• SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Dom Expedito Lopes

07 de agosto de 2013

Ônibus da Justiça Itinerante faz atendimento em Dom Expedito Lopes - PI

Ônibus da Justiça Itinerante faz atendimento em Dom Expedito Lopes - PI

1ª Etapa do Projeto"Eu Tenho Pai!" e JUSTIÇA ITINERANTE

Casos de conciliação e direito de família, fazem parte do serviço prestado.

Dom Expedito Lopes recebe atendimentos da Justiça Itinerante, os atendimentos estão acontecendo nas instalações da SENEC e nos ônibus da Justiça Itinerante que estão em frente. O movimento tem sido intenso, muitas pessoas buscam os serviços  judiciários e civis. Serviços como: exames de DNA grátis e atendendo casos onde houver conciliação, sobre paternidade, registro de nascimento, divórcios e casamentos serão expedidos Carteiras de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Falecimento, Registro Civil, Homologação de Acordo de Pensão Alimentícia e outros serviços.

Além dos atendimentos processuais facilitados e gatis as pessoas aproveitam para darem um trato no visual cortando e tratando os cabelos, tratamento e limpeza de pele nos salões disponíveis gratuitamente para todos. A equipe da saúde estão atuando com  informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de camisinhas, tratamento bucal distribuindo escovas e fazendo exames de sangue, medindo pressão e muitos outros.

A Justiça mais perto do trabalhador

A Justiça do Trabalho Itinerante foi instituída em 2005 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, com a finalidade de ampliar a atuação da Justiça do Trabalho, levando o atendimento jurisdicional às cidades que não possuem sedes de varas do trabalho, e onde é mais difícil o acesso do trabalhador aos instrumentos legais para reivindicar seus direitos. Inspiraram sua implantação a necessidade de democratizar a justiça, a priorização do atendimento das comunidades mais distantes e o compromisso de propiciar o acesso real e efetivo à justiça, permitindo que os trabalhadores, assim como os advogados, evitem despesas com deslocamento para obterem a solução de suas demandas. A Justiça do Trabalho Itinerante realiza o atendimento e as audiências nas cidades que não possuem varas do trabalho, aproximando a Justiça do trabalhador e possibilitando ao cidadão o real e efetivo acesso ao Poder Judiciário. De acordo com calendário instituído pelo TRT para 2010, neste primeiro semestre a Justiça do Trabalho Itinerante irá a 61 municípios que não possuem varas do trabalho. Além dos trabalhadores desses chamados municípios-pólos, serão atendidos moradores de várias cidades circunvizinhas

FONTE:



05 de agosto de 2013

HOMENAGEM A MEMORIA DE ZEZINHO DE ADERSON

HOMENAGEM A MEMORIA DE ZEZINHO DE ADERSON

SAUDADES ETERNAS

                          BIOGRAFIA

                          JOSÃ BELO DE LIMA

Nasceu em Vargem Mirador, Maranhão, filho de Adelino e Maria Ladeira, casou-se com, Maria da Glória Costa de Sousa Lima e dessa união matrimonial, nasceu seus filhos, Ramon Costa Lima e Ronan Costa Lima, era chamado carinhosamente pela família e amigos de ZEZINHO DE ADERSON. Viveu e trabalhou dignamente para criar seus filhos, como motorista, metalúrgico e vereador, um homem de grande fé, pois sempre participava das ações da igreja católica, sendo abençoado pelo espírito de Deus, obteve grandes sabedorias e princípios sendo um belo exemplo para seus filhos e descendentes. 

Do seu legado como esposo, pai e avô nunca será esquecido, Dom Expedito perde um grande cidadão, mas nunca se esquecerás de um exemplo de homem do bem, sua história de vida sempre foi exemplar.

Sua ausência fará muita falta, ficara infinitas saudades, mas ainda assim o povo de DEL alegra-se na certeza de que ZEZINHO DE ADERSON, foi ao encontro do PAI CELESTE. 

âZEZINHO SE FAZ PRESENTE ETERNAMENTE NO CORAÃÃO DESSE POVO QUE NUNCA ESQUECERAS O GRANDE AMIGO QUE FOSTES, DESCANSE EM PÃZâ.

Pessoas verdadeiros, são para sempre porque...não importa a distância, no coração estarão sempre perto. Não importam as diferenças, sempre terão um ponto de acordo.
não importam as brigas, sempre haverá lugar para o perdão. Não importam circunstâncias, sempre haverá um ombro para recostar, mãos para ajudar, olhos para enxergar e chorar de alegria e dor, bocas para expressar as verdades e sorrir. Amigos, verdadeiros são para sempre, porque quando dois corações se unem, formando um só, DEUS se manifesta ali, através do amor e o amor é mais forte que a morte, é benigno, paciente, tudo. Sofre, crê, supera. Não se ufana, nem se ensoberbece,
apenas...ama. certamente, permanece vivo na lembrança de seus verdadeiros amigos.

03 de agosto de 2013

MUNICÍPIO DE SUSSUAPARA NO PIAUÍ TOMADA POR CANGACEIROS?

MUNICÍPIO DE SUSSUAPARA NO PIAUÍ TOMADA POR CANGACEIROS?

CANGACEIROS FORA DE TEMPO 2- A FUGA

CANGACEIROS FORA DE TEMPO 2- A FUGA

Segunda parte de uma saga que conta a história de 3 cangaceiros que se encontram fora de tempo e que ao chegarem em uma pequena cidade chamada Sapupemba do norte, se envolvem em uma grande confusão envolvendo o prefeito, a delegada, e ao serem presos, Léo o filho do cangaceiro Cabeleira que é um assaltante de bancos que reside na capital resolve ir a pequena cidade para libertar seu pai. Na trama termina se apaixonando pela filha da delegada que esta prestes a se casar, muito suspense, aventura, emoção e comédia fazem parte dessa história, onde os personagens inusitados contracenam com perigosos cangaceiros, e até a força tática num confronto imbatível com um feiticeiro que dar cobertura aos cangaceiros, com fugas eletrizantes de tirar o fôlego., fazem parte desta trama.Um filme de Dedé Rodrigues, algo diferente de tudo que você já viu no cinema nacional, um filme onde os efeitos especiais estão presentes do Inicio ao fim tornando - se um filme diferente dos demais.

VENHA CONFERIR DE PERTO NESTE SÃBADO 03 DE AGOSTO A PARTIR DA 20:00HS. NA QUADRA POLIESPORTIVA DE SUSSUAPARA - PI. EM UM SUPER TELÃO A ENTRADA VAI CUSTAR APENAS 5,00 COM DIREITO AO DVD DO FILME E AINDA CONCORRE NO FINAL DO FILME A UM APARELHO DE DVD. SÃ FALTA VOCÃ, CONVIDE OS AMIGOS E TRAGA TODA A SUA FAMILÃA PARA PARTICIPAR DESTA AVENTURA INESQUECÃVEL.


01 de agosto de 2013

Dom Expedito Lopes participa junto com 10 municípios do APL do Buriti.

O EVENTO ACONTECEU EM MANOEL EMIDIO - PI

             

                                           

                     

O Diretor de Agricultura e Pecuária Fernandes belo e o Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos JoselyEcologista de Dom Expedito Lopes, marcaram ´presença em mais uma reunião com o ARIDAS em busca de melhorias para os produtores de Buriti, estiveram presentes no encontro 36 pessoas de 10 municípios.

O Evento Aconteceu no município de Manoel Emidio - PI, 439 Km de Teresina, os participantes dos territórios que participam do evento ficaram maravilhados com a recepção dos responsáveis e a organização  dos pontos de apoio do município (O Secretário de Agricultura, Hiata Anderson de Sousa Miranda, o professor José Vanildo Ribeiro de Sousa, Dilsom Moreira da Silva, Mario Moreira da Silva, Jacira de Sá Ferreira, Vicença Gomes da Silva, Hermina de Sousa Silva)

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho, aconteceu mais uma atividade prevista no acordo para execução de projeto BRA 08/012. Apoio ao Agroextrativismo e aos Povos e Comunidades Tradicionais - Projeto de Fortalecimento do núcleo gestor do arranjo produtivo local do Buriti (acordo de subvenção nº 22550/2012).  a Oficina de Gestão de Empreendimentos, com assessoria de Rosangela Maria, Especialista em Desenvolvimento Rural. Estava presente o Assessor estadual do APL do Buriti no Piauí, Antônio Reis, na ocasião estavam representados 10 municípios num número total de 36 pessoas (Homens e mulheres), a juventude estava representada na presença de jovens estudantes das escolas Agrotécnica e Escolas Famílias Agrícolas. Na Oficina foi possível aprofundar a teoria com a prática de construção dos painéis. Ao final saímos com um diagnóstico da situação dos empreendimentos da agricultura familiar (quantidade, situação) e ainda a visão de futuro para curto, médio e longo prazo qual a situação ideal para os empreendimentos do APL do Buriti. â comentou a Assessora Rosangela Mariaâ

Ao final foi os representantes dos territórios do APL do Buriti receberam  a visita do Prefeito do município de Manoel Emídio â PI, Josenildo Leal Moreira, que se colocou a disposição para outros momentos no município.

O próximo evento será a Oficina sobre Boas Praticas que acontecerá em Dom Expedito Lopes Território do Vale do Guaribas e Vale do Sambito.


                     Lista de participantes do Curso de Gestão de Empreendimentos

NO

ME

MUNICIPIO

SEXO

Gildânia Maria Ferreira Andrade

Floriano

F

Rosangela Maria Ferreira da Silva

Floriano

F

Viviane Maria Ferreira da Silva

Floriano

F

Antonio Reis de Araujo Costa

Valença

M

João Benvindo de Albuquerque Filho

Floriano

M

Alcione Maria da Paixão

Palmeira

F

Mario Moreira da Silva

Manoel Emidio 

M

Jacira de Sá Ferreira

Manoel Emidio

F

Hiata Anderson de Sousa Miranda

Manoel Emidio

M

Vicença Gomes da Silva

Manoel Emidio

F

José Vanildo Ribeiro de Sousa

Manoel Emidio

M

Hermina de Sousa Silva

Manoel Emidio

F

Dilsom Moreira da Silva

Manoel Emidio

M

Francisco Gonçalves de Sousa

Santa Rosa

M

Manoel Gomes de Sousa

Valença

M

João Carlos Albuquerque Rocha

Canavieira

M

Francisco de Assis Alves

Ipiranga

M

Josely Clementino de Moura Santos

Dom Expedito Lopes

M

Fernandes Belo de Moura

Dom Expedito Lopes

M

Valdir Antonio Feitoza

Uruçui

M

Otavio Feitosa de Araujo

Uruçui

M

Maria da Luz Ferreira da Silva Alves

Landri Sales

F

Delzarista Ferreira da Silva Santo

Landri Sales

F

Roselma Pereira de Souza

Landri Sales

F

Renata Ribeiro da Costa

Baixa Grande do Ribeiro

F

Cristiana Vieira do Nacimento

Baixa Grande do Ribeiro

F

Maykon José Ferreira de Carvalho 

Inhuma

M

Francisco José Rodrigues de Carvalho

Inhuma

M

Isidoro Barbosa Sousa Junior

Inhuma

M

Maria da Cruz Sousa Brito

Bertolinia

F

Gleison da Cruz e Sousa

Bertolinia

M

Ramiro Barbosa do Santo

Bertolinia

M

Letícia Saynara de Carvalho

 Ribeiro Gonçalves

F

Raissa Sousa dos Santos

Ribeiro Gonçalves

F

29 de julho de 2013

ALUNOS DE MANOEL EMIDIO DO PIAUÍ VISITAM EMPREENDIMENTOS EM DOM EXPEDITO LOPES.

ALUNOS DE MANOEL EMIDIO DO PIAUÍ VISITAM EMPREENDIMENTOS EM DOM EXPEDITO LOPES.

Uma viagem de 400km

Sábado (20) Alunos, Professores e Técnico Agrícolas do Pro â Jovem, âSABERES DA TERRAâ / Turma do Assentamento Recreio, com duas Presidentas de Associações do município de Manoel Emídio. Estiveram visitando fábricas em Dom Expedito Lopes

Uma viagem de 400km saindo de Manoel Emídio as  2:00hs e chegando em Dom Expedito Lopes as 10:50hs

A prefeitura através da Secretária Municipal de Educação, disponibilizou um ônibus e motorista para viagem

A viagem teve como objetivo: visitar a fabrica do senhor Simão Neto e fábricas de doces. Apesar do cansaço da viagem todos acharam que foi muito proveitosa.

O grupo foi recepcionado pelo Diretor de Agricultura e Pecuária Fernandes Belo, que mostrou os Empreendimentos do município.

Os alunos ficaram maravilhados com os equipamentos criados por Simão Neto, e gostaram muito de sua palestra. Os alunos concluíram que quando se tem equipamentos, trabalhos organizados e industrializados.

Aproveitando a visita no município Fernandes levou o grupo para conhecerem alguns pontos turísticos do município, subindo todos no Morro da Crus até o Santo Expedito, e nas barracas de mel e castanhas na Serra dos Pinheiros.

A visita dos alunos foi organizada pelos professores, José Vanildo, Raimunda, Osi Medeiros e o Técnico Deusdete.

Todos agradeceram ao Diretor Fernandes Belo e Elias Sátiro, e prometeram que voltarão com mais tempo para visitar mais localidades do município pois ficaram sabendo das várias pinturas rupestres que existe no município.


26 de julho de 2013

DOM EXPEDITO PARTICIPA DA I OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

DOM EXPEDITO PARTICIPA DA I OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

APL DO BURITI

O Ministério do Meio Ambiente,  e  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável, (ARIDAS) através do acordo de subvenção 22550/2012 junto aos representantes de territórios e produtores de buriti estão unidos para organizar o APL do Buriti.


ENCONTROS ORGANIZADOS POR ROSÃNGELA (BIEKA) " SUPERVISORA DE CONVÃNIOS"  E ANTONIO REIS (REISINHO) ASSESSOR ESTADUAL DO APL - BURITI DO PI"  ARIDAS, REUNINDO VÃRIOS MUNICÃPIOS DO PIAUÃ




Para definir estratégias de trabalho, identificar os pontos fortes e os pontos fracos do Buriti o ARIDAS vem realizando encontros com representantes e produtores dos territórios onde em Floriano foi realizado a primeira oficina com a presença de representantes da SDR  Alvaro Ramos (Diretor da Agricultura Familiar do SDR), e a Cordenadora de Projetos da SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Economico Tecnologico do Estado) Ivanir Lages, e os responsáveis pelo ARIDAS e representantes de territórios

Dom Expedito Lopes foi muito bem representada pelo Diretor de Agricultura e Pecuária e.o Diretor de Meio Ambiente Josely Ecologista, na ocasião com palestras relacionadas aos arranjos do buriti feitas pelos representantes da SDR Alvaro e Alfredo, onde foi explanado as formas apropriadas para melhor cultivar, cuidar, proteger, colher e claro manusear com qualidades, seguranças e assim ter uma produção satisfatória para todos os produtores, com planejamentos para que se venda seus produtos com melhor valor no mercado.

Os atores que participaram do último encontro elaboraram um planejamento estratégico para a criação de projeto.

No evento promovido pelos atores do APL do Buriti, foram discutidas também as ameaças eoportunidadespara os empreendedores da atividade. As relações institucionais, classificação dos frutos, qualidade, transporte, processamento, beneficiamento, mercado e comercialização, mereceram atenção especial nos debates.

.As reuniões sempre bem produtivas com participação de todos presentes, e com divertidas gincanas de Quebra Gelo para espantar as dores e os stress, o professor no encontro de Floriano foi o Tio Oziel.

PRÃXIMO ENCONTRO SERÃ EM MANOEL EMÃDIO E O PORTAL O DIA ESTARA REGISTRANDO TODO O DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO DO BURITI, JUNTO COM O ARIDAS, AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A REIZINHO E BIEKA.


24 de julho de 2013

SEBRAE ESTIMULA MUNICÍPIO DE DOM EXPEDITO LOPES A IMPLANTAR LEI GERAL

SEBRAE ESTIMULA MUNICÍPIO DE DOM EXPEDITO LOPES A IMPLANTAR LEI GERAL

A câmara de vereadores de Dom expedito Lopes, recebeu os consultores do SEBRAE-PI, Juliana Paz e Felipe.

A câmara de vereadores de Dom expedito Lopes, recebeu os consultores do SEBRAE-PI, Juliana Paz e Felipe. 

Com o objetivo de implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município, o Serviço de Apoio Ãs Micro e Pequenas Empresas, tem realizado visitas as cidades do Piauí, Dom Expedito que se localiza no vale do Guaribas tem como Consultor de Campo Felipe de Sousa, que assessorado por Juliana fizeram uma reunião com , Vereadores, Empreendedores, e pequenos empresários de Dom expedito Lopes, para orientação da importância de implantar a lei Geral que é obrigatória.

Após uma grande demonstração da importância da lei, foi passado para o presidente da câmara a minuta da lei, que devera ser copiado para todos os interessados, assim tendo total conhecimento para que se possa ser criado um projeto de lei para melhorias de todos e do município. Agenor, Presidente da câmaraapoiado dos vereadores presentes, Kyldary Gonçalves, Zé Belo e Gernando, garantiu que ainda em agosto essa lei estará aprovada na Câmara deste município.

Representantes da prefeitura Francisco Gonçalves e Francivaldo também estiveram presentes e ficaram gratos pela parceria que se inicia com om SEBRAE.

A Lei Geral é o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. Instituída pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, vem estabelecer normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às Microempresas, ME; e às Empresas de Pequeno Porte, EPP, no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, nos termos dos artigos 146, 170 e 179 da Constituição Federal.

Os principais benefícios previstos na Lei Geral são regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive com simplificação das obrigações fiscais acessórias; desoneração tributária das receitas de exportação e substituição tributária.

23 de julho de 2013

Dom Expedito Lopes promove VIII Conferência Municipal da Assistência Social

Dom Expedito Lopes promove VIII Conferência Municipal da Assistência Social

Tema: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS

Tema: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS

                                                     

As Conferências têm a finalidade de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Ãnico de Assistência Social (SUAS) e terão como tema central: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS", e eleger delegados para a X Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá em Teresina.

A VIII Conferencia Municipal da assistência Social aconteceu na Quinta - feira (18) na Escola Municipal Francisco Belo.

Na abertura do evento foi formada uma mesa de honra com autoridades e representantes do povo, entre os convidados o Prefeito Alecxo Belo e vice De Assis; Vereadores, Kyldary Gonçalves e écio Flavio; Secretária do Social, Socorro Dantas; Padre Sebastião; Assistente Social, Osiel; Representante dos idosos, Irmã Nonata e a conferencista, (colocar o nome aqui).

Músicos (Clarinho, Gideon e mikely) conduzem o Hino Municipal que foi cantado por todos, em seguida o Padre Sebastião inicia as atividades cantando um hino gospel, a Scretária Socorro Dantas (Socorrinha) faz a leitura de uma passagem bíblica que foi escolhida pelo padre que fez um belo sermão sobre o tema da conferencia.

Adolescentes apresentaram uma dança do coco.

Foram lidas as leis da Assistência Social, para conhecimento de todos, após isso os participantes foram convidado a participarem de um coff break.

Iniciando a segunda parte do dos trabalhos ...

 

Palestra com o tema: âA Gestão e o Financiamento na efetivação do SUASâ, presidida pela Conferencista e Assistente Social Gracilia Carvalho em seguida foi eleito os delegados para a X Conferência Estadual de Assistência Social.


22 de julho de 2013

Vereadores de Dom Expedito Lopes participam de torneio de futsal em Ipiranga

Vereadores de Dom Expedito Lopes participam de torneio de futsal em Ipiranga

NOVA SANTA RITA FOI A GRANDE CAMPEÃ

Ipiranga realiza torneio de futsal entre vereadores e representantes, o evento esportivo fez parte das comemorações da XXX Semana Cultural da Juventude, as equipes convidadas foram: Dom Expedito Lopes, Inhuma, São João da Varjota e Nova Santa Rita. O evento aconteceu no Poliesportivo de Ipiranga e contou com uma numerosa torcida que acompanharam os vereadores de seu município.

Dom Expedito foi muito bem representado a equipe teve a presença de vereadores e do prefeito Alecxo Belo que deu o toque inicial quando o time iniciou sua partida, ainda jogando tivemos os vereadores Gernando e Marcones, na torcida que merecia um troféu de mais animada estavam os vereadores: Kyldary Gonçalves, Nilsa e Evanil e o presidente da câmara Agenor, que apoiado pelo o vice-prefeito, De Assis, e o Ex - prefeito Francisco Gonçalves e amigos fizeram muito barulho na torcida.

As regras do torneio foram mudadas, devido ausência das equipes de Inhuma e São João da Varjota, então as três equipes presentes fizeram um triangular. Foram jogos dignos de atletas profissionais, disputadíssimo. O primeiro jogo foi entre as equipes de Ipiranga e Nova Santa Rita, um duelo pegado até o fim com os atletas dispostos a levarem o troféu. A equipe de Nova Santa Rita que fica a uma distancia de aproximadamente 200km do Ipiranga participava pela primeira vez do evento. O vereador Delvanim responsável pela equipe, falou com a nossa reportagem (Josely Ecologista). Ficamos maravilhados pelo respeito entre os atletas das equipes participantes, viemos de muito longe para prestigiar esse evento esperamos participar em outros momentos, Nova Santa Rita aguarda a visita desses amigos que aqui fizemos além de termos reencontrado o senhor Francisco Gonçalves, o Chiquinho que algum tempo nos entregou alguns equipamentos como um trator pelo PCPR. Retornaremos para nosso município bem feliz não só pelo troféu, nem pelas vitórias, mas sim por aumentarmos nossas fronteiras de contatos e amizades.

vereador Delvanim

Foram muito competitivas todas as partidas, o primeiro jogo foi entre Ipiranga e Nova Santa Rita, que saiu empate de 8x8, levando a partida para os pênaltis, com o resultado de 5x4 Ipiranga vence o primeiro desafio. O segundo jogo foi entre Dom Expedito e Nova Santa Rita que estava na repescagem, o time de DEL jogava pelo empate, o jogo foi bem disputado também entre essas equipes, mesmo com o apoio do Prefeito Alecxo Belo e da animada torcida que veio de Dom Expedito Lopes, a equipe não conseguiu segurar o resultado deixando que no final da partida NSR virasse o placar derrotando DEL por 4x3. Na final NSR que consegui se classificar com muito esforço e dedicação venceu o time da casa por 5x2 sagrando â se campeã do torneio entre os Vereadores na XXX SEMANA CULTURAL DA JUVENTUDE.

Em seguido houve a cerimônia de entrega de medalhas a todos os atletas e os troféus de campeão e segundo e terceiro lugar.

Prestigiando o evento contamos com presença de amigos, políticos e empresários, entre eles as Vereadoras de Ipiranga, Dolores e Layane Rodrigues, vereador João Olimpio, presidente da câmara de Ipiranga os prefeitos José Maria de Ipiranga e Alecxo Belo de Dom Expedito, Secretario de Esporte de Ipiranga Ãdson Mendes, ex â vice-prefeito Zeca do Bar, empresário de Capão Bonito, Elesbão, Secretário de Comunicação Renato, Diretor e assessor do hospital e ainda a família da vereadora Dolores.

18 de julho de 2013

Equipe de vôlei de Dom Expedito Lopes fica com o vice em Ipiranga

TAÇA XXX SEMANA DA JUVENTUDE

A comissão organizadora do Esporte Clube Paredão, apoiados pelo Vereador Kyldary Gonçalves estão dedicando muito ao esporte de Dom Expedito Lopes, os mesmos incentivam os jovens do sexo masculino e feminino a praticarem diversas modalidades, duas atuantes esta sendo o futsal e vôlei.

Na manhã desta Quarta feira 17, vestiram a camisa do time e foram até a cidade de Ipiranga-PI enfrentar a equipe de vôlei local. Na manhã desta Quarta feira 17, vestiram a camisa do time e foram até a cidade de Ipiranga-PI enfrentar a equipe de vôlei local. Antes da disputa pelo troféu a equipe de Dom Expedito Lopes visitou a Casa da Cultura, conhecendo um puco da história daquele município.

O jogo aconteceu no Poli Esportivo onde as equipes se mostraram bem guerreiras, em uma disputa pelo troféu xxx Semana da juventude, as equipes disputaram a taça muito acirradas, o time local começou ganhando por dois setes a zero, a equipe de Dom Expedito reagiu ganhando dois setes seguidos levando o jogo para o tie-break, onde o time de vôlei de Dom expedito Lopes cansou deixando o Ipiranga criar um amplo placar, assim não dando para reagir, ficando com o vice campeonato

Os atletas e o vereador Kyldary âficaram satisfeitos com a partida, acima de tudo estamos melhorando muito o espírito esportivo, em breve as vitórias viramâ  Kyldary Gonçalves.

O jogo foi prestigiado pela vereadora Dolores e outras autoridades como o Diretor e assistente do Hospital de Ipiranga.

Os troféus foram entregues pelo vereador Kyldary a equipe campeã de Ipiranga e o de vice pelo atleta responsável pela secretaria de Cultura de Ipiranga.

Ônibus da Justiça Itinerante fara atendimento em Dom Expedito Lopes

Ônibus da Justiça Itinerante fara atendimento em Dom Expedito Lopes

DE O6 A 08 DE AGOSTO

A Secretária Geral da Justiça Itinerante, Raquel Waquim, e a Diretora Adjunta, Giovana Arêas, estiveram na tarde de ontem, terça-feira (16) no plenário da Câmara Municipal de Dom expedito Lopes, onde realizaram uma reunião para explicar os serviços que serão prestados pela Justiça Itinerante a partir de 6 de agosto de 2013 na cidade.

De acordo com a secretária, a Justiça Itinerante estará na cidade nos dias 6, 7 e 8 de agosto prestando serviços como:

1 - Suprimento/ Justificação de Registro Civil de Nascimento (Documentos necessários: batistério e 2 testemunhas)

2 - Retificação (reparo, conserto) de registro civil de nascimento e óbito (Documentos necessários: documento que necessite ser retificado/documento que comprove o erro a ser corrigido)

3 - Suprimento/Justificação de òbito (Documentos necessários: declaração de óbito do hospital ou declaração do cemitério do sepultamento e 2 testemunhas)

4 - Divórcio consensual (Documentos necessários: certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos menores de idade e documentos de comprovação de imóveis)

5 - Reconhecimento de paternidade (Documentos necessários: certidão de nascimento ou de casamento da mãe, RG da mãe e certidão de nascimento do menor)

6 - Homologação de acordo de pensão alimentícia (Documentos necessários: CPF e RG dos pais e certidão de nascimento dos filhos)

7 - Reconhecimento de união estável (Documentos necessários: RG e CPF do casal, Certidão de nascimento do casal, 2 testemunhas e certidão de nascimento dos filhos menores)

8 - Dissolução de união estável  (Documentos necessários: RG e CPF do casal, Certidão de nascimento do casal, 2 testemunhas e certidão de nascimento dos filhos menores)

9 - Outras ações de natureza consensual 

10 - Todas as ações de competência dos juizados especiais

SERVIÃOS EXTRAJUDICIAIS

1 - carteira de Identidade

2 - CPF

3 - Carteira de Trabalho

4 - Alistamento imlitar

5 - Casamento Comunitário

6 - Passe Livre: Idoso e pessoas com deficiência

7 - Serviços de saúde

8 - Título Eleitoral

9 - Teste de DNA (gratuito)

Além destes, outros serviços também serão prestados pela Justiça Itinerante.

Obs: Sobre os casamentos comunitários: Procurar Amparo, no cartório de Dom Expedito Lopes.

A Justiça Itinerante  âà a justiça disponibilizada por meio de unidades móveis, geralmente, por meio de ônibus adaptados, para levar a atividade jurisdicional do Estado aos lugares mais longínquos e necessitados. Composta por um juiz, conciliadores e defensores públicosâ (Dicionário Jurídico).

As pessoas que são atendidas pela Justiça Itinerante recebem a solução de seu problema no mesmo dia. Em alguns casos mais complicados, a solução poderá demorar até 4 dias, mas nenhum caso ficará pendente de julgamento.

As pessoas que podem ser atendidas são aquelas que não possam arcar com as despesas de um advogado e custas processuais, bem como os cidadãos que necessitem de uma solução mais rápida para algum conflito.


Justiça Itinerante

Endereço

Praça Des. Edgard Nogueira, s/n
Bairro Cabral
Edifício-sede do Tribunal de Justiça do Piauí
Prédio anexo da Corregedoria â 2º andar

Contatos

  • 86 3221-3247
  • 86 3221-3604

17 de julho de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL E SEMTAC PROMOVEM PALESTRA SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA,

BOLSA FAMILIA

                                                   

PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E AÃÃO COMUNITARIA (SEMTAC) PROMOVEM PALESTRA SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMILIA, COM A PARTICIPAÃÃO DO COORDENADOR ESTADUAL DO PIAUÃ ROBERTO OLIVEIRA.

Centenas de pessoas se reuniram na quadra do Ginásio Poliesportivo âTio Zéâ em Dom Expedito Lopes, o evento contou com as autoridades do município entre elas o prefeito Alecxo Belo e Vice De Assis, vereadores, secretários e diretores municipais. O encontro foi para uma palestra com o coordenador do Bolsa Família do Piauí Roberto Oliveira. 

A palestra foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária â SEMTAC â juntamente com a prefeitura do município, com o objetivo de esclarecer à população da cidade sobre os critérios de participação no Bolsa Família

De acordo com a Secretária Municipal de Trabalho e Ação Comunitária, Maria do Socorro Santos Dantas, há a necessidade de verificação de quais pessoas se encaixam nos critérios de inclusão do programa, para tanto, nada melhor que trazer o coordenador estadual para falar sobre o assunto. Espera-se assim que aquelas pessoas que não se enquadrem desliguem-se voluntariamente do projeto.

Durante a palestra Roberto disse que o primeiro passo que se deve ter é observar se a pessoa está no perfil, caso não esteja, o ideal é que se faça o desligamento voluntário, pois se em até três (3) anos a renda sofrer uma diminuição o beneficiário terá o retorno garantido, ao contrário do que ocorre com quem é pego em auditoria.

                                                                 O PROGRAMA BOLSA FAMILIA

                                                                  

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza (BSP).. Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família - - considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.


Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no PBF. No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no Programa e o recebimento do benefício. 
Contato: 
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
SEPN 515 â Bloco B â Edifício Ãmega â 5º andar
CEP 70770-502 â Brasília/DF
0800 707 2003
[email protected]

14 de julho de 2013

U.E. DR. JOÃO CARVALHO REALIZA SEU 10º FOLGUEDO

U.E. DR. JOÃO CARVALHO REALIZA SEU 10º FOLGUEDO

CONFIRA AS IMAGENS

Alunos, professores e demais funcionários da Unidade Escolar 
Dr. João Carvalho realizaram na quinta (11) e sexta (12) a 10ª edição dos folguedos da escola.
Com o tema Brasil: Um País Multicultural, o que se viu nas duas noites de apresentações foi uma verdadeira aula da cultura brasileira.

Após a abertura oficial realizada pela diretora Maria Luzinete e execução do Hino Nacional foram feita uma homenagem ao ex-diretor e idealizador do evento (Francisco de Candinho)...

... em seguida foi feita a leitura de um belíssimo cordel pelo aluno da 7ª etapa da EJA, Antônio, e a fundamentação do evento pela coordenadora da escola Maria do Socorro. A partir daí seguiram-se as apresentações das mais variadas danças típicas das regiões brasileiras, como o Carimbó e o Xote Bragantino, do Norte; a Dança Country, do Centro-Oeste; o Baião, o Forró e o Axé, do Nordeste; o Funk, da Região Sudeste; a Dança Espanhola, do Sul, entre muitas outras manifestações da rica cultura de nosso país.

De acordo com a diretora é uma alegria ver o quanto cresceu o evento que surgiu de forma espontânea. "Saímos da escola e fomos para a rua porque não havia mais espaço para tanta gente que vem prestigiar nosso evento. Hoje vivenciamos na prática a interdisciplinaridade e a interação entre a escola e a comunidade", disse!




Maria Luzinete (Neta) destacou também a importância que os folguedos trazem no processo de aprendizagem dos alunos "eles correm atrás, pesquisam à fundo sobre o tema, aprendem na prática e de forma espontânea sobre a nossa cultura".




VEJA IMAGENS DO EVENTO.

MAIS IMAGENS EM BREVE O NO FACEBOOK DE JOSELY ECOLOGISTA

12 de julho de 2013

DOM EXPEDITO LOPES RECEBERÁ R$ 215 MIL

DOM EXPEDITO LOPES RECEBERÁ R$ 215 MIL

Presidenta garante repasse extra de R$ 79 milhões ao PI .

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou um apoio financeiro emergencial aos prefeitos municipais durante discurso na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Dilma informou que as prefeituras receberão R$ 3 bilhões em duas parcelas, uma em agosto deste ano e a outra em abril de 2014.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez os cálculos, e antecipou os valores que cada ente municipal deve receber nos dois repasses prometidos pela presidente Dilma. Ao todo, os 224 municípios piauienses receberão R$ 79,6 milhões.


CONFIRA O VALOR PARA A CIDADE DE DOM EXPEDITO LOPES

O mínimo que cada município piauiense receberá será R$ 215 mil - sendo R$ 107,5 mil no próximo mês de agosto e outro repasse do valor em abril de 2014. à o caso de Acauã, Currais e Jerumenha.  A capital Teresina receberá o maior repasse, embolsando R$ 15,9 milhões divididos em duas parcelas de R$ 7,9 milhões.

Parnaíba, o maior município do interior piauiense, receberá R$ 2,8 milhões. Já Picos, terá um incremento de R$ 932 mil, seguido de Piripiri com repasse extra de R$ 860 mil pelo Governo Federal.

O repasse não terá desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como acontece com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Além de não ser vinculada a alguma área específica para investimento. Segundo a CNM, os R$ 3 bilhões representam o que geralmente é repassado às prefeituras em julho às prefeituras por meio do FPM.

11 de julho de 2013

EMPRESÁRIO REALIZA FESTA SURPRESA DE DEBUTANTE PARA ATRIZ DE DOM EXPEDITO

EMPRESÁRIO REALIZA FESTA SURPRESA DE DEBUTANTE PARA ATRIZ DE DOM EXPEDITO

CONHEÇA CACHOEIRA SANTA BÁRBARA E POÇO AZUL

O empresário Antonio Gonçalves Neto (Antonio Turinha), responsável pelo um dos lugares mais bonitos e encantador da natureza esteve em Dom Expedito Lopes e realizou uma festa de debutante surpresa para sua sobrinha a atriz Rita Gonçalves, ele reuniu os familiares e  amigos da Jovem debutante e realizou um jantar com churrasco e direito a bolo com velas,foi um encontro muito emocionante, pois em discurso ele expressou o carinho afetivo que sente pela sua sobrinha considerando ela como sua filha, mostrou fotos e mensagens de amor fraterno enviado para ele via internet pela atriz debutante, em seguida em meio a lágrimas também a jovem debutante comentou em alta voz a felicidade de ter esse tio/pai em sua vida, que essa felicidade desta festa é mais uma forma de mostrar a todos como ela é amada e também ama esse herói chamado Antonio Turinha.

Obs: a logo do Portal O Dia fez parte da decoração da festa pois o ator Eliomar Gonçalves tio da debutante, fez essa homenagem ao blogueiro do município Josely Ecologista, deixando como plano de fundo de um monitor a logomarca do Portal O Dia.


Vamos conhecer o empreendimento do senhor Antonio Turinha no Maranhão.

              Cachoeira Santa Bárbara e Poço Azul


O COMPLEXO DO RIO COCAL QUE ENGLOBA O POÃO AZUL, CACHOEIRA DOS NAMORADOS E CACHOEIRA DE SANTA BARBARA, ALÃM DO ENCANTA AZUL Ã UM DOS DIVERSOS ECOSSISTEMAS INESQUECIVEIS QUE SE ENCONTRA NESSA REGIÃO.

Acordar cedo no campo, tomar um belo café da manhã a e sair e se aventurar em um Trekking, curtir uma adrenalina em tirolesa e tomar um banho de cachoeira. Começo de dia ecologicamente perfeito. Pois assim são os dias nas cabanas, barracas ou chalés do Poço Azul e a Cachoeira Santa Bárbara.

O Poço Azul, é formado por uma imensa queda d água. A sua cor varia conforme a época do ano, nos tempos de seca ele chega a ficar azulzinho, trazendo imagens perfeitas formada por obras da natureza.

A trilha para a Cachoeira Santa Bárbara é de somente 5 minutos fica localizada ao final de um Cânion de paredes altas e esverdeada pelos musgos, chegando na cachoeira todos ficam surpresos com a beleza do local com uma queda de 75 metros e poços naturais de belezas incomparáveis. Vale a pena conhecer o Poço azul e todos os encantos e adrenalinas do local a tirolesa nos leva a um passeio sobre obras encantadoras da criação divina, são imagens inesquecíveis.