• assinatura jornal

Notícias Cocal de Telha

22 de janeiro de 2017

Cocal de Telha poderá sofrer novamente com a dengue, chikungunha e zika

O alerta é do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde que planeja ações de combate ao mosquito.

Com a chegada do período chuvoso cresce a preocupação sobre uma possível epidemia de dengue novamente em nosso município. Esse é o cenário ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunha.

A dengue é um problema de todos e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito e impedir uma epidemia. Recentemente o município passou por uma epidemia e precisou além da colaboração da população contou até com a ajuda do Exército Brasileiro. No ano de 2016 o município foi controlado mas alguns moradores esqueceram de manter o combate e o mosquito volta a ameaçar com uma epidemia novamente.

A informação é da Coordenação do Departamento Municipal de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde que já identificou várias residências na zona urbana e até na zona rural com focos do mosquito. A situação é preocupante e requer uma atenção de todos, não só dos profissionais da saúde.

Segundo Ednalva Medeiros, Coordenadora do Departamento de Endemias da SMS, está convidando todos a serem voluntários na prevenção da doença. “Verifique sua casa, convoque seus vizinhos para eliminar pontos de água parada onde o mosquito pode se reproduzir e também para exterminar focos já existentes”, Vamos organizar campanhas envolvendo a comunidade e todos os profissionais da saúde, educação e ação social do município, além de outros departamento e setores como sindicatos, igrejas e associações.

Combater a Dengue não é uma tarefa fácil, por isso, todos devem se mobilizar e colaborar. Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a sua família, mas toda a população. Encerrou Ednalva Medeiros.

20 de janeiro de 2017

Cocal de Telha recebe mudas e sementes para agricultura familiar

Prefeita e secretárias de agricultura e de meio ambiente participaram da cerimônia em Campo Maior.

Aconteceu na tarde desta Sexta-feira(19) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Campo Maior a cerimônia de entrega de mudas e sementes para os municípios do território dos carnaubais. O evento contou com presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural Deputado Estadual Francisco Lima, EMATER, SDR, sindicatos, associações e autoridades locais.

A prefeita Ana Célia compareceu acompanhada da Secretária Municipal de Agricultura Viviane Martins, Secretária Municipal de Meio Ambiente Deusinha Mendes, Chefe do Departamento Municipal de Agricultura e Abastecimento Cleudiane Marques. Em sua fala a prefeita destacou a importância da parceria com o governo do estado do Piauí especialmente fortalecida através da Emater e do SDR. Cocal de Telha vem investindo na agricultura familiar e a inclusão do município em vários projetos do Governo Estadual garantirá um aumento na produção. A gestora encerrou destacando a agilidade da SDR com a entrega das sementes e mudas que este ano chegaram cedo facilitando a vida do homem do campo.

Na oportunidade foi anunciada os procedimentos para distribuição das mudas de caju e das sementes de milho e feijão entre os agricultores familiares. O STTR e a Secretaria Municipal de Agricultura devem nos próximos dias se reunião para definirem como ocorrerá e quem será beneficiado com as mudas e sementes. Posteriormente será anunciada a data e o local das distribuições e qualquer outra informação o agricultor deve procurar o STTR e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Estavam presentes ainda na cerimônia o prefeito de Campo Maior professor Ribinha, Vice-prefeita de Campo Maior Dra. Liege Cavalcante, Ex-prefeito de Campo Maior Paulo Martins, Superintendente da SEPLAN Raimundo Pereira, Prefeito de Nossa Senhora de Nazaré Luizinho Cardoso, Prefeito de Coivaras Marcelino Almeida, Prefeito de São João da Serra Ananias André.

19 de janeiro de 2017

Prefeita visita obras e cobra agilidade na conclusão

Prefeita solicitou que todas as empresas sejam notificadas para concluir as obras iniciadas no ano passado.

Cumprindo uma agenda extensa na manhã esta Quinta-Feira(19) a Prefeita Ana Célia esteve visitando e acompanhando algumas obras em andamento no município. Cocal de Telha é um dos municípios do estado do Piauí e do Território dos Carnaubais que embora amargue ainda uma crise econômica consegue desenvolver diversas obras em beneficio da população.

A prefeita e o Secretário Municipal de Infraestrutura estiveram logo no inicio da manhã visitando a fiscalização realizada pela CODEVASF na construção dos oito quiosques na área de alimentação ás margens da BR 343 no centro da cidade.

Visitou ainda pontilhão construído no Riacho dos Macacos no Povoado Folha Miúda, divisa entre Cocal de Telha e Capitão de Campos. Além do pontilhão de concreto (Passagem Molhada) construído com recursos da emenda parlamentar do Deputado Estadual Marden Menezes também foi construído a estrada que liga a sede do município cocatelhense até o Povoado América, município de Capitão de Campos.

A Unidade Básica de Saúde do Povoado Cocalinho é talvez uma das grandes e mais importantes dentre as diversas obras da administração municipal. Haja visto que representa um compromisso e um avanço na saúde pública em Cocal de Telha e deverá atender uma grande parcela da população que residem nas imediações do Povoado Cocalinho.

Já na sede do município a Prefeita Ana Célia visitou o canteiro de obras do Conjunto Residencial Raimundo Job no Bairro Jurema. No conjunto algumas casas da 1ª etapa no total de 16 casas estão sendo concluídas e serão imediatamente entregues aos beneficiários. Na 2ª etapa serão construídas mais 14 residências, calçadas e calçamento.

Após visitar todas as obras a Prefeita solicitou do Secretário de Infraestruturas Filho da Cleuta que notifique a todas as empresas a conclusão das obras. Temos o interesse em entregar o mais rápido possível todas as obras para que a população possa usufruir do beneficio e possamos dar continuidade ao desenvolvimento do município conseguindo mais obras.

18 de janeiro de 2017

09 de janeiro de 2017

Prefeita determina reformas nas escolas municipais imediatamente.

A Prefeita Ana Célia anunciou que 2017 é o ano da “Educação” e de imediato determina reformas nos prédios escolares. Secretários realizam visitam técnicas.

A Secretária Municipal de Educação Helena Carvalho e o Secretário Municipal de Infraestrutura estiv3ram na manhã desta Segunda-Feira (09) realizando visitas técnicas nos prédios das escolas municipais que devem receber reformas estruturais. A determinação é da Prefeita Ana Célia e anunciada durante cerimônia de posse dos novos gestores municipais. A gestora declarou que em 2017 o ano será dedicado a “Educação”.

A reforma geral das escolas de Cocal de Telha será realizada por meio do SEINFRA com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Também haverá investimentos com mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos.

A reforma das escolas seguirá o mesmo padrão em que foram reformadas as outras unidades de ensino. Desde que assumimos em 2013 construímos um padrão de qualidade que queríamos para as nossas escolas e a cada ano esse padrão vem melhorando. As escolas e creches estão sendo transformadas, melhorando o atendimento aos alunos e as condições de trabalho aos profissionais e, consequentemente, evidenciando a melhorias da qualidade do ensino”, disse a secretária.

Inicialmente serão reformadas as Escolas Municipais Anísio Teodoro da Silva que atende o ensino fundamental maior (6º ao 9º Ano), Escola Municipal Costa e Silva que atende o ensino fundamental menor (1º ao 5º Ano) e a Creche e Pré-escola Vovó dos Anjos que atende ao ensino infantil e creche. As demais outras unidades localizadas na zona rural e a sede da Secretaria Municipal de Educação também passaram por reformas gerais.

Prefeita e vice empossam secretários municipais em Cocal de Telha

Evento aconteceu na manhã desta Segunda-Feira(9) no Gabinete da Prefeita

A Prefeita de Cocal de Telha Ana Célia deu posse na manhã desta Segunda-Feira (09) aos secretários municipais para a gestão de 2017 a 2020. O encontro ocorreu no Gabinete da Prefeita e contou com a presença do Vice-prefeito Kilson Oliveira.

Em sua fala a Prefeita resumiu os avanços administrativo vividos nos últimos 4 anos e reafirmou seu desejo de fazer de Cocal de Telha uma cidade desenvolvida e próspera. Ela destacou ainda que o ano de 2017 será o “Ano da Educação” priorizando ações e projetos para o setor.

O vice-prefeito Kilson Oliveira dirigiu suas palavras aos secretários enfatizando o respeito e a admiração por cada um e afirmou que será um vice-prefeito atuante e que deseja participar ativamente da administração contribuindo com a prefeita. Parabenizou todos os secretários e encerrou agradecendo o carinho e atenção que recebeu enquanto presidente da Câmara de Vereadores e agora como vice-prefeito.

A prefeita encerrou desejando a todos um trabalho e que Cocal de Telha continue a trilhar firme no caminho do desenvolvimento e do trabalho.

Confira a lista dos secretários municipais:

Saúde: ADALBERTO PEREIRA

Administração e Planejamento: IVAN MONTEIRO

Assistência Social: RODRIGO IBIAPINA

Educação: HELENA CARVALHO

Cultura: WALBER FURTADO

Esporte: NILSON MACÊDO

Agricultura: VIVIANE MARTINS

Finanças: JOSIEL REINALDO

Infraestrutura: ANTONIO PEREIRA (Filho da Cleuta)

Meio Ambiente: ANTONIA ALVES (Deusinha)

Casa do Empreendedor: SIMONE SILVA

Departamento de Comunicação: MARCELO BARROS