Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Monumento do Jenipapo terá forte presença militar na Semana da Independência

Monumento do Jenipapo terá forte presença militar na Semana da Independência

31/08/2017 11:56

No início do mês de agosto, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, se reuniu em seu gabinete, no Palácio das Carnaúbas, para discutir a programação referente à independência do Brasil, no 7 de setembro. Insatisfeito com o descaso que a Batalha do Jenipapo vem sofrendo anos a fio, o prefeito decidiu fazer diferente, e a programação vai contar com uma visita oficial ao Monumento do Jenipapo.

Na quarta feira (06/09), uma cerimônia militar vai acontecer, envolvendo os comandos do 2º BEC, do 25º Batalhão de Caçadores, e do Tiro de Guerra de Campo Maior – TG 10-019. A Polícia Militar, sob o comando do Major Etevaldo vai levar um destacamento de policiais e unidades móveis. O sargento Fernandes, que está a frente do Tiro de Guerra de Campo Maior vai levar seu pelotão. Também está confirmada a presença da banda de música do Exército, sediada em Teresina, no 2º BEC.

Conforme o sargento Fernandes, está confirmada a presença do Comandante do 2º BEC: “O alto comando do 2º BEC já confirmou presença em Campo Maior. Quanto a mim, eu estou satisfeito com tudo isso, pois é justo homenagear aqueles que deram sua vida pela nossa liberdade”, disse ele. 

A cerimônia militar no Monumento do Jenipapo passa a fazer parte do calendário oficial de atividades da Prefeitura de Campo Maior, portanto, a homenagem acontecerá todos os anos. O Exército fará o hasteamento da bandeira brasileira e o hino nacional será executado pela banda do nosso verde oliva. Haverá também uma homenagem aos combatentes que lutaram na Batalha do Jenipapo.

Uma caravana de estudantes estará representando toda a classe estudantil, acompanhados de professores. Uma comitiva da prefeitura e todo o secretariado acompanhará o prefeito Ribinha, na solenidade, que solicitou o envolvimento de todas as secretarias: “quero o envolvimento de todos”, comentou o prefeito.

A solenidade está marcada para iniciar às 7:30h. Campo Maior, no dia 06 de setembro, começará a reparar um erro que vem cometendo há anos: o esquecimento dos heróis do Jenipapo. Sobre isso comentou o prefeito Ribinha: “A batalha do Jenipapo é um dos eventos mais importantes da história da independência brasileira, e eu nunca entendi porque Campo Maior esperou tanto tempo por reconhecimento, se a própria cidade parecia esquecer esse fato”, disse ele, que completou: “Isso agora mudou. Vamos valorizar e honrar nossos homens que lutaram e morreram pela independência do nosso país. O reconhecimento começa em casa”. 

Fonte: Portal Livre
Mais sobre: