• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Dom Expedito Lopes

11 de setembro de 2013

ENCONTRO HISTÓRICO COM POVOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E QUEBRADORES DE COCOS

ENCONTRO HISTÓRICO COM POVOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E QUEBRADORES DE COCOS

O ENCONTRO FOI REALIZADO PELA FUNAI, MMA E REPRESENTANTES DO BANCO MUNDIAL EM IMPERATRIZ – MA

O encontro traz os habitantes do bioma Cerrado para participarem da CONSULTA acerca do MECANISMO DE DOAÃÃO DEDICADO A POVOS INDIGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÃMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL â MDD / FIP.

A reunião aconteceu, no New Anápolis Hotel. 

O FIP â Programa de Investimentos Florestal tem o objetivo de colaborar com ações que evitem desmatamentos, degradação florestal e que melhore a gestão territorial e ambiental. O recurso vem de um fundo de doação internacional, o Fundo Clima, voltadas para a adaptação às mudanças climáticas.

MDD - MECANISMO DEDICADO DE DOAÃÃO é uma iniciativa vinculada ao Programa de Investimento Florestal com o objetivo de apoiar Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em suas práticas de gestão territorial e ambiental. Para além de fomentar essas boas práticas, o MDD busca incentivar a atuação desses grupos nas agendas nacional e mundial relacionada às mudanças climáticas.

 O objetivo do Mecanismo Dedicado de Doação é: 

*Potencializar a participação dos povos indígenas e comunidades tradicionais (PICTs) do Cerrado na promoção do uso sustentável, melhorias de gestão de suas terras contribuindo para reduzir a pressão sobre os seus territórios e florestas remanescentes e climáticas.

*Ampliar e fortalecer a capacidade das organizações representativas dos povos indígenas e comunidades tradicionais e participar efetiva e qualificadamente das políticas de conservação florestal e gestão sustentável de recursos naturais, incluindo os processos do MDD, do FIP e outras políticas ligadas á mitigação e adaptação ás mudanças climáticas.

*Beneficiar povos indígenas e comunidades tradicionais apoiando ações por eles demandadas que contribuem para: reduzir a pressão sobre os recursos naturais existentes nos seus territórios; fortalecer suas estratégias de sobrevivência e manejo tradicionais; garantir sua segurança alimentar e gerar renda; e promover localmente a conservação florestal e a gestão sustentável de recursos naturais.

A reunião teve início às 08h00min do dia 08/09/2013 encerrando dia 09/09/2013 as 19h00min com a apresentação dos dirigentes do evento, Julia Trujillo Miros, Luiz Pinagé (Consultores do Banco Mundial), Tatiana Vilaça (Coordenadora de Prevenção de Ilícitos em Terras Indígenas, Coordenação Geral de Monitoramento Territorial FUNAI - sede) e Jânio (MMA), e contou ainda com a participação dos representantes do APL do Buriti â PI a ARIDAS com os assessores Antonio Reis (REIZINHO) e Rosângela (BIEKA) em seguida os participantes se apresentaram falando seus respectivos nomes, e comunidades que representam e suas localização no cerrado.


Participaram do evento representante indígenas, quilombolas e quebradeiras de cocos.

O Piauí foi representado por Quilombolas e Quebradeiras de cocos e pelo o APL do Buriti â PI

A Júlia fez uma apresentação muito bem elaborada sobre o cronograma estabelecido para o evento, em seguida houve uma apresentação do Ãndio SRÃWà da Mata Brito (Nação Xerente) Membro do Comitê Global â MDD â PIF (Coordenador da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado, MPIC / TO) que falou sobre os movimentos para buscar melhorias para os povos indígenas. Tatiana relatou sobre problemas ambientais e as expectativas globais sobre formas para diminuir alguns impactos ambientais, com benefícios para os povos do Cerrado. Por fim, explicou a origem do recurso a ser investido por meio do MDD em ações que beneficiem esses povos. Jânio, representante do MMA â DF, também ressaltou a importância de levar ao conhecimento desses povos e elaborar junto com eles esse investimento que vem do Fundo Clima, a elaborar os projetos com as comunidades que também são responsáveis em proteger o Meio Ambiente. A índia Arcete Bandeira povo Krikatí (Associação Wyty â Catê) que fez uma apresentação em sua língua oficial (língua GÃ), em seguida traduziu um pouco pois a mesma não fala bem o Português.

           

O MDD que acontece no Brasil também vai acontecer em outros sete (7) países, havendo previsão de encontros entre os oitos (8) países para discutir os projetos e seus investimentos.

A reunião aconteceu de forma muito dinâmica e as participações foram bem variadas. Todos os convidados participaram dando suas opiniões acerca da proposta apresentada, contribuindo para o processo de consulta estabelecido.

A Ãndia Narubia Werreria do povo Iny (KARAJÃ) da Ilha do Bananal â TO defendeu os direitos dos povos indígenas, e expressou sua preocupação com a forma de criação dos projetos, pois deve ser feito com a participação do povo indígena e do cerrado, pois são eles que conhecem as necessidades reais e as potencialidades de seu povo e de sua região, fala ainda que esse projeto deva ser incluído somente os povos do cerrado, pois é a primeira vez que isso acontece, e que esse povo é lembrado em recursos para investimento na capacitação e em toda estrutura de condições de executar um investimento embora pequeno pra alguns, porém um tanto satisfatórios para essa região que nada tem. Assim mostraremos para o Brasil e o mundo que o cerrado é rico e que nós índios e todos os povos do cerrado somos capazes de desenvolver as melhorias da terra com nossa cultura e tradição.

QUEBRA â GELO!

O RONALDO DO MARANHÃO ENSINOU A TODOS A DANÃAR UMA RODA DE CIRANDA E O ÃNDIO SRITBO â XERENTE, ENSINOU SUAS DANÃAS E CANTIGA INDÃGENA (VÃDEO NO FACEBOOK DESTE BLOGUEIRO)

NOSSA EQUIPE CONVERSOU COM A JULIA; CONSULTORA DO BANCO MUNDIAL E UMAS DAS RESPONSÃVEIS PELO EVENTO.

O RESULTADO DA CONSULTA?

Foi bastante proveitoso, esse projeto é bastante diferente, pois é uma das primeiras vezes que esta tendo um projeto iniciando das bases mesmo as necessidades pra serem construídas posteriormente no edital ajunta complementadora todas as coisas postas na hora e não como um projeto que chega já pronto e as comunidades têm que se adaptar e fazer o que o projeto pede e não o que elas demandam, eu acho que foi bem proveitoso, pois podemos adaptar várias coisas que temos pensado inicialmente que agente vai poder transformar bastante esse projeta para que fique com a cara das comunidades do cerrado para que chegue rapidamente os recursos pra elas poderem realizar projetos produtivos  por esse bioma cerrado.

O MIXTO DE CULTURAS E FORMAS DE VIDA! ATRAPALHA?

A luta é comum apesar das diferenças e das peculiaridades de cada um a luta é comum  claro que tem as diversidades que precisão ser respeitadas, mas a luta é uma só, esses projetos essas consultas são os momentos deles perceberem isso, as convergências e as diferenças podem existir.

Dessa consulta foram escolhidos quatro (4) representantes para defender as propostas em Brasília.

O BLOGUEIRO!

Presenciei um momento histórico e inédito algo que marcou em minha vida, passar dois dias observando a construção de um edital para criação de projetos entre povos bem diferentes e tão iguais, falo do povo indígena que veio de várias regiões do cerrado, cada uma com sua cultura e costumes próprios, como também com os povos quilombolas e ainda as quebradeiras de cocos. Fiquei surpreso com o empenho desses povos em buscar melhorias para os povos em conjunto, tornando todos em uma só vós. Uma adversidade se mostrando o interesse de estarem unidos em busca do mesmo objetivo â melhorar a vida de seus povosâ, sem discussões alteradas e sim com muito respeito entre os convidados, me deparei com cristãos de grandes inteligências e capacidades de comunicação, quem não conhecem esses povos de perto nem imaginam o quanto eles são capazes, abracei a causa e estarei sempre unidos aos nosso irmãos indígenas, quilombolas  e seja qual for suas origens, somos todos filhos de Deus e respeito a todos. Parabéns por essa conquista e boa sorte a todos.

VEJA IMAGENS DO EVENTO

PS: MAIS IMAGENS NO FACEBOOK â Josely Ecologista

09 de setembro de 2013

04 de setembro de 2013

Blogueiro de Dom Expedito Lopes comemora 119 anos do Theatro 4 de Setembro

Blogueiro de Dom Expedito Lopes comemora 119 anos do Theatro 4 de Setembro

Viemos prestigiar a peça Boa Noite Cinderela na comemoração dos 119 anos do Theatro 4 de Setembro.

Viajamos de Dom Expedito Lopes para prestigiar o inicio das comemorações aos 119 anos do Theatro 4 de Setembro, as comemorações desta data envolverá: peças teatrais, danças, músicas, shows e muitas outras diversões para todos os públicos. O início das comemorações foi com a Peça Boa Noite Cinderela, uma belíssima apresentação do grande ator e diretor Vitorino Rodrigues, que nos fez esse convite para prestigiarmos essa apresentação. Ficamos maravilhados com o desenvolvimento e a magia de fazer feliz um publico bem diverso, com jovens, adultos e muitas crianças. Estaremos voltando a Teresina para participar de outras apresentações deste mês, desde já convido aos nossos leitores e do portal O Dia e do Facebook para o dia 14 e 15 de Setembro onde estaremos mais uma vês nos emocionando e dando muitas gargalhadas nesta maravilhosa obra. 

Vamos conhecer um pouco sobre o trabalho dessa arte e a equipe que realiza essa magia cênica

Obs: texto do blogue do diretor Vitorino Rodrigues (VR PRODUÃÃES)

TEMPORADA BOA NOITE CINDERELA NO 4 DE SETEMBRO

A divertida história da borralheira e suas algozes (Eufrásia - madrasta - e suas filhas Eulinda e Eudócia); Gorro - o amigo imaginário de Cinderela; a Fada Madrinha e um belo príncipe que se derrete de amores ao ver a gata borralheira deslizando pelo salão nobre do Reino de Opala ao som da batida da dança de rua: BOA NOITE CINDERELA, comédia infanto juvenil,  no palco do Theatro 4 de Setembro dias 14 e 15 de setembro, às 17h. A montagem é assinada pela Companhia A.S.S. de Dança e Teatro, e o texto e direção são de Vitorino Rodrigues. O ingresso custa R$10,00 (meia) e R$20,00 (inteira). 30% (trinta por cento) de desconto para compra antecipada:

A montagem atualiza a história para o fictício Reino de Opala, lugar onde mora Cinderela, sua madrasta (Eufrásia) e as filhas da madrasta (Eulinda e Eudócia) e o amigo imaginário de Cinderela â Gorro â com quem a borralheira divide seus momentos de solidão. A dramaturgia do espetáculo utiliza como fio condutor o ritmo dos desenhos animados e das brincadeiras infantis dinamizando a cena, tornando-a lúdica e também bastante cômica. 

Do conto de fadas, o espetáculo se alimenta da velha questão da exploração da menina órfã, Cinderela, pela madrasta e suas filhas. Porém traz um ritmomais coloquial que aproxima o texto do momento atual. O espetáculo traz também uma Cinderela mais decidida e com opinião própria. Embora viva sob a hostilidade das âirmãsâ e da madrasta, a borralheira sabe se defender das maldades delas. Quando está na companhia de seu amigo imaginário â o Gorro â Cinderela demonstra toda a sua doçura e alimenta o sonho de poder conhecer outras pessoas, um mundo de aconchegos, carinhos, sorrisos e felicidade que ela só recebe de seu amigo.  

 A montagem também atualiza a história para o universo da dança de rua. Então Cinderela, ao ouvir a valsa desliza pelo salão ao se lembrar de seu pai. Mas um incidente provocado pelas filhas da Madrasta faz com que a borralheira se revele na sua identidade mais íntima e então, ao som do street dance, ela se revela com toda a sua força no salão imperial e acaba conquistando o príncipe exatamente por ser diferente, intensa, verdadeira e doce. 

O elenco é formado por Laura Alexandre, Raira Monteiro, Márcio Felipe Gomes, Antoniel Novais, Michael Douglas, Vitorino Rodrigues, Bruno Matarazzo, Lyvia Thaynara, Potrávio Júnior e Naldo Lazzar. Os figurinos são assinados por Aureni Oliveira (Figurino e Fantasia), a luz é de Tiago Borges, a operação de som é de Tamires Teles.

Maiores informações podem ser obtidas através dos fones 86 8822-6146 / 9402-5949 / 9917-3647 (Vitorino Rodrigues, produtor do espetáculo). 

Próximas programações:

14 e 15/SETEMBRO - 17h - BOA NOITE CINDERELA - THEATRO 4 DE SETEMBRO;

18 DE SETEMBRO - 19h - SOL SANGUÃNEO - 3º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO EM FLORIANO(PI).

As imagens da peça foram da VR Produções. 



29 de agosto de 2013

I OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS EM MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

I OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS EM MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

DOM EXPEDITO É SEDE DE MAIS UM ENCONTRO TERRITORIAL DA ARIDAS NO APL DO BURITI

O encontro aconteceu na Câmera de Municipal de Vereadores e contou com  a participação de técnicos, produtores, agricultores e representantes públicos de mais de dez municípios e a presença dos organizadores da Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável (ARIDAS). O evento aconteceu nos dias 21, 22, 23 e 24 de Agosto, atividade de apoio ao Agroextrativismo e aos povos e comunidades tradicionais â Projeto de Fortalecimento do núcleo gestor do arranjo produtivo do Buriti.

 O encontro foi coordenado pela a Assessora Rosângela Maria, Especialista em Desenvolvimento Rural e o Assessor estadual do APL do Buriti no Piauí, Antônio Reis.




Foram varias atividades de boas praticas e conhecimentos sobre a manipulação correta de alimentos, levando o conhecimento da grande importância de se produzir com os devidos cuidados em higiene e qualidade.

As tarefas dos dias foram bem divididas pelos organizadores do evento, os assessores Rosângela (Biéka) e Antonio Reis (Reizinho) e os anfitriões Fernandes Belo (Diretor de Agricultura e Pecuária) e Josely Ecologista (Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

                                      PROGRAMAÃÃO CURSO BOAS PRÃTICAS


21 DE agosto de 2013 â QUARTA FEIRA

Acolhida

Visita ao Sitiozinho- Empreendimentos (casa de farinha mecanizada)

Abertura do evento

ARIDAS

22 DE agosto de 2013 â QUINTA FEIRA

08:00

10:00

Palestra I: Legislação de agroindústrias

Palestra II: Microbiologia

DFA

14:00

16:00

Visita a um engenho com atração animal

Palestra III -Local apropriado para agroindústriasâ Maquinas, equipamentos, moveis e instalações  - Higienização/manutenção

23 DE agosto de 2013 â SEXTA FEIRA

08:00

10:00

Palestra IV: Qualidade da água / Controle de pragas e vetores / Efluentes

Visita a fabrica de produção de máquinas e equipamentos - SIMÃO

Palestra V: Boas Práticas na Fabricação de alimentos -Boas práticas de manipulação e agropecuárias

14:00

16:00

17:00

Palestra VI:Higiene dos manipuladores / Higienização e sanitização

Palestra VII: Recepção/ Armazenamento de processose transporte/ Controle / Rotulagem

Visita a fabrica de doces caseiro e preparação higiênica de produzir doce

24 DE agosto de 2013 - SÃBADO

08:00

09:00

Discussão sobre Captação de recursos e Projeto SDR

Visita empreendimento da AFs (extrativista individual e coletiva)âagroindústria

13:00

Pratica de Beneficiamento

19;00

Encaminhamento

Avaliação

Noite cultural



Equipe de animação

Ao final foi os representantes dos territórios do APL do Buriti receberam a visita do ex-prefeito do município de Dom Expedito Lopes â PI, o técnico da EMATER e atual responsável pela Secretaria de Agricultura, Francisco Gonçalves, que se colocou a disposição para outras atividades no município. Também foi registrada a presença do vereador Kyldary Gomes Gonçalves.

VEJA AS IMAGENS DA OFICINA.

28 de agosto de 2013

IPIRANGA DO PIAUÍ EM FOCO NO PORTAL O DIA

IPIRANGA DO PIAUÍ EM FOCO NO PORTAL O DIA

Vereadores de Ipiranga do Piauí aprovam Lei Municipal que garante meia entrada para estudantes

Vereador Kyldary de Dom Expedito Lopes esteve presente em seção extraordinária em Ipiranga do Piauí.


Na última sessão realizada na noite desta segunda feira, a Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí, aprovou por unanimidade Projeto de Lei de autoria do Vereador João da Silva Fontes Neto que garante a meia entrada para estudantes em locais de festas, espetáculos e outros. O Projeto segue agora para sanção do Prefeito Municipal:

A Câmara aprovou projeto de lei, ontem, que assegura o direito de meia-entrada aos estudantes de Ipiranga do Piauí em cinemas, teatros, circos, shows e em eventos esportivos. Para entrarem vigor, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito José Maria.

A proposta foi apresentada pelo vereador João da Silva Fontes Neto e provocou alguns boatos por parte de alguns. 

Vereadores ficaram surpresos com a casa cheia nesta noite, também a cessão estava sendo transmitida pela FM local, Grito de Ipiranga. Também exclamaram que temem pelo valor de ingressos, pois nada impedira de produtores de eventos aumentar o preços dos ingressos para não terem prejuízos. 

Apesar das opiniões divergentes, o projeto foi aprovado. João da Silva Fontes Neto defendeu a ideia. 

âhoje inicia um marco histórico em Ipiranga do Piauíâ a implantação da meia entrada obrigatória para todos os estudantes do município, a lei já existia, porém estava estacionada, abandonada, e agora estamos realizando a implementação da lei com algumas mudanças significativas e uma delas é a multa para quem descumprir. Estarei abrindo para destinar a multa para os direitos da criança e do adolescente.

O vereador Kyldary Gomes Gonçalves esteve presente na seção extraordinária, sendo convidado para usar a tribuna, que na ocasião agradeceu o convite e expressou a alegria de estar presenciando tal acontecimento e que o que é bom é pra ser copiado, estarei estudando esse projeto para também implantar em Dom Expedito Lopes.

IMAGEM DO  PROJETO DE LEI 


20 de agosto de 2013

Dia do empreendedorismo em Dom Expedito Lopes parceria com o SEBRAE

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DATA: 06 DE SETEMBRO DE 2013

Dom Expedito Lopes promoverá um dia dedicado as pessoas que movimentam o comercio no município, são os donos de comércios, servidores públicos, estudantes e autônomos. Será O Dia do Empreendedorismo.

 Uma parceria da Prefeitura Municipal com SEBRAE,

O evento acontecerá dia 6 de Setembro na câmara de Vereadores do município das 8:00 as 17:00 e tem como objetivo, garantir oportunidades de crescimento aos empreendedores locais e promover o desenvolvimento econômico sustentável do município. 

                                             

                 

  

                          

CONVITE

O SEBRAE-PI TEM A HONRA DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA PARA PARTICIPAR DO DIA DO EMPREENDEDORISMO, OPORTUNIDADE EM QUE CONSULTORES DO SEBRAE-PI ESTARÃO MINISTRANDO PALESTRAS E FAZENDO FORMALIZAÃÃO PARA EMPRESAS QUE ESTÃO NA INFORMALIDADE.

LOCAL: CÃMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

DATA: 06 DE SETEMBRO DE 2013 (SEXTA-FEIRA)

HORÃRIO: DE 8:00  AS  17:00 HORAS

Palestras e Horários.

1- Palestra Magna: Desenvolvimento Territorial e a Importância dos Negócios Locais

2- Palestra: Empreendedor Individual

3 - Palestras: Lei Geral

4 - Palestra: Atendimento ao Cliente

5- Palestra: Oportunidade de Negócios para as MPEs em Compras Governamentais

6 - Palestra: Linhas de Crédito

 

OBS: Levar para inscrição nº CPF, RG e CNPJ.

   Inscrição Gratuitas.

   Realização: SEBRAE-PI

  Apoio: Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes-P

18 de agosto de 2013

LANÇAMENTO OFICIAL DOS FILMES RAIZES DO SERTÃO 6 E 7

LANÇAMENTO OFICIAL DOS FILMES RAIZES DO SERTÃO 6 E 7

CONFIRA OS BASTIDORES E IMAGENS

DANDINHA APAIXONADA! VAI NAMORAR? ZEZÃO COM SEU FALSO MÃDICO SERA ELEITO VEREADOR? ZÃ DA RIMA VIRA POETA FAMOSO? E A TEREZA ENCONTRARÃ SEU VAQUEIRO? E QUEM Ã NA VERDADE SEVERIANO?

Confira essas e muitas outras novidades na saga que a cada dia aumenta as emoções, comédias e lição de vida cristã! Uma obra feita para todas as idades.


O lançamento aconteceu nesta sexta (13), na ALERP, âAcademia de Letras da Região de Picos, um lançamento diferente do anterior, pois todo o glamour, luxo e tapete vermelho deu lugar ao calor afetivo dos atores e admiradores, foi um lançamento rápido e com preços promocionais para os presentes, O Cineasta, Diretor, Produtor, Autor, Escritor, Ator, Pastor , â eita! Não da pra caracterizar todas as atividades do grande Roberto Borgesâ, mas o mais importante é que ele é o verdadeiro Tutor de todo elenco, que hoje são conhecidos em todo o Brasil e em alguns países.

O filme vem com novos atores, e divertidas aventuras o elenco conta com a participação especial deste Blogueiro e do divertidíssimo Eliomar Gonçalves de Dom Expedito Lopes

O DIRETOR...

A melhor cena da saga na minha opinião não desmerecendo nenhuma outra mas essa foi bem especial! foi o reencontro da Dandinha e Severiano, acredito que nesse momento aconteceu algo divino, por tudo que aconteceu para preparar a cena.

A continuação da saga vai ficar por conta dos admiradores da obra deixo aberto a opiniões, enviem para o face book Roberto Borges, meu desejo é continuar e o seu?

JUCELINO DE MOURA...

Meu personagem Toinho foi um presente que recebi, um personagem bem cômico e comum, foi muito bom fazer esse personagem o publico vai gostar muito dele com certeza, a respeito da paulada eu não senti a dor, acredito que o Toinho tenha sentido, essa cena marcou muito o personagem.


A PAULADA

MICHELY BEZERRA...

Fiquei muito feliz em fazer a nova Tereza! Fiquei alegre com a transformação da personagem. O momento mais difícil foi o que mais esperei foi gravar com a serpente estava com muita vontade de gravar com a cobra, mas na hora de fazer a cena fiquei muito assustada.


A COBRA

VILEBALDO ROCHA...

O meu personagem o Zé da Rima evolui humanamente ele era rancoroso e ele esta mudando, seu crescimento como poeta levando seu verso a todos as cidades inclusive na cidade grande. Agradeço a todos do Raízes do Sertão por estarem crescendo a cada dia mais esta grande obra. 


DÃBORA BORGES...

Desde o iniciou quando eu observava as gravações, com a participação do Severiano, eu já imaginava que a Paula iria entrar nesse novo trabalho de uma forma que ajudaria a Dandinha a entender seus sentimentos pelo Severiano. A Paula aparece em poucas cenas, mas sempre que aparece ela leva a compreensão de todos que o Severiano é uma boa pessoa.


RAILLÃNY ALVES...

Estou muito feliz por vê aceitação do publico que tem acompanhado nosso trabalho, com os novos atores. A cada trabalho eu me surpreendo com a grandeza do publico, acredito que o filme passa a mostrar que a Dandinha passa a sentir algo pelo Severiano. Eu ainda não sei se aquela cena foi sonho ou realidade, o Diretor não passou isso pra mim ainda, acredito que vira uma boa estória depois daquela cena, pois foi uma cena muito linda e em breve saberemos.

SONHO OU REALIDADE NA TRAMA?

âââEI SÃ UM LEMBRETE!!! EU FAÃO UMA PARTICIPAÃÃO ESPECIAL NO FILME! (O JUIZ QUE MANDA PRENDER O ZEZÃO E O FALSO MÃDICO) POR ISSO MAIS AINDA CONVIDO AOS LEITORES DO PORTAL E JORNAL O DIA DO PIAUÃ PARA ADQUIRIREM O FILME.âââ

O JUIZ

A FUGA

VEJA IMAGENS DO LANÃAMENTO...

15 de agosto de 2013

Volumes 6 e 7 da Saga Raízes do Sertão serão lançados em Picos

O lançamento acontecerá no auditório da ALERP “Academia de Leras da Região de Picos”, a partir das 20 horas.

Depois do grande sucesso no lançamento do volume 5 da Saga Raízes do Sertão, os fãs da trama agora tem mais dois motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (16) será lançado os volumes 6 e 7 da saga que conquistou públicos de vários lugares do Nordeste e do Brasil.



O lançamento acontecerá no auditório da ALERP (Academia de Leras da Região de Picos), a partir das 20 horas. Todo o elenco do filme estará presente para receber os convidados. Uma grande oportunidade para os fãs pegarem seus autógrafos e fazerem fotos com os atores do filme como: Dandinha, Zezão, Tereza, Zé da Rima, Severiano e todos do elenco.

Lembrando aos amigos leitores do portal O Dia e do Facebook de Josely Ecologista, que também estou presente em uma participação no filme, pequena porém muito especial, pois a emoção de estar presente em uma das melhores sagas do cinema nacional é inexplicável. 

JOSELY ECOLOGISTA EM AÃÃO NO FILME

JOSELY ECOLOGISTA PARTICIPANDO DO FILME


Convido a todos que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a trama que adquira logo toda a coleção de nove (9) DVDâs iniciando a saga com os filmes âMarcas do Passado I e IIâ, seguindo com mais sete (7) dvdâs dos filmes Raizes do Sertão.

Na promoção de lançamento, as primeiras 100 pessoas que comparecerem ao evento, ganhará uma senha para adquirir um DVD do filme no valor de R$ 2,00 (dois reais), e mais 100 DVDS serão vendidos no valor de R$ 5,00 para os primeiro que chegarem ao local.

A saga Raízes do Sertão é um filme do cineasta e pastor Roberto Borges. O longa valoriza a cultura regional, ao mesmo tempo em que faz um misto de comédia, ação, aventura e amor a Deus

12 de agosto de 2013

EX - COMBATENTE COMPLETA 95 ANOS EM DOM EXPEDITO LOPES

EX - COMBATENTE COMPLETA 95 ANOS EM DOM EXPEDITO LOPES

CONHEÇA SEU DECA BOEIRO

SENHOR JOSÃ BOEIRO DE SOUSA, NASCEU EM 13 DE AGOSTO 1919 NA LOCALIDADE CABEÃO HOJE DOM EXPEDITO LOPES

SEU DECA BOEIRO COMO Ã CONHECIDO CARINHOSAMENTE PELOS AMIGOS, Ã FILHO DE: JOÃO AVELINO DOS SANTOS, NOME DA RUA QUE ELE MORA E MARIA GONÃALVES GUIMARÃES SUA MÃE, SEU DECA FOI CASADO DUAS VEZES E OBTEVE 19 FILHOS SENDO NOVE DO PRIMEIRO CASAMENTO E DEZ DO SEGUNDO. HOJE MORA SOZINHO EM UMA CASA NO BAIRRO CODÃ, LOCAL ONDE SE ORGULHA MUITO, POIS SEMPRE FALA QUE NASCEU NO CODÃ DE DOM EXPEDITO LOPES E HOJE A RUA QUE MORA COM O NOME DE SEU PAI.

       

FOI CONVOCADO PARA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM 1945, ELE AFIRMA QUE 305 FORAM JUNTO COM ELE PARA TERESINA, EM UM NAVIO A VAPOR CHAMADO JOAQUIM CRUZ, PORÃM SOMENTE DOIS VOLTARAM ELE E UM COLEGA QUE MORREU A POUCO TEMPO. SEU JOSÃ BOEIRO FICOU NA GUARNIÃÃO NO 25 BC EM TERESINA QUE APÃS UMA AÃÃO DE TENTATIVA DE INVASÃO SENDO PARADA POR UM ATO HEROICO POR PARTE DESSE GRANDE HOMEM QUE DETEVE UM CAMINHÃO QUE  PRETENDIA ADENTRAR EM AREA PROIBIDA, FOI SELECIONADO PARA FICAR EM TERESINA NA GUARNIÃÃO SENDO POUPADO DA PRIMEIRA CHAMADA PARA GUERRA, ONDE OS COLEGAS QUE FORAM MORRERAM EM COMBATE, QUANDO FORA CONVOCADO PARA SEGUNDA CHAMADA AO CHEGAR EM UMA ILHA APÃS 3 HORAS DE GUERRA RECEBERAM A NOTICIA QUE A GUERRA HAVIA ACABADO, E HOJE ELE CONTA ESSA HISTÃRIA PARA TODOS DE DOM EXPEDITO LOPES. 

DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES E MUITOS ANOS DE VIDA PARA ESSE GRANDE HOMEM COM SEUS 95 ANOS.

PARABÃNS PELO SEUS 95 ANOS

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas,aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

à ser grato, reconhecido, forte, destemido.

à ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns a você nesse dia tão grandioso

FOTOS DO ANIVERSARIO DE 92 ANOS

Picos realiza  2º Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural

Picos realiza 2º Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural

TERRITÓRIO VALE DO GUARIBAS

Picos realiza a 2ª Conferência Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território âVale do Guaribasâ, o evento aconteceu nesta sexta-feira (09), no auditório da UFPI, Campus de Picos.

âDom Expedito Lopes foi representada pelo o ex prefeito Francisco Gonçalves âEMATERâ e o Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Josely Ecologistaâ Secretaria de Agriculturaâ

A Conferência teve como principal objetivo traçar diretrizes de desenvolvimento rural sustentável para o Piauí, além de contribuir com a formulação de uma Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para um Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.

O objetivo das conferências municipal e estadual é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com indicação de metas de curto, médio e longo prazo, com projeção para as próximas décadas voltadas para o desenvolvimento na zona rural.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizão, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS).

O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Entre março a outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres.

Serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.

A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural â PDBR, base para a construção do Plano Nacional.

FONTE: MDA


10 de agosto de 2013

LANÇAMENTO DO FILME CANGACEIROS FORA DE TEMPO 2 “A FUGA”

NOITE DE GRANDES EMOÇÕES! CONFIRA OS BASTIDORES.

Mais uma grande produção para os amantes da sétima arte, O cineasta Dedé Rodrigues lançou mais uma edição de suas produções, um longa que vem contagiando a todos pela ousadia da criatividade e efeitos especiais, atingindo em peso a todo publico principalmente as crianças que se divertem com os efeitos especiais e os atrapalhados personagens. 

Quem já adquiriu a primeira edição âCANGACEIROS FORA DE TEMPOâ estavam mais que ansiosos para ver a continuação dessa divertida aventura.


O lançamento aconteceu dia 03 DE Agosto, na Quadra Poli Esportiva de Sussuapara- PI o lançamento foi em um estilo diferente e bem popular onde os admiradores do filme fizeram uma longa fila pagando o valor de cinco reais (5,00) com direito a entrada e um DVD do filme. Os atores e o produtor deram autógrafos e fizeram fotos com os fãs e autoridades presentes no local.

Na ocasião estiveram presentes alguns nomes conhecidos na macrorregião de Picos, como a cantora e atriz de Dom Expedito Lopes, Mykelly Lima, que ficou maravilhada com a grandeza do evento e a simpatia dos atores. Quem sabe a veremos em um dos trabalhos desse grande diretor âDEDà RODRIGUESâ

Também que esteve presente foi o Prefeito de SussuaparA, Dr. Edvardo (Pà TROCADO), que é um grande apoiador da arte naquele município.

  âparabéns prefeitoâ

O destaque da noite foi o ator Sandro Global que não parou de dar autógrafos a adultos e crianças

JÃ TIVE O PRIVILÃGIO DE VER OS FILMES E ACONSELHO A TODOS QUE ADQUIRAM LOGO POIS Ã MUITO DIVERTIDO E COMPREM OS FILMES COM O DIRETOR DEDÃ RODRIGUES PARA AJUDAR A MANTER VIVA ESSA ARTE. DA NOSSA TERRA. 

Josely Ecologista


  

 CANGACEIROS FORA DE  TEMPO 2  A FUGA


UM FILME  DE DEDÃ RODRIGUES

DIREÃÃO E PRODUÃÃO  DEDÃ RODRIGUES

ROTEIRO: DEDÃ RODRIGUES  E JOCEL RODRIGUES

CINEGRAFISTAS: DEDÃ RODRIGUES E LECY RODRIGUES

SUPERVISOR DE ÃUDIO:  ANTENOR

EDIÃÃO:  DEDÃ RODRIGUES

EFEITOS ESPECIAIS: DEDÃ RODRIGUES

REALIZAÃÃO: DEDÃ PRODUÃÃES

CONTATOS PARA COMPRE DOS FILMES: (89) 9974 1394 (89) 9430 4891 (89) 8815 0618

COM O PRÃPRIO DEDÃ RODRIGUES.


ELENCO  DO FILME


MAURÃCIO ALVES

Cangaceiro  Cabeleira e  o estilista Fabyan  Vernett


JOSÃ FRANCISCO

Cangaceiro Pilão  Deitado



SANDRO GLOBAL

Cangaceiro Labareda


DEUSIMAR

Delegada  Redonda


Marciel Maxmilian

Leôncio (Léo) filho do cangaceiro Cabeleira


Anna Alice Almeida

Esmeralda  a filha da delegada


Alvim  Cabaré

Capitão Jaime Bomba  da Força Tática


Elizeu

Feiticeiro Chico Treva  e Padre Apolodório


Raimundo Brito

Cangaceiro Borrego Branco


Dedé Santana Lima

Prefeito Zé Leão


Simone

Primeira Dama


Argemiro

Fazendeiro Coronel Sucupira


Adão Vicente

Diogo o noivo de Esmeralda


Samuel

O ceguinho


Fernanda Sousa

Tenente Pimentinha


Gordão

Soldado  Montanha  da força tática


Rivaldo

Soldado Tiro-Certo da força tática


Nonato Sapateiro

Coronel Paiva da força tática


Marcos Sousa

Soldado


Luis Filho

Apolo


Antônio Vitor da Rocha

O Coiteiro


PARTICIPAÃÃO  ESPECIAL: 


Francimar  Armando

Francis  Luz

Dr. Kennedy


...e grande elenco



DESDE Jà AGRADEÃO PELA FORÃA  AMIGÃO! QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE, VALEU!!



DEDà RODRIGUES