sistema de controle, que será composto por um call center e um plantão técnico, que terá até 24 horas para fazer a reposição da lâmpada danificada.

    “Vale ressaltar que isso poderá acontecer, na maioria dos casos, até remotamente, ou seja, um sistema de computador identifica o problema e através desse sistema tenta fazer o reparo”, explica Aquiles.

    Aquiles ressalta que esse projeto de iluminação LED em Campo Maior será o pioneiro no Brasil. “Esse novo sistema representará economia, eficiência e tecnologia, ou seja, Campo Maior e a gestão do Professor Ribinha estarão sendo vitrine para o Brasil”, comemora o gerente.  

    05 de maio de 2017

    Campo Maior: Prefeito anuncia usina e call center em audiência publica

    Esta é a segunda audiência publica realizada pelo prefeito José de Ribamar Carvalho e sua equipe de secretariado.

    Dando seqüência a uma série de audiências públicas, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, a vice Dra. Liege Cavalcante e seu corpo de secretariado estiveram em mais uma noite de balanço de prestação de contas dos quatro primeiros meses de gestão. O prefeito e seu assessorado também estão ouvindo as necessidades e reivindicações da população campo-maiorense.  

    O prefeito esteve com sua equipe na noite desta sexta-feira (04), no Bairro São Luis, conjuntos José de Almeida e IPASE onde um grande número de moradores lotou a sede da associação de moradores. Ribinha prestou contas das suas ações e obras que já foram desenvolvidas pelo gestor no Município. 

    O prefeito deu a boa notícia de que assinou recentemente o termo de cooperação para a instalação de uma usina de reciclagem que vai gerar dezenas de empregos na cidade.

    “Estamos buscando parcerias com empresas e acelerando os projetos que já estão em andamento. O exemplo da montadora de tratores que está em fase de instalação na cidade e estamos também elaborando um projeto de instalação de um Call Center que dará a condição do Município gerar centenas de empregos para a população” disse o prefeito Ribinha.

    O morador do Bairro São Luis, Antonio Maria, parabenizou toda equipe pela boa iniciativa de tão pouco tempo o gestor está retornando nas comunidades para discutir com o povo os problemas de cada bairro.  

    “Durante as campanhas o prefeito Ribinha dizia que retornaria em cada bairro para discutir os problemas e apresentaria soluções e agora ele está cumprindo. É louvável ouvir a população, o prefeito está apenas com quatro meses de mandado, mas reconheço que o prefeito Ribinha já fez muito pela cidade” disse o morador.

    Esta é a segunda audiência publica realizada pelo prefeito José de Ribamar Carvalho e sua equipe de secretariado. A primeira aconteceu na semana passada no Bairro Parque Recreio onde ele apresentou o que já foi feito por sua equipe e ouviu as reivindicações dos moradores daquele bairro. 

    03 de maio de 2017

    A 13ª Copa Rural de Campo Maior será disputada por 25 clubes

    A abertura do evento esportivo será dia 20 de maio na Comunidade Porção. Somente um jogo será disputado na abertura; que será com o time daquela localidade que foi o campeão do ano passado.

    Desportistas e presidentes de clubes da zona rural de Campo Maior estiveram em reunião nessa quarta-feira (03/05), com o prefeito professor Ribinha, e o Diretor de Esporte, Júnior Martins, para tratar sobre a abertura da 13ª edição da Copa Rural. Após um diálogo com os representantes dos clubes, a abertura foi acertada para o dia 20 de maio.  

    Este ano 25 clubes estarão disputando a competição. Algumas mudanças foram acertadas em entendimento com os presidentes dos clubes, a exemplo da abertura do campeonato que esse ano será apenas com um único jogo disputado no campo da Comunidade Porção. O time daquela localidade foi o campeão do ano passado.

    O Diretor de Esportes, Júnior Martins, falou da valorização dos atletas e do compromisso com o esporte da cidade.

    “Assumimos essa missão não só com o futebol de Campo Maior, mais sim com todas as modalidades, principalmente com o incentivo ao esporte infanto-juvenil. Vamos trabalhar é cumprir com a oportunidade que o prefeito professor Ribinha deu para nossa equipe” disse Júnior Martins.

    O prefeito Ribinha falou do compromisso com o esporte, e garantiu total apoio a competição. Além da premiação, troféu, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esportes, irá disponibilizar material esportivo e ajuda de custo para os clubes que estarão disputando a competição.  

    Fotos: Paçoca

    01 de maio de 2017

    Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu Eduardo é recebido com festa em Campo Maior

    Eduardo Oliveira foi Campeão Brasileiro na categoria categoria Master 1/Marrom/Pesadíssimo. Ele retornou para Campo Maior com o Kimomo mais pesado com o título e agora visa outras competições.

    Desembarcou em Campo Maior na noite desse último domingo (30), o Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu Eduardo Oliveira, que após enfrentar o difícil atleta Eder Fernando Duarte da academia LEAD BJJ, venceu a competição por pontos na categoria Master 1/Marrom/Pesadíssimo e trouxe para os campo-maiorenses o título nacional. Eduardo já foi campeão Pan-Americano, Norte-Nordeste e Estadual. O título nacional tão desejo era o único que faltava para sua coleção.  

    Eduardo chegou a Campo Maior por volta de 20:00h, e logo na entrada da cidade foi recepcionado por uma multidão de pessoas que aguardavam o campeão. Alunos do CT Eduardo Oliveira, admiradores, imprensa e muitos campo-maiorenses abraçaram Eduardo Oliveira e saíram em carreata pelas ruas da cidade em forma de carinho e orgulho pela garra e representativa do atleta na maior competição de Jiu-Jítsu do Brasil. 

     

    O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, chegou cedo à Churrascaria o Cervejão (local da concentração), e aguardou Eduardo Oliveira e sua equipe para parabenizar pessoalmente o atleta. O prefeito fez questão de sair em carreta em carro aberto com Eduardo e no final do percurso falou do orgulho de ter um campeão nacional e reafirmou seu apoio a todas as modalidades esportivas.

    “Para nós é uma alegria muito grande receber o Eduardo Oliveira, conheço ele há bastante tempo é professor também, sei da sua luta, esforço e da sua batalha. Ele é merecedor, para nós campo-maioreses é muito orgulho ter um atleta do porte do Eduardo. Vamos sempre está apoiando e a disposição do esporte de Campo Maior” disse o prefeito Ribinha.

    A cidade teve também outro atleta que disputou a competição. O Campeão Mundial de Jiu-Jítsu, Carlos André “Jacaré”, que não fez uma boa luta, foi derrota na primeira disputa e não conseguiu seguir na competição.

    28 de abril de 2017

    Membros da Associação de Catadores de Campo Maior recebem capacitação

    O objetivo da capacitação é alertar os catadores acerca da importância da utilização dos equipamentos de proteção individual e sobre a forma de identificação do tipo de lixo a ser coletado.

    A Associação de Catadores de Campo Maior que possui cerca de 15 membros que ajudam na coleta do lixo seletivo na cidade, recebeu na última quarta-feira (27), a  equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A visita teve como principal iniciativa reunir os catadores de materiais recicláveis cadastrados na associação e realizar uma capacitação, na qual, foram abordados assuntos como o uso dos equipamentos de proteção, a separação adequada do lixo e sobre a parceria com a Prefeitura Municipal.

    “Estamos realizando essa capacitação no sentido de informar e alertar os catadores acerca da importância da utilização dos equipamentos de proteção individual, sobre a forma de identificação do tipo de lixo a ser coletado, atualizando informações para a secretaria e ouvir cada catador, saber como está o trabalho, para que possamos direcionar nossas ações para melhorar ainda mais esse serviço prestado para a população de Campo Maior”, declarou o Gerente de Projetos do Meio Ambiente, Lucas Ribeiro.

    Na mesma oportunidade o gerente de projetos, Lucas Ribeiro, ressaltou a importância desse trabalho para o meio ambiente e pediu ajuda da população com relação à separação do lixo doméstico, na qual, irá promover melhores condições de trabalho para os catadores.

     “A gente já recebeu vários benefícios através do Paulo Martins e do Prefeito Ribinha e hoje nós estamos melhor, estava muito difícil para a gente, mas hoje está bem melhor”, explica a vice-presidente da Associação de Catadores de Campo Maior, Francisca das Chagas Gomes, com relação à situação que eles estão vivendo hoje com o apoio da Prefeitura Municipal. 

    27 de abril de 2017

    Seduc investe R$ 197.400 no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior

    Seduc investe R$ 197.400 no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior

    Melhorar as condições do ensino e aprendizagem dos alunos é a meta do Governo do Estado, através da Seduc, que realizou nesta quarta-feira (26) a entrega da climatização das salas de aula da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior.

    A escola que atende 934 alunos nos turnos manhã e tarde tem resultados positivos como a nota do Ideb em 2015 de 5.6, além da expressiva aprovação de 81 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A secretária de Estado da Educação Rejane Dias participou da entrega de 60 aparelhos de ar-condicionado split para a unidade de ensino, com o objetivo de melhorar o ambiente escolar.

    "Foi com essa alegria que estivemos no Patronato Nossa Senhora de Lourdes realizando a climatização da escola. Aqui foram entregues 60 aparelhos de ar condicionado Split e a unidade ainda irá receber novos computadores para o laboratório de informática. Estamos investindo na escola pública para possibilitar as melhores condições de aprendizagem", disse a secretaria.

    Para Lucimary Barros, gerente da 5ª GRE (Gerência Regional de Educação), a climatização é uma grande conquista para a escola. "Toda a equipe escolar está feliz com essa conquista, pois proporciona melhores condições de aprendizagem e conforto térmico, tanto para os alunos como para os professores. Nosso clima é muito quente, precisávamos deste benefício," disse.

    Na climatização do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, a Seduc investiu R$ 197.400, 00 recursos oriundos do tesouro estadual e do FNDE. Serão 28 salas de aula, tanto do Ensino Médio como do Ensino Fundamental, laboratórios, coordenação, diretoria, sala dos professores e demais ambientes da escola climatizados.

    Há cinco anos na escola, a professora Daniela Spíndola comemorou a chegada da climatização, visando a melhoria na concentração e ensino dos alunos. "Como a educação do Patronato é baseada no compromisso que cobramos dos alunos, nos empenhamos muito para dar ao máximo para que os alunos tenham sucesso na vida e contamos com a ajuda da comunidade escola. A climatização traz um certo conforto, benefícios para concentração e esperamos um retorno melhor na questão do ensino e aprendizagem", explicou a professora.

    Melhorias são discutidas com barraqueiros para os Festejos de Santo Antônio

    Na reunião foi discutido a estrutura, proibição de vendas de bebidas para menores, a comercialização de bebidas em garrafas de vidros para consumo no espaço da festa, segurança e a proposta de colocar um novo palco no Espaço Cultural.

    A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento e a Gerência de Eventos do Município, se reuniram na tarde desta quarta-feira (26), com donos de churrascarias e barraqueiros que comercializam durante as 14 dos Festejos de Santo Antônio. A pauta da reunião foi à discussão de melhorias para os barraqueiros, precauções e algumas mudanças para melhorar o espaço onde acontece o evento.

    Foi discutida a estrutura, proibição de vendas de bebidas para menores, a comercialização de bebidas em garrafas de vidros para consumo no espaço da festa, melhor higienização nos banheiros, segurança policial e particular, a proposta de colocar um novo palco no Espaço Cultural que poderá ficar de frente para a Praça Bona Primo, abrindo assim mais espaço para os vendedores ambulantes, bancas de caipirinhas e para quem vai se divertir nos shows que acontecem durante as 14 noites do evento e outros detalhes.

    O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, garantiu aos presentes na reunião que a programação festiva e cultural será uma das maiores de todos os festejos anteriores.

    “Não tenho duvida de que iremos realizar um grande festejo esse ano. Já estamos programando o lançamento de toda a programação com o prefeito Ribinha e a Secretária de Cultura e Turismo, Dlanyr Frota, para o inicio do mês de maio, assim daremos condição de mais turistas e devotos de Santo Antônio se programarem e virem para Campo Maior” disse Ulisses.


    A Secretária de Cultura e Turismo, Dlanyr Frota, falou do conhecimento da grandiosidade da festa e garantiu que todos os esforços serão tomados por sua equipe para que a pasta realize junto com a Prefeitura Municipal e Gerência de Eventos o maior Festejo de Santo Antônio.

    25 de abril de 2017

    Campo Maior irá realizar a 1° Feira do Artesanato

    A feira será uma forma de divulgação e valorização do artesanato produzido pelos artesãos de Campo Maior.

    A Prefeitura de Campo Maior através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), irá realizar a 1° Feira do Artesanato do Município, o evento está prevista para acontecer nos dia 28 e 29 de julho na Praça Valdir Fortes.

    De acordo com a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o objetivo desse evento é valorizar a cultura local, divulgar o artesanato campomaiorense e gerar renda para a população.

    "A feira será um evento que irá unir cultura e arte. Vamos ter também além da exposição das peças artesanais,  shows com artistas locais, apresentações culturais e o lançamento da loja virtual, que facilitará a compra dos produtos por parte daqueles que moram em outras cidades" informou a secretária. 

    Os artesãos que desejam participar da Feira devem ir até a SEMAS (Secretária Municipal de Assistência Social)  realizar o cadastro e se informar como irá funcionar o evento.

    24 de abril de 2017

    Campo Maior poderá receber 9 profissionais do Programa Mais Médicos

    O prefeito de Campo Maior, José Ribamar , renovou a parceria com o Programa Mais Médico e agora poderá receber até 9 profissionais.

    A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, renovou, com o Ministério da Saúde a adesão ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Esse será o segundo ciclo do programa no município. Na nova adesão o prefeito Professor Ribinha pediu a ampliação do programa aumentando de seis para nove médicos.
    cubanos

    O primeiro ciclo, que iniciou no dia 22 de abril de 2014, encerrou nesse sábado, 22 de abril, mas a Prefeitura de Campo Maior já fez a renovação da adesão. O secretário de Saúde Marcelo Miranda disse que após a saída dos médicos cubanos, o município vai receber outros médicos do programa. 

    “Tínhamos seis médicos cooperados no programa Mais Médicos para o Brasil, cooperação Brasil - Cuba, fomos beneficiados no programa em seu 3° ciclo de formatação, no qual o município obteve 6 vagas, o ciclo tem duração de 3 anos, o qual encerra-se agora. O Ministério da Saúde prorrogou o ciclo por mais 3 anos, sendo que os médicos que iniciaram conosco encerra seus contratos agora e haverá substituição”, explica Marcelo Miranda.
    cubanos1

    O secretário revela que os novos profissionais serão selecionados pelo Ministério da Saúde, que ainda não divulgou se serão brasileiros ou estrangeiros. O período de substituição dos profissionais leva, em média, de 15 a 45 dias. “Dos médicos que possuímos  já saíram do programa dois, os demais estão previstos para saírem nos  próximos meses de maio, junho e julho”, explica. 

    Marcelo avalia que a adesão do município ao programa Mais Médicos foi de extrema importância, tendo em vista que a Saúde Municipal tinha dificuldades, como a maioria dos municípios do interior do Brasil, na fixação do profissional médico, cumprindo a carga horária determinada pela Política Nacional de Atenção Básica.

    A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Campo Maior, Lúcia Leonara, disse que foi observado que nas unidades nas quais os médicos cooperados do programa exerceram suas atividades foi conseguida uma maior coesão do sinônimo equipe de saúde, acrescidos a maior vínculo e confiabilidade da comunidade em relação aos serviços de saúde prestados.

      20 de abril de 2017

      Prefeito de Campo Maior entrega carro e equipamentos ao Conselho Tutelar

      O prefeito José de Ribamar destacou os avanços no conselho e as ações realizadas para melhorar a estrutura física e destacou a importância da aquisição do automóvel.

      O Conselho Tutelar de Campo Maior recebeu uma nova viatura. O carro, padrão do Ministério da Justiça (modelo Cintroen Aircross, motor 1.6, ano 2017), foi entregue oficialmente na manhã desta quinta-feira 20/4, pelo prefeito José de Ribamar Carvalho. O automóvel será usado nas diligências durante os plantões do Conselho Tutelar e foi adquirido pela Prefeitura de Campo Maior, através de emenda da senadora Regina Sousa, (PT). A aquisição do veículo faz parte das ações dos 100 dias do Governo mais Mudanças.

      Na solenidade de entrega estavam presentes o ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o Secretário de Relações Institucionais Carlos Torres, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Miranda, vereadores, secretários municipais e os membros que compõem o Conselho Tutelar de Campo Maior.

      Em sua fala o prefeito José de Ribamar destacou os avanços no conselho e as ações realizadas para melhorar a estrutura física e destacou a importância da aquisição do automóvel.

      DSC 0032

      “A aquisição de um automóvel próprio para o conselho é importante para auxiliar e melhorar ainda mais o excelente trabalho desenvolvido pelos nossos conselheiros. A sede do Conselho Tutelar de Campo Maior obteve avanços significativos com a aquisição de novos computadores e impressora multifuncional, bebedouro, geladeira e agora vamos melhorar ainda o salário desses profissionais”, destacou Ribinha.

      DSC 0039

      DSC 0001

      DSC 0013

      DSC 0012

      DSC 0024

      DSC 0017

      FESTEJOS: Barraqueiros são convocados para reunião nesta quarta (26)

      Os Festejos de Santo Antônio de Campo Maior acontece de 31 de maio a 13 de junho, é considerado como um dos maiores do Nordeste.

      A Prefeitura de Campo Maior, através da Gerencia de eventos do Município está convocando os barraqueiros para uma reunião no Auditório da Secretaria de Educação na próxima quarta-feira (26), as 16:00h, para tratar de assuntos relacionados às instalações das barracas, taxas de serviços, programação festiva e cultural que fazem parte dos Festejos do Glorioso Santo Antônio (Padroeiro da Cidade).  

      O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, destacou a importância da participação de todos os barraqueiros e vendedores ambulantes que comercializam nos festejos. Ele informou que as barracas passarão a serem montadas no início da próxima semana, que é preciso organização e sintonia com todos envolvidos na festa.  

      “Essa reunião é para tratar da organização da nossa festa, iremos anunciar novidades, falar sobre abertura, segurança e tudo que envolve a festa de Santo Antônio. É de suma importância a presença de todos” enfatizou Ulisses.  

      A reunião vai contar com a presença do comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar de Campo Maior, major Etevaldo, Conselho Tutelar, Secretaria de Cultura e Turismo e Gerência de Eventos. Os Festejos de Santo Antônio acontece de 31 maio a 13 de junho. É uma das maiores festas religiosa do Nordeste que atrai milhares de fiéis durante as 14 noites de festividades na cidade.