• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Corrente

17 de março de 2016

Confira a lista de licitações que serão realizadas em Corrente

Pregões acontecem entre os dias 21 e 22 deste mês

A Prefeitura Municipal de Corrente divulga a realização de diversos processos licitatórios, que acontecerão nos dias 21 e 22 de março. Confira abaixo as finalidades dos certames, data e horários:

DIA 21 DE MARÇO DE 2016:

OBJETO: Locação de 01 (um) veículo automotor (com características especificadas no anexo 01 do edital), com no máximo 30 mil quilômetros rodados Secretaria Municipal do Trabalho e Cidadania.

Modalidade:  PREGÃO PRESENCIAL nº 005/2016

Horário:  10h

VALOR MENSAL ESTIMADO: R$ 4.000,00

OBJETO: Registro de Preços para prestação de serviços de fornecimento de refeições para atender as necessidades dessa municipalidade

Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL SOB O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS nº 013/2016

Horário:  11h30.

DIA 21 DE MARÇO DE 2016:

OBJETO: Registro de preços para futura aquisição de Combustível, derivados do petróleo e gás de cozinha para atender as necessidades dessa municipalidade.

Modalidade:  PREGÃO PRESENCIAL SOB O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS nº 014/2016

Horário 08:30h.

OBJETO: Contratação de pessoal Jurídica para prestação de serviços de manutenção permanente do Cemitério Municipal de Corrente.

Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 015/2016

Horário:  10h

Valor Mensal Estimado: R$ 1.000,00.

OBJETO: Registro de preços para futura aquisição de Cimento para atender as necessidades dessa municipalidade

Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL SOB O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS nº 016/2016

Horário: 11h30.

Os interessados podem comparecer na Central de Licitação, na sede da prefeitura, localizada na Avenida Manoel Lourenço Cavalcante, Nº 600, Bairro Nova Corrente, Corrente - PI. Telefone para contato (089) 3573-1285. Email:[email protected].

11 de março de 2016

Escola de Corrente é assaltada pela décima vez

Escola de Corrente é assaltada pela décima vez

A Escola Municipal Marinho Lemos, localizada no bairro Vermelhão, município de Corrente, foi novamente invadida no último final de semana. Diversos objetos foram furtados, dentre eles uma caixa de som amplificada, um aparelho de DVD e dois botijões de gás. De acordo com Juraciara da Silva Gomes, diretora adjunta da escola, o arrombamento foi percebido na segunda-feira pelos primeiros servidores que iniciavam a sua jornada de trabalho.

“Ao lado de fora da cantina havia uma mesa sobre um barril, dando acesso ao telhado. Quando adentramos, verificamos que havia um buraco no telhado e no forro, local por onde os objetos foram retirados”, relata.

A diretora afirma que este é o décimo arrombamento registrado na escola somente no ano de 2016. “Esse tipo de invasão já virou rotina aqui na escola. Já levaram computadores, impressoras, talheres, pratos, lâmpadas, merenda escolar e até um fogão industrial! Toda segunda-feira, quando chegamos para trabalhar, imaginamos o que pode ter sido roubado no final de semana, pois é certo que a escola foi arrombada. Nós ficamos tristes porque os recursos são muito limitados e não temos condições de repor todos os objetos que foram furtados. Quem é o maior prejudicado é a própria comunidade”, afirma a gestora.

Esse tipo de invasão não está limitado à unidade do bairro, escolas por todo o município, nas zonas urbana e rural, tem sido alvo de bandidos e vândalos. Embora muitas tenham reforçado a segurança dos imóveis, com a instalação de cercas e grades, nada parece impedir a ação dos criminosos, que chegam a invadir pelo telhado, como foi este último caso.

Na maioria das ocorrências, a comunidade tem conhecimento de quem são os criminosos, mas têm medo de denunciar, pois temem retaliação. “No ano passado tivemos um problema muito sério de ameaça de morte por parte de um adolescente que reincidentemente invadia e furtava a escola, deixando inclusive uma mensagem grafitada na parede. Quando fizemos a denúncia o delegado da época, Dr. João, colocou a diretora e o menor frente a frente para uma acareação, aumentando ainda mais o clima de medo e terror. Por isso as pessoas têm medo de denunciar, temem pela própria vida”, explica a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Maria do Socorro Cavalcanti.

O atual delegado, Dr. Danilo Barroso, afirma que, para que a polícia civil possa investigar as ocorrências, é indispensável que os suspeitos sejam denunciados. “Estamos à disposição da comunidade e todas as denúncias feitas serão investigadas, mas para isso nós precisamos que as pessoas façam a denúncia. Podem vir até à delegacia, podem telefonar e podem até mesmo fazer denúncias de forma anônima”, reforça. Sobre o caso da Escola Marinho Lemos, o delegado informa que não pode dar informações para não prejudicar o andamento das investigações.

O promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão acredita que a maioria dos delitos dessa natureza sejam cometidos por menores de idade e atribui a reincidência à fragilidade da legislação. “Em tese, este ato infracional, por exemplo, configura furto, o que não nos dá a possibilidade de manter os possíveis acusados detidos, se forem menores. Para que ocorra uma internação é necessário que o delito tenha sido cometido com violência ou grave ameaça, o que não é o caso, então a legislação é muito favorável a este tipo de ocorrência”.

Cordão destaca ainda que o Ministério Público tem feito todo o possível para dar celeridade aos processos, mas a deficiência da estrutura do judiciário de Corrente contribui para a morosidade dos casos, que permanecem por vários meses aguardando pela realização das audiências. “O juiz da comarca têm sido solícito em todas as nossas demandas, no entanto a falta de estrutura do nosso fórum também contribui para a impunidade. São milhares de processos, não há servidores suficientes, nem mesmo oficial de justiça temos na comarca, então como é que os processos têm andamento e como é que as audiências são realizadas? Eu aconselharia aos advogados e às pessoas interessadas em mudar a atual situação que procurem os deputados e políticos que andam de eleição em eleição aqui em Corrente e exijam providências, pois da forma que está é muito complicado”.

O próprio Ministério Público já denunciou ao CNJ a situação da comarca, em 2015, no entanto providências ainda não foram tomadas.

Enquanto o judiciário não favorece a punição dos infratores, a comunidade escolar continua sofrendo as consequências. Reuniões com os conselhos escolares tem sido realizadas, abordando a questão de forma mais contundente, mas a gravidade das ocorrências causa medo aos professores e gestores escolar, que seguem convivendo com o problema sem qualquer perspectiva de mudança.

“O problema é crônico e nós não temos visto nenhuma providência. No ano passado tivemos problemas muito sérios com furtos, atos de vandalismo e até ameaças contra os professores e diretores. Com a impunidade, os roubos e a violência só aumentam. Nós chegamos no limite!”, desabafa a secretária municipal de Educação.

10 de março de 2016

Mais de 200 mulheres realizam exame de combate ao câncer

Mais de 200 mulheres realizam exame preventivo de combate ao câncer na Fazenda de Cima

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, realizou nesta terça-feira (8) o atendimento a mais de 200 mulheres da localidade Fazenda de Cima, zona rural do município de Corrente, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher.

O evento faz parte do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero da Mulher Rural, que tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e cuidados com as mulheres do meio rural, contribuindo para o aumento da autoestima e qualidade de vida.

A programação foi realizada na sede da Escola Municipal Claudenor Rodrigues de Melo durante todo o dia. “Assim que chegam elas são cadastradas e já assistem às palestras educativas. Em seguida, realizam o exame de Papanicolau e por último recebem atendimento especial de embelezamento, com a participação de cabeleireiras e manicures. Paralelamente, seus filhos participam das atividades recreativas, facilitando a sua participação. É um dia inteiro voltado especialmente à mulher!”, explica a Coordenadora de Promoção Social do SENAR/PI, Márcia Borges.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve no evento e conversou com as mulheres presentes, oportunidade em que aproveitou para parabeniza-las pelo seu dia. “Esse evento que está sendo realizado pela primeira vez em Corrente pelo SENAR é de grande importância para nós, pois as mulheres daqui da Fazenda de Cima, que não têm disponibilidade para ir até a zona urbana, por causa da distância, poderão aqui mesmo realizar esse exame preventivo que é fundamental em suas vidas. O câncer de colo de útero é de extrema gravidade e merece toda a atenção dos gestores, das famílias e principalmente das mulheres”.

“Acrescento ainda que todos sabem da preferência que eu tenho em trabalhar com as mulheres, pela sua competência e pelo seu talento! Ninguém melhor de que as mulheres para ajudar numa administração que quer acertar, com sua experiência, pelo esforço que fazem para conquistar uma posição na sociedade que sempre foi machista! Parabéns mulheres pelo seu dia e muito obrigado ao SENAR, em nome da professora Márcia Borges que hoje o representa, pela realização desse grandioso evento!”.

A Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Mariângela Knitter Barros, comemora o sucesso do evento. “Trabalhamos com muita dedicação para que o dia de hoje transcorresse da melhor forma possível; cadastramos previamente as mulheres, disponibilizamos transporte para que elas pudessem estar aqui hoje e trouxemos toda a equipe da secretaria para participar diretamente do evento. Estamos felizes que eles tenham acolhido o nosso pedido de realizar o evento no Dia Internacional da Mulher, tornando esse dia ainda mais especial!”.

A visita do prefeito foi acompanhada pela secretária de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, pela Secretária de Trabalho e Cidadania, Maria de Fátima Lustosa, pela Superintendente de Educação, Socorro Amorim, pelos vereadores Edilson de Araújo Nogueira, Flávio Rivelino, Joabe Santanta e Valéria Lemos. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais também participou do evento, assim como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O evento contou com a organização da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que levou toda a sua equipe para o local, com a participação da Secretaria de Trabalho e Cidadania e da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.

03 de março de 2016

Prefeito participa da criação da Frente Municipalista no TO

Prefeito de Corrente participa da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos

Brasil e Japão assinaram nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, um acordo de cooperação, em Palmas, que permitirá investimentos na região de Matopiba, a nova fronteira agrícola brasileira situada nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A assinatura foi feita durante o “Diálogo Brasil-Japão – Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, que teve início ontem e termina nesta terça-feira (1), realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante o encontro o prefeito de Corrente (PI), Jesualdo Cavalcanti Barros, participou da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região de Matopiba, juntamente com os prefeitos Carlos Amastha, de Palmas (TO), Otoniel Andrade, de Porto Nacional (TO), Iriane Gonçalo de Souza Gaspar, de Pastos Bons (MA), Luciano Fonseca, de Bertolínia (PI) e Humberto Santa Cruz, de Luís Eduardo Magalhães (BA). A frente  irá trabalhar pela busca de investimentos e de políticas públicas para o desenvolvimento da região, coordenando posições sobre temas de interesse comum, identificando e aprofundando políticas específicas.

Kátia Abreu disse que a Conab vai construir quatro armazéns para grãos, com capacidade de 88 milhões de toneladas e investimentos de R$ 100 milhões. Além disso, está prevista a instalação de duas Ceasas no Matopiba, no valor total de R$ 24 milhões; dois centros de tecnologia de agricultura e baixo carbono nos municípios de Luís Eduardo e Bom Jesus com parcerias públicas e privadas e implantação de um centro tecnológico em silvicultura e agricultura de baixo carbono.

DIÁLOGO BILATERAL

O encontro em Palmas ocorre na Universidade Federal de Tocantins e conta a presença de cerca de 600 pessoas. Entre os participantes, estão os governadores dos quatros estados do Matopiba – Flávio Dino (Maranhão), Marcelo Miranda (Tocantins), Wellington Dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia) -, secretários de estado, deputados, prefeitos, secretários do Mapa, representantes do setor produtivo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A delegação do Japão tem cerca de 70 empresários e autoridades do governo, como o embaixador Kunio Umeda, o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matushima, o diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Aiichiro Matsunaga, e o presidente da S. C. Toyota do Brasil, Toshifumi Araki.

O encontro, que começou pela manhã de ontem (29), se estendeu até o início da noite. Nesta terça-feira, 1º de março, o Ministério da Agricultura leva os japoneses para conhecer empreendimentos do agronegócio, com uma propriedade dedicada ao cultivo de frutas e empresa de processamento de grãos.

NOVA FRONTEIRA AGRÍCOLA

O Matopiba se destaca pela produção de grãos como soja, milho, arroz e algodão. Compreende uma área de 73 milhões de hectares, com 377 municípios e mais de 25 milhões de habitantes. A região tem mais de 324 mil estabelecimentos agrícolas. Atualmente responde por 10% da produção de grãos do país. O Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário somou R$ 1,3 trilhão em 2014.

No ano passado, foi criado o Plano de Desenvolvimento Econômico do Matopiba por meio de decreto da Presidência da República. É um instrumento de planejamento para modernização, competitividade, incremento de renda, mobilidade social e sustentabilidade. Os três principais eixos do plano são infraestrutura, inovação e desenvolvimento tecnológico e o fortalecimento da classe média rural.

22 de fevereiro de 2016

Estudantes e servidores participam da Mobilização Nacional

Estudantes e servidores da Saúde de Corrente participam da Mobilização Nacional

A classe estudantil de Corrente, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou nesta sexta-feira (19) uma grandiosa campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mobilização foi organizada pelo Instituto Federal do Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, aderindo à Mobilização Nacional da Educação Zika Zero, do Governo Federal.

A caminhada teve início no Campus do IFPI, com participação de estudantes e servidores da instituição. A ela juntaram-se os estudantes da Escola Dr. Dionízio Rodrigues Nogueira e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que percorreram as principais ruas da cidade com faixas e cartazes de conscientização, cantando paródias compostas pelos próprios estudantes e distribuindo panfletos com dicas para combater a proliferação do mosquito.

Na Praça Joaquim Nogueira Paranaguá, juntaram-se à mobilização os estudantes das Escolas Antônio Rocha, Escola João Cavalcante, Mário Nogueira e Joaquim Lustosa, onde foi reforçado aos estudantes as medidas de combate ao vetor.

O diretor do Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente, Laécio Barros, relata que a semana foi toda dedicada para a mobilização. “Na segunda e na terça-feira foi apresentado o projeto em reuniões com a equipe pedagógica, técnicos e professores, a partir de quarta-feira foram ministradas palestras para os estudantes de todos os cursos dos turnos matutino, vespertino e noturno e os professores trabalharam a temática que envolve o combate ao mosquito. Na quinta-feira dedicamos toda a programação do programa de rádio do Instituto para falar do assunto”.

A Coordenadora de Saúde da Família, Bianca Franco, afirma que o principal objetivo da mobilização é chamar a atenção das pessoas para a gravidade do assunto. “Os Agentes Municipais de Saúde e de Endemias estão realizando um minucioso trabalho nas residências, que consiste na campanha educativa, ação mecânica e tratamento químico, mas ainda encontramos resistência por parte de alguns moradores, pois quando os agentes retornam alguns dias depois, está tudo como estava antes. Outros não permitem a sua entrada para vistoriar os imóveis e colocar os adesivos indicadores, que identificam se a residência está ou não segura quanto a presença do vetor e tem o objetivo apenas de facilitar o trabalho dos Agentes de Saúde em suas próximas visitas”, enfatiza.

Após a concentração na Praça Joaquim Nogueira, os estudantes foram divididos em equipes, que juntamente com os Agentes de Saúde e de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde continuaram a mobilização na Escola Marinho Lemos, no bairro Vermelhão, na Escola Orley Cavalcante, no bairro Aeroporto, na Escola Luiz Avelino, no bairro Morro do Pequi e uma quarta equipe permaneceu no Centro.

11 de fevereiro de 2016

Prefeitura divulga relação de candidatos para o Teste Seletivo

Prefeitura de Corrente divulga relação de candidatos para o Teste Seletivo da SEMEEC

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Corrente divulga a lista de candidatos inscritos para a realização do Teste Seletivo para o preenchimento de 10 vagas ao cargo de Cuidador de Crianças, para creches e salas de Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O Processo seletivo será composto por três etapas, senda a primeira, eliminatória, a prova objetiva, a segunda redação e a terceira análise de currículo.

A Prova objetiva será realizada no dia 21 de fevereiro, na Escola Municipal Firmino Marques Maciel, na Rua Benjamin Nogueira Nº 460, às 14h, com duração de 2 horas.

A prova de redação será realizada dia 28 de fevereiro, também na Escola Municipal Firmino Marques Maciel, com duração de 2 horas.

Já os currículos deverão ser entregues PRESENCIALMENTE no dia 7 de março do ano de 2016, das 8h as 13h30, na sede da Prefeitura Municipal de Corrente.

As notas dos candidatos em cada uma das etapas do processo serão publicadas no Diário Oficial e estarão disponíveis na sede da Prefeitura e da SEMEEC, além de serem amplamente divulgadas nos meios de comunicação.

Acesse AQUI o Edital.

Confira abaixo a lista dos candidatos:

Nº DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO
91 ADENILMA FERNANDES MACIEL
75 AGTHA CRISTY MIRANDA DOS REIS
123 ALERIA TEIXEIRA MACIEL FERNADES
208 ALESSANDRA BARROS MODESTO
221 ALZIMIRA DOS SANTOS MACIEL
188 ALZIRENE DE SOUZA SILVA
211 AMÁLIA ROMANA DOS SANTOS SILVA
43 ANA CARLA FIGUEREDO DE CASTRO
134 ANA KAROLINE LIMA LOUZEIRO
67 ANA PAULA DA MATA DE SOUZA
229 ANA RAQUEL ALVES JACOBINA RIBEIRO
19 ANANIAS JOSÉ DE SANATANA NETO
74 ANDREIA DE CASTRO CARVALHO
77 ANDREIA RODRIGUES DE SOUZA SILVA
92 ANDREMARA SOARES LOUZEIRO
200 ANGELA RODRIGUES DE SOUZA
138 ANGELICA FERREIRA DO NASCIMENTO
210 BEATRIZ FRANCISCA DE SOUZA
12 BRUNA LAIANE ALVES LIMA
147 CAMILA ARAUJO SENA
10 CARLEANE MAIA NUNES 
205 CAROLINE ALVES LIMA
20 CATIA ALVES DE OLIVEIRA JORDÃO
196 CATIA REGINA DE CASTRO SANTOS
98 CATIANE DA CUNHA PIAUI
118 CELIENE DE MELO SOUZA
159 CIELICE ALVES LOPES 
121 CINTIA RODRIGUES NOGUEIRA
154 CLEOMARIA SILVA LOUZEIRO
38 CRISTIANE DA SILVA VIEIRA
51 CRISTIANE MOREIRA DOS SANTOS
111 CRYSLA LINO PEREIRA
78 DAGMAR PEREIRA DE SOUZA
215 DAIANA DIAS FREITAS
73 DAIANE BARBOSA DA SILVA
120 DAIANE DOS SANTOS SILVA
22 DALLA RAYANNE DE CARVALHO NAZARIO MARQUES
27 DAMIANA RIBEIRO GUEDES CARVALHO
49 DANIELA BATISTA BORGES
225 DANIELA NAILA MOREIRA DA SILVA
06 DANIELA ROCHA DE OLIVEIRA
63 DANIELA SILVA NOGUEIRA
50 DANIELE LUSTOSA DE CARVALHO
59 DANILO NASCIMENTO DOS REIS
217 DARIO MENDES DE SOUZA
133 DAYS MARIA MOURA DE CARVALHO
198 DEBORA GOMES DE MENEZES
190 DELCIONE SOARES DA CUNHA
139 DELIA RODRIGUES BARBOSA
144 DENIANE FERREIRA LOPES
107 DHESSICA BISPO FERNANDES
151 DILZA VIEIRA DE SOUSA
149 DIULUIENE FRANCISCA DE FRANÇA
69 EDELIENE DO NASCIMNEBTO LUSTOSA
115 EDILEIDE NASCIMENTO DE ASSIS SILVA
194 EDILENE BATISTA DE SOUZA
148 EDINELIA CORDEIRO LUSTOSA
97 EDNA DE OLIVEIRA SOUSA
28 EILANE MATOS DE OLIVEIRA
141 EIVA SANTANA DOS REIS CUNHA
52 ELAINE ALVES DE FREITAS
212 ELAINE VIEIRA BARROS
163 ELANIA MOURA SENA
90 ELCIENE DE JESUS ROSENO
153 ELCINA BATISTA DA CRUZ
60 ELENI DA SILVA MIRANDA
109 ELIANA BARBOSA FÉ
227 ELIETE ALVES LOPES
230 ELIS MAIARA JACOBINA DOS REIS
186 ELITHANIA SOARES FIGUEREDDO
14 ELOIDES BORGES DA ROCHA
99 ELOIDES MARTINS DIAS
54 ELVIS DA CRUZ SANTOS
18 ERICA LAIANE DE SOUZA E SILVA
64 EUGENICE PEREIRA DE ARAUJO
170 EVANISSE DO AMARAL NOGUEIORA
40 EZENILDE RODRIGUES DA SILVA
66 FELICIANO LOPES CAVALCANTE
105 FERNANDA DOS SANTOS RIBEIRO
191 GARDENIA DE SOUZA LOUZEIRO
44 GEIVAN RODRIGUES DE SOUZA
130 GILDETE SILVA DA CRUZ
65 GLEIDO DOS SANTOS DA SILVA
106 GRACILENE PEREIRA DE SOUZA
228 HELVIANE PARLANDIM JACOBINA
83 IANE DOS SANTOS NASCIMENTO
176 IDALINA PUGAS DE SALES
150 IRACI DA SILVA ALVES
94 IRENE PEREIRA BATISTA
108 ITAMARA BATISTA DE SOUZA
162 IVANILDE OLIVEIRA SANTOS
80 IVANILDE PEREIRA DA SILVA
178 JACIRENE PINHEIRO DE FREITAS
48 JADENICE SILVESTRE PEREIRA
201 JANDRA SAVANA PEREIRA DE AMORIM
219 JAQUELINE LIMA BARBOSA
119 JARDIEL FERNANDES DA SILVA
132 JARDILENE FERNADES DA SILVA
11 JEANE RODRIGUES NOGUEIRA
173 JESSICA LUSTOSA NOGUEIRA
39 JOANA DARC FE PEREIRA
117 JOANARA SOARES DA SILVA GUIMARÂES
195 JOSEFA DE SOUZA SANTOS
223 JOSELMA BEZERRA DE SOUZA
160 JOSIANE GUEDES DA SILVA
31 JOSINEIDE BRUNES DOS SANTOS
177 JOSIVAN BARBOSA CORDEIRO
97 JUCELENE PEREIRA DOS REIS SOUZA
169 JUSARA DOURADO DA SILVA
155 JUSSARA DO NASCIMENTO SILVA
158 JUSSARA DOS SANTOS PEREIRA
57 JUVENCIO PEREIRA DE OLIVEIRA
218 KAIQUE PARLANDIM MACIEL
15 LAELIA RODRIGUS DE SOUZA
13 LAISA DA CUNHA MAIA
04 LAURA FRANCISCA DIAS CARVALHO
88 LAURA ROSA SOUZA NOGUEIRA ASSENSO
181 LEILA CRISTINA DE CARVALHO GONZAGA
143 LEILA SANDRA BATISTA DA CUNHA
185 LENAILDE DA SILVA ALVES
203 LENIN MATEUS AGUIAR NERY
84 LILIAN MAIA MENDES TAVARES
157 LISAMARA MACIEL BARBOSA
164 LIZIE RANIELLY DIAS AZEVEDO
128 LORENA BARROS TELES
183 LORRANA ARAUJO DE MATOS
41 LUANA DA SILVA LOPES
142 LUANA PEREIRA DE SOUZA MAIA
36 LUCIA MARIA LUSTOSA DE SOUZA
193 LUCIANA CARVALHO BOMFIM
103 LUCIMARIA SILVA GUERRA
174 LUDIMILLA DE SOUZA MENDES
192 LUIZ GUSTAVO DA ROCHA GUEDES
53 LUIZA LOUZEIRO CRUZ
56 LUZILENE BATISTA DE SOUZA
17 MABEL HELENA VIEIRA LUZ DA SILVA
161 MAGDA ALVES GAMA VIANA
110 MAILANE LOPES BONFIM
213 MARCELO RODRIGUES DA SILVA
172 MARCILENE SOUZA QUIRINO PEREIRA
156 MARIA AMELIA DA SILVA BATISTA
184 MARIA ANGELICA RIBEIRO WOLF
93 MARIA DA CONCEIÇÃO EVANGELISTA DOS SANTOS
202 MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA ALVES
152 MARIA DE FATIMA DA SILVA MEDEIROS
220 MARIA DE FATIMA RIBEIRO NETÁRIO
07 MARIA DOS REIS ALVES MARTINS
102 MARIA EDITE ALVES GUERRA
01 MARIA ELIZABETH DE CARVALHO GAMA
05 MARIA JANUARIA BATISTA DE SALES
214 MARIA LUCYANNE ARAUJO
25 MARIANA ALVES LEITE
122 MARICELIS RAMOS MARTINS
16 MARILEIA VIANA DE SOUZA SILVA
168 MARILEIDE CORDEIRO BATISTA
23 MARINELIA MORAES RIBEIRO
129 MARINELIA SOUZA ALVES
29 MARIETE DE SOUZA SANTOS
137 MARLUCE DA SILVA ALBUQUERQUE
126 MAYDER OLIVEIRA MARTINS
128 MAYRLER OLIVEIRA MARTINS
207 MESILENE PINHEIRO DE FREITAS
166 MEYRE NERY DA CUNHA
26 MIRELLA MAYARA CAMPOS DA SILVA VIANA
145 MIRIAN SERPA DE ARAUJO
180 MOANA MARIE AZEVEDO MARINHO
86 NAIANA FIGUEIREDO OLIVEIRA
62 NAILDE NASCIMENTO LOUZEIRO
222 NAILENE ARAUJO DE OLIVEIRA
24 NAUREA JUNIA DA SILVA ARAUJO
140 NESELITA PEREIA DE SOUZA
21 NICEIA FERNADES DE SOUZA FREITAS
155 NICELIA SOUZA SILVA
171 NICOLLE VIANA CURVINA
03 NOEMI DA SILVA SANTOS
189 NOMARIA BARREIRA GOMES
55 OLIVIA CRISTINA DE AZEVEDO GALVÃO
71 OSCAR BARROS LIRA JUNIOR
114 OSVALDA DOS REIS MONTEIRO
37 OSVALDO ALVES DOS REIS FILHO
100 PATRICIA LIMA DA SILVA
87 POLIANA LISBOA DA CUNHA
206 POLIANA PEREIRA DE CARVALHO
182 PRICILA RODRIGUES DA SILVA
34 PRICILA RODRIGUES LOUZEIRO NOGUEIRA
08 QUINTINA BATISTA DE SOUZA NETA
85 RAFAELA DE CASTRO ROCHA
81 RAILENE DE JESUS SANTOS
72 RAILENE FERNADES SOUZA
68 RAILIA LOPES FOLHA
33 RANETE JANUARIA DE CASTRO
79 RAQUEL BATISTA DE CASTRO
35 RAQUEL REIS DA SILVA
58 RAQUELINE RODRIGUES DE CARVALHO
167 REGINA MIRANDA DE SOUZA
124 RENATA YONARA VIEIRA POVOAS
125 ROBENIA ALVES RIBEIRO
175 ROBERIO MADSON DIAS DA CUNHA
136 ROSICLEIA OLIVEIRA SOARES
187 ROSILANDIA CARVALHO DE CASTRO
179 ROSINEIDE PEREIRA DE SOUZA NASCIMENTO
131 ROZENILDE PEREIRA ROMA
146 SABRINA SANTOS BARROS
165 SANDRA GUEDES DA SILVA VIEIRA
30 SANDRA LUCIA BARBOSA DOS SANTOS
45 SANDRA PRISCILA ALVES MARTINS
61 SARA SILVA NOGUEIRA
226 SILVIANA DE SOUZA MATIMOTO
199 SIMONE MENDES DE SOUZA
197 SOELMA DE SOUZA NERES
95 SOYARA DE OLIVEIRA MARQUES
89 SUELENE DO NASCIMENTO OLIVEIRA
46 SUELI LOBATO LOUZEIRO
09 SUELY BATISTA PEREIRA
104 TARCILIA PETRUCIA AGUIAR COSTA
119 TASSIA YONARA PEREIRA DE SOUZA
116 TATHIANE ALVES FERNANDES
209 THAYS OLIVEIRA ROCHA
76 TIAGO SOUZA FIGUEREDO
224 ULIANA BARBOSA SILVA
02 VALDERICE FRANCISCA DE SOUZA ALMEIDA
32 VARCELONIA FREITAS DA CUNHA
42 VANDERLUCIA BATSTA DA SILVA
47 VALDENÊ CARVALHO LISBOA LUSTOSA
70 VALERIA MYLLENNA NASCIMENTO LOBATO
82 VALDINICE AGUIAR MAGALHAES BARBOSA
101 VANDERLEIA MARIANO DE AGUIAR
112 VANDERLUCIA SANTOS PEREIRA
204 VANESSA NASCIMENTO DOS REIS

04 de fevereiro de 2016

V Seminário sobre Regularização Fundiária é realizado em Corrente

Com ampla participação dos profissionais, V Seminário sobre Procedimentos para a Regularização Fundiária é realizado em Corrente-PI

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – Crea-PI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou na última sexta-feira (29) o V Seminário Sobre Procedimentos e Regularização Fundiária. Com o intuito de discutir a conjuntura fundiária na região de Corrente, o evento foi realizado na Câmara Municipal de Corrente-PI.

Na mesa de honra estiveram o assessor da Presidência do Crea-PI, Sandro Souza, no ato representando o presidente do Conselho, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o inspetor chefe da Inspetoria de Corrente, Ricardo Lago, o vereador Edilson Nogueira, representando a Câmara Municipal, e o diretor geral do Instituto de Terras do Piauí – Interpi, José Osmar Alves.

O Seminário contou com palestras do assessor de Relações Institucionais do Crea-PI, Wolteres Miranda, do Tabelião Joaquim Nogueira Paranaguá Júnior, titular do Cartório de Corrente, do diretor geral da Mútua-PI, Ulisses Filho, e do diretor geral do Interpi, José Osmar.

Na abertura, o engenheiro Sandro Souza destacou o ímpeto do Crea-PI em mobilizar os profissionais e as instituições para a resolução dos conflitos fundiários e ressaltou a importância do envolvimento de todos os agentes na transformação do atual panorama. Enquanto o vereador Edilson Nogueira agradeceu ao Conselho pela realização do Seminário na cidade, segundo ele, “ao longo da história apenas os problemas das elites movimentam interesses de resolução, isso precisa mudar, e ações como essa do Crea-PI ampliam o debate para a realidade dos pequenos produtores e leva à sociedade novas possibilidades de mudança”.

Na primeira palestra do dia, o diretor geral do Interpi falou sobre o projeto do Instituto para os próximos anos, na urgência em resolver a questão especialmente para os pequenos produtores, e citou os frutos já produzidos como os 1700 títulos prontos para serem entregues dos 11000 que pretendem alcançar até 2019.

“É preciso por fim a essa questão que atormenta o povo piauiense desde sempre. O nosso objetivo é resolver de vez o problema, de forma que Seminários como este, tão importantes na atual situação, sejam absolutamente desnecessários, vamos tirar o tema da pauta e fazer a terra cumprir a sua função social”, apontou. Ressaltando que o otimismo é baseado apenas em desejo, mas em planejamento, preparo, estudos e estrutura: “em fevereiro passaremos de 3 para 12 equipes de campo, além da contratação de profissionais de outras áreas de apoio, como advogados, e aquisição de equipamentos. São 6 empresas de grande referência no mercado envolvidas no projeto”.

Ricardo Lago comemora o sucesso do evento. “O objetivo maior da SDR e do CREA trazer esse seminário para Corrente foi devido à observação de que os produtores não estão conseguindo subir de nível sócio econômico em suas propriedades devido aos programas estaduais ou federais não conseguirem atingir seus objetivos, como está sendo observado no cerrado e na agricultura familiar, principalmente pela condição da irregularidade da documentação de suas áreas, levando em conta que hoje os principais debates sobre o campo são basicamente o meio ambiente e a regularização fundiária. Esse é o verdadeiro debate que tem que ser trazido para o município, e não debate político, enquanto ainda temos tempo hábil para trazer programas e trabalhar na aplicação dos mesmos. Temos que focar no que realmente traz resultado para o município”, completa.

23 de janeiro de 2016

Saúde capacita agentes para o combate ao Aedes Aegypti

Capacitação foi realizada com dezenas de profissionais

Com o objetivo de tomar medidas emergenciais de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves como o dengue, a chikungunya e o zika virús, esta última relacionada ao crescente número de casos de microcefalia em todo território nacional, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes de Endemias e os Agentes de Vigilância Sanitária.

De acordo com a secretária municipal da pasta, Mariângela Knitter Barros, uma força-tarefa será realizada em conjunto entre as diferentes categorias de profissionais, aumentando a área de domicílios vistoriados e garantindo maior efetividade no combate ao mosquito.

 

“Os Agentes Comunitários de Saúde estão diariamente em contato com a comunidade e por isso acreditamos que sua participação nesse plano de combate ao mosquito Aedes aegypti é de grande importância. Em suas visitas diárias às residências os profissionais passarão também a vistoriar os quintais e reservatórios de água, orientando as pessoas sobre as medidas necessárias para combater o mosquito e notificando a Vigilância Epidemiológica quando necessário”, coloca a secretária.

Durante a reunião, os Agentes de Saúde receberam orientações a respeito dos procedimentos a serem tomados nos domicílios, as orientações que devem ser repassadas à comunidade e qual o procedimento em casos de suspeitas de locais que possam apresentar condições para a proliferação dos mosquitos.

Locais inacessíveis aos Agentes de Saúde ou aos Agentes Epidemiológicos que apresentarem prováveis locais para a reprodução do mosquito e que a entrada não for autorizada pelo proprietário do imóvel ou quando este estiver ausente por tempo indeterminado, a Secretaria Municipal de Saúde irá informar o Ministério Público para as medidas cabíveis. “Nestes casos, a polícia deverá ir até o imóvel, acompanhada pelos Agentes Epidemiológicos e por um chaveiro, que estará autorizado a abrir a fechadura”, explicou Raimundo Nonato Almeida, Inspetor de Saúde.

Terrenos baldios, cheios de mato e com água parada também serão notificados a providenciar a limpeza e aterramento do terreno. “Nos casos em que houver resistência dos proprietários dos imóveis ou que as medidas não forem tomadas, as pessoas serão notificadas e um prazo será dado para que a pessoa cumpra com a determinação. Caso persista, serão aplicadas multas e a pessoa será denunciada ao Ministério Público”, frisou Almeida.

“O mosquito da Dengue é essencialmente urbano por isso é indispensável que sejam evitados todos os recipientes abertos. Caixas d’água devem ser fechadas, ralos de água devem receber cuidados, vasos sanitários de residências cujos proprietários forem viajar devem ser fechados, devem ser eliminados copos, garrafas e tampinhas, piscinas deve ser sempre tratadas, enfim, deve-se prestar atenção redobrada para evitar o acúmulo de água”, reforça a Médica Veterinária Geísa Queiroz.

No ano de 2015, Corrente não registrou nenhum caso de Dengue, consequência das campanhas realizadas durante toda a atual gestão. Ao final do ano passado, uma comissão foi instalada para combate ao mosquito envolvendo diversas secretarias, com ações planejadas para todo o ano de 2016.

A reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21) foi coordenada pela Gerente de Programas, Tânia Maria Alves, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Mariângela Knitter Barros, da Coordenadora de Saúde da Família, Bianca Franco, do Coordenador de Vigilância Epidemiológica Aldenir Pereira dos Santos, da Médica Veterinária Geísa Queiroz, e teve também a participação dos Inspetores de Saúde Raimundo Nonato Almeida e Valter Marques, do Ministério da Saúde.





Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado