• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Coelho Neto - MA

31 de maio de 2014

Prefeito e vice de Buriti tem mandatos cassados pelo TRE-MA

Rafael Mesquita Brasil teve o mandato cassado por corrupção


    Rafael Mesquita Brasil e o vice, Raimundo Camilo

    Rafael Mesquita Brasil e o vice, Raimundo Camilo

    O TRE-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou na manhã de sexta-feira (30), o mandato do Prefeito da cidade de Buriti, Rafael Mesquita Brasil e de seu vice.

    O segundo colocado, Naldo Batista já foi diplomado nesta manhã de sexta-feira no Cartório Eleitoral da cidade de Buriti. Neste momento a pressão é muito grande em cima do Presidente da Câmara Municipal, Laudelino Mendes, para empossar Naldo Batista ao cargo de Prefeito Municipal.

    Em nota o Presidente da Câmara Municipal, Laudelino informa que realizará a posse de Naldo Batista ao cargo de prefeito somente no domingo, 1º de junho, data limite das 48hs concedida pelo o juiz.

    A posse acontecerá domingo (01/06) às 9h no plenário da Casa Legislativa da cidade de Buriti-MA.

    Rafael Mesquita Brasil teve o mandato cassado por corrupção e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2012, de acordo com o processo de nº 253.2013.610.0025 â AIME.

    Veja abaixo a sentença.

    Com informações do Blog do Foguinho

 

30 de maio de 2014

Ato público pede fim da violência contra as mulheres em Caxias(MA)

A manifestação finalizou em frente à delegacia da Mulher

As manifestantes chamaram a atenção para a violência doméstica que atinge boa parte das mulheres de Caxias. Em média, são registrados 20 homicídios de mulheres por ano no município. Para o Conselho Municipal da Mulher essa mobilização é um sinal de que elas estão conscientes dos seus direitos

As mulheres reivindicaram também melhor aparelhamento e infraestrutura de trabalho na Delegacia Especializada da mulher de Caxias. Um abaixo assinado com mais de três mil assinaturas será encaminhado para as autoridades.

Na caminhada que percorreu as principais ruas do centro de Caxias, todos vestidos de branco, pediam Justiça nos casos de violência contra a mulher. Parentes e vítimas dessas agressões portavam faixas e cartazes numa bandeira em defesa da paz. Os dois últimos casos, somente no mês de maio, que chocaram a sociedade caxiense, foram utilizados como exemplo da brutalidade contra o público feminino.

Os parentes da escrivã de polícia civil Loane Maranhão da Silva Thé, 33 anos, morta a facadas dentro da delegacia da mulher no último dia 15, quando tomava depoimento de um homem acusado de abusar sexualmente das filhas menores de idade, participaram do protesto.

O Pai da estudante Shayara Campos, 20 anos, morta pelo companheiro dia 1° de maio, por motivações passionais, também clamou por justiça

A manifestação finalizou em frente à delegacia da Mulher em Caxias. Parentes e vítimas da violência contra a mulher no município fizeram um desabafo e cobraram mais agilidade nos processos que tratam sobre esses crimes.

 

29 de maio de 2014

Estelionatários são presos com centenas de cartões magnéticos em Bacabal

Com o quarteto a PM encontrou além de veículos e cartões, vários documentos pessoais

Na tarde de terça-feira (27)  uma guarnição policial do 15º BPM, prendeu no terminal rodoviário de Bacabal os indivíduos Francisco Alves de Castro, 38 anos, residente na Rua Humberto de Campos, Centro, e Ana Alice dos Santos Sousa, 43 anos, residente na Rua Santa Luzia, Bairro, Filipinho, também residente na cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão. No momento, o casal estava num Fiesta,preto, de placas NWV 2480.

Também foram presos como integrantes do mesmo grupo Itamar Lopes da Silva, 31 anos e a sua esposa Maria Gerlene dos Santos, 32 anos, residentes a Rua Nova, Bairro Alto Bandeirantes na cidade de Bacabal. Com o casal foi encontrada uma moto Bros, 150, preta, sem placa, chassi nº 9C2KD0550ER215073.

Com o quarteto a PM encontrou além dos veículos citados: vários documentos pessoais; 35 (trinta e cinco) fotos 3 X4, provavelmente usadas para a falsificação de documentos e empréstimos; 17 carteiras de identidades, sendo algumas grosseiramente falsificadas; 57 cartões de crédito e benefícios em nome de terceiros; oito carteiras de trabalho; 02 CRLV; três  títulos eleitorais; dois  porta-cédulas; um modem e um capacete.

O Serviço de Inteligência do 15º BPM, já tinha informações que o quarteto estaria agindo em Bacabal. Na manhã do dia 27, localizou o casal de São Luis Gonzaga fazendo vários saques no terminal rodoviário de Bacabal.

O mesmo foi detido com o auxílio da radiopatrulha. Após algumas indagações chegou-se ao segundo casal Itamar e Gerlene, residentes no Bairro Alto Bandeirantes. O quarteto nega todas as acusações e se limitam a dizer que apenas emprestavam dinheiro e por segurança ficavam com cartões e documentos.

Muitas destas pessoas nem sabem que estão com seus dados envolvidos em fraudes e empréstimos. Eles usam pessoas humildes. São malvados, não sentem nenhum tipo de remorso no que fazem, disse o comandante do 15º BPM, Tenente-coronel Egídio, que comandou a operação.

apreendido


 

28 de maio de 2014

Coelho Neto: Discussão entre vereadores termina em ameaça

Osmar questionava a quantidade de recursos que o município


                                                               Vereador Osmar Aguiar

Fechou o tempo na sessão da câmara municipal de Coelho Neto(MA), na noite da última segunda-feira (26).

Tudo começou quando o vereador da oposição, Osmar Aguiar passou a fazer algumas críticas ao governo municipal, o que teria incomodado alguns vereadores da base do governo.

Osmar questionava a quantidade de recursos que o município vem recebendo diante do pouco que vem sendo realizado.

Da base do governo os mais exaltados teriam sido o vereador Raimundão juntamente com o vereador Cará. Raimundão passou a defender o governo dando batidas na mesa e Osmar mostrou que se era para bater na mesa ele também sabia bater.

Incomodado com o posicionamento firme do vereador Osmar, o vereador Cará teria tomado as dores do governo e proferido palavras nada elegantes contra o colega de parlamento. Teria inclusive partido na direção da mesa do vereador da oposição, mas nesse momento a plateia entrou no plenário e o governista Cará teria recuado.

O caso acabou indo parar na Delegacia de Polícia, onde o vereador Osmar Aguiar registrou B.O, pois segundo ele nos relatou, o vereador Cará além de tê-lo chamado de moleque teria dito ainda que com ele a missa era de corpo presente. 

Uma ameaça explicita de morte?????

Osmar Aguiar tem feito um excelente papel como vereador da oposição naquela casa. Sempre se posicionando com muita firmeza em defesa da população.

Tentar defender um governo como o do prefeito Soliney não é tarefa fácil. Deve dar nos nervos mesmo. Alguns vereadores que tentaram fazer isso de forma mais âenérgicaâ no passado pagaram um preço muito alto: Foram rejeitados pela população nas urnas.

As pessoas precisam entender que vivemos num país democrático onde ninguém é mais homem que ninguém. Tentar se impor pelo grito e pela violência é pura perda de tempo. Isso é arma de ignorantes sem argumentos e sem a menor competência para o debate de ideias e para a representação popular.

O povo de Coelho Neto não está interessado em saber quem é o mais machão dos vereadores de nossa cidade e sim quais são dignos dos votos que receberam e quais se dispõem a trabalhar de fato pela solução dos muitos problemas assolam o nosso município.

Veja a seguir o B.O  registrado pelo vereador Osmar Aguiar.

 

27 de maio de 2014

Maranhenses mantidos em condição de escravidão ameaçam incendiar obras

Os operários, a maioria da região de Capinzal do Norte (MA),

Sessenta e quatro operários, aliciados no interior do Maranhão e levados para trabalhar em condições de escravidão em Pereira Barreto, no interior de São Paulo, ameaçam fazer quebra-quebra, inclusive incendiar o canteiro de obras, se empregadores não pagarem seus salários e os levarem de volta para suas cidades. O clima é de tensão. Na tarde desta segunda-feira (26), eles hostilizaram e por pouco não viraram o carro de um sindicalista que intermediava uma tentativa de acordo entre as partes.

Os operários, a maioria da região de Capinzal do Norte (MA), que trabalhavam na construção de 150 casas populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em Pereira Barreto (SP), chegaram dia 9 de maio, mas no dia 18 foram despejados de hotéis por falta de pagamento; um deles, João Lopes da Silva, 58 anos, morreu enquanto passava a noite na rua.

Eles não receberam salários e não tiveram as carteiras assinadas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) diz que vai processar os empregadores, a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo estadual paulista, por trabalho escravo.

Silva morreu na madrugada de terça-feira e no dia seguinte a Landa Engenharia - empresa que venceu a concorrência da CDHU para a construção das casas e responsável pela contratação dos trabalhadores -, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) se comprometendo a pagar os direitos trabalhistas e o transporte dos trabalhadores para suas cidades de origem até sexta-feira, assim como a alimentação e hospedagem dos operários enquanto eles permanecerem em Pereira Barreto. O acordo não foi cumprido, o que revoltou os operários.

"O pessoal aqui está muito nervoso, temos mulheres e filhos que estão esperando nosso dinheiro", disse o operário Diego Inácio, que mora em Porto Franco (MA). "Eles nos prometeram pagar R$ 4 mil de salários, pegaram nossas carteiras e depois nos deixaram aqui, sem nada. Sem carteira, sem trabalho e sem salário", diz. "Depois, prometeram nos pagar e nos mandar de volta até sexta-feira e até agora nada. Não podemos ficar aqui parados, sendo enganados desse jeito", afirmou.

Na tarde desta segunda-feira, um grupo de operários hostilizou um dos sindicalistas que tentava intermediar um acordo entre os trabalhadores e empregadores.

No final da tarde, a procuradora Guiomar Guimarães, do MPT, disse que tentaria convencer os trabalhadores a esperar até terça-feira para que pudesse entrar com uma ação cautelar tendo o sindicato como assistente. "

Fonte: Jornal do Brasil

 

22 de maio de 2014

Polícia Militar prende dupla de assaltantes

Ao avistarem uma guarnição da PM os dois simularam um assalto

A Polícia Militar da 3ª Companhia do 2º BPM, do município de Coelho Neto-MA (a 360 km da capital maranhense) prendeu nesta quarta-feira (21) de maio, dois suspeitos de participar do assalto ao Posto de Combustível Brasil II localizado na Rua Raimundo Bacelar no Centro da cidade de Coelho Neto. Após o assalto que aconteceu por volta das 13h20 a dupla foram ficar na frente da Prefeitura Municipal para tentar despistar os policiais.

fotosFoto reprodução do Facebook Francisco Santos,â vulgo Chico do Goeâ

Ao avistarem uma guarnição da PM os dois simularam um assalto e um deles identificado por Wagner pegou a motocicleta Bros de cor preta do compassa e saiu em disparada.

Quando os policiais chegaram perto da suposta vítima o mesmo relatou que tinha acabado de ser assaltado, de imediato o comandante da guarnição pediu que a suposta vítima entrasse na viatura para iniciarem uma perseguição ao suspeito.

Poucos minutos depois os policiais se depararam no Bairro Santana com o acusado que caiu da moto e ao tentar correr a pé os PMs efetuaram dois disparos para o auto e em seguida prendeu o acusado.

Ao perceberem o nervosismo da suposta vítima e analisar que as características da dupla eram as mesmas dos assaltantes que tinham acabado de assaltar o Posto de Gasolina, os PMs fizeram uma revista na dupla e com eles foram encontrado a quantia de R$ 532,00 (quinhentos e trinta e dois reais), e uma arma de fogo calibre 380 que seria do segurança identificado por Francisco Santos,â vulgo Chico do Goeâ, em seguida a dupla foi conduzida até o Distrito Policial de Coelho Neto onde foi entregue a autoridade policial para os procedimentos legais.

A dupla se encontra detida na carceragem da delegacia da policial civil de Coelho Neto, e de acordo com as informações até as 20h00 de ontem os mesmos não tinham sido autuados devido à falta de energia na DP. Sendo que somente hoje quinta-feira (22) serão retomados o depoimento dos acusados e certamente autuados em flagrante por assalto a mão armada, porte ilegal de arma de fogo restrita, e falsa comunicação de crime.presssor33Foto divulgação Wagner

Agora a polícia investiga se o Segurança conhecido por âChico do Goeâ, e seu compassa identificado como Wagner que de acordo com informações repassada a reportagem do Portal o mesmo seria foragido de Teresina, se os mesmos têm participação em outros assaltos na cidade, e na região.

Aguardem novas informações a qualquer momentoâ¦


 

20 de maio de 2014

Faltou cuidado, diz superintendente sobre morte de escrivã no MA

O superintendente disse ainda que o escrivão é também policial

O superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Jair Paiva, comentou, em entrevista ao Bom Dia Mirante desta segunda-feira (19), a morte da escrivã Loane Maranhão Thé, de 33 anos. Ela morreu após ser esfaqueada quando coletava o depoimento do acusado de abusar sexualmente das filhas, Francisco Alves da Costa, 47, na última quinta-feira (15), na Delegacia da Mulher de Caxias, no Maranhão. Para ele, "faltou ter mais cuidado" à equipe policial que estava no local.

"Se ele já é um elemento que vem praticando isso (abuso) com as próprias filhas, não é uma pessoa que a gente pode dizer que é uma pessoa de bem. à uma pessoa que, no mínimo, tem um caráter perigoso. Então, ele chega na delegacia, você já passa a ver ele com outros olhos. Você tem que ter um certo receio com esse tipo de gente e isso eu acho que faltou na equipe que tava lá, de olhar pra ele e ter mais cuidado, e tá perto dele", disse.

Paiva disse que, até o momento, a polícia não sabe se a escrivã tomava o depoimento do acusado sozinha. "A gente não pode precisar se a Loane estava tomando esse interrogatório sozinha. O que eu sei é que na Delegacia da Mulher, estavam, no momento, a delegada da Mulher titular, duas investigadoras e a Loane, e todas estavam sabendo do fato porque, no dia anterior, as filhas do acusado estiveram, foram ouvidas e o caso já estava em investigação na delegacia", contou.

O superintendente disse ainda que o escrivão é também policial e possui porte de arma. "Todos os policiais têm armas cauteladas, né? Não sei se a arma estava próxima, ao alcance dela, que pudesse reagir. Eu até acredito que, pela forma que aconteceu, foi de forma muito covarde que não deu tempo nem dela esboçar qualquer tipo de reação".

Sobre a segurança nas delegacias, Paiva disse que é preciso sempre realizar procedimentos de segurança, sendo o principal deles a revista. "Aqueles procedimentos padrões de segurança que o policial tem que ter, por exemplo, revistar todo e qualquer suspeito, fazer a revista, uma revista bem feita, porque muitas vezes a gente faz a revista e o cidadão já alega que está sendo constrangido, o que é um absurdo, mas isso tem que ser feito. As polícias mais modernas do mundo, elas fazerm a revista, né? E o Código de Processo diz que, se tiver fundada suspeita, você pode fazer a revista a qualquer momento, em qualquer pessoa".

Segundo Paiva, o crime chocou a comunidade policial. "à um crime que chocou muito a comunidade da Polícia Civil, da Segurança como um todo, e também a população. Em todo tempo de polícia que eu tenho, há 16 anos, nunca vi coisa parecida em lugar nenhum do Brasil", revelou.

Com informações da TV Mirante.


 

14 de maio de 2014

Colisão entre motocicletas, com um morto e outro em estado grave em Coelho Neto

Um gravíssimo acidente entre duas motocicletas


forte328

Um gravíssimo acidente entre duas motocicletas na noite de ontem terça-feira por volta das 21h30 na Avenida Coelho Neto terminou com um jovem morto, e ouros três feridos.

Segundo relatos de populares que presenciaram o acidente informaram que a vítima fatal identificada por Zezinho residente na rua C no Bairro Sarney seguia em sua motocicleta Honda Fan 125 de cor vermelha na avenida Coelho Neto(MA), sentido Duque Bacelar, na contra mão quando colidiu na moto Bros de cor preta, que conduzia três jovens.

fortesd333

Zezinho estava com uma profunda lesão na cabeça onde veio a falecer de traumatismo craniano .

IMG-20140514-WA0002

Na colisão Zezinho morreu no local, e dos três jovens da motocicleta  Honda Bros um saiu em estado grave e foi encaminhado para Caxias, os outros dois foram socorridos e levados para o hospital municipal casa de saúde e maternidade de Coelho Neto.

A polícia Militar esteve no local do acidente para colher mais informações, e agora o caso passa a ser investigado pela polícia civil que vai houver testemunhas para saber quem de fato provocou o acidente. A Policia Civil também esteve presente no Hospital Municipal .

Com a contribuição do Portal Coelho Neto.

Coelho Neto: TJ-MA recebe denúncia contra o prefeito Soliney Silva

Na verdade, o Soliney Silva era prefeito da cidade e o protesto

cutrim

Raimundo Melo afirmou que as provas são plausíveis (Foto:Ribamar Pinheiro)

Segundo desembargador Raimundo Melo Soliney Silva não apresentou qualquer prova capaz de desconstituir aquelas apresentadas pelo Ministério Público

O prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, responderá a ação criminal pelo crime de roubo, conforme decisão unânime da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), que recebeu denúncia do Ministério Público do Estado (MP) contra o gestor municipal.

A informação está disponível no site do TJ-MA, mas há incorreção na notícia, já que afirma que âna época em que ainda não era prefeito capitaneava um protesto contra a Prefeitura Municipal. Quando o movimento chegou à barreira policial, o denunciado mandou os policias abrirem espaço para a manifestação. Como o comandante do efetivo da PM, sargento José Pereira da Silva, não o atendeu. Soliney Silva afrontou o militar, desacatando-oâ.

Na verdade, o Soliney Silva era prefeito da cidade e o protesto, no qual a matéria se refere, foi contra o Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto e capitaneado não por Silva, mas pela sua então secretária de saúde Rosângela Curado para contrapor às denuncias feitas pelos trabalhadores a respeito de contratações irregulares.

Soliney Silva: encrencado com a Justiça.

Ao perceber que estava sendo filmado, Soliney Silva dirigiu-se até Antonia Maria de Medeiros Silva arrancou de suas mãos a câmera filmadora, puxou com violência a máquina fotográfica que estava à tiracolo, causando-lhe uma lesão no pescoço. Em seguida, ele subtraiu os referidos equipamentos, caracterizando prática do crime de roubo previsto no artigo 157, do Código Penal.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Raimundo Melo, ressaltou que a denúncia traz argumentos e provas que servem para demonstrar a sua plausibilidade, uma vez que veio acompanhada de documentos e declarações que sustentam a peça acusatória.

Segundo desembargador, Soliney Silva não apresentou qualquer prova capaz de desconstituir aquelas apresentadas pelo Ministério Público. âAssim, em princípio, configurado crime descrito na denúncia, havendo indícios de que seja o acusado o seu autorâ, afirmou o magistrado.

Ao final, Melo recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público, representado na sessão pela procuradora de Justiça, Terezinha Guerreiro. O voto do relator foi seguido pelos desembargadores Maria dos Remédios Buna e Benedito Belo, dando inicio a ação penal em desfavor de Soliney Silva.

[Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-MA]

 

13 de maio de 2014

Taça da Copa do Mundo já está em São Luís(MA)

Para participar, deve-se comprar produtos da marca Coca-Cola


A Taça da Copa do Mundo já está em São Luís. Por volta das 3h da manhã de hoje o objeto de maior desejo de todos os jogadores do mundo desembarcou no Aeroporto Marechal Cunha Machado. A mesma ficará em exposição amanhã (13), no Shopping da Ilha, para os torcedores  cadastrados.

Para participar, deve-se comprar produtos da marca Coca-Cola em um dos vários pontos de vendas maranhenses que estão cadastrados no site da empresa. 

São Luís é a 14ª cidade a receber a taça. O percurso será encerrado no dia primeiro de junho, na cidade de São Paulo, onde a taça permanece em definitivo para a abertura oficial da Copa do Mundo.

A taça

A taça oficial da Copa do Mundo Fifa é um objeto de 36,8 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de seis quilos. à feita de ouro maciço 18 quilates com base de malaquita, pedra preciosa, com diâmetro de 13 centímetros. Ela foi desenhada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga, que venceu a competição organizada pela Fifa para o desenvolvimento de um novo troféu que substituísse a taça Jules Rimet. A nova taça foi adotada a partir da Copa de 1974, realizada na Alemanha.

A taça oficial permanece guardada em Zurique, na Suíça, de onde sai apenas para os tours oficiais da Copa e para as competições. As seleções vencedoras recebem uma réplica do troféu, folheada em ouro, e tem seus nomes gravados na peça original. A taça possui, até hoje, os nomes do Brasil (94 e 02), Alemanha (74 e 90), Argentina (78 e 86), Itália (82 e 06), França (98) e Espanha (2010).

O tour oficial da Taça Copa do Mundo Fifa 2014 foi iniciado no dia 12 de setembro de 2013, no Corcovado, Rio de Janeiro. De lá, o objeto seguiu para o maior passeio de sua história, percorrendo 88 países durante 225 dias. A taça retornou ao Brasil no último dia 27 de abril, onde foi exposta no Rio de Janeiro, iniciando o tour nacional, que percorre as 26 capitais incluindo o Distrito Federal. 
Com texto de O Imparcial.

 

05 de maio de 2014

Tentativa de assalto a motocicleta termina em tiroteio e facadas

e acusado preso pela Polícia civil em Coelho Neto

A polícia civil do Município de Coelho Neto prendeu no final da tarde desta sexta-feira (02) de maio, um dos assaltantes que tentou tomar de assalto uma motocicleta na cidade de Buriti de Inácia Vaz-MA.

brasil4A tentativa de assalto terminou com acusado, e vitima feridos, o caso aconteceu por volta das 11h30, quando o indivíduo José Eudes Pinto Cardoso  natural de Bacabal, fingiu está no prego com sua motocicleta na estrada da Santa Cruz município de Buriti, quando a vítima Raimundo da Silva que estava com sua esposa, parou para ajudar e foi surpreendido pelo bandido que puxou uma faca e anunciou o assalto.

A vítima reagiu e conseguiu esfaquear o assaltante, mas não imaginava que ele estava com outro comparsa que estava escondido no mato. Foi então que o outro bandido sacou uma arma tipo revólver e disparou três tiros, sendo que dois atingiram a vítima no peito e no abdômen.
O indivíduo que portava a arma de fogo pegou seu comparsa esfaqueado e fugiram da cidade.
Após tomar conhecimento a Policia Militar de Buriti alertou as cidades vizinhas sobre o ocorrido e às 14h00, o bandido esfaqueado deu entrada no Hospital Casa de Saúde e Maternidade de Coelho Neto, e acabou preso pela Polícia Civil.
O mesmo foi levado ainda ontem sexta-feira, para a cidade de Buriti onde foi autuado em flagrante e está em uma das celas da cadeia pública a disposição da justiça.
A vítima foi socorrida e levada para o hospital geral de Caxias onde permanece em estado grave. O segundo assaltante continua foragido.