• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Dom Expedito Lopes

09 de julho de 2013

Alemão Uwe Weibrecht e o Médico Dr. Michael Metzner visitam Dom Expedito Lopes

Alemão Uwe Weibrecht e o Médico Dr. Michael Metzner visitam Dom Expedito Lopes

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO PROBRASIL

                   ASSOCIAÃÃO PRÃBRASIL

A Associação Pró Brasil é uma organização sem fins lucrativos, que iniciou seus trabalhos em novembro de 1999, com o objetivo de criar e apoiar programas fundamentais para o desenvolvimento humano e social das famílias no Brasil. A sua missão é promover a inclusão social e a cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção de saúde e programas de geração de renda, gerando o bem estar das comunidades carentes, bem como apoiar suas lutas pela sobrevivência na busca de uma vida melhor e mais digna, para alcançar sua independência.
Em 2006, a Associação ProBrasil chegou ao Estado do Piauí, onde atualmente mantém um escritório regional no município de Picos. A organização realizou vários projetos e ações sociais em Picos, Teresina, Coronel José Dias e Cocal.

O Assessor de Relações Internacionais do governo com médico Alemão e representante de comunidade de Picos estiveram visitando o município de Dom Expedito Lopes. Na residência do Diretor de meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Josely Ecologista, no Sítio Paraíso, o alemão também é o presidente da Associação ProBrasil, que bateu um papo com nossa equipe do portal O Dia e falou sobre alguns projetos e também sobre a Policlínica de Picos. Temos um projeto novo chamado base camp.

                                                     

                                                   IMAGEM DA BASE CAMP

Base Camp. Então, atrás desse nome se esconde um novo projeto da ProBrasil. A ONG pretende desenvolver uma rede internacional para atrair voluntários interessados de todo o mundo para trabalhar na Gameleira dos Rodrigues, na região de Picos, em São Paulo e outros lugares possíveis, onde a ProBrasil está envolvida. 

A ideia surgiu na verdade do entendimento que quando se quer criar pontes que é a proposta da Associação ProBrasil, pontes entre culturas, entre cidades, do campo pra cidade e da cidade pra o campo, entre pessoas, entre nações, você tem que ter uma presença , tem que estar no meio daqueles ambiente onde você quer fazer amizades, onde você quer entender como as pessoas vivem, então juntamente com o Vicente, que é um dos líderes comunitários da comunidade Gameleira dos Rodrigues que hoje esta aqui representada pelo  Francisco José Barbosa, morador daquela localidade. Essa caminhada já faz quatro anos aqui na região onde começamos apoiando a estruturação de uma comunidade rural foi ai que surgiu a ideia da construção de uma casa dentro dessa comunidade para receber e abrigar os voluntários da PróBrasil que vierem de São Paulo ou da Alemanha como também de outros países,para conviver com a comunidade conhecendo a realidade de vida desse povo, conhecendo as dificuldades entendendo as formas de vida, conhecendo as culturas das famílias e fazer dentro dessas comunidades projetos. A ideia da Base Camp é ficar inserida na comunidade e a partir disso construir projetos, uma pessoa que esteve recente aqui foi o Niklas Kluger, um jovem Alemão de 20 anos, que aprendeu entre eles o idioma Português, ele  ofereceu por exemplo um curso de violão, criou o bate papo cultural interagindo, discutindo com as pessoas como funciona  a comida a cultura de outros países, foi até a penitenciária de Picos junto com outro parceiro associado da ProBrasil o Hudson, e deu um curso de violão para os presidiários, então é um projeto impactante ao mesmo tempo temos vontade de levar pessoas dessas comunidades para São Paulo e para Alemanha, pouco a pouco queremos criar essa aproximação cultural.

                                                           

                                                             

                                                                             Niklas Kluger

O projeto de intercambio ele contribui para o crescimento das pessoas, são portas que se abrem para novas vidas, eu quando cheguei ao Brasil a 14 anos atrás foi a entrada para um novo mundo, eu e tornei uma pessoa diferente aprende muito aqui no Brasil , esse efeito na vida é muito importante, você sai de seu conforto para aprender como outros povos vivem isso é muito diferente, isso amplia sua forma de agir de atuar na sociedade e isso é o que agente quer transmitir e compartilhar com as pessoas dessa região abrir uma janela, por que? Os direitos humanos são universais eles valem tanto para um Alemão quanto para um Frances, para um Brasileiro um Picoense para quem quer que seja, se ele for humano ele é um espelho de Deus e tem os mesmos direitos de qualquer pessoa do mundo e isso é o que queremos ensinar as pessoas, que eles devem ter acessos a saúde educação assim como a constituição brasileira garante e eles devem viver como gente. Isso é uma obrigação nossa, levar esses conhecimentos a todas as pessoas  que eles podem viver de acordo com as condições que eles habitam, mas os direitos eles devem saber, e passar para seus filhos e netos e assim melhorar suas condições de sobrevivência. Veja o caso da educação, sabemos como é grande a importância na vida das pessoas principalmente de baixa renda, para que tenham uma boa formação e não fiquem a mercê de outros, podendo conseguir bons empregos e se livrarem da vida de crimes.

                                                               

                                                          

Gostaria de informar que qualquer pessoa pode ser um colaborador da Associação ProBrasil, seja um artista, um radialista, um advogado ou um agricultor qualquer pessoa pode trabalhar conosco e contribuir para a sociedade ficar mais justa, mais solidária, nós da associação PróBrasil acreditamos que através da geração de redes onde a conexão de culturas pode trazer benefícios e rendas para muitas comunidades, cito um exemplo da Cerâmica na Serra da Capivara formada por homens do campo que trabalham fazendo artesanatos que são vendidos em todo o Brasil e para vários países, sendo assim aqui também com força de vontade podemos formar e processas projetos para nossas comunidades, na internet tem nossos telefones e endereços também o Josely Ecologista é um parceiro e as pessoas podem estar se informando através dele.

Onde estamos:

Associação ProBrasil
Rua J. Antonio D'Ãvila, 428
Jd. dos Ãlamos
CEP 04883-100 - São Paulo SP

Fone +55.11.5921-2919
Fone +55.11.5921-3027
Fone +55.11.8115-0190

Emails: [email protected]|[email protected]
Skype: matriz.probrasil

Serviço de Assistência Social à Família - SASF
Fone +55.11.5921-2919

CCA- Jardin Das Fontes
Fone +55.11.5975-9800
Telecentro ProBrasil
Fone +55.11.5921-7145
Associação ProBrasilEscritório Piauí - Policlínica
Av. Sen. Helvídio Nunes, 8182
BR 316, Km 318,5
CEP 64.600-000 - Picos PI
Fone +55.86.3303-4383
Cel. +55.89.8806-0000
Skype: probrasil
Emails: [email protected]

               Policlínica em Picos - Piauí

Uma parceria da ProBrasil com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos 
A macrorregião de Picos é a segunda maior do Piauí. O projeto da implementação de uma Policlínica é, portanto, de grande importância para atender as necessidades de cerca de 443.000 habitantes dos 60 municípios da macrorregião. Há mais de dois anos, a ProBrasil vem se articulando no processo da preparação deste projeto, com a participação de vários parceiros. 

Hoje, a ProBrasil trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e a Secretaria Estadual da Saúde do Estado de Piauí no planejamento e na realização do projeto. Através da Policlínica, o SUS poderá melhorar o atendimento na região de Picos comum a maior oferta de procedimentos, como tomografia e mamografia.

 Falando de Policlinica estamos aqui na sua casa com um grande profissional da medicina mundial o Dr. Michael Metzner, um médico do hospital de traumas um dos mais importantes de referencia de traumas em acidentes e cirurgia da Alemanha e da Europa, que agora já ta acertado ele será um professor visitante da UESPI, pois nessa ultima viagem para a Alemanha o governador Wilson Martins acertou sua vinda para o Piauí e ele já se encontra conosco, foi mais uma representação nossa e claro ele vai ajudar os médicos aqui do Piauí a melhorar as estruturas também. 

                                                 Dr. Michael Metzner

Sobre a policlínica já tivemos alguns contatos desde janeiro com a prefeitura de Picos o prefeito Kleber Eulálio e com a secretária de Saúde, eles deixarem muito claro que a policlínica vai abrir em breve, só estamos acertando de qual maneira vai abrir, algumas reuniões estão acontecendo mas já tivemos a palavra do prefeito de Picos e acreditamos nisso e foi reconhecido por todas as partes a grande importância que a policlínica vai ter dentro do sistema de saúde de Picos, precisamos atuar junto com todas as clinicas de Picos, pois temos que trabalhar unidos colaborando uns com os outros para tentar um equilíbrio como em especial  nos casos de acidentes com traumatismo em torno da grande Picos, pois a demanda é enorme.


08 de julho de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA QUERMESSE EM DOM EXPEDITO LOPES

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA QUERMESSE EM DOM EXPEDITO LOPES

COLÉGIOS DO MUNICÍPIO MOSTRAM CULTURAS NORDESTINAS

COLÃGIOS DO MUNICÃPIO MOSTRAM CULTURAS NORDESTINAS

                    PS: com total apoio do prefeito Alecxo Belo e Vice De Assis

As escolas municipais de Dom Expedito Lopes, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, realizaram nos dias 05 e 06 (sexta e sábado) uma grande quermesse onde os alunos mostraram várias danças culturais de algumas regiões do nordeste, divulgando um mesclado de ritmos e artes.

Com o tema "Resgatando a Cultura Nordestina" os alunos e educadores do município apresentaram durante os dois dias da quermesse em perfeitas coreografias as danças típicas do nordeste, crianças e adolescentes deram um verdadeiro show com amostras das raízes culturais em divertidas apresentações, arrancando aplausos do publico presente. Ainda tivemos no evento um âForró Pé de Serraâ apresentado por funcionários e moradores da Serra do Balisa. 

O evento aconteceu na quadra esportiva no centro da cidade e reuniu um grande público. Além das apresentações, havia ainda barracas com comidas típicas do Nordeste.

                             PALAVRAS DA SECRETÃRIA

"Essa é uma grande oportunidade para mostrar as pessoas que não aprenderam a valorizar sua cultura, sua arte, suas raízes, pois muitos não sabem a riqueza cultural de nossas origens.

âEstamos aqui buscando a socialização e a interação entre as escolas, pois se fizéssemos esse evento em cada escola separadamente não haveria como mostrar a nossa grande cultura a tantas pessoas de uma só vezâ.

   Ireny Gonçalves

                                                                        Secretária de educação

                                 VEJAM IMAGENS DO EVENTO

EM BREVE VÃDEOS DO EVENTO NO FACEBOOK DE JOSELY ECOLOGISTA

                       QUINTA - FEIRA DIA 05

                   SEXTA - FEIRA DIA 06

05 de julho de 2013

04 de julho de 2013

NOITE DE GALA NO LANÇAMENTO DO FILME RAIZES DO SERTÃO 5

NOITE DE GALA NO LANÇAMENTO DO FILME RAIZES DO SERTÃO 5

CONFIRA OS BASTIDORES

Os amantes da sétima arte estavam contando as horas para a estréia do âRAIZES DO SERTÃO 5â. Aclamado pela crítica, uma saga que faz um mixto de ação, comédia, aventura e amor a Deus; filme de Roberto Borges, que chega aos fãs da saga. O lançamento aconteceu neste sábado dia 29, no espaço de eventos, Fátima Sá em Picos PI, festa de lançamento em estilo de Hollywood com direito a boa música na voz do cantor Chagas Santos.

Os fãs da Saga puderam acompanhar de perto a apresentação triunfal e elegante do elenco do filme, com uma divertida e dinâmica apresentação dos Cerimonialistas do evento Marly veloso e Raí Junior, que apresentou os atores com nome de seus personagens e um histórico do personagem e do ator, com um público digno de um evento cultural e alto social, alguns fãs se emocionaram com a passagem dos atores que desciam as escadas e caminhava a frente de todos por um tapete vermelho, uma cerimônia digna da maravilhosa obra que se segue com o sétimo volume e mais dois para serem lançados até o mês de Agosto.

FORTES EMOÃÃES NO LANÃAMENTO...

Jamais me esquecerei da grande noite que tivemos!

Estou falando da estreia do filme ' Raízes do Sertão 5 ' onde foi mais um sucesso! A emoção falou alto, poder contemplar uma multidão aplaudindo e se colocando de pé para receber nosso mais novo trabalho foi lindo! Eu tive que conter as lágrimas em determinados momentos, onde o meu coração acelerou de tanta emoção e de tanta felicidade!

Superou nossas expectativas, a casa estava simplesmente lotada, fomos record nas vendas, recebemos o carinho de pessoas de tão longe que outrora nem se quer conhecíamos, e foi onde nos sentimos muito amados, e isso é muito gratificante!

Meu coração ainda está em festa, meu coração ainda esta saltando de alegria, foi verazmente um sucesso, poder contemplar a aceitação tamanha do publico para com esse novo filme foi algo que nos deixou perplexos e tendo até que conter as lágrimas em perceber, o sucesso dessa saga! Quero dizer a todos os fãs que nós amamos vocês, e que se hoje estamos aqui nesse pódio, em segundo lugar devemos a vocês por aceitarem de peito aberto nosso trabalho!

Quero agradecer a Deus que é o autor de tudo, a ele toda honra e toda glória! Quero agradecer ao meu diretor, ao meu cineasta ao meu pai pela confiança desde o primeiro filme, por ter confiado a mim protagonizar o papel da ' Paula ' dizer-te que amo muito esta personagem e que cresci juntamente com ela! Quero agradecer também a todo o elenco, a todo o pessoal dos bastidores, vocês são 1.0000000!!!

Hoje podemos dizer; '' TAREFA CUMPRIDA '' Agora é só sucesso!!!;) Beijos no coração de todos vocês!!! '

DEBORA BORGES

Débora Borges

O cineasta, diretor, escritor criador da saga o pastor Roberto Borges o filme foi orçado em 20.000,00 (vinte mil reais) com 110 minutos de gravação ânão tenho dúvidas que todos vão sorrir com as brincadeiras da Dandinha, o filme ta muito bom, muito engraçado. 

Segundo Raylane Alves que faz a Dandinha, a personagem esta cada dia mais engraçada, e surpreendente. Hoje conhecida nacionalmente e aclamada por milhares de fãs, principalmente por crianças, isso deixa a triz muito feliz, pois desde de Marcas do Passado a continuação que a Dandinha já é um sucesso. O elenco é formado por grandes atores que trazem personagens muito fortes. Adquira já sua coleção completa e seja mais um colecionador da maravilhosa e engraçada saga de Raizes do Sertão.

Bom. Eu amei fazer essa nova Tereza, porque ouve uma evolução muito grande do personagem. A Tereza deixou de ser uma pessoa depressiva do Raízes do Sertão 1 e 2, e de certa forma deixou também de ser aquela menina ingênua do Raízes 3 e 4. A Tereza finalmente se transformou numa mulher, cheia de sonhos e objetivos e mais que isso, ela passou a lutar pelos seus ideais sem temer o que as pessoas iriam falar ou achar de suas atitudes.

Confesso que me surpreendi com a cerimônia de lançamento do Raízes 5. Foi uma emoção muito grande, o carinho do publico me encantou, a felicidade realmente me contagiou ,foi uma experiência única e inesquecível, que marcou não só a mim, mais acredito que a todo o elenco, só tenho a agradecer, primeiramente a Deus fonte de inspiração e é claro ao Roberto Borges pela confiança. Faço isso por que amo, mais gosto sempre de lembra que a humildade é fonte do sucesso.

Michely Bezerra Messias

MICHELY BEZERRA MESSIAS

Confira o  VT da TV Picos e as imagens da cerimônia de lançamento e de partes do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=7HttVRy8jBY&hd=1

âââEI SÃ UM LEMBRETE!!! EU FAÃO UMA PARTICIPAÃÃO ESPECIAL NO FILME! (O JUIZ QUE MANDA PRENDER O ZEZÃO E O FALSO MÃDICO) POR ISSO MAIS AINDA CONVIDO AOS LEITORES DO PORTAL E JORNAL O DIA DO PIAUÃ PARA COMPRAREM O FILME.âââ

Josely Ecologista no filme é Josely Moura o Juiz.

JOSELY ECOLOGISTA

 

TEREZA NA CIDADE ENCANTADA

02 de julho de 2013

MILHARES DE PESSOAS ANIMARAM AS FESTAS JUNINAS DO BAIRRO CODÓ.

MILHARES DE PESSOAS ANIMARAM AS FESTAS JUNINAS DO BAIRRO CODÓ.

ARRAIÁ DO POVÃO 2013

O festejo Junino do bairro Codó, denominada de Arraiá do Povão, teve inicio dia 28 e se encerrou dia 30 de junho, as festividades aconteceram na quadra de esportes do bairro, contou com apresentações das bandas: Sururu de Capote, Apocalipse, Gera do Forró, Balança Neném e atrações especiais dos Artistas da Terra, que foram: A BANDA âAR MININAâ, GATÃO DO SHOTE, TIRIRICA (DICU DE ENOQUE), FRANCIS PEREIRA, MANELÃM E BANDA, CLARO, GILDEON, TOÃM DE ZUZA, CELSO MALÃ, WILSON SEIXAS e a Dançarina oficial do São João do Codó, LUZIA DE ZABÃ, ainda houve as apresentações das quadrilhas de Dom Expedito e região entre elas: A QUADRILHA FURACÃO DE SÃO JOÃO DA VARJOTA e a divertidíssima e mais esperada do ano A QUADRILHA  â AS VIRGENS DO INVERNOâ e a DANÃA PORTUGUESA.

O evento contou com a presença do Deputado Osmar Júnior e a Deputada Belê, prefeito de Picos, Kleber Eulálio, prefeito e vice de Dom Expedito Lopes, Alecxo Belo e Francisco de Assis e demais autoridades políticas, dentre elas Vereadores do município.

Agradecimentos especiais ao grande apoiador cultural de Dom Expedito Lopes âHIDELBRANDO GONÃALVESâ, que organizou o evento com total apoio da Prefeitura Municipal, com segurança total e apoio do Corpo de bombeiros de Picos.

O prefeito agradeceu a todos que prestigiaram a festa e prometeu que em 2014 a festa será ainda maior, fazendo com que o São João do Codó se destaque cada vez mais na região. O gestor disse ainda que para o ano que vem, pretende fazer o São João também no centro da cidade, aumentando as festividades, iniciando no bairro Codó e encerrando na sede do município. 

São João do Codó impulsiona comercio Informal

Espetinhos, comidas típicas juninas, pipoca, salgados, pula-pula, tiro ao alvo, barco, artesanatos, boate com paredão (LASER SOM) de Cícero do município de Santa Cruz do Piauí além de todos os tipos de bebidas. Toda essa variedade é encontrada nos pontos onde acontecem as festas do ARRAIà DO POVÃO 2013. Ao todo, cerca de 100 pessoas trabalham nas festas juninas do bairro Codó.

veja imagens do ARRAIÃ DO POVÃO 2013






28 de junho de 2013

Novo filme da saga Raízes do Sertão será lançado neste sábado dia 29

Novo filme da saga Raízes do Sertão será lançado neste sábado dia 29

Com a presença do cineasta Roberto Borges e o grande elenco

A Dandinha esta de volta! A saga de Raízes do Sertão já tem novo capítulo agora já são sete  edições, contando com a origem da saga (MARCAS DO PASSADO 1 e 2). O lançamento oficial da obra produzida e dirigida pelo Cineasta Pr. Roberto Borges tem lançamento agendado para o próximo dia 29 de junho, às 19h, no Espaço Fátima Sá.( na Av. Severo Eulálio em Picos â PI.

O filme vem com novos atores, e divertidas aventuras com a Dandinha e o Zezão, conta com a participação especial desse blogueiro e do divertidíssimo Eliomar Gonçalves de Dom Expedito Lopes

Os ingressos para assistir com exclusividade à estréia estão à venda nas bancas de revistas localizadas na Praça Félix Pacheco, no Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno e na livraria do espaço interno do Supermercado Carvalho. Os interessados pagam o valor simbólico de R$ 10,00 (dez reais).

O custo do ingresso será revertido em um DVD com o filme Raízes do Sertão 5, que deve ser entregue no dia e no local do lançamento. Na ocasião, o público vai concorrer ainda ao sorteio de um prêmio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) e um kit com os sete DVDs da saga Raízes do Sertão.

As Raízes

Além de Dandinha, que cativa o público desde o lançamento do primeiro filme da saga Raízes do Sertão, novos personagens foram inseridos em contextos e situações inusitadas. Entre os novos rostos temos Severiano Nonato da Silva, que na trama é o principal interessado em conquistar o coração da esperta Dandinha. âTem muitas coisas engraçadas no que diz respeito ao sentimento entre Dandinha e Severianoâ, adianta Roberto.

Raízes do Sertão 5 ainda abre espaço para as poesias de Vilebaldo Nogueira Rocha, poeta Picoense e membro da Alerpi (Academia de Letras da Região de Picos). Os atores Sávio Barão, Jesualdo Alves e Juscelino de Moura também o elenco.

A obra, segundo Roberto Borges, privilegia a fotografia e coloca em destaque as paisagens naturais do sertão piauiense.

Para dar seqüência à saga Raízes do Sertão e produzir o 5º filme da série, Roberto Borges conta que teve o apoio apenas da Prefeitura Municipal de São José do Piauí e de uma pequena parcela de empresários locais. Mas, apesar do baixo orçamento e dos poucos incentivos, ele afirma que âa maior dificuldade não são os patrocínios, mas a comercialização da obra, especialmente a venda dos DVDs, que entravam por conta da piratariaâ.

Raizes do sertão 3



Este é o novo filme ''Raízes do Sertão 5'' será lançado no próximo sábado mas você já pode efetuar sua compra. custa apenas 20.00 (vinte reais) com frete gratis para qualquer lugar do Brasil, compre o DVD Original, a pirataria é revoltante, é contra a lei e é pecado, ligue 89 3447 1103 ou fale comigo aqui mesmo pelo face.

ELENCO NA TV PICOS


JOSELY ECOLOGISTA COLABORANDO COM AS GRAVAÃÃES

Fiquei muito feliz em poder contribuir nas gravações do filme, o Pastor Roberto na necessidade de filmar com uma cobra me procurou, pois ele gostaria de ter a cena no filme, mas sem maltratar o animal,  por obra do destino ou a mando de Deus um amigo encontrou uma pequena Jiboia próximo a sua residencia e me comunicou, recolhi a cobra, levai pra gravação e em seguida soltei no seu habitate natural e longe das residencias.

Eu ainda faço uma pequena participação no filme como um Juiz que... bem comprem o filme e veja o que vai acontecer! "EU GARANTO O FILME à MUITO BOM"

APOIADORES DO BLOQUEIRO


25 de junho de 2013

21 de junho de 2013

Alunos de Dom Expedito Lopes participam de aula campo

Alunos de Dom Expedito Lopes participam de aula campo

U.E. Frutuoso Alves do Vale

Colégio; U.E. Frutuoso Alves do Vale

Turmas Envolvidas: Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Marise Sousa Santos, Wagner Sirino e Rosália Nobre

Local: Ãgua Mineral Manaíra

Período de Realização: Matutino (Das 8h às 10h30)

Componente Curricular: Geografia

Objetivo: Realizar uma aula de campo com os alunos do 4º e 5º Ano para que estes conheçam os tipos de relevos, paisagens naturais e vegetação do seu município.

As aulas de campo tornam-se numa prática de suma importância para a compreensão e leitura de diferentes espaços e no aprofundamento dos conteúdos estudados em sala de aula, devido à possibilidade de estreitamento entre a teoria e a prática.

Neste dia 20 de Junho deste ano, os alunos da U.E. Frutuoso Alves do Vale realizaram uma visita a um dos lugares de paisagens naturais mais belas do Piauí, âÃgua Mineral Manaíraâ. O objetivo da professora da turma â Marise â era a de demonstrar aos alunos os tipos de relevos e vegetação do seu município e os aspectos sustentáveis existentes no local. Esta ação presente no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar contou com a parceria da Prefeitura e Secretária Municipal Educação que cederam o Transporte Escolar para deslocamento dos alunos da escola até ao local a ser visitado.

Ãnibus escolar utilizado no translado dos alunos da escola ao local a ser visitado.

Antes da saída os alunos participaram de um lanche no colégio (nossa equipe do portal O dia teve informações que no colégio os alunos só consumem alimentos naturais, nada de químicas seguindo a risca as orientações da nutricionista da (SEDUC), em seguida formaram duas filas onde os alunos receberam as orientações e apresentaram paródias musicais em homenagem a professora Marise.

Para o sucesso desta aula campo, os alunos receberam orientações dos responsáveis para a forma de transitar nos locais de acesso restritos e de conservar a limpeza do local, participando junto aos colegas demonstrando o que já haviam aprendido na sala de aula.

Alunos conhecendo o local da aula campo

Ao chegar ao local os alunos fizeram o reconhecimento da área onde participariam da aula campo, visualizaram o espaço e fizeram suas apresentações pessoas e a professora Marise falou sobre a origem do local.

Os alunos foram convidados a abrirem seus livros e verificarem que tipos de paisagens estão vivenciando na aula campo, conferindo as diferenças entre paisagens naturais e paisagens culturais, e os tipos de vegetação no local caatinga e serrado

A professora Marise contou a história da origem do local.

No passado houve um grande movimento no mundo e os Portugueses andavam atrás de riquezas aqui no Piauí, estavam na região de Oeiras e dois deles vieram até aqui, eles eram homens brancos e estranhos, um deles se chamava Victor Barros e o outro Manoel Lopes, nessa época essas áreas ainda não eram habitadas, passaram pelo local chamado jacu e chegaram até os terrenos que hoje é chamado de Buriti Grande. Quando chegaram nesse local eles exploraram toda área pra saberem se as terras eram férteis e se daria boa produção, então eles encontraram na mata virgem um pé de buriti e havia alguns frutos caídos no chão, onde em uma expressão de um deles surgiu o nome do local (âEITA BURITI GRANDEâ), esse local hoje é onde esta a casa de seu Zé Dantas, batizando assim aquele local com o nome de Buriti Grande, âhoje um dos maiores bairros com uma grande comunidade do município.

Esses dois Portugueses trouxeram suas famílias para habitar aqui na região construindo uma casa no local mais alto chamado Grelha Dura, hoje chamada de Orelha Dura. Este acontecimento não tem data exata de quando ocorreu, mas, se faz uma previsão que tenha sido entre 1820 e 1850, esses homens trouxeram um religioso pra pregar a palavra da religião deles e um professor para educar e disciplinar seu povo, porem eles também trouxeram escravos comprados na Ãfrica, que foram penalizados, maltratados e mortos,  por esses homens pois era assim que os homens brancos tratavam os negros, essa era a cruel cultura da época. Os escravos devidos tantas crueldades e maus tratos fugiam para essas montanhas, pois aqui existem muitas cavernas com vestígios desses escravos, ai veio o nome dessa localidade de Saco dos Negros. Com o passar dos tempos um senhor comprou essas propriedades foi seu Eduardo Anfrísio, que construiu casa e família nesse local, depois vendeu para seu Miguel, que vendeu pra seu Zé Marcos que construiu essa empresa,  Ãgua Mineral Manaíra, se tornando um ponto turístico de Dom Expedito Lopes.

Os alunos conheceram a entrada de uma das muitas cavernas que existem no local, não sendo permitido entrar na caverna para segurança dos alunos.


Alunos conhecendo uma caverna.

Os alunos registraram todo o trajeto para uma avaliação no colégio sobre a aula.

APOIADORES DO BLOGUEIRO

20 de junho de 2013

PREFEITURA DE DOM EXPEDITO COMPRA LIVROS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PREFEITURA DE DOM EXPEDITO COMPRA LIVROS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

INVESTIMENTO DE 12 MIL REAIS EM LIVRO INFANTIL

 A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÃÃO JUNTAMENTE COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM EXPEDITO LOPES COM O INTERESSE DE MELHORAR A EDUCAÃÃO INFANTIL FAZ UM INVESTIMENTO DE 12 MIL REAIS EM LIVRO INFANTIL

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes através da Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de livros didáticos para alunos da educação infantil.

O prefeito Alecxo Belo tem prestigiado o ensino do município com muito carinho, principalmente o ensino infantil, pois pra ele a formação deve iniciar com boa qualidade para que se formem grandes profissionais no município.

Conversando com nossa equipe o prefeito Alecxo Belo parabenizou  toda à equipe que faz a educação no município, e disse...

"Estou satisfeito em contribuir diretamente na melhoria da qualidade do ensino na rede pública". Garantiu também, que ao longo de todo seu governo, a prefeitura continuará garantindo a compra dos livros para o ensino infantil. âEssa aquisição é um importante suporte que amplia e enriquece o aprendizado de nossos alunos, assim como também oferece aos nossos educadores melhores condições de realizar um bom trabalhoâ falou o gestor.


A entrega dos livros pela Secretária de Educação do município Ireny Gonçalves foi marcada pela emoção e entusiasmo, da equipe de professores que fazem a educação infantil no município.

Para a Secretária Ireny, a entrega dos livros é um grande passo para o melhor desenvolvimento da educação, a mesma agradeceu a gestão municipal, e destacou a importância dos livros para a aprendizagem dos alunos

APOIADORES DO BLOGUEIRO

19 de junho de 2013

Dom Expedito realiza II Conferência Municipal de Educação

Dom Expedito realiza II Conferência Municipal de Educação

Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração

A prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes juntamente com a Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 10 de junho a II Conferência Municipal de Educação

O evento aconteceu no Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa, e contou com a participação através de inscrição de representantes da educação, entidades civis, pais e alunos, demais secretarias e o Poder executivo. A mesa de honra foi composta pelo prefeito municipal Alecxo de Moura Belo, a secretária de educação Ireny Gonçalves, Secretária de saúde Sâmia Moura, secretária de finanças dona Ozita, alunos e representantes de entidades civis.

O tema foi: O PNE NA ARTICULAÃÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÃÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A Conferência tem por objetivo propor políticas municipal e estadual de educação, indicando responsabilidades, co-responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Os trabalhos iniciaram com uma apresentação cultural onde um grupo de alunas da escola João Belarmino do Vale apresentaram uma dança, em seguida a secretária Ireny Gonçalves apresentou através de slides as ações da Secretaria de Educação em 2013. Em seguida deu continuidade as conferencistas Leda Alves e Carlieny Amancio da cidade de Oeiras.

Os trabalhos ocorreram durante o dia inteiro e tiveram a participação de vários grupos que estudaram e mostraram metas e propostas para os sete eixos trabalhados na conferencia.

Durante o evento, foram tratados os seguintes eixos temáticos: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

Para a Secretária de Educação, Ireny Gonçalves, é importante que os pais, professores e demais profissionais educacionais se envolvam nas avaliações e trabalhos da educação para que o município tenha cada vez mais um ensino eficiente com mais qualidade se destacando no Sistema Nacional de Ensino.

âAs etapas preparatórias são momentos para que o debate acerca dos desafios da Educação se intensifique, tanto nos temas nacionais, como nos locaisâ.

As Conferências Municipais/Intermunicipais/Territoriais de Educação precedem a II Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília (DF). A finalidade é se constituir um espaço para deliberação e participação coletiva, inserindo nesse contexto diversos segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas públicas de Estado.

 

 

 

APOIADORES DO BLOGUEIRO

18 de junho de 2013

HOMENAGEADO DO PORTAL

HOMENAGEADO DO PORTAL

DE MOTORISTA DE ÔNIBUS PARA DIREÇÃO DO AMOR DE DEUS

PASTOR ROBERTO JÃNIO

Nosso homenageado da vês o Pastor Roberto Jânio 

Homem fiel e temente a Deus muito contribuiu para Dom Expedito onde casou e constituiu família, e após sua conversão levando sempre palavras de amor a todos através dos ensinamentos bíblicos. Foram convertido em 2005 ele e sua esposa Ana Paula na Igreja Batista em Dom Expedito Lopes, os mesmos promoviam cultos de Gratidão a Deus levando mais de 700 pessoas em frente a sua casa foram no total sete (7) cultos até a despedida dessa família Cristã, que foram levar o amor de Deus para outras famílias em Passagem Franca e todo o Brasil em suas viagens de pregações.

              O chamado para o episcopado 

Quando ainda motorista da empresa Itapemirim no ano de 2006, estava eu em Araripina no Pernambuco fazendo um horário Picos â PI x São Paulo â SP, estando na rodoviária quando chegou até mim uma senhora totalmente desconhecida e me disse! âO SENHOR NOSSO DEUS MANDA TE FALAR QUE LOGO EM BREVE VAI TE TIRAR DESSE ÃNIBUS DESSA DIREÃÃO E FARA DE TE UM PASTOR, MAS ANTES TU SERA PROVADO, NÃO BAIXE A CABEÃA E FIQUE FIRMEâ. E assim me aconteceu... veio provas veios, veios as dificuldades, mas permaneci na palavra e hoje estou aqui para glória de Deus, conforme a vontade de Deus.

Estamos em Passagem Franca â PI Pastoreando na Igreja Batista Manancial, eu PR. Roberto Jânio, minha esposa Ana Paula e meus filhos Pablo Jânio e Giovana Hadassa. Somos uma família feliz, porque servimos ao SENHOR.

Já viajei esse Brasil a fora Deus tem me dado a oportunidade de anunciar com liberdade a sua palavra almas tem se rendido, o SENHOR tem operado maravilhas e prodígios.

Estou aberto aos convites pelo cel: (86) 9512 5443 ou (86) 9512 5558

QUE DEUS ABENÃOI E FAÃA PROSPERAR A TODOS OS LEITORES DESSE PORTAL NO NOME DE JESUS.

AMÃM!.

Roberto Jânio, um grande amigo de infância era um jovem extrovertido e muito querido por todos, sou testemunha de seu depoimento do chamado para ser pastor, pois a muito ele havia me contado sobre essa mensagem de Deus levado a ele por uma senhora desconhecida, também acompanhei e fiz parte da felicidade dele e família quando recebeu esse chamado para ser pastor em Passagem Franca, acompanhei seu trabalho de despedida aqui em Dom expedito Lopes com centenas de pessoas em culto em sua casa, pois já era uma tradição do município.

Josely Ecologista

Chamado de Deus é bíblico e o amigo Roberto faz parte desse processo de escolha divina, veja alguns dos grandes escolhidos por Deus: 

â Ninguém consegue fazer grandes obras em nome de Jesus Cristo se não houver o verdadeiro chamado. E quem chama é o próprio Deus: âRogai, pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua searaâ (Mateus 9.38). Foi assim com Abraão: âSai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrareiâ (Gênesis 12.1); foi assim com Moisés: âAgora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israelâ (Ãxodo 3.10); foi assim com Paulo: âmas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazerâ (Atos 9.6). O homem de Deus tem uma inequívoca chamada de Deus: âSamuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouveâ (1Samuel 3.10). Você se lembra do dia em que Deus o chamou?

ULTIMO CULTO EM DOM EXPEDITO LOPES

CONSAGRAÃÃO PARA PASTOR

 

 

APOIADORES DO BLOG

13 de junho de 2013

Jovens Expeditenses receberam a CDI de reservista

Jovens de DEL participaram da solenidade de Juramento à Bandeira

Onze (11) jovens Expeditenses participaram da cerimônia e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como Reservista.

O Prefeito Alecxo Belo convidou algumas autoridades para formarem a mesa de honra, entre eles estavam: o ex prefeito José Belo, os vereadores Kyldary Gonçalves e José Belo (o Zezinho), o Tenente Coronel Silva Torres e o Delegado do Serviço Militar, João Maria de Lima.

Ainda se encontra presente o vice prefeito, De Assis, Secretaria de Assistência Social Ação e Trabalho (SASAT) Socorrinha, a Secretária de Finanças Dona Ozita, a secretária de Saúde Sâmya e o Controlador do Município, Glayciano Luz, Chefe de Transporte o Senhor Juarez, Jonas do Vale Auxiliar da Junta Militar de Dom Expedito Lopes e o Desbravador Del Maycon Aranha.

Paulo Roberto Rodrigues Nobre leu o juramento que foi acompanhado por todos os jovens reservistas presentes.

Os compromitentes prestaram o juramento à Pátria â simbolizada pela Bandeira do Brasil. Após firmarem o compromisso com o país, os jovens receberam a reservista das mãos das autoridades presentes. A importância de firmarem o compromisso com o país foi destacada pelo CEL. Silva Torres durante a solenidade que foi organizada pela Junta Militar de Dom Expedito Lopes, tendo como representante Paulo Roberto Rodrigues Nobre (secretário)
Os jovens também foram incentivados pelo prefeito a nunca desistir dos estudos. âContinuem estudando. O único caminho para o sucesso de vocês é a capacitação profissional, por isso nunca desistam de estudar. Segundo Alecxo Belo (prefeito), a Administração Progresso, Confiança e Paz, está trabalhando para oferecer mais oportunidades de qualificação e trabalho aos jovens do município.

Lista dos compromitentes:

Giuseppe Cezar do Nascimento Silva

Moises Lucena de Sousa

Lindojonço de Sousa Rodrigues

Francisco Eduardo de Sousa Lacerda

Lucas Santos Araujo

Maercos Pinheiro de Moura

Everton dos Santos Moura

Francisco Gustavo da Silva

Paulo Sergio de Lima Nobre

Adriano da Silva Belo

Daniel Flavio Bezerra da Silva