Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria de Limpeza intensifica trabalhos no Monumento do Jenipapo

Secretaria de Limpeza intensifica trabalhos no Monumento do Jenipapo

31/08/2017 12:00

Monumento do Jenipapo está recebendo homens da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública para preparar o local para receber a solenidade militar que será realizada na quarta feira (06/09), véspera do dia da independência do Brasil. O Secretário da pasta, Lustosa, visitou o local dias antes e traçou o plano para limpar toda a área que receberá as pessoas. Na solenidade da quarta feira está prevista uma homenagem realizada pelo exército ao brasileiros que morreram no confronto,

Lustosa examinou o local acompanhado do responsável pelo Museu do Jenipapo, seu Miranda, que conhece como poucos o lugar. Miranda destacou que há tempos vem solicitando ajuda para a manutenção do Monumento do Jenipapo, especialmente nessa área da limpeza: “aqui é mato demais, e o perigo do fogo é constante. Se a prefeitura não mandasse limpar isso aqui, com toda certeza um incêndio ia acontecer”, disse ele, lembrando à nossa equipe que por diversas vezes o Monumento correu risco por conta de incêndios anteriores: “aqui, nessa época do ano é muito seco, é fácil demais pegar fogo em tudo”.

Lustosa avaliou a necessidade e disponibilizou homens, garantindo que o Monumento receberá a atenção necessária: “o espaço aqui é muito grande e é de responsabilidade do Estado. Esse cemitério é responsabilidade do IPHAN, mas está tomado de mato”, lembrou o secretário, dizendo que a prefeitura de Campo Maior não é o responsável pela manutenção do Monumento do Jenipapo. O Secretário explicou que por determinação do prefeito professor Ribinha, fará toda a limpeza do lugar em etapas: “Nesse primeiro momento a limpeza será nas áreas onde a solenidade vai acontecer, mas logo em seguida vou mandar limpar toda a área do Monumento, para que não haja risco nenhum de incêndios”, concluiu.

O Monumento do Jenipapo abriga um museu, o cemitério do Batalhão, que é tombado pelo IPHAN, três esculturas e canhões que estão expostos ao ar livre. Há também um espaço para uma churrascaria, mas que está abandonado há anos. A falta de investimentos do poder público e a inação do setor privado deixam escapar oportunidades de movimentar o lugar.

Fonte: Portal Livre
Mais sobre: