• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Canavieira

30 de julho de 2015

29 de julho de 2015

12 de março de 2015

19 de dezembro de 2012

08 de dezembro de 2012

Alunos dão espetáculo em apresentações de seminários com danças e dramatizações em Canavieira.

Noite de muita dança e cultura

Com o objetivo de obtenção de notas para conclusão do ano letivo de 2012, a orientação dos professores, diretores e coordenadores, alunos da Unidade Escolar Mariano José Roberto do ensino médio da rede estadual, deram um verdadeiro espetáculo na apresentação de seminários trazendo muitas histórias relacionada a tema bastante comentado nos últimos dias na região, que é o caso da seca com direito a slides e cenários típicos da época. Um das professoras orientadora Doragsa Vieira de Carvalho afirmou que este tipo de atividade nos últimos tempos tem apresentado grandes talentos por parte dos alunos, tanto nas produções das atividades, como nas apresentações sejam elas em musicas , danças ou atuando na produção de vídeos as vezes como repórteres ,apresentadores e em muitos casos como atores. Segundo a mesma estes trabalhos vem apresentando grandes evoluções e com o uso das tecnologias a cada dia vem se tornando mais ricos e atrativos para o público que compareceu em bom numero. O ponto alto do evento ficou por contas das dramatizações de um grupo que falou sobre o "apocalipse" baseado na bíblia sagrada, e as apresentações de coral de músicas em variados estilos, bossa nova, baião,rock além de coreografia no estilo axé que levantou o público. O trabalho foi idealizado pelos professores Doragsa Vieira, Gilvan Sá, Linda Maria e contou com a presença da supervisora de ensino Luiza Amélia Mota e outros sendo apresentado na área aberta do prédio da Unidade Escolar.

14 de novembro de 2012

Ministério público apresenta campanha do transito em Canavieira

Campanha do transito em Canavieira

O Ministério Público Estadual representado pela promotora da comarca de Jerumenha, Débora Geane , com participação do delegado Regional de Guadalupe Wilson Rodrigues, fez hoje o lançamento da Campanha "Ministério Público pela paz no trânsito e em defesa da vida", na manhã desta quarta-feira (14) no prédio da Unidade escolar José Donato de Araújo em Canavieira.

Iniciando a palestra alunos do 2º ano do ensino médio da U.E. Marinao José Roberto fizeram a dramatização de peça relacionada com o tema.

Dr. Débora Geane falou junto ao poder executivo representado pelo senhor Joan Rocha, ao poder legislativo na qual compareceu apenas o vereador Luiz Mota em meio ao público, membros do conselho tutelar e a sociedade Canavieirense, apresentou alguns dados estatísticos sobre acidentes e mortes ocorridas em âmbito estadual e até mesmo municipal uma vez que se diz ter recebido muitas informações sobre acidentes, ocasionados em sua maioria pelo desrespeito às leis de trânsito, debateu sobre os objetivos da campanha e esclareceu dúvidas sobre a implantação da campanha na cidade de Canavieira.

Dr. Débora reafirmou que a campanha pela legalização do trânsito na cidade de Canavieira vai ser introduzida gradativamente, considerando a realidade do município e que num primeiro momento , o objetivo é cobrar dos motoristas o uso do capacete, com prazo de 60 dias para todos se adequarem,quanto a habilitação , será dado um prazo maior e que os mesmos não dirijam alcoolizados, quanto ao menor , não existe , termo a reajustar, os mesmos não podem pilotar ou dirigir veículos . E enfatizou suas palavras firmando que vai estar mais presentes, que o conselho tutelar e a Policia Militar vão estar trabalhando firme no combate a estas praticas. Logo em seguida o delegado regional Wilson Rodrigues , endoçou as palavras da promotora, firmando compromisso de visitar ainda mais a cidade, uma vez que o mesmo responde por varias outras.

Aos poucos o verde ,vai mudando a paisagem na região de Canavieira

Chuvas em algumas regiões do municipio.

A paisagem seca, empoeirada , de tonalidade marrom tipica da nossa região nesta época sem chuva, aos poucos vai sendo substituida por uma tonalidade verde, mais brilhante por conta de algumas chuvas que caem de formas isoladas em algumas partes do municipio de Canavieira. Fazendo o percurso entre a sede do municipio até a comunidade Campo grande e retornando da Barra do lance até a sede novamente foi possivel se perceber que em algumas localidade já conseguiu cair algumas chuvas ainda leves mais suficiente para molhar a terra e posteriormente promover a germinação de semnetes, plantas nativas e o enfolhamento de arvores. É o caso da comunidade Varzea grande que deu apenas uma leve chuva e ainda permanece bastante seco, mais a partir das comunidades Piripiri é possivel se ver os indícios de bastante chuvas chegando a encher algumas "grotas" e aumentar o nivel dos açudes. Na comunidade Campo grande , segundo senhor Hercilio, morador da comunidade ,neste ultimos dias deram duas chuvas boas suficiente para encher os açudes e descer agua no Rio Gurgueia que se encontrava totalmente seco. Da região de Barra do Lance passando por Aldeia até as Lages o clima é o mesmo de muitas poças de agua em estradas e riachos. Para muitos ainda não é tempo para comemorar o fim da seca, mais que já amenizou muito os problemas, principlamente da falta de agua para dar o gado.Da região das Pedras até a cidade o clima ainda continua seco apenas com muitas nuvens escuras.

12 de novembro de 2012

Servidores públicos em Canavieira com salários atrasados decidem antecipar final do ano letivo.

Setembro e outubro em atraso

O Sindicato dos Servidores públicos do município de Canavieira, que tem como presidente o senhor Adelmir Ribeiro, realizou hoje (12/11) a noite em uma das salas da Unidade escolar José Donato de Araújo , uma reunião com os servidores públicos, principalmente os da educação e outros presentes para debaterem sobre o futuro de suas atividades neste final de mandato. O principal assunto foi a questão dos salários atrasados dos meses de setembro e outubro , na qual nenhuma informação é repassada pela Secretaria de Administração ou da própria Secretaria de Educação de como anda o processo de possível pagamento, algo que mantenha a esperança e a segurança de recebimento por parte dos servidores. Outra questão bem discutida seria o futuro comprometido dos alunos, da possibilidade dos mesmos ficar prejudicados por conta de uma greve por parte dos servidores, sendo que em data anterior já aconteceu uma greve onde parte dos servidores apenas compareceram para registrar suas presenças com exceção de alguns que insistiam em trabalhar. O Presidente do sindicato Adelmir sugeriu que os professores ali presentes , decidissem por uma forma que não viesse a prejudicar os alunos e diante disso a maioria decidiu por acelerar os conteúdos durante o restante desta semana e realizar as provas na semana seguinte e depois fechar o ano letivo. Com relação aos salários o senhor presidente informou da presença do Ministério Público na cidade neste dia 14/11, e que a promotora da Comarca de Jerumenha que atende o município de Canavieira , já havia convocado todos os servidores para uma reunião nesta data.





Enquete

Como você avalia as manifestações dos caminhoneiros?

ver resultado