• assinatura jornal

Notícias Cocal de Telha

16 de março de 2017

10 de março de 2017

Prefeita representa o Estado no Movimento Mulheres Municipalistas

Prefeita de Cocal de Telha representa o Estado no Movimento Mulheres Municipalistas

A prefeita do município de Cocal de Telha, Ana Célia (PP), representou o Piauí no debate sobre a participação feminina na esfera política brasileira. O debate, promovido em Brasília, é parte dos objetivos do grupo de trabalho promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) dentro do projeto Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).

O projeto deverá ser apresentado durante a realização da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre 15 e 18 de maio, em Brasília. Para isso o debate foi realizado na manhã de ontem durante a programação da Semana Municipalista que contou ainda com a presença de mais de 80 parlamentares.

Para Ana Célia, o objetivo do movimento é ampliar a participação das mulheres na política, buscando também uma participação mais efetiva. “É preciso ir além das quotas, promover verdadeiras mudanças nas leis orgânicas dos municípios e nos estatutos das associações regionais que podem proporcionar isso”, explicou a gestora.

Ana Célia citou ainda a importância do evento. “Considero muito oportuna a iniciativa da CNM de criar esse Movimento, pois é uma forma de dar força às prefeitas e às administrações municipais que enfrentam dificuldades, além de incorporar-se ao movimento de mulheres no Brasil para garantir os direitos que já existem e que não são exercidos, bem como lutar por novos direitos", informou.

Além da gestora piauiense, participam também a primeira-dama do Movimento Municipalista, Tânia Ziulkoski; a fundadora da CNM, Dalva Christofoletti; as deputaras federais, Jó Magalhães (PCdoB/MG) e Cármen Zanoto (PPS/SC). Além disso, as prefeitas de Turvelândia (GO), Reila Aparecida; de Antônio João (MS); Marcia Marques; de São Bento do Uma (PE), Debora Severo; Faro (PA), entre outros, como secretárias e representantes de entidades estaduais, também compuseram a mesa de debate.

Importância da mulher

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoskifalou ainda da importância da mulher em todos os ramos. “Hoje, as mulheres representam apenas 12% das prefeituras brasileiras e isso ainda é pouco. A participação da mulher é muito importante para o movimento municipalista. Por isso, a relevância de momentos como esses que defendem o espaço de vocês – mulheres”, destacou.

08 de março de 2017

Mulheres ganham homenagem em Cocal de Telha neste 8 de Março

Auditório da Câmara de Vereadores ficou lotada por mulheres que participaram de palestras, desfiles, sorteio de brindes e coquetel. Fotos!

A Prefeitura de Cocal de Telha através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Cultura e departamentos municipais, realizaram na tarde deste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, uma belíssima homenagem as mulheres cocatelhenses.

O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do Vice-prefeito Kilson Oliveira, representando a Prefeita Ana Célia, que encontra-se em viagem oficial. Contou ainda com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores Valdinar Martins, Rodrigo Ibiapina (Secretário de Assistência Social), Helena Carvalho (Secretária de Educação), Walber Furtado (Secretário de Cultura), Deusinha Mendes (Secretária de Meio Ambiente), Simone Silva (Agente de Desenvolvimento).

A programação contou com palestras sobre direitos das mulheres Assistente Social Ronicleyde, com os advogados Dr. Celso Oliveira e Dra. Natalícia Maria. Saúde da mulher foi tema da palestra com a Doutora Liliane (médica PSF) e de estética feminina com a Dra. Amanda Louise. Foi eleita ainda a Miss Mulher Cocal de Telha e ao final foi distribuídos brindes e servido um coquetel.

Lucilene Silva disse que o evento superou as expectativas e destacou a boa presença das mulheres no evento. Ela ainda agradeceu aos parceiros que contribuíram para o sucesso do evento e lamentou a ausência da Prefeita Ana Célia, grande idealizadora do evento. Ele enfatizou ainda o bom funcionamento da Coordenadoria da Mulher e disse que em 2017 o órgão de proteção das mulheres ganhará o reforço de assessoria jurídica para aumentar ainda mais a proteção às mulheres cocatelhenses. Encerrou a Coordenadora Geral da Coordenadoria.

04 de março de 2017

Cocal de Telha organizará eventos para festejar Dia Internacional da Mulher

Coordenadoria planeja ações tanto na cidade quanto no interior e iniciará na segunda, dia 6. Veja Programação.

A Prefeitura de Cocal de Telha através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado ao Gabinete da Prefeita Ana Célia e com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania realizará nos dia 6, 7 e 8 atividades especialmente para festejar o Dia Internacional da Mulher.

Dentre as atividades a Coordenadoria da Mulher destacará palestras tanto na zona urbana quanto rural. Informações sobre violência, direitos, estética, desfiles e outras atividades serão desenvolvidas por assistentes sociais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, assessoria jurídica e vários outros técnicos.

Cocal de Telha na região dos carnaubais é a única cidade que possui uma coordenadoria e que desenvolve ações relativas ao atendimento de mulheres. Veja a programação.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 6 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)

15 Hs – Palestra: Saúde e Direitos das Mulheres

Local: Escola Municipal Santa Luz – Povoado Calengue

DIA 7 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

15 Hs – Palestra: Saúde da Mulher e Violência Doméstica

Local: Escola Municipal São Manoel (Povoado Sambaibinha)

DIA 8 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA) – DIA INTERNCAIONAL DA MULHER

14:00 Hs – Abertura Oficial – Prefeita de Cocal de Telha e Convidadas

14:30 Hs – Saúde e Estética Feminina

15:20 Hs – Palestra: Violência Doméstica e Familiar

16:00 Hs – Eleição da Miss Mulher Cocal de Telha 2017

16:45 Hs – Coquetel e Sorteio de Brindes

17:00 Hs – Encerramento 

02 de março de 2017

Cocal de Telha realiza campanha em defesa de crianças e adolescentes

Cocal de Telha realiza campanha em defesa de crianças e adolescentes

O Conselho Tutelar informou que é preocupante o numero de casos de menores utilizam bebidas alcoólicas, pilotando motos e até de exploração sexual no município e que neste período carnavalesco deverá aumentar e que a campanha visa conscientizar os donos de estabelecimentos e a população sobre as consequências que o consumo e venda de bebidas para menores pode trazer aos adolescentes, assim como permitir uso indevido de veículos automotores e até de casos de exploração, já que a lei já existe, mas com a falta de repressão alguns donos de estabelecimentos vão deixando de cumpri-la.

O Cabo Sobrinho, Comandante do GPM em Cocal de Telha ao lado do Escrivão da Polícia Civil Antonio Carlos Belchior já adiantaram que após o período de conscientização a repressão a venda de bebida alcoólica a menores será intensificada em todo o município e aqueles que forem denunciados ou pegos descumprindo a lei serão detidos e sofrerão as sanções da lei. Neste período de Carnaval as rondas ostensivas se farão presentes para inibir também o uso de drogas garantiu.

A lei 13.106/15, criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. De acordo com o texto, é proibido vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar a menores bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência. 

A norma prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação e o estabelecimento ainda pode ser interditado.

23 de fevereiro de 2017

Prefeitura realiza audiência pública para apresentar metas fiscais. Veja!

Audiência foi apresentada pelo secretário de administração, controlador e ouvidor municipal e contou com a presença de vereadores e alunos do ensino fundamental.

Na manhã desta Quinta-Feira (23) aconteceu no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores a Audiência Pública convocado pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento. O objetivo era apresentar as metas fiscais referentes ao ano de 2016.

A audiência foi apresentada pelo Secretário Municipal Ivan Monteiro (Administração e Planeamento), Controlador Joaquim Cantuário e Elenilson Rocha, Ouvidor Municipal. Estiveram presentes ainda a Vereadora Karyne do Rodrigão, Vereador Elimar e Vereador Valdinar Martins e o Secretário Municipal de Cultura Walber Furtado.

Os alunos do 9º. Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva fora convidados para participar. A presença do alunado se deu após entendimento que os jovens precisam participar das discussões administrativas e para isso precisam do conhecimento. A ação consta do plano de metas do ano municipal da educação.

Segundo Ivan Monteiro a Prefeitura de Cocal de Telha adota uma postura impar quando trás os jovens para participar, conhecer e utilizar as ferramentas da transparência entendendo como funciona a prefeitura da cidade. Durante a audiência muitos jovens interagiram com os secretários e foram prontamente atendidos deixando-os satisfeitos com as informações obtidas.

21 de fevereiro de 2017

Cocal de Telha declara “Guerra” contra o mosquito Aedes Aegypti.

Na manhã desta Segunda-Feira teve início as diversas ações da campanha de combate ao mosquito em todo o município de Cocal de Telha. Veja!

A Prefeitura Municipal de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Departamento Municipal de Endemias, realizaram na manha desta Segunda-Feira, dia 20 de Fevereiro uma grande mobilização denominada: Dia “D” de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue).

Durante o lançamento do Dia “D” foram convocados alunos, professores, diretores, coordenadoras, pais de alunos e funcionários das escolas municipais Anísio Teodoro da Silva e Costa e Silva, ambas da sede do município. Funcionários das secretarias municipais envolvidas no evento também apoiaram a iniciativa. Cerca de 150 pessoas foram mobilizadas para distribuir sacos de lixo e material publicitário com orientações de como evitar e até mesmo acabar com a proliferação do mosquito.

Outras iniciativas e ações estão previstas para esta semana quando caminhões recolhendo lixo doméstico por toda sede do município. Em outras ações equipes serão disponibilizadas para realizarem palestras em todas escolas, igrejas e associações tanto na zona urbana quanto na zona rural. A secretaria Municipal de Saúde intensificará as visitas dos agentes de saúde e de endemias nas residências nas áreas onde o sinal alerta foi aceso.

20 de fevereiro de 2017

Ana Célia e comitiva participam de evento do PP em Teresina

Vereadores, secretários municipais e outras lideranças cocatelhenses prestigiaram o evento que movimentou a política estadual.

Aconteceu na manhã desta Segunda-Feira(20) no Plenarinho da Assembleia Legislativa o Seminário Gestão Progressista com Foco em Resultados. O evento organizado pela Fundação Milton Campos reuniu filiados e filiadas do Partido Progressista (PP) de todo o estado do Piauí e contou com a presença de lideranças estaduais, federais e em especial do Ministro da Saúde Dr. Ricardo Barros.

O Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, a vice-governadora Margareth Coelho, presidente estadual do PP Deputado Julio Arcoverde e a Deputado Federal Iracema Portela organizaram diversas filiações partidárias. Dentre elas estavam as filiações do ex-prefeito Silvio Mendes, Lucy Silveira, primeira dama de Teresina, Eliseu Aguiar, Washington Bonfim e diversos prefeitos e ex-prefeitos do interior do estado. 

A Prefeita Ana Célia esteve prestigiando e apoiando a iniciativa de seu partido e estava acompanhada de uma comitiva de secretários municipais: Rodrigo Ibiapina (Ação Social), Deusinha do Nonato Careca (Meio Ambiente), Ivan Monteiro (Administração e Planejamento), Josiel Reinaldo (Finanças), José Elenilson (Ouvidor Municipal), Nonato careca (Chefe de transportes), Silvana Carvalho (Contadora) e do Vice-prefeito Kilson Oliveira. 

O evento foi bastante prestigiado por deputados estaduais e federais além do Governador Wellington Dias e do Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Themistocles Filho. Registramos ainda o deputado estadual e presidente do diretório estadual do PSDB Deputado Marden Meneses. Ex-governador Wilson Martins, Vice-prefeita de Campo Maior Dra. Liege Cavalcante e o Deputado Estadual campomaiorense Antonio Felix, Prefeito Oscar Bandeira, vereador Matueiro e o Prefeito Zé Joaquim de Cabeceiras.

18 de fevereiro de 2017

Cocal de Telha realizará Dia “D” de Combate ao Mosquito da Dengue

Mutirão mobilizará nesta 2ª Feira (20) alunos, professores, funcionários das secretarias, departamentos e outros entidades.

A Prefeitura de Cocal de Telha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Combate a Endemias com apoio das demais secretarias e departamentos municipais, realizará nesta Segunda-Feira, dia 20 de Fevereiro, uma grande mobilização de combate ao Mosquito da Dengue.

Dia “D” de Combate ao Mosquito da Dengue terá sua concentração na sede da Secretaria Municipal de Saúde, antigo Posto de Saúde a partir das 8 horas da manhã e contará com participações de servidores das secretarias municipais da Educação e alunos das Escolas Municipais Anísio Teodoro da silva (6º ao 9º Ano)  e Costa e Silva (1º ao 5º Ano), Equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Endemias, Agentes de Saúde e vários outros servidores. Serão distribuídos sacos para coleta de lixo, panfletos com orientações de combate ao mosquito e ainda orientações sobre a limpeza pública e coleta de lixo.

A iniciativa leva em consideração que nos ultimo a cidade de Cocal de Telha somente teve confirmado dois casos de dengue e em poucas residências ocorreu incidências com a larvas do mosquito. Já no início deste ano o Departamento de Endemias emitiu um alerta sobre o aumento da proliferação do mosquito e imediatamente a SMS reuniu os agentes para intensificar o combate a larva para não deixar o mosquito nascer. A campanha terá início na sede do município, centro e todos os bairros receberão a equipe da SMS e de Endemias para o combate direto ao mosquito.

O trabalho seguirá durante os próximos dias sendo estendido também para a zona rural. Em seguida, a frente de trabalho se manterá ativa realizando palestras e campanhas nas escolas, sede de associações e sindicatos. O mutirão envolverá servidores, veículos e máquinas da prefeitura.

16 de fevereiro de 2017

Prefeita e vice participam da Sessão Solene início do ano legislativo

Com a presença da Prefeita Ana Célia e do Vice-prefeito Kilson Oliveira, Câmara de Vereadores realiza sessão solene abrindo os trabalhos do legislativo de 2017

A prefeita Ana Célia fez a leitura de sua mensagem durante a Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo e destacou o trabalho realizado no seu primeiro mandato citando diversas obras e avanços em setores importantes. Ela citou suas prioridades para o seu segundo mandato que planeja muito mais trabalho e dias melhores para a cidade. A prefeita encerrou solicitando dos vereadores uma parceria para o bem do povo cocatelhense e convocou o legislativo para defender os interesses do município e esquecer os interesses pessoais numa prova de compromisso.

Vice-prefeito Kilson Oliveira disse que o município vive um momento de avanços graças a boa administração municipal. Ele enfatizou a parceria com o executivo nos último quatro anos promovido pelo bem da cidade enquanto foi presidente da Câmara de Vereadores e disse que o povo cocatelhense soube escolher muito bem seus representantes para esta legislatura e mandato. Ele pediu aos vereadores presentes empenho em defender projetos que beneficiem o povo de Cocal de Telha e que façam um debate saudável e harmonioso. Encerrou.

A sessão contou com a presença de todos os vereadores e foi presidida pelo Vereador Valdinar Martins. No plenário estavam presentes diversos secretários municipais, chefes de departamentos, funcionários públicos, representantes de sindicatos, associações, igrejas, funcionários públicos e familiares dos vereadores.

Prefeita Ana Célia e o Vice-prefeito Kilson Oliveira

Vereadores de Cocal de Telha iniciam “Ano Legislativo”

Sessão ocorreu na noite desta Quarta-feira(15) e contou com a presença da Prefeita e do vice-prefeito.

Os vereadores de Cocal de Telha retornaram suas atividades na noite desta Quarta-Feira(15) no plenário da Câmara Municipal, com abertura do ano legislativo de 2017. A sessão foi presidida pelo Vereador Valdinar Martins, que reassume a presidência do poder legislativo pela segunda vez em seu sexto mandato de vereador. A sessão contou com a presença da Prefeita Ana Célia e do Vice-prefeito Kilson Oliveira.

O Vereador Valdinar Martins, presidente da Câmara no início da sessão fez a leitura de sua mensagem e pontificou o desejo de presidir o poder legislativo de maneira transparente, eficiente, harmônico e pacífico. Defendeu a parceria com o poder executivo e enfatizou que acredita na atual administração municipal, da prefeita Ana Célia e do Vice Kilson Oliveira estando dispostos a apoiar, junto aos demais vereadores, o desenvolvimento e crescimento de Cocal de Telha.

Todos os vereadores utilizaram a tribuna para discursarem e destacaram as conquistas vividas pela cidade graças à boa administração da Prefeita Ana Célia. Todos enfatizaram as mudanças para melhor proporcionada pela gestão da prefeita. Já os vereadores de oposição foram unanimes em destacar o bom trabalho da gestora municipal frente a prefeitura e reafirmaram que na Câmara de Vereadores serão oposição, no entanto uma “oposição” feita com respeito, responsabilidade e com justiça.

14 de fevereiro de 2017

TCE divulga ranking do IEGM e Cocal de Telha está entre os melhores

O município foi avaliado quanto a sua efetividade das políticas e atividades públicas. Cocal de Telha é o melhor do Território dos Carnaubais e o 6º de todo estado do Piauí

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCEPI) é um indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado Do Piauí (TCEPI) que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 224 prefeituras piauienses. Inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil, tem como objetivo verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

O IEGM é formado por 7 índices setoriais, consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios. São eles: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação).

Resultado do primeiro IEGM/PI, que está sendo apresentado nos cursos e eventos do TCE-PI, mostra que o Piauí atingiu a média de 0,52 na avaliação dos municípios, numa pontuação que vai de 0 a 1. A maior média alcançada pelos municípios do Piauí foi nas dimensões de Saúde e Gestão Fiscal, que se refere à faixa de efetividade.

O resultado evidencia a concentração dos municípios piauienses na faixa C+ (em fase de adequação), com 72 cidades (50% dos que preencheram o IEGM) nesta situação. Constata-se também a ausência de municípios situados nas faixas A (altamente efetiva) e B+ (Muito efetiva). Por outro lado, destaca-se como ponto de atenção a média de 0,27 obtida na dimensão i-Cidade, correspondendo à faixa C (baixo nível de adequação).

Os municípios piauienses que alcançaram média B foram Água Branca, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Gurguéia, Conceição do Canindé, Corrente, Elesbão Veloso, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Oeiras, Parnaguá, São Miguel do Tapuio, Teresina e Vila Nova do Piauí.

O resultado obtido pela cidade de Cocal de Telha estando a frente de cidades como Campo Maior, Teresina, Piripiri, Picos, Parnaíba e diversas outras, aparecendo em 6ª posição entre os municípios com médio B, considerada efetiva, foi recebida de maneira positiva pela gestora do município, prefeita Ana Célia. Segundo ela, o destaque se deve ao compromisso com a gestão e empenho de sua equipe administrativa. Segundo o ranking do MPF o município de Cocal de Telha está entre os 10 mais transparentes de todo o estado do Piauí com média 9,7 superando municípios que tradicionalmente ocupavam sempre os lugares de destaque no cenário estadual.

07 de fevereiro de 2017

Projeto: 2017 - Ano Municipal da Educação” é lançado em Cocal de Telha

Lançamento do projeto que tem por objetivo propor melhorias na educação do município foi lançado na abertura da 4ª Jornada Pedagógica. Confira!

Durante a abertura da 4ª Jornada Pedagógica da Educação na última Segunda-feira(06), a professora Ana Célia, prefeita da cidade, ao lado da Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho lançaram o projeto “Ano Municipal da Educação” que tem como objetivo proporcionar melhorias para a qualidade da educação municipal.

Todos os secretários municipais e chefes de departamentos envolvidos com o projeto estiveram presentes durante a cerimônia de lançamento. A Professora Helena Carvalho apresentou o projeto aos professores e destacou que somente com a união de todos haverá mudanças significativas na qualidade do ensino cocatelhense. Dentre os secretários presentes estava o Ivan Monteiro (Administração), Adalberto Pereira (Saúde), Rodrigo Ibiapina (Assistência Social), Filho da Cleuta (Infraestrutura), Nilson Macêdo (Esportes), Argeu Rangel (Depto de Água e Esgoto), Edinalva Medeiros (Depto de Endemias) e Marcelo Barros (Comunicação) e outros.

Além das estratégias elaboradas pelas equipes pedagógicas de cada escola haverá a participação de todas as secretarias contribuindo para a formação cidadã de cada criança matriculada na rede municipal. Construímos um projeto capaz de revolucionar a educação no município e vamos executá-lo com a participação de todos. Vamos fazer uma educação diferente para que possamos em um futuro próximo galgar de bons resultados vividos especialmente por nossas crianças e suas famílias. Encerrou Helena Carvalho, Secretária Municipal de Educação.

02 de fevereiro de 2017

Prefeita de Cocal de Telha anuncia Piso do Magistério de 2.529,24

O reajuste integra um conjunto de ações desenvolvidas pela gestão na área de educação. 2017

A Prefeita de Cocal de Telha assegurou, nesta Quinta-Feira (02) o pagamento do piso salarial para todos os profissionais da rede municipal de ensino. Segundo a prefeita Ana Célia, dentro dos próximos dias todos os professores deverão receber seus salários com o novo piso salarial. Enquanto o piso nacional é de 2.298,00 Cocal de Telha pagará um valor maior que o nacional alcançando um total de 2.529,24 para carga horária de 40 horas.

O reajuste integra um conjunto de ações desenvolvidas pela gestão na área de educação. 2017 foi definido como o “Ano municipal da Educação” e dezenas de ações estratégicas serão desenvolvidas para impulsionar a qualidade da educação local.

A nova tabela com todos os reajustes será apresentada em breve pelos secretários municipais de educação, administração, finanças, Controladia e pela Prefeita Ana Célia. 2017 será um ano tão quanto difícil quanto 2016. A relação entre receita e despesas do FUNDEB permanecerá no vermelho e com déficit estimado de quase 800 mil reais. Apesar da redução dos valores da principal fonte de recurso da educação estimados pelo Ministério da Educação para 2017, estaremos nos planejando para pagar o piso cumprindo a lei. Disse a prefeita.

Desde o início da gestão, observamos a valorização do diálogo com os professores e o cumprimento de todos os acordos e obrigações. Mesmo no período de dificuldades que o país atravessa, sacrificando diversas prefeituras e governos, Cocal de Telha segue pagando rigorosamente os salários em dia e segundo previsão está se planejando em 2017 efetuar o pagamento até quinto dia útil do mês subsequente como ordena a lei.

Com o anuncio, Cocal de Telha é o primeiro município da região do Território dos Carnaubais a pagar o Piso Nacional do Magistério. Um feito para gestão que cumpre seu dever de casa e valoriza seus profissionais. Cocal de Telha terá o maior piso do magistério de todo estado do Piauí superando até mesmo o do Governo do Estado.

 

Prefeita reúne secretários e discute metas e estratégias para 2017

Prefeita e secretário tiveram a oportunidade de apresentarem metas e estratégias de suas secretarias e ou órgãos e proporem melhorias nos serviços prestados para a população em 2017

No início do segundo mês de sua segunda gestão, a prefeita de Cocal de Telha Ana Célia (PP) reuniu todos os secretários municipais para uma reunião onde se discutiu as ações de cada secretário e com isso traçar metas para o ano de 2017. Na ocasião, cada secretário teve a oportunidade de apresentar metas e estratégias da sua secretaria ou órgão e propor melhorias nos serviços prestados para a população. O encontro aconteceu no Gabinete da Prefeita Ana Célia na sede da Prefeitura Municipal durante toda manhã desta Quinta-Feira(02).

De acordo com Ana Célia, deve ser implementada em Cocal de Telha uma forma de gestão inovadora, com foco na qualidade da prestação dos serviços públicos e em resultados concretos. Segundo a prefeita o diálogo permanente com os secretários deve continuar e outras reuniões estão previstas para orientá-los sobre o modelo de administração a ser desenvolvido haja vista que a gestora escolheu o ano de 2017 como o “Ano Municipal da Educação”.

A prefeita Ana Célia aproveitou a reunião com a equipe administrativa para apresentar as suas metas e estratégias. Queremos investir na qualidade, eficiência e eficácia do serviço público. Disse Ana Célia. A gestora ainda explanou sobre obras e serviços que serão implantados no município nos próximos anos.

Ana Célia destacou que Cocal de Telha é o município mais transparente da região do Território dos Carnaubais e está entre os 10 mais transparentes do Piauí com uma nota de 9,7 de acordo com TCE/MPF e que a próxima meta será trabalhar para alcançar a nota 10 na transparência daí vem o esforço da contabilidade, finanças, controladoria, ouvidoria e administração. Ela enfatizou ainda a importância de manter as exigências legais e permitidas definidas pelo TCE e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Ao final Ana Célia parabenizou a todos pelo apoio e que Cocal de Telha agradece o esforço e o compromisso de cada secretário e secretária e que a união de todos transformará Cocal de Telha em uma cidade melhor e que na segunda gestão há de trabalhar mais ainda e que todas as áreas serão contempladas com ações.

 

Visita de Prefeitos marca a reabertura do CAPS em Cocal de Telha

Encontro com os prefeitos de Nossa Senhora de Nazaré, Boa Hora e Cocal de Telha marca a reabertura do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

Aconteceu na tarde desta Quinta-Feira(02) na sede do CAPS I na cidade de Cocal de Telha um encontro que reunir os prefeitos: Francieudo Canuto (Boa Hora), Luizinho Cardoso (Nossa Senhora de Nazaré) e Ana Célia (Cocal de Telha) além dos profissionais e Secretários Municipais de Saúde de cada um dos municípios envolvidos no consórcio. Na pauta de discussão estava o funcionamento, transporte e jornada e salários dos profissionais do CAPS e o Termo de Ajuste de Conduta assinada pelos municípios junto ao Ministério Público Estadual. O encontro também marcou a abertura e funcionamento do centro.

O CAPS tem sede na cidade de Cocal de Telha e recebe demandas dos municípios de Boa Hora e de Nossa Senhora de Nazaré foi recentemente habilitado e a partir de 2017 passa a receber recursos do Ministério da Saúde. Anterior a essa habilitação, os municípios eram quem mantinham os profissionais,  a medicação e outras despesas de funcionamento do centro.

O centro foi reaberto à comunidade nesta semana e já passou a receber as demandas dos três municípios consorciados. Segundo Ana Célia os benefícios oferecidos pelo centro é grandioso não somente para Cocal de Telha, Boa Hora e Nossa Senhora de Nazaré e é maior ainda para as famílias e para aqueles que são atendidos e tratados no centro. O retorno e agora habilitado CAPS ganhará novo fôlego neste novo início. Disse Ana Célia, Prefeita de Cocal de Telha.