• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Colônia do Gurguéia

Vitória dos professores na câmara de vereadores

Direitos garantidos

03/11/2014 22:30h

 

Diante de uma grande plateia de professores, a câmara municipal de vereadores de Colônia do Gurguéia-PI, aprovou hoje (3), o projeto de lei nº 08/2014 que altera o Plano de Carreira dos profissionais da educação.

O tema do projeto já vinha sendo discutido pelo Sindicato dos Servidores Públicos do município – Sindicolônia e vereadores há muito tempo, mas como dependia do poder executivo para encaminhá-lo a corte legislativa, os servidores estavam sendo injustiçados em muitos pontos, vejam alguns:

Com a aprovação das alterações, hoje os profissionais da educação que precisar fazer tratamento de saúde terá esse direito concedido com base em atestado médico sem nenhum prejuízo na sua remuneração. Ants se o profissional passasse 15 dias em tratamento teria de pagar alguém para ficar em seu lugar ou repor depois.

A hora-aula ficou estabelecida em 50 minutos para a jornada diurna e 45 minutos para a jornada noturna.

Para o professor de 40 horas semanais ficou estabelecido o limite máximo de 26 aulas de 50 minutos ou 45 minutos a depender do horário de trabalho, para interação com educandos, com base na lei 11.738/2008, e o restante do tempo para atividades extraclasse.

Para o professore de 20 horas semanais ficou estabelecido o limite máximo de 13 aulas de 50 minutos ou 45 minutos a depender do horário de trabalho também com base na lei 11.738/2008.

Na questão da hora-aula, o Sindicolônia vinha travando um grande luta com a gestão municipal que queria aumentar a hora-aula para 60 minutos. Em entrevista, a presidente do Sindicolônia, a professora Vanderlucia Araújo, nos disse: “essa votação é uma grande vitória do Sindicolônia com todos que juntos, reivindicaram, nós estamos reivindicando desde o inicio do ano e a gestão anterior, muito arbitraria, ela não abria espaço para o diálogo, pra ouvir o servidor, então com essa nova gestão o novo prefeito interino, o Sr. José Luiz, fez essa abertura democrática e hoje temos uma vitória muito grande de todos os servidores”, disse a presidenta.

Os vereadores Natan Rosal, Elival Alves, Antonio Carlos, Carlos Teodoro, Cleiton Junior e Benedito Almeida votaram a favor, ou seja, recebeu votação unanime dos vereadores presentes que foram aplaudidos pela plateia de professores. 

O projeto segue agora para sanção do prefeito municipal

Outra grande conquista do Sindicolônia foi o desconte de 1% do servidor para as obrigações sindicais que foi autorizado pelo prefeito José Luiz.


Por: Adelmir Andrade

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas