• show Legião Urbana
  • casa gourmet 2018
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Cocal de Telha

26 de novembro de 2018

Prefeita Ana Célia anuncia programação do Aniversário de Cocal de Telha

Prefeita Ana Célia anuncia programação do Aniversário de Cocal de Telha

A cidade comemorará 23 anos de emancipação política na Sexta-Feira dia 14 de Dezembro e a Prefeitura prepara programação especial. Confira!

A Prefeitura de Cocal de Telha anunciou nesta Segunda-feira (26) a tradicional festa em comemoração ao aniversário de emancipação do município de Cocal de Telha. Comemorando os 23 anos a programação acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro. Todos os eventos festivos estão sendo coordenados pelas secretarias municipais e que devem abranger toda a sociedade cocatelhense.

A Prefeita Ana Célia disse que a prefeitura está empenhada em fazer uma festa grandiosa. Vamos festejar os 23 anos de Cocal de Telha com muita alegria e felizes de está contribuindo para escrever uma página linda de nossa história. Disse Ana Célia após anunciar Janaina Alves e Banda, Forró de Tamborete e Forró Contágio no dia 14 de dezembro como atrações musicais.

Confira a programação das festividades dos XXIII Aniversário de Emancipação Política de Cocal de Telha.

DIA 13 – QUINTA-FEIRA

17:00 hs – Pedalada Pela Paz – Concentração Praça Manin Job

18:00 hs – Zumba da Paz – Praça São José Operário

DIA 14 – SEXTA-FEIRA

05:30 hs – Alvorada Musical

07:00 hs – Hasteamento das Bandeiras – Praça São José Operário

07:20 hs – Café Comunitário

08:00 hs – Missa em Ação de Graça ao 23 Anos de Emancipação Política

09:00 hs – Torneio de Baralho - Dominó e Atletismo – Praça São José Operário

15:30 hs – Final da 19ª Copa Cidade de Futebol Amador – Arena Batistão

20:00 hs – IPTU Premiado – Praça São José Operário

20:30 hs – Premiação aos vencedores das competições

21:00 hs – Corte do Bolo e Show Pirotécnico

22:00 hs – Show com Janaina & Banda, Tamborete de Forró e Forró Contágio

20 de novembro de 2018

16 de novembro de 2018

Novembro Azul em Cocal de Telha será na Quinta-Feira dia 22

Novembro Azul em Cocal de Telha será na Quinta-Feira dia 22

SMS prepara muitas atividades a partir das 8:00 horas no Centro Paroquial na Praça São José Operário.

Como parte da programação alusiva ao Novembro Azul desenvolvida pela Prefeitura de Cocal de Telha-Pi, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (22), diversas atividades relativas à saúde do homem. O evento acontecerá no Centro Paroquial na Praça São José Operário a partir das 8:00 horas. O evento conta com apoio da equipe de profissionais do NASF, CAPS e ESF.

Esse ano a Campanha prioriza a prevenção integral à saúde do homem, principalmente para doenças que mais tem causado mortalidade nos homens, a exemplo de doenças crônicas como obesidade, diabetes, problemas de pressão arterial e o câncer de próstata.

No município de Cocal de Telha especialmente na Unidade Básica de Saúde, são ofertados permanentemente aos usuários: atendimentos médicos, de enfermagem, testagem rápida para ISTs, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, solicitação de exames de rotina como hemograma e PSA, e atendimentos e orientação de saúde bucal. Além de atividades educativas acerca da saúde do homem.

Todos os homens são convidados a participarem das atividades na Quinta-Feira. Estamos trabalhando para ofertar o melhor serviço de saúde de toda região pois é assim que determina a Prefeita Ana Célia. Cocal de Telha é referência na saúde e isso graças ao empenho da gestora e dos profissionais que atuam na SMS. Disse o Secretário Deane Rodrigues.

Cocal de Telha confirma participação na 3ª Formação do Selo Unicef

Cocal de Telha confirma participação na 3ª Formação do Selo Unicef

O município participará e confirmou presença de todos os representantes: articulação, mobilizador, gestores da saúde e educação

O município de Cocal de Telha confirmou a participação na 3ª Formação do Selo Unicef edição 2017-2020 que acontecerá em Teresina nos próximos dias 19 e 20 de Novembro no Atlantic City. Os municipais de saúde e educação devem compor a equipe que participará do encontro que reunirá dezenas de municípios de todo o estado do Piauí.

Para melhor atender os municípios com as informações e diversos temas abordados a Coordenação Estadual do Selo Unicef dividiu os municípios conforme grupo e localização geográficas. Os encontros do dia 19 e 20 acontecerão em Teresina e no dia 21 acontecerá em Oeiras para atender a demanda dos municípios da região sul.

Dentre as pautas da formação está: Estratégia de Busca Ativa Escolar; Trajetórias de Sucesso Escolar; Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE/MEC); Curso Portas Abertas para a Inclusão; Transmissão Vertical com ênfase na Sífilis; Ação de Validação 10.4 - Estratégias para ampliar a cobertura vacinal de rotina de menores de 5 anos; e PLATAFORMA VIRTUAL do Selo UNICEF;

Cocal de Telha estará participando da formação na Segunda-Feira dia 19 de Novembro, juntamente com vários outros municípios. Confira a lista: Alto Longá,Amarante, Angical do Piauí, Barra D'Alcântara, Barras, Beneditinos, Boa Hora, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Curralinhos, Elesbão Veloso, Esperantina, Jardim do Mulato, Joaquim Pires, Joca Marques, Juazeiro do Piauí, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Pimenteiras, Piripiri, Porto, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São João da Serra, São João do Arraial, São José do Divino, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Vila Nova do Piauí

FONTE: DEPTOCOM

10 de novembro de 2018

Prefeita Ana Célia participa da aula inaugural do curso de administração

Prefeita Ana Célia participa da aula inaugural do curso de administração

Cerimônia aconteceu na manhã deste Sábado(10) no auditório da Unidade Escolar Job de Macêdo Brito.

“Desejo a todos um ótimo aprendizado, pois a Educação é responsável por mudar o mundo e é apostando no potencial de cada um que Cocal de Telha torna-se referência. Meu grande sonho é que Cocal de Telha tenha várias oportunidades de ensino superior, iniciamos com o curso de administração mas outros devem ser instalado em breve permitindo que a população possa aprender uma profissão e se especializar sem a necessidade de ter de sair do município. Falou a Prefeita Ana Célia com exclusividade ao portal durante a cerimônia de implantação do curso de administração no município pela UESPI.

“Plantamos uma semente quando era secretária de dducação quando trouxemos o ensino médio e agora como gestora conseguimos instalar um curso de nível superior de uma universidade pública. A semente está plantada e, em breve, Cocal de Telha colherá os frutos”, disse Ana Célia, Prefeita de Cocal de Telha. O município alcançou nos últimos anos os maiores índices de aprovação em vestibulares graças a qualidade do ensino ofertado na Unidade Escolar Job de Macêdo Brito.

Estiveram participando da aula inaugural do polo Cocal de Telha do curso de administração pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI no auditório da Unidade Escolar Job de Macêdo Brito além da Prefeita Ana Célia, Diretora e Professora Meire lucia Cavalcante Nogueira Alves, Coordenador Pedagógico Professor Elenilson Vieira, representantes da UESPI, professores, alunos e comunidade em geral.

09 de novembro de 2018

Prefeitura de Cocal de Telha realiza ação de combate à obesidade infantil

Prefeitura de Cocal de Telha realiza ação de combate à obesidade infantil

Todas as crianças do ensino infantil estão sendo acompanhadas e suas famílias orientadas para enfrentar o problema do peso do baixo e peso alto para a idade.

De forma lúdica e divertida a Prefeitura de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Educação(SEMED) vem desenvolvendo um projeto que pretende transmitir às crianças mensagens e ensinamentos simples, eficazes e fáceis de integrar no dia-a-dia, sobre a importância da alimentação saudável, como prevenir e combater a obesidade infantil.

Todas as crianças matriculadas no ensino infantil tanto na zona rural quanto zona urbana recebem um acompanhamento individualizado com a nutricionista da SEMED Erica Barradas. Cada criança e cada família são orientadas sobre as mudanças de hábitos alimentares necessários e os benefícios adquiridos para a saúde e para desenvolvimento da criança. Aqueles identificados com alteração de peso conforme idade é imediatamente encaminhada para atendimento individualizado disse Dra. Erica.

Nesta ultima Quarta-Feira(07) ocorreu um atendimento com as crianças matriculadas na Creche e Pré-Escola Vovó dos Anjos e com os pais onde foram orientados sobre o porque de uma alimentação saudável e seus benefícios. O que pode e o que não comer e o porquê? Os encontros são recheados de muitas informações desde palestra orientacional até serviço de verificação de peso e altura dos alunos, de modo a calcular o chamado índice de massa corpórea (IMC) – que indica a obesidade.

O Coordenador de Comunicação do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança, Professor Educador Físico Marcelo Barros, também participou do encontro e explicou aos presentes sobre a importância da participação da família na oferta de uma alimentação saudável para que as crianças possam crescer fortes e sadias e pediu aos pais que participem das ações promovidas pela escola pois os índices de obesidade infantil crescem assustadoramente e o município não almeja e nem deseja isso. Não queremos que nossas crianças se tornem adultos portadores de hipertensão, diabéticos ou cardíacos. Queremos todos saudáveis. Disse Marcelo Barros.

Já a prefeita de Cocal de Telha Ana Célia, disse que estava muito feliz com a iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Escola reafirmando que ações como essa, de promoção e prevenção, que beneficiam diretamente a saúde das crianças transformam o município de Cocal de Telha em uma referência positiva para saúde e de alimentação escolar onde os benefícios chegam a todos e em especial as crianças e sua famílias atendidas no ambiente escolar.

06 de novembro de 2018

Curso Portas Abertas para inclusão está com inscrições abertas

Curso Portas Abertas para inclusão está com inscrições abertas

O curso é aberto a professores de todas as disciplinas, gestores escolares, familiares e interessados em saber mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola.

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef do município de Cocal de Telha comunicou a Secretaria Municipal de Educação para que informasse aos profissionais do magistério da rede municipal além de diretores e coordenadores escolas e em especial os professores de Educação Física para participarem do Curso Portas Abertas para Inclusão. O curso é ofertado pelo U NICEF através de parceria com a Fundação FC Barcelona e Instituto Rodrigo Mendes.

Totalmente gratuito e a distância (EAD), o curso é aberto a professores de todas as disciplinas, gestores escolares, familiares e interessados em saber mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola. “Com o Portas abertas EAD, contribuímos para que todas as escolas públicas brasileiras possam garantir o direito de aprender a cada menina e cada menino, notadamente aqueles com deficiência”, afirma Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Composto por sete módulos, totalizando 40 horas de duração, o Portas abertas EAD abordará diversos temas da inclusão escolar no Brasil: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva. As aulas são compostas por vídeos, textos e videoaulas, que articulam teoria e prática sobre educação inclusiva.

Para melhor acompanhar o andamento e participação durante o curso as inscrições estão sendo orientadas pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Cocal de Telha. Basta entrar em contato com a articuladora do selo Professora Joelma Bona ou com o Professor Marcelo Barros, coordenador de comunicação.

Prefeita Ana Célia participa da Semana Global de Empreendedorismo no SEBRAE

Prefeita Ana Célia participa da Semana Global de Empreendedorismo no SEBRAE

O evento aconteceu na sede do SEBRAE em Teresina e a gestora estava acompanha de vários secretários municipais.

A Prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia esteve participando na tarde desta Segunda-Feira (05) da abertura da Semana Global de Empreendedorismo na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-PI, acompanhada de vários secretários municipais de Educação, Professsora Helena Carvalho, Deusinha Mendes (Meio Ambiente), Deane Rodrigues (Secretário de Saúde), Raimundo Calaço (Chefe da Defesa Civil) e Simone Silva, Agente de Desenvolvimento local.

O evento temático tem por objetivo de conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender, envolvendo milhares de organizações e milhões de pessoas, entre empreendedores, docentes, discentes e a sociedade em mais de 150 paises. No Piauí, as atividades tratarão de temas como estratégia e gestão de negócio, economia criativa, empreendedorismo social, vendas e marketing, sustentabilidade, liderança e gestão de pessoas, empreendedorismo feminino, inovação, ecossistema empreendedor, entre outros assuntos.

O município de Cocal de Telha executa além de diversas formações para os empreendedores locais em parceria com SENAR e SEBRAE além do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos executado nas escolas municipais. Cocal de Telha na região do Território dos Carnaubais é um dos município com o maior potencial empreendedor. A gestão da Prefeita Ana Célia investe e apoia o comércio local como forma de emancipação. 

29 de outubro de 2018

22 de outubro de 2018

Cocal de Telha realiza atividade alusiva ao Outubro Rosa

Cocal de Telha realiza atividade alusiva ao Outubro Rosa

Movimento tem como objetivo estimular as mulheres se prevenirem e combater o câncer de mama.

A Prefeitura de Cocal de Telha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do NASF e da Coordenadoria Municipal de Políticas Pública para as Mulheres, realizará nesta Quinta-Feira dia 25 na Praça São José Operário a 2ª edição do MANHÃ MULHER, Uma atividade alusiva ao Outubro Rosa que visa o estímulo à luta e prevenção contra o câncer de mama.

O objetivo dessas ações é conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina. Atualmente, o câncer de mama é a segunda principal causa de óbitos por câncer em mulheres, no entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, são grandes as chances de cura.

Durante todo o mês, o município vem realizando diversas ações para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. Além de palestra, acontecerá roda de conversa e orientações de saúde e atividade física programada. O evento está sendo coordenada pela Equipe Multiprofissional do NASF de Cocal de Telha.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mensalmente o município de Cocal de Telha realiza em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) exame de mamografia gratuitamente. É um avanço e um compromisso da gestão. É necessário que as mulheres devem procurar os serviços para o bem de sua saúde. Temos o serviço gratuito e só basta procurar a UBS. Disse o secretário Deane Rodrigues.

16 de outubro de 2018

Associação de catadores beneficiará lixo em Cocal de Telha

Associação de catadores beneficiará lixo em Cocal de Telha

A fundação da Associação de Catadores trará beneficiamento ao meio ambiente e ainda vai gerar renda aos associados.

Foi fundada na manhã desta Terça-Feira(16) a Associação Comunitária de Catadores e Reciclagem de Cocal de Telha. Estiveram presentes na cerimônia de fundação alem da Prefeita Ana Célia, Antônia Laves Mendes (Secretária Municipal de Meio Ambiente) Filho da Cleuta (Secretário Municipal de Infraestrutura), Simone Silva (Agente de Desenvolvimento), Viviane Martins (Secretária Municipal de Agricultura), Joelma Bona (Articuladora do Selo Unicef e Coordenadora do PPAC) além de outros convidados e integrantes da associação.

Em sua fala a prefeita disse que o município tem muito a ganhar com a fundação da associação que além de trazer benefícios diretos ao meio ambiente classificando o lixo através da seletividade trará também uma geração de renda significativo aos participantes da organização. Vamos apoiar e incentivar o trabalho de coleta seletiva e vamos disponibilizar o que for necessário através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde e Educação, pois todas estarão intimamente ligadas com a associação.

Cocal de Telha é um dos poucos municípios do Piauí que possui o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e que o meio ambiente é levado a sério. “A administração municipal continuará dando total apoio para essas pessoas, sendo uma importante parceira em seus trabalhos no dia-a-dia e acredito que associação se tornará em um futuro próximo, exemplo na nossa região”, finalizou a prefeita Ana Célia.

Prefeita Ana Célia implanta Defesa Civil em Cocal de Telha

Prefeita Ana Célia implanta Defesa Civil em Cocal de Telha

Raimundo Calaço é empossado como Chefe da Defesa Civil em Cocal de Telha em cerimônia na manhã desta Terça-Feira(16) com presença dos brigadistas voluntários.

A Prefeitura de Cocal de Telha realizou na manhã desta terça-feira, dia 16, a cerimônia de nomeação e posse do novo Chefe do Departamento Municipal de Defesa Civil e Meio Ambiente, Raimundo Ferreira Calaço. A cerimônia aconteceu na Sala de reunião da prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades dentre secretários municipais, chefes de departamentos, equipe de brigadistas e outros convidados.

Durante a cerimônia, a Prefeita Ana Célia assinou o ato de nomeação dando posse ao chefe do departamento que em sua fala destacou a importância do órgão para o município e frisou que a missão deverá gerar segurança ambiental em casos das queimadas e incêndios. Na oportunidade ele ainda apresentou os brigadistas voluntários que deverão atuar junto a Defesa Civil do município recebendo formação e equipamentos necessários.

Segundo a prefeita Ana Célia embora o município tenha investimentos acontecendo em todas as áreas e que apesar das dificuldades financeiras se mostra preocupada com o meio ambiente. “No ano passado tivemos alguns problemas com queimadas descontroladas e no inverno ocorreram alguns pontos de alagamentos e que não poderão ocorrer novamente. É pensando em proteger nossos mananciais, evitando queimadas e desmatamentos sendo guardião  do nosso lençol freático, buscarem implementar ações necessárias e urgentes em prol das futuras gerações. Disse a gestora.

09 de outubro de 2018





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado