• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • Clínica Shirley Holanda
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Cocal

28 de março de 2018

Cocal recebe curso de arbitragem de futebol de campo

Cocal recebe curso de arbitragem de futebol de campo

A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), com apoio da Prefeitura de Cocal, está promovendo neste sábado (24), na Arena Mutirão, o segundo e último dia do Curso de Arbitragem de Futebol de Campo. As aulas teóricas tiveram início, nessa quarta-feira (23), no auditório da Câmara de Vereadores de Cocal.

O curso está sendo ministrado pelos instrutores de arbitragem Manoel Ibiapina e Florindo Castro e conta com 20 participantes, entre moradores da zona urbana e rural de Cocal e de Cocal dos Alves.

De acordo com o secretário municipal de esporte, José Eudes Silva, a formação vem se somar às iniciativas de valorização do esporte em Cocal. “É um curso de grande valia para a juventude e oportunidade de desenvolvimento do esporte para todo o município”, destaca.

Romário Nascimento, aluno do curso, avalia positivamente a iniciativa de promover pela primeira vez a formação no município. “É uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento para nós que já temos a prática de apitar jogos na região e em outras cidade. Agradeço à Prefeitura e ao vereador Zé Luís por essa iniciativa, que traz mais profissionalismo para Cocal.

Entre os assuntos abordados no curso estão as 17 regras de futebol Fifa 2017/2018 e outros assuntos relevantes, direcionada para a formação de um árbitro, tais como legislação desportiva, CBDF, regulamento CBF, técnica de arbitragem, preparação do árbitro, informações técnicas de trabalho em equipe entre outros.

Jéssica Siqueira, estudante de educação física, ressaltou a participação das mulheres no curso. “A mulher está se inserindo em todas as áreas, principalmente no futebol. E é muito importante para nós termos essa capacitação como forma de enriquecer nosso currículo e termos a oportunidade de ocupar mais esse espaço no esporte”, finaliza.

23 de março de 2018

Prefeitura constrói poços e beneficia a moradores da zona rural

Prefeitura de Cocal constrói poços e beneficia a moradores da zona rural

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a mensagem é de preservação e conservação deste recurso tão precioso. Mais valioso ainda para quem enfrenta dificuldades no acesso à água de qualidade. Pensando em resolver os problemas no abastecimento de água em comunidades rurais de Cocal, a Prefeitura está construindo poços artesianos na região.

Foram contempladas as localidades Bóíba e João Mendes, onde os moradores precisavam buscar águas em áreas mais longínquas, causando transtorno para o uso da água em atividades domésticas e de agricultura.

“Nós queremos tornar a vida dessas pessoas mais fácil, com acesso garantido à água, um recurso do qual necessitamos incondicionalmente para viver. Com a construção dos poços, se tem a oportunidade de fazer mais pela dona de casa, pelo agricultor, pela agricultora e pelos animais criados. É um sonho realizado”, afirma o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

Dentre as famílias beneficiadas na comunidade João Mendes, está a de Daniele, que todos os dias tinha que ir buscar água e carregar os baldes cheios no lombo de um jumento. “Agora não precisa mais caminhar léguas para buscar água, pois tem um poço bem em frente à minha casa”, declara.

Os poços artesianos foram construídos com recursos próprios do município e, cada um, tem vazão para 6 mil litros de água por hora.

19 de março de 2018

Prefeitura beneficia mil alunos com livros didáticos

Prefeitura de Cocal beneficia mil alunos com livros didáticos

Como parte dos investimentos em educação infantil, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa sexta-feira (16), a entrega de livros didáticos em todas as escolas municipais de educação infantil. Os livros foram adquiridos com recursos próprios do município e beneficiam cerca de mil crianças, na faixa etária de 2 a 5 anos.

A entrega simbólica foi realizada nas Escolas Municipais Lurdinha Simeão, Raimundo Fontenele e Santa Teresinha, com a presença da secretária de Educação, Raimunda Albuquerque, e do prefeito Rubens Vieira.

“Medidas como essa, de ofertar um material de qualidade para que os professores possam fazer um bom trabalho, são medidas significativas que estamos adotando desde 2013. O diferencial para este ano é que o material não é somente o livro, temos uma coleção com sete livros. Fico ainda mais feliz com a forma democrática pelo qual esse material foi escolhido, onde professores, diretores e coordenadores estiveram juntos analisando diversas coleções e chegamos à conclusão que esse é o material de melhor qualidade que poderíamos ofertar para nossos alunos”, afirma a secretária de Educação de Cocal, Raimunda Albuquerque.

Segundo o prefeito Rubens Vieira, a Educação é uma pasta prioritária na gestão do município. “A educação do município de Cocal vem desenvolvendo um trabalho excelente, principalmente na área do ensino infantil, que é a base para todo ensino fundamental. Através da educação, estamos reafirmamos cada vez mais nosso compromisso com o futuro do povo cocalense”, finaliza Rubens Vieira.

14 de março de 2018

Prêmio "Honra ao Mérito Camila Silva" homenageia mulheres

Prêmio "Honra ao Mérito Camila Silva" homenageia mulheres de Cocal

Noite de emoção na Escola Lourdinha Simeão, em Cocal. Foi lá onde aconteceu, nesse sábado (10), o evento Mulheres Inspiradoras, com a 1ª Feira das Mulheres Cocalenses e a entrega do prêmio "Honra ao Mérito Camila Silva". 

A honraria foi concedida a mulheres cocalenses que fazem parte da história da cidade, a exemplo de sua fundadora, Camila Silva. Uma das homenageadas foi a Dona Mariana Carvalho, que estava bastante emocionada. 

"Emoção demais, que eu não tenho nem coragem de dizer. Mas o coração aguentou, firme e forte. A minha grande felicidade é de eu estar viva, com saúde e junto de todo mundo", conta. 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, o evento é uma oportunidade de "parabenizar a todas as mulheres cocalenses que contribuíram para a nossa cidade. Elas merecem todos as homenagens". 

Marilene Almeida, secretária municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, destaca que o objetivo é valorizar a figura dessas mulheres e, assim, criar um conceito de representatividade para todas as outras mulheres cocalenses. 

"Tem muitas mulheres que fizeram e fazem grandes ações aqui na nossa cidade, mas que não são reconhecidas. Então este é um momento de aplaudi-las e agradecê-las por serem, verdadeiramente, mulheres inspiradoras para todas nós", afirma. 

O prefeito Rubens Vieira ressalta que "a Prefeitura, junto a todos os órgãos e secretarias municipais, principalmente a secretaria da Mulher, recém-criada, tem como objetivo dar todo o suporte necessário às mulheres cocalenses. Com valorização e respeito, queremos fazer cada vez mais pelos direitos das mulheres".   

Valorização esta que Lucinda Brito, a Dona Bebé, não esperava receber. "Eu não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo. A emoção é grande. Nem quando recebi o convite imaginei que seria assim, mas foi a melhor das surpresas", finaliza.