Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Cleómenes desportista e regente da orquestra Sinfônica de Santa Marta

Cleómenes morreu aos 89 anos era natural da localidade Santa Marta zona rural do município de Corrente

29/12/2015 18:36

Faleceu neste domingo (28), no hospital de Corrente o Ex- atleta Cleómenes Carvalho da Cunha. O mesmo se destacou no esporte ao participar de competições de atletismo, depois retornou a sua terra natal Corrente onde atualmente comandava  apresentações da orquestra sanfôncia da sua amada localidade de Santa Marta.

Autoridades e amigos de Cleómenes manifestaram em redes sociais a perda do Ex- atleta, confira;

O prefeito de Corrente diz que o município está de luto e relata a passagem de Cleómenes no esporte.�€œCorrente está oficialmente de luto com o falecimento do amigo Cleómenes Carvalho da Cunha, nascido na localidade Santa Marta, em 1925. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, elevou bem alto o nome de nossa terra como atleta participante de competições esportivas no Brasil e no exterior, sagrando-se campeão em várias modalidades, tendo se destacado como campeão paulista júnior em corrida de 110 e 400 metros com barreiras (1950), campeão brasileiro em decatlo (1960), campeão brasileiro nos 110 metros com barreiras, salto com vara e arremesso com dardo (1962), além de técnico em atletismo e professor. Ultimamente, dedicava-se a promover a Orquestra Sanfônica de Santa Marta, da qual era entusiasta e diretor. �€ família enlutada enviamos nossas sentidas condolências". Disse Jesualdo Cavalcante.

O engenheiro agrônomo Luciano Martins, homenageia Cleómenes e diz que ele deixou um sonho que uma obra pública esportiva tivesse seu nome.

"Um grande homem...um grande professor e atleta!

Desfilou seu jeito simples e competente pelas terras brasilis, com maior freqüência em solo carioca e piauiense, sendo Corrente seu fluido de viver!
Amou o esporte e a cultura, típico dos homens que amanheciam com o morro do espirito santo ou alegre, às suas vistas!
Nasceu amparado pelo vento calmo de 1925 e pode degustar as frutas tipicas do cerrado... Se deleitou nos vastos cajuis...nos araticuns...nos pequis...
E até nos exóticos mangueirais!
Costumava dizer que quando adolescente comeu muitos mandis nas primeiras águas e que ' pesquei muito na companhia dos meus amigos de era' recordava nosso ilustre filho.
Cresceu e viajou para experimentar novas culturas.
Foi estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde se formou em educação física na década de 50.
Quando jovem, surpreendeu o Brasil com seu corpo atlético e vitorioso: ganhou varias competições nacionais e internacionais no atletismo, tais como arremesso com dardo, corrida com barreiras, salto em distância, salto com vara. Foi também decatleta. Sua hegemonia durou até a década de 60 quando decidiu virar tecnico e professor.
Percorreu o mundo, mas nunca desgrudou do seu sapato o torrão fértil e amado da sua santa marta!
Ultimamente, embora enfrentando sérios problemas de saúde vinha se dedicando ao incentivo da Orquestra Sanfônica da Santa Marta.
Também tinha uma virtude inesgotável de pela manhã, bem cedinho, frequentar as casas dos parentes e amigos. Conversa mansa e sempre pedagógica.
Certa vez me confessou que gostaria que uma obra pública esportiva tivesse seu nome...Vamos lutar agora por esse seu ultimo sonho. Nós é que agradecemos por sua vitoriosa vida!
Assim,estudou...trabalhou...correu...saltou...lecionou...sonhou...
Valeu, Cleomenes!
Cumpriu seu compromisso entre nós!
Descanse em paz".

Cleómenes morreu aos 89 anos era natural da localidade Santa Marta zona rural do município de Corrente. 

Edição: Alessandro Guerra
Por: Alessandro Guerra
Mais sobre: