Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IDEB de Campo Maior avança e já bate a meta de 2021

IDEB de Campo Maior avança e já bate a meta de 2021

11/09/2018 09:40

Campo Maior uma cidade com aproximadamente 45 mil habitantes tem histórico de comemorações e conquistas. Nestes últimos dois anos, tem na educação à principal delas, sendo a mais recente, vinda com os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2017, o principal indicador de qualidade da educação do Brasil.

thumbnail riba

O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município foi bem avaliado nos indicadores das pesquisas realizadas de dois e dois anos no país.

thumbnail v18

Os resultados mostram índices positivos em uma escala que registra superação de metas de 2017 a 2021 tanto para as séries iniciais, que vai do 1° ao 5° ano, como as finais da 8 série ao 9° ano, atingindo o índice de 5.2, superando os anos anteriores de 2013, que registrou 4.3, e o de 2015 de 4.6, no monitoramento.

thumbnail va19

Nos níveis de séries iniciais a meta para Campo Maior em 2017 era chegar a 4.4 e obteve 5.2, ultrapassando a de 2021 de 5.0. Nas séries finais a meta de 2017 era 4.1, e chegou a 4.7 superando a de 2021 que é de 4.6. 

Os índices são calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022 um índice de 6,0 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

thumbnail l1

A secretária de Educação do município Conceição Lima ressaltou: "É evidente que ficamos pessoalmente felizes com esse resultado tão positivo, mas não surpresos, porque esse significativo avanço é fruto de um trabalho sério, dedicado e competente dos inúmeros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da educação municipal liderada pelo Professor e Prefeito Ribinha".

Para o prefeito Professor Ribinha estes indicadores do IDEB demonstram uma evolução nas ações de desenvolvimento educacional do município. Ele elencou pontos considerados importantes para os resultados de crescimento de 2013 a 2017 e disse que mesmo com os resultados positivos, é preciso um crescimento maior nos próximos anos.

Pontos importantes que ajudaram na obtenção desses resultados para o Prefeito Professor Ribinha.

1 . Política  de Valorização  das Pessoas  - Concurso  Público (quadro estável), reajustes  no Piso Salarial e cumprimento de mais direitos pelos profissionais da educação sem necessidade  de manifestações.

2. Políticas de Formação Continuada - Destaque para as Formações  do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAC (Todo destaque  pra importância  do PACTO), Formação  sobre Descritores, Formação  pra Gestores (Instituto  Ayrton  Senna) .

3 - Nucleação  das Escolas  - Facilitou o Acompanhamento  Pedagógico  da SEMED, Presença  de diretor e coordenador  em todas as Escolas,  Ambientes Educativos  Adequados e o fim das classes multisseriadas.

4. Apoio ao Fortalecimento  da Educação  Infantil  - Formação  pra os professores,  livros didáticos  e materiais  de apoio, maior valorização  pra importância  dessa etapa na escolarização  das crianças  (brincar, cuidar e aprender).

6. Esforço  pra garantir  professores  com perfil de alfabetizadores  nas turmas de alfabetização.

7. Rigor no cumprimento  dos 200 dias letivos, no mínimo  (sem aula, nem começamos)

8. Melhoria na Infraestrutura  das Escolas  - Considero importantíssima como espaços adequados,  equipamentos (climatização), melhoria da auto estima e garantia  de conforto e segurança  pra facilitar  a aprendizagem.

9. Equipe Técnica  da SEMED articulada, motivada, valorizada e com credibilidade  junto às  escolas.

10. Integração  com outras ações  Inter setorial a nível federal, estadual e local (na busca de parcerias e adesões  possíveis) .

11. Melhoria na alimentação escolar dos alunos (qualidade e regularidade).

12 . Implantação e apoio a projetos de leitura. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: