• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia
Colônia do Gurguéia

Chico Manico, mas um pioneiro que dá adeus a Colônia do Gurguéia-PI

A cidade chora pela morte de um pioneiro

28/09/2014 01:18h

 

Faleceu ontem (27), aos 102 anos e 5 meses de idade o Sr. Francisco de Brito de Porto, conhecido como Chico Manico. Chico Manico é um dos pioneiros na Cidade de Colônia do Gurguéia-PI a qual ajudou a construir. Ele estava em Alvorada do Gurguéia na residência da filha Raimundinha Brito e foi levado para a sua residência em Colônia do Gurguéia onde está sendo velado na Rua Teodoro de Brito Porto. Chico Manico era um dos homens mais velhos da região, veja os dados biográficos do mesmo.

NOME: Francisco de Brito Porto, nascido no dia 15 de abril de 1912, na localidade Espírito Santo, hoje município de Colônia do Gurguéia – PI. Filho do Sr. Manoel de Brito Porto e Dona Umbilina Maria da Conceição. Na implantação da cidade, Chico Manico não chegou ao projeto colonizador, como ele mesmo dizia, o projeto de colonização é que chegou até ele que há tempos já residia naquelas paragens quando o assentamento chegou.

FUNÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: Trabalhava no escritório, anotando os pontos dos funcionários do INCRA.

Francisco de Brito Porto ou Chico Manico era o mais velho dos irmãos: Aurino de Brito Porto (falecido), Carminha de Brito Porto (falecida), José de Brito Porto, e Isabel de Brito Porto.

Por: Adelmir Andrade

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas