• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Cocal de Telha

03 de junho de 2017

Cocal de Telha recebe missão do Banco Mundial

Visita faz parte das ações de um projeto entre Banco Mundial e Governo do Estado

Na Manhã deste Sábado(03) o município de Cocal de Telha recebeu a equipe dói Banco Mundial em uma missão para conhecer os avanços e as ações da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Estavam acompanhados de representantes da Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres, Interpi, SDR e SEPLAN.

A visitação faz parte das ações de um projeto que envolvem diretamente o Governo do Piauí e o Banco Mundial para erradicar a pobreza no estado e fomentar a criação de organismo de políticas para mulheres nos municípios do Piauí. Segundo Hadaci Regina, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, Cocal de Telha recebe a visita do Banco Mundial por que é referência no estado do Piauí graças as suas ações e pelo compromisso da atual gestão.

A Prefeita Ana Célia recepcionou todos e agradeceu imensamente a presença de todos e disse que hoje é um momento importante para Cocal de Telha pois o município tem a oportunidade de mostrar o pouco do trabalho da coordenadoria na cidade e enfatizou o fortalecimento da rede de proteção dos direitos das mulheres e o que os serviços avançam graças as parcerias e encerrou desejando boas vindas a todos.

A equipe do Banco Mundial, Ana Luiza e Carlos Alberto, e da CEPM realizaram ainda uma visita a sala da Coordenadoria que funciona atualmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade foi anunciado que a Coordenadoria Municipal irá receber um kit informática para melhorar o atendimento das mulheres.

A assessoria jurídica da Coordenadoria Municipal composta pelo Dr. Celso Oliveira e Dra. Natalicia Maria realizaram uma breve explanação sobre as ações da OPM no município de Cocal de Telha. Ao final a Coordenadora Municipal agradeceu a presença de todas e todos no evento destacando representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, CRAS, CREAS, Saúde, Educação e Secretários Municipais.

02 de junho de 2017

Cocal de Telha participa do Seminário do TCE em Piripiri

Além da Prefeita Ana Célia estiveram presentes vereadores, secretários municipais, controladoria e Comissão de Licitação.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) através da Escola de Gestão e Controle, realizou o XXXII Seminário de Formação de Controladores sociais e Ouvidoria Itinerante na cidade de Piripiri-Pi. O evento percorre polos municipais com o intuito de aproximar o a sociedade e gestores do trabalho de fiscalização e controle externo do TCE-PI.

A equipe técnica administrativa do município de Cocal de Telha: secretários municipais, controladoria e Comissão de Licitação, estiveram presentes participando das palestras e dos minicursos ofertados no seminário. A prefeita Ana Célia disse que as qualificações ofertadas pelo TCE são de suma importância para o bom desempenho da gestão e uma oportunidade de atualização de conhecimento. Vários vereadores e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Valdinar Martins,  também participou da formação.

Dentre os temas abordados foram: “Cidadania, Desenvolvimento e Controle no Estado Moderno de Direito”; “Gestão e Governança: O que é ser um bom governante?” e “A Importância do Controle Interno para uma Gestão Eficiente”. A programação conta, ainda, com minicursos que abordarão temas específicos como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, Licitações e Contratos, Sagres Folha, Redação Oficial.

Estiveram também presentes: o presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, o prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Gil Carlos, e a presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Nayla Barbosa. O diretor da Escola de Gestão e Controle, Delano Câmara, e o auditor de controle externo Inaldo Oliveira.

31 de maio de 2017

12 de maio de 2017

CGU/Transparência: Cocal de Telha é o 2º município mais transparente do Pi

CGU e o Portal da Transparência divulgaram nesta Sexta-feira(12) a 3ª avaliação com todos os municípios do Brasil. Cocal de Telha é o segundo enquanto Valença é o primeiro mais transparente de todo o estado do Piauí.

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. No Piauí alguns municípios se destacam pela transparência em suas ações. Cocal de Telha prioriza ações simples e eficaz para a conquista das personalidades.

O município de Cocal de Telha, administrado pela Prefeita Ana Célia (PP) ocupa nesta avaliação a 2ª posição de todo estado do Piauí. Segundo a gestora, a posição do ranking é um reconhecimento de um trabalho sério executado por toda uma equipe administrativa. Zelar pelo bem público é uma obrigação de todos os gestores e Cocal de Telha faz muito bem suas obrigações. Disse a Prefeita Ana Célia que encerrou parabenizando toda sua equipe pelo belíssimo trabalho frente a gestão municipal.

O município de Cocal de Telha ocupando a segunda colocação do ranking da transparência em todo estado do Piauí com a nota 7,91 tendo a frente somente o município de Valença com 8,75. Na região do Território dos Carnaubais, com 16 municípios, Cocal de Telha aparece em 1º lugar. Confira a nota de cada município abaixo.

Cabeceiras do Piauí (6,66), Jatobá do Piauí (3,33), Boqueirão do Piauí (2,77), Nossa Senhora de Nazaré (2,77), Os municípios de Campo Maior, Boa Hora, Juazeiro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Coivaras, Capitão de Campos e Castelo do Piauí não aparecem no ranking divulgado pela CGU e Portal da Transparência. Para ter acesso ao ranking na página oficial do Portal da Transparência clique: https://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=23

A Escala avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

10 de maio de 2017

Prefeita Ana Célia participa de plenária do Território dos Carnaubais

Uma grande comitiva do município de Cocal de Telha está participando do evento liderados pela Prefeita Ana Célia.

O município de Castelo do Piauí está sediando durante todo o dia de hoje (Quarta-Feira), dia 10 de Maio, A Plenária Territorial sobre Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável no Território dos Carnaubais. O encontro está acontece no Polo Universidade Aberta. No encontro que conta com presença de secretários estaduais, prefeitos, prefeita, vereadores, liderenças comunitárias e sindicais. O objetivo do encontro é para discutir e elaborar propostas para a segurança pública em todos os municípios do território.

Liderada pela Prefeita Ana Célia o município de Cocal de Telha participa do evento com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente Deusinha Mendes, Secretária Municipal de Educação Helena Carvalho, Adalberto Pereira (Saúde), Cleudiane Marques (Agricultura), Jordania Bona (Assistência Social), Erisvaldo Pereira e Antonio Cerqueira (Conselheiros Tutelares), Simone Silva (Casa do Empreendedor), Nonato Careca (Transportes) e Joelma Bona (Comunicação) e Marcelo Barros (CMDCA).

O Governo do Estado do Piauí, organizador do evento, estava representado por Fábio Abreu (Sec. De Segurança), Francisco Lima (Desenvolvimento Agrário), Merlong Solano (Administração). As boas vindas ao evento foram dadas pelo Prefeito de Castelo do Piauí Magno Soares e conta ainda com apoio do PNUD.

FOTOS:


04 de maio de 2017

03 de maio de 2017

Cocal de Telha: Servidores são convocados para debater Previdência Própria

Prefeita Ana Célia convocou todos os servidores municipais efetivos, secretários municipais, sindicato e vereadores para debater o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Em reunião realizada na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva na tarde desta Quarta-Feira, 03 de Maio, a Prefeitura de Cocal de Telha reuniu todos os servidores municipais, secretários municipais, representantes do sindicato das categorias e vereadores, foi debatida a possibilidade criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos municipais efetivos.

Segundo a prefeita Ana Célia, esse é o momento de se buscar uma estabilidade e planejamento de um futuro seguro e certo para os servidores do município. A situação requer uma atenção especial e a gestão precisa “respirar”, pois os recursos diminuem mês a mês e as necessidades de investimentos e de melhorias somente aumentam.

A gestora disse que a reunião tem como objetivo apresentar modelos positivos e que para isso convidou o Presidente do MURICI-PREV Dario Carlos e o Prefeito Ricardo Sales do município de Murici dos Portela e o prefeito Tim Medeiros de Capitão de Campos. Ambos os prefeitos se debruçaram em afirmar que o regime próprio para dar certo é necessário somente a participação efetiva dos servidores e atualmente o modelo de RPPS é a melhor opção e a única com segurança para se garantir a aposentaria no serviço público.

Desde o início de sua gestão, a prefeita Ana Célia estuda a possibilidade de adotar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e que agora no início de seu segundo mandato volta a reaver a discussão. A Previdência Própria que tem por base a capitalização das contribuições para posterior pagamento integral das aposentadorias. Ele funciona através de uma autarquia que fica responsável pela manutenção permanente do cadastro dos beneficiários e a gestão dos fundos e recursos arrecadados.

Segundo Dario Carlos, do Muriciprev, o Regime Próprio se destaca também pela rapidez e desburocratização do sistema. Para garantia dos servidores, todas as ações realizadas pela autarquia são fiscalizadas pelo Ministério da Previdência, Ministério Público Federal e Tribunal da Contas, além dos conselhos fiscais e administrativos formados pelos funcionários municipais efetivos do nosso município.

A Prefeita Ana Célia disse que deixa os servidores à vontade para avaliar e decidir sobre o que é melhor. Mas a gestão encaminhará o projeto para Câmara de Vereadores nos próximos meses e adotará todas as medidas para implantação imediata antes que a situação piore e se torne irremediável. A gestora acrescentou ainda que novas reuniões serão realizadas com o objetivo de suprir os servidores de todas as informações necessárias para que tenham uma avaliação completa e para que possam decidir se adequações no projeto na criação do RPPS em Cocal de Telha.

28 de abril de 2017

Festejos e Festa do Trabalhador agiram Cocal de Telha neste fim de semana.

Fim de semana movimentado em Cocal de Telha. Festejo do padroeiro e a Festa do Trabalhador no domingo(30)movimentará a cidade.

Filhos da terra, amigos e centenas de turistas passam em Cocal de Telha neste fim de semana por ocasião das últimas noites da festa do padroeiro São José Operário. No domingo, dia 30, a prefeitura organizou uma série de atividades para comemorar antecipadamente o dia do Trabalhador. Torneio de baralho e sinuca além das finais do torneio de futebol no Estádio Anisão.

A programação encerra na noite de domingo(30) com show de forró em praça pública. Junior Berger, Banda Líbanos e banda local farão apresentações em um grande palco montado para festejar até o dia amanhecer.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E OS HOMENAGEADOS NAS ÚLTIMAS NOITES DO FESTEJO DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

7ª NOITE: 28/04 (SEXTA-FEIRA)

TEMA: “Aliança de Deus rompida pelo pecado”. (Gn3,6-13)

NOITANTES: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, Conselho Tutelar.

RESPONSÁVEIS: Adalberto Pereira e esposa, Ana Patrícia, Maria José Ximenes e esposo, Linda, Amanda Louise, Ednalva e esposo, Equipe de Saúde da Família; Rodrigo Bona e Esposa, Francisco Herbert, Girlene Paz, Ronycleyde Oliveira, Ana Mélia Aragão, Erisvaldo Moreira, Antônia Vanderleia e esposo, Marlete e esposo, Valdinar e Rejane, Manoel Oliveira e Lourdes, Raimundo Oliveira e esposa e Jose Wilson e Esposa.

COPARTICIPANTES: Posto de saúde, Equipe de saúde da família, Equipe de saúde bucal, Agente de endemias, Agente de saúde zona rural e urbana, NASF, CAPS e Coordenadores de equipes de saúde, CRAS E CREAS.

PARÓQUIA CONVIDADA: Paróquia Nossa Senhora da Mercês  (Campo Maior-PI)

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Sousa e Batista.

PRINCIPE: Ilan Ribeiro Paz

PRINCESA: Maria Leticia do Nascimento Cavalcante

TESOUREIROS: Adalberto Pereira e Linda.

8ª NOITE: 29/04 (SÁBADO)

TEMA:  “A historia humana com um final feliz” (Ap 21,1-7)

NOITANTES: Secretaria Municipal de Educação; Unidade Escolar Job de Macedo Brito; Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Todos os Trecheiros.

COPARTICIPANTES: Escolas municipais da zona urbana e rural e Escola Estadual.

RESPONSÁVEIS: Helena Carvalho, Antônia Santos, Umbelina Gomes, Onilda Melo, Natália e Valdinar Moura, Ana e Valton, Irineude e Antônio Wilson, Rosário e José Wilson, Marlene e Sales, Mirnoeme e João Antônio, Valdira, Lourdes e Manoel Oliveira, Elenilson e Ticiane, Machado e esposa, Flávia e esposo, Tia Popó, Tia Dorinha, Andréia e Arnon, Antõnio José e Meire, Tia Mariazinha, Meire Lúcia e Ferdinand, Vanessa e Joaquim, Mariano José e esposa, Cleuidiane e Luís Batista; Viviane e Leandro; Deusinha e Nonato, Adão e Helena; Sandra e Cristovão Costa; Reginaldo Daniel, Joaquim Monteiro; todos os professores, auxiliares de serviços gerais, vigias, alunos e pais de alunos.

CONVIDADOS DE HONRA: Chiquito e Fátima, Josino e Heldelene, Altino e Marlene e Lyon Clube de Campo Maior-PI.

COMUNIDADES CONVIDADAS: América, Sambabinha, Lagoa Alegre e Arvores Verde.

PARÓQUIA CONVIDADA: Sagrado Coração de Jesus (Capitão de Campos-PI)

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Macedo.

PRINCIPE: Enzo Gabriel Cerqueira Rocha

PRINCESA: Lara Aparecida da Silva

TESOUREIROS: Meire Lucia e Umbelina Gomes.

9ª NOITE: 30/04 (DOMINGO)

Tema: “A Restauração de toda obra da criação em Cristo.” (Col1,15-20)

NOITANTES: Prefeitura Municipal de Cocal de Telha ( Núcleos administrativo, Financeiro e Departamentos ) e Câmara dos Vereadores.

RESPONSÁVEIS: Prefeita Ana Célia, Vice prefeito  Kilson Oliveira e Esposa, Valdinar Martins e Esposa, Leandro e Esposa, Karine e esposo, Elimar, Chico Porteira e Esposa,  Mirian e esposo, Francisco Edilson e Esposa, Gerson Ciganoe esposa, Dr Marcos e esposa,  Ivan Monteiro e Wânia, Marcelo Barros e Joelma, Deane Macêdo e Belinha, Josiel Reinaldo e esposa, Argeu Rangel e  esposa, Maria de Nazaré e Augusto Calaço, Dardorinha, Socorro Memória, Marinalda Moreira, Sandra Gomes e Filho Memória; Rosalina Camilo e Carlinho Anísio, Adélia; Letícia, Airton, Antônio Luís Medeiros e esposa, Luís Junior e esposa; Ricardo e esposa, Joaquim Cantuário e Vanessa, Marcelo Barros e Joelma, assessores jurídico, Edcarlos e esposa, Elenilson e Ticiane.

COMUNIDADES CONVIDADAS: todas as comunidades do município de Cocal de Telha e Palmeira dos Soares, Pedro II – PI.

FAMÍLIA HOMENAGEADA: Família Anísio

PRINCIPE: Marcus Eduardo

PRINCESA: Maria Diva Bona.

TESOUREIROS: Adélia e Maria de Nazaré (Lelé)

26 de abril de 2017

Saúde movimenta cidade em comemoração ao Dia de Combate a Hipertensão

Centenas de pessoas estiveram participando do evento na Praça São José Operário na manhã desta Quarta-Feira, 26 de Abril.

O município de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta Quarta-Feira, dia 26 de Abril, na Praça São José Operário diversas atividades comemorando o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial.

O objetivo principal do evento foi de disseminar informações ao público local sobre a doença, educação permanente sobre o tema, aferição de PA, exames auditivos, orientações nutricionais, ginástica laboral, distribuição de panfletos, jogos, forró ao vivo e lanches gratuitos.

Diversos profissionais da saúde estiveram participando e apoiando o evento que contou ainda com a participação da Prefeita Ana Célia, Vice-prefeito Kilson Oliveira, Presidente da Câmara Vereador Valdinar Martins, Vereadora Karyne do Rodrigão, Vereador Chico Porteira, Vereador Elimar, Vereador Leandro e vários secretários municipais.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que pode afetar todo o organismo, onde os órgãos alvos... coração, rins e cérebro... são progressivamente acometidos de forma irreversível. É uma doença crônica que precisa ser controlada assim que descoberta, e pode causar consequências serias se não tratada de maneira correta, podendo afetar homens, mulheres e crianças. Vale ressaltar que valores maiores que 120X80 mmhg deve ser investigado.

Seus fatores de risco são: alimentação com excesso de sal, obesidade, sedentarismo, entre outros. Prevenção e controle: manter uma boa alimentação, praticar exercícios, evitar cigarro e o uso de bebidas alcóolicas, tomar os medicamentos de forma correta, procurar manter uma vida saudável, beber bastante água.






Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado