• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Dom Expedito Lopes

05 de junho de 2013

Dom Expedito Lopes terá delegados do Meio Ambiente nas conferencias regionais.

Dom Expedito Lopes terá delegados do Meio Ambiente nas conferencias regionais.

Picos sedia II Conferência Regional Território do Vale do Guaribas

A conferência teve como objetivo discutir os problemas e fazer um diagnostico ambiental do território do Vale do Guaribas com a sociedade civil e as autoridades.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade de Picos promoveu essa semana a II Conferência Regional Território do Vale do Guaribas. Com o tema âResíduos Sólidosâ, o secretário de Meio Ambiente de Picos Glauber Silva fez a abertura do evento. A conferência tem como objetivo discutir os problemas e fazer um diagnostico ambiental do território do Vale do Guaribas com a sociedade civil e as autoridades. 

Estamos tratando aqui como tema central o problema do lixo urbano, sendo o maior problema ambiental que temos no Brasil hoje e nesta conferência possamos discutir possíveis soluções para este assuntoâ, disse o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos 

Dalton Macambira

O evento faz parte de uma série de conferências realizadas em todo o Piauí. Em cada conferência serão eleitos delegados para representarem suas cidades na Conferência Estadual realizada em Teresina no mês de agosto e na Conferência Nacional em Brasília no mês de outubro

A Conferência faz parte da politica nacional para a escolha dos delegados. âComo a temática é os resíduos sólidos, Picos não poderia estar de fora, uma vez que é um tema que estamos enfrentando e debatendo com bastante veemência e estamos trabalhando neste sentido, debatendo aqui os resíduos sólidos e a qualidade de vida dentro da semana do meio ambiente.â, informou o Secretário Glauber Silva.

O evento em Picos encerrou com a eleição e o resultado final dos delegados eleitos que irão representara cidade na Conferência Estadual, Dom Expedito Lopes tem fortes delegados que irão representar o município entre eles o Vereador Kyldary Gomes Gonçalves, o micro empresário Eliomar Gonçalves, o Engenheiro Florestal José Roberto e o Diretor de meio Ambiente Josely Ecologista.

Passeio ciclístico 

A Semana do Meio Ambiente encerra com um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. Segundo Glauber Silva, o prefeito decretou o Dia Municipal Sem Automóveis. O passeio irá iniciar na sede da Prefeitura e seguira pelas ruas da cidade com chegada à Praça Felix Pacheco. Durante o percurso serão realizadas várias blitz ambientais.

VEJAM IMAGENS DO EVENTO:

 

 

 

APOIADORES DO BLOGUEIRO


A Brinkfesthe chegou pra trazer muito mais alegria pra sua festa! Uma empresa de locação de brinquedos com artigos de qualidade, novos e com preços especiais!
Visite nosso site:  www.brinkfesthe.com.br

 

04 de junho de 2013

Prefeito Alecxo Belo Participa de solenidade na casa de Frank Aguiar!

Prefeito Alecxo Belo Participa de solenidade na casa de Frank Aguiar!

Itainópolis comemora 59 anos de emancipação política e Frank Aguiar foi a atração principal

Recepcionado em sua casa por autoridades que prestigiaram sua chegada e o evento estavam o prefeito Paulo Lopes, o Prefeito de Dom Expedito Lopes, Alecxo Belo, prefeitos Avelar Lopes (Floresta) o deputado Júlio César (PSD) e seu filho Gergiano; o presidente do Iapep, Flávio Nogueira; a deputada Liziê Coelho e mais tarde na festa Belê e Nerinho; os secretários Francisco Guedes (Sasc) e Francisco Lima (Incra); e o  e o ambientalista Josely Ecologista, dentre outros

Frank Aguiar se emocionou com o carinho recebido. Diversas faixas espalhadas pela cidade demonstravam a felicidade dos munícipes por receber o "Safadim" de volta a sua cidade natal, para realizar um show, depois de 20 anos:â nesse Frank Aguiar animado com pela recepção chegou até a pular na piscina a noite para delírios das suas fãs (eu estava presente na ocasião)â 

Frank Aguiar desembarcou em Itainópolis num helicóptero por volta das 14h de sábado, 1, e foi recebido pelo prefeito Dr. Paulo Lopes e uma multidão que aguardava ansiosamente seu ilustre filho. Em seguida o cantor saiu em carreata para até a residência de seus pais onde foi oferecido um farto almoço para convidados políticos e a impressa.

Em conversa a imprensa o forrozeiro disse que âé uma honra e com muita alegria que canta em minha cidade, com uma mega estrutura e a preço de custo, há décadas que eu não me apresentava por aqui por questões politicas, mas não guardo mágoas de ninguém, é um novo tempo agora, vivemos uma nova historia política em Itainópolisâ.

Frank revelou ainda que como deputado federal por diversas vezes tentou ajudar a cidade colocando emendas, mas quando precisava do aval do município, acabava barrado sem poder fazer nada. Questionado sobre as eleições do ano que vem, ele revelou que há uma expectativa de que o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, seja candidato a Governador de São Paulo, o que faria dele, já que é o atual vice, o prefeito de São Bernardo do Campo.

O forrozeiro revelou que pode também ser novamente candidato a deputado federal por São Paulo, mas seu desejo mesmo é um dia poder representar o Piauí. âEu tenho um projeto de ser Senador da República pelo meu Estado, isso talvez aconteça em 2018 e inclusive já recebi esse convite do presidente lula há dois, quatro anos atrás, mas eu achei que não era o momento oportuno e acabamos ficando em São Bernardo mesmoâ.

Veja imagens de toda movimentação do dia em Itainópolis e a produção de Frank Aguiar

APOIADORES DO BLOGUEIRO

03 de junho de 2013

FLAVENILDES SANTANA 15 ANOS DE CARREIRA

FLAVENILDES SANTANA 15 ANOS DE CARREIRA

Show encantou a todos na AABB de Picos

Nesta sexta (31), a AABB de Picos-PI foi palco de um grande show. Comemorando os 15 anos de carreira da cantora Flavenildes Santana e Banda que contou ainda com a dupla, Frank & Eduardo e participação do DJ Brejinho uma bela estrutura, iluminação e qualidade, fazendo o melhor show da macrorregião, tocando seus grandes sucessos, que animaram os participantes. A bela e talentosa cantora picoense animou a todos com sua alegria e seu jeito próprio de cantar e encantar seus fãs, ouvindo a opinião de pessoas que prestigiavam o evento e todos comentavam que aquele era com certeza o melhor show do ano em Picos.

Cantora e Radialista profissional, deu seus primeiros passos na música aos 3 anos de idade, quando participou do seu primeiro show de calouros em Picos, na Casa Paroquial e venceu a competição..
Depois disso sempre esteve presente em eventos e demais festivais, até começar a cantar profissionalmente no ano de 1997 na banda âMeninos do Padreâ, passando pela Banda Cheiro de Hortelã e Bala de Prata. Mas foi em Brasília â DF, que aprendeu sobre técnicas vocais, estudou canto na escola de música âFermattaâ e cantou numa das maiores bandas de baile do Distrito Federal: Tempero Nordestino. Foi lá também que se apaixonou pela MPB.

Flavenildes vem de uma família de músicos, sanfoneiros, bateristas e zabumbeiros. Além de interprete, é compositora. Coleciona prêmios em inúmeros festivais de música, sendo bicampeã do Festival Sesi Música, vencendo a edição de 2010 interpretando a música âCandeeiro Encantadoâ â Lenine e representou o Piauí na etapa nacional do mesmo festival em Belo Horizonte â MG, ficando com o 5 º lugar, melhor colocação de um Piauiense em todas as edições do evento.

Em 2011 fez uma homenagem ao hino do nordeste cantando âAsa Brancaâ â que fazia 60 anos. Deu uma roupagem nova à música, ousou na interpretação usando acessórios como o famoso chapéu de couro, que é marca registrada de Luiz Gonzaga. Ficou com o 1º lugar!

à idealizadora do show âFlash Backâ, que já teve duas edições e agora assina a produção do Show DIVAâS.

"Quero agradecer imensamente a todos e a todas que compareceram ao meu Show de 15 anos de carreira, foi um momento mágico pra mim, durante esses 15 anos aprendi muito, tive tropeços, e hoje digo de alma lavada que valeu a pena cada apresentação, e minha dedicação total daqui pra frente é pra conseguir cada vez mais a Admiração e o respeito de todos os que estão na platéia pra ouvir meu CANTO .. OBrigadaaaaa!!!!

Flavenildes Santana


 


 

 

 

 

 

 



31 de maio de 2013

Dom Expedito Lopes realizou sua II Cavalgada de Dom Expedito Lopes

Dom Expedito Lopes realizou sua II Cavalgada de Dom Expedito Lopes

Centenas de pessoas acompanharam os cavaleiros

Nesta quinta feira, 30 de maio, foi realizada a2ª Cavalgada do município de Dom expedito Lopes â PI. O evento já faz parte do calendário festivo da cidade e teve inicio às 8h da manhã com realização de uma missa na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ministrada pelo Padre Sebastião, em seguida o padre Sebastião realizou uma benção aos cavaleiros e todos os simpatizantes da cavalgada, as 9:00h, deu-se inicio a cavalgada partindo da igreja matriz até a localidade Serra do Balisa num percurso aproximado de 12 km.

Em uma entrevista para o Piauí Em Foco e o Portal O Dia.com o Vereador Kyldary Gomes Gonçalves afirmou que o evento já foi oficializado pela Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes e aprovado por unanimidade uma nova data para o evento. âEsse ano nós vamos comemorar essa data no feriado de Corpus Christi, mas no ano que vem, vamos organizar melhor, e já estamos conversando com o padre Sebastião e Benedito Paraibano para realizarmos a festa em um sábado, logo depois do feriado de Corpus Christiâ, afirmou o parlamentar.

Vereador Kyldary Gomes Gonçalves

Várias autoridades do município de Dom Expedito Lopes como o prefeito Alecxo Belo, o vice-prefeito De Assis Dantas, Vereador Kyldary Gonçalves, Vereador Zezinho e outros participaram do evento. Ao chegarem à localidade Serra do Balisa, toda a vaqueirama participou de uma tarde de lazer com o cantor Regis Rodrigo e Banda e os Manos do Forró, na ocasião foi escolhido a rainha da cavalgada com os critérios de estar mais bem caracterizada para o evento, no qual  a encantadora Marina Belo levou a coroa ou melhor o chapéu por esta preenchendo os critérios, e com muita simpatia agradeceu o título.

A primeira cavalgada aconteceu em Junho de 2012 no dia de Corpus Christi evento idealizado pelo senhor Benedito Paraibano, nessa ocasião foi reunidos centenas de pessoas para prestigiar o mais novo evento do município, marcaram presença amantes e simpatizantes desse esporte.

VEJA IMAGENS

 

 

APOIADORES DO BLOG DE DEL

29 de maio de 2013

Modelo de Dom Expedito Lopes é destaque em TV do Piauí.

Modelo de Dom Expedito Lopes é destaque em TV do Piauí.

A TV Picos lança mais uma modelo de Dom Expedito Lopes.

O município de Dom Expedito Lopes é muito conhecido pela beleza de seus habitantes, em especial as mulheres. Prova disso é que a TV Picos no Programa do Odorico Carvalho que vem mostrando e lançando jovens modelos da macro região de Picos mostrou mais uma beldade de Dom Expedito Lopes, a modelo da vez foi  a jovem Ingrid Rocha com seu jeito tímido e sensualidade incomparável, mostrou ter futuro na carreira ela que possui grande talento de representar.

Linda e encantadora Ingrid Rocha é um exemplo de jovem que trabalha e luta com garra para se realizar.

Em breve estaremos divulgando novas imagens de trabalhos da nossa modelo da semana.

PERFIL:

Nome: Ingrid Rocha.Idade: 17 anos
altura: 1,53
peso: 51 kg
Mãe: Tina
Pai: Bento
Gosta de: Sinceridade
Não gosta de: Falsidade
Cor preferida: Preto
Cantor(a): Jorge e Mateus
Musica preferida: Eu quero ser teu sol (Jorge e Mateus).
Sonho: Realizar - Dar uma vida boa para meus pais
Amor é: Amor eh tudo na vida
Frase: liberdade eh pouco o que eu quero ainda não tem nome (Clarice Lispector)
Ãdolo: Deus
Um dia especial: 16.07.2011
Eu sou: ...amiga pra todas as horas e bem malukinhaaa!

Qual sua atividade física preferida?

 Acampamento e estar na natureza. 

Uma modelo que a inspira:

Gisele Bündchen,

Um lugar:

A Natureza

Qual é a sua melhor qualidade:

 Versatilidade

E o seu maior defeito?

 Não ter noção da malícia no que eu possa falar.

Não troca, não vende, não empresta:

Liberdade

Motivo de orgulho:

 Da pessoa que eu construo todos os dias, que é a mim mesma.

Largaria tudo por:

Crescer em minha carreira e um bom convite de trabalho 

O que detesta:

 Ignorância e futilidade

Sexo é...

 Mais do que simplesmente dar e receber prazer

Qual a sua ideia de felicidade?

 Me sentir realizada em todos os ideais que eu quero alcançar, isso é muito satisfatório.

PROG ODORICO CARVALHO 310513 - GAROTA DA SEMANA INGRID ROCHA

Ensaio dessa linda garota de Dom Expedito Lopes PI. Make Up by Bianka Hair. Lingerie Audi Modas. Gravado no Canteiro Verde.

apoiadores do blog de del



28 de maio de 2013

PREFEITO ALECXO BELO RECEBE MOTONIVELADORA (PATROL) DO MDA

PREFEITO ALECXO BELO RECEBE MOTONIVELADORA (PATROL) DO MDA

Em Teresina, prefeitos receberam do Ministério do Desenvolvimento Agrário 74 equipamentos, incluindo retroescavadeiras e motoniveladoras.

O prefeito Alecxo Belo participou da solenidade e conversou com a equipe do portal O Dia e falou da importância da ação do Governo Federal para ajudar a minimizar os efeitos da seca. Segundo Alecxo Belo, os equipamentos doados a seu município (TRATOR AGRICOLA E A PATROL) serão destinados à construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre o meio rural e área urbana facilitando o transporte e melhorando a produção da agricultura familiar.â Também vamos construir açudes e barragens para armazenamento de água, para o plantio e animais. 

O evento aconteceu no Centro de Formação de Praça â CEFAP (Quartel da Polícia Militar), no total 80 municípios foram contemplados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Dentre eles, Dom Expedito Lopes que foi contemplada com uma motoniveladora. Alguns municípios receberam também uma retro escavadeira, Dom Expedito já tinha a sua outras máquinas serão entregues no dia 07 de Junho.

APOIADORES DO BLOG DE DEL

A Sousa Dias Imóveis quer dar um up no seu relacionamento...Que tal antecipar o dia dos namorados? Sua melhor companhia, no melhor do pagode! Quer saber como? à fácil! Acesse e curta a página da Sousa Dias Imóveis, compartilhe o link da promoção (este) e dia 07/06 concorra ao sorteio de 02 ingressos para o show do grupo Os Travessos, Mistura Brasileira e 100%sps. no Pagode Chic! Quanto mais compartilhamentos, mais chances de ganhar! Não perca tempo!!!

CURTA A PÃGINA NO FACEBOOK...

http://www.facebook.com/pages/Sousa-Dias-Imoveis/172479169570031?ref=hl

24 de maio de 2013

Milho oferecido a baixo custo pela Conab ajuda criadores do PI

Milho oferecido a baixo custo pela Conab ajuda criadores do PI

Cada saca de 60 quilos sai por R$ 18,12 no Piauí que enfrenta problemas por causa da estiagem.

O município de Dom Expedito Lopes apesar de a chuva ter começado a cair na região, ainda não há pasto suficiente para o gado. O criador precisa comprar milho para servir de ração.

Para tentar ajudar os criadores a superarem os prejuízos causados pela seca no município, a prefeituraconseguiu através da Secretaria de Agricultura e EMATERPI, cadastrar junto a CONAB cerca de cem (100) criadores que foram contempladoscom aproximadamente setenta (70) toneladas de grãos de um total de R$ 21.140 mil,no preço do mercado livre essa mesma quantidade sairia por um valor aproximado de R$ 56.000,00. 

Antes eram bem poucos os criadores cadastrados para receberem o milho junto a CONAB hoje aumentamos esse número em aproximadamente 70% e ainda com a facilidade de receber o milho em suas localidades, evitando uma viagem de 30 km até Picos, local mais próximo onde é feita a entrega do milho. Exclamou âJonilei Borgesâ Diretor de Abastecimento do município.

Jonilei Borges (Diretor de Abastecimento do município.)

Cada saca de 60 quilos sai por R$ 18,12 na região, um alívio para os pequenos criadores. No mercado, a mesma quantidade chega a custar entre R$ 50 a 60,00, preço muito auto para o criador.

A prefeitura esta dando total apoio a Secretaria de Agricultura e EMATERPI. Estamos trabalhando a cada dia para melhorar a vida dos agricultores, produtores e criadores do nosso município, essa iniciativa da equipe da Agricultura do município através do ex-prefeito Francisco Gonçalves (EMATER) e a diretoria da Agricultura foi um exemplo de bom trabalho mostrando que quando temos vontade de trabalhar o município tende a crescer. No meu governo todas as repartições trarão melhorias em seus trabalhos e nosso município terá uma qualidade de vida melhor. Afirmou o prefeito Alecxo Belo.

Prefeito Alecxo Belo

APOIADORES DO BLOG DE DEL:



23 de maio de 2013

Representantes de Dom Expedito Lopes visitam Museu de Arte Sacra em Oeiras–PI

Representantes de Dom Expedito Lopes visitam Museu de Arte Sacra em Oeiras–PI

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PATRONO DE DEL

 

Vereador Kyldary Gonçalves foi até Oeiras acompanhado do Auxiliar da Junta Militar da prefeitura de DEL, Jonas Alves do Vale e o Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Josely Ecologista, em busca de conhecimentos da história do patrono de seu município o  bispo Dom Expedito Lopes.


Histórico do Museu


 


O prédio foi construído na primeira metade do século XIX, pela família Castelo Branco, e é conhecido pelo nome de Capitão-Mor João Nepomuceno. Pertenceu, ainda, aos Burlamaqui, no ano de 1890, passou a ser residência do Coronel Alano Bezerra. Anos depois, foi adquirido para ser a sede da Intendência Municipal. No ano de 1929 passou a ser o Grupo Escolar Costa Alvarenga e, em 1940, o município de Oeiras doou o prédio para a Diocese, quando foi transformada uma de suas dependências em capela. A partir de 1983 passou a ser é sede do Museu de Arte Sacra de Oeiras.



Esse é um museu vivo porque algumas peças ainda hoje são usadas em algumas festividades da paróquia.

Onde conhecemos os acervos com pertences do primeiro Bispo de Oeiras que foi Dom Expedito Lopes, com galerias de fotos e pertences particulares.


Pedro Dias de Freitas (Monitor Guia do Museu)


Opinião do vereador Kyldary Gomes Gonçalves: é muito bom conhecer parte da história do Piauí e do nosso município, é bastante emocionante. Seria muito importante que todos os expeditenses visitassem o museu para vê de perto um pouco da história do Patrono que leva o nome do nosso município, Dom Expedito Lopes â PI


Vereador Kyldary Gomes Gonçalves


Dom Expedito Lopes é uma cidade do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. A origem do município se deu em homenagem a D. Francisco Expedito Lopes que foi o primeiro Bispo de Oeiras sendo a sua posse no ano de 1949).


O município tem 6.569 habitantes e 219,072km². Foi criado em 1963. Bastante indicada pela produção e beneficiamento de frutas como buriti, caju e pela exportação de sua castanha para outros estados, e até países. Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seu habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação (uma das melhores do estado), da cultura e do esporte.

O maior evento cultural é a realização dos festejos de São João Batista, no bairro Codó e São Pedro, no Centro. Anualmente temos também o DELFOLIA (Carnaval fora de época) e a Festa do Caju geralmente no mês de novembro de cada ano.

A cidade é composta pelos bairros: Centro, Codó, Baixa Grande, Novo Cajueiro, Cajueiro Velho, Baixas do Juazeiro, Baixas do Varandado, Saco do Agreste, Buriti Grande e Gaturiano.


Histórico da formação do acervo

O Museu de Arte Sacra de Oeiras pertence à Paróquia de N. S. da Vitória de Oeiras. Quase todo o acervo é oriundo de três igrejas: N. S. da Vitória (matriz), N. S. do Rosário e N. S. da Conceição. Uma pequena parte advém de colecionadores. O acervo é composto por imagens de madeira policromada do século XVIII, XIX e XX, varas do pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas. Uma das dependências foi transformada em capela e nela se encontram várias peças, como bancos, confessionários, genuflexórios, cátedra, algumas imagens policromadas do século XVIII, e um altar que pertenceu à Igreja de N. S. do Rosário. Em uma das salas, encontram-se paramentos e outros objetos dos bispos que passaram por esta diocese. A maioria das peças ainda é utilizada no período de festas.


Visitamos também a sala do instituto histórico de Oeiras.


Fomos recepcionados pela historiadora Gleyde Kelly que mostrou a sala de estudos históricos.


Aqui se encontra um acervo sobre OeirasâPortugal e OeirasâPiauí aqui tem um grande estudo histórico que tem a finalidade de organizar e preservar a cultura histórica que estão nos livros que é a cultura material de Oeiras e a cultura imaterial como se pode observar, aqui encontraâ se alguns artefatos do século XVII, armas usadas na Batalha do Jenipapo.


Gleydiane  Kelly (acadêmica histórica)


(A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa).




21 de maio de 2013

II Cavalgada de Dom Expedito Lopes

II Cavalgada de Dom Expedito Lopes

Agora com data oficial

A primeira cavalgada aconteceu em Junho de 2012 no dia de Corpus Christi evento idealizado pelo senhor Benedito Paraibano, nessa ocasião foi reunidos centenas de pessoas para prestigiar o mais novo evento do município, marcaram presença amantes e simpatizantes desse esporte. O evento foi tão bem aceito pela população de Dom Expedito Lopes e visitantes, que o Vereador Kyldary Gomes Gonçalves a pedido do idealizador do evento resolveu elaborar um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Vereadores no qual teve aprovação unânime.


Kyldary Gomes Gonçalves

Fiquei muito feliz em criar esse projeto de lei a pedido do SR. Benedito, pois aqui em Dom Expedito Lopes tem muitas pessoas que gostam de Vaquejada, Exposições e ficaram felizes com a cavalgada, agora esse evento terá data certa no calendário de festividades do município, ficando todos os anos no dia de Corpus Christi esse ano será no dia 30 de maio e todos os leitores representantes do Portal e Jornal O Dia estão convidados a participar desse grande evento.


Este ano a cavalgada será no dia 30 de Maio iniciando em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Dom Expedito Lopes Depois onde o Padre Sebastião fará a bênção em seguida os cavaleiros se dirigirem até a Serra do Baliza, percorrendo 10 km, até o faveiro em frente ao colégio Unidade Escolar Manoel Ferreira Nobre onde serão recebidos com fogos de artifícios e com a animação de Regís Rodrigues e Os Manos do Forró.

Veja a justificativa do projeto de lei e imagens da I Cavalgada em 2012.


ESTADO DO PIAUÃ

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

CÃMARA MUNICIPAL DE DOM EXPEDITO LOPES

CNPJ:07450.711/0001-07

PRAÃA FRANCISCO BELO S/Nº CENTRO

CEP: 64.620-000 â DOM EXPEDITO LOPES - PI

FONE: (0XX89) 3444-1212


                                                                  Lei nº._____,de 08 de março de 2013

Reconhece a cavalgada como evento sócio - cultural e estabelece as diretrizes e bases de bem-estar animal para as atividades e eventos equestres e dá outras providências.


Art. 1º. Fica denominado o dia 07 de junho, como o dia municipal da CAVALGADA neste município que passará a se chamar popularmente como âPavilhão da Cavalgada Benedito José Gomesâ.

Art. 2º. Nos termos do artigo 217 da Constituição Federal, como direito de cada, os eventos equestres são considerados como práticas desportivas.

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Kyldary Gomes Gonçalves

Vereador do PC do B


J U S T I F I C A T I V A

Senhor Presidente e Senhores Vereadores,

Venho através desta Lei, proporcionar momentos de lazer e entretenimento aos amantes da cavalgada e despertar interesse pelas coisas do campo no público espectador. Criar e manter uma nova cultura de cavalgada na região a exemplo da vaquejada, contribuindo e incentivando a cultura local/regional, elevando o nome da nossa cidade para além-fronteira. Movimentar a economia local através do aumento do consumo por ocasião do evento.

Assim em 2012 o Sr. Benedito-----------------criou a cavalgada, onde cerca de 100 cavaleiros montados em seus eqüinos das mais variadas raças, cores e beleza e vestidos de camisetas-padrão, após a benção do Padre Sebastião no pátio da Igreja Nossa Senhora do perpétuo Socorro, percorreram as ruas da cidade em direção a localidade Serra do baliza com muita alegria, descontração e diversão.

Foi uma festa! Então em 2013, no dia 07 de Junho será realizada a 2ª edição da cavalgada, movimentando a pacata Dom Expedito Lopes e mostrando um evento bonito,divertido e sadio para quem participa e quem assiste. O bem-estar animal é a responsabilidade humana que tem como finalidade respeitar as necessidades físicas e naturais dos cavalos e de não infringir sofrimento desnecessário e estresse excessivo em atividades de uso humano.

Nos eventos onde o cavalo seja o principal elemento de realização da promoção, deve ser garantido a todos os animais a premissa de bem-estar animal e o respeito adequado a cada espécie. A observância dos preceitos de bem-estar animal em eventos eqüestres de práticas desportivos formais se dará pelo cumprimento das normas e orientações de responsabilidade técnica médica veterinária e dos respectivos regulamentos de cada modalidade esportiva equestre e dos códigos de proteção de cavalos e de conduta dos cavaleiros das entidades promotoras.

Nos eventos eqüestres de qualquer natureza a responsabilidade por si e pelo animal é individual e exclusiva do proprietário, do condutor ou do usuário do cavalo. Indicar médico veterinário como responsável técnico que deverá realizar a inspeção prévia, a coordenação do atendimento clínico de urgência e orientar e fiscalizar todos os aspectos referentes ao bem-estar dos animais, junto à organização e aos participantes do evento, inclusive na definição das ajudas que poderão ser utilizadas.

A Cavalgada, evento eqüestre de prática desportiva não-formal e de lazer, para fins de confraternização e de culto à história e a tradição e folclore, será realizada anualmente no mês de junho, integrará o calendário oficial de eventos do Município de Dom Expedito Lopes-PI.

Isto posto, julgamos com o direito de solicitar a compreensão dos senhores Edis desta Casa, no que tange à análise e votação deste projeto.

Ciente da aprovação deste projeto de Lei sirvo-me do ensejo para reafirmar a Vossa Excelência e demais colegas Vereadores, votos de estima consideração.

Kyldary Gomes Gonçalves

  Vereador do PC do B


                              MEU PATROCINADOR OFICIAL

20 de maio de 2013

FESTEJOS DA SANTA CRUZ EM MALHADA NO MUNICÍPIO DE BOCAINA – PI

FESTEJOS DA SANTA CRUZ EM MALHADA NO MUNICÍPIO DE BOCAINA – PI

UMA TRADIÇÃO QUE JÁ VEM HÁ 62 ANOS

 

No inicio do mês de Maio estivemos participando de um festejo religioso onde foi demostrado pessoas com fé e verdadeiro sentimentos de amor as doutrinas da igreja católica.

Conversamos com dois organizadores do evento, dona Josefa e com seu irmão seu José Borges que falaram da origem e tradição dosa festejos.

Josefa de Moura Pacheco (zefinha) 55 anos Agricultora


Desde criança que conhece os festejos na Malhada cresceu acompanhando as festividades na casa de sua mãe dona Aurora Pacheco (em memória), lembra que antes participava muitas pessoas tanto das festividades como nos afazeres da casa, pois sempre nesses dias recebiam muitas visitas e as ajudas nos
trabalhos domésticos eram de grandes valias. Hoje a comunidade esta um tanto desabitada antes morava muitas famílias, mas os mais velhos foram morrendo e os jovens foram embora, porém nunca deixamos a tradição acabar, antes fazíamos 9 (nove) noites de novenas, agora devido as pessoas estarem morando fora fazemos apenas 3 (três), antes vinham pessoas de muitas localidades e cidades inclusive de outros estados, é por isso que estamos tentando resgata esses visitantes, esse ano visitamos as famílias daqui que moram em Bocaina e Picos, esperamos que em breve possamos esta realizando todas as novenas com visitantes de todo o Brasil. Já estamos com algumas novidades esse ano recebemos o grupo do Terço dos Homens de um São Gonçalo da Imbiriba município de Sussuapara â PI que é uma dança cultural e religiosa para os católicos, um Reisado que é uma dança muito divertida e interativa e ainda temos o leilão que já é tradicional nos festejos como a Seresta e um dia de lazer com almoço, a seresta vem sendo animada pelo seresteiro EDMAR BRINGEO   (UMA DAS ULTIMAS APRESENTAÃÃES DO CANTOR AMIGO QUE SEMPRA PARTICIPAVA DOS FESTEJOS), e a subida do morro que foi a promessa que deu origem as novenas aos festejos, fazemos tudo com muita animação para chamar a atenção dos jovens esse ano fizemos a peregrinação com as imagens da Santíssima Trindade e a Santa Cruz, e  os resultados foram muito bons pois esse anos vieram muitas pessoas.

José Borges de Moura, 74 anos, Agricultor.

Quem iniciou esses festejos foi meu irmão mais velho Antunim Borges de Moura (em memória), nos anos de 1951, nessa época estava no final do inverno sem chover de modo que as plantas estavam se perdendo e os animais sem pasto, então ele por ser um homem de grande fé resolveu fazer uma promessa, construir uma cruz de tamanho que ele pudesse levar até lá em cima e colocar no topo do morro e rezar uma novena no local da cruz, essa missão de meu irmão foi apoiada pelo nosso pai Antônio Borges de Moura (em memória) que resultou em muitas chuvas e inverno com muita fartura e grandes pastos, antes as celebrações de novenas e missas aconteciam na casa de meu pai foi ai que ele resolveu construir essa capela e doar para igreja católica, eu mesmo com minha família e amigos moradores aqui ajudamos na construção dessa belíssima capela, os tijolos foram feitos aqui mesmo. Já tivemos vários testemunhos de milagres depois que acontecem esses festejos, inclusive no pé da cruz antes havia muitos pedaços de madeiras em forma de partes de corpo como pernas, cabeças e outras, que eram deixados lá por pessoas que faziam suas promessas e que foram agraciados com milagres, o primeiro milagre foi o de meu irmão que logo que fez a promessa começou um período chuvas que molhou bem a terra trazendo vida pra nossa lavoura e de todos da comunidade.

A Dança de São Gonçalo tem origem portuguesa e pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, com características próprias em cada região.


Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis.



18 de maio de 2013

Prefeito Alecxo Belo Participa de blitz Educativa em BR

Prefeito Alecxo Belo Participa de blitz Educativa em BR

Dom Expedito em campanha do dia 18 de Maio

18 DE MAIO: DIA DO COMBATE Ã VIOLÃNCIA E AOS ABUSOS CONTRA AS CRIANÃAS E ADOLESCENTES

                                                     

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o âDia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentesâ a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O âCaso Araceliâ, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

                                    

Praticamente todos os municípios brasileiros estão mobilizados neste sábado, dia 18 de maio, data que serve para alertar a todos acerca do enfrentamento à violência e aos abusos contra crianças e adolescentes.

Dom Expedito Lopes vem com uma vasta programação especial desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social Ação e Trabalho (SASAT), Concelho da Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA), Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), Centro Especializado da Assistência Social (CREAS), Concelho Tutelar, Secretarias Municipais e Prefeitura, iniciada dia 02/05 até o dia 18/05 nesta data de encerramento com uma grande Blitz nas rodovias que cortam o município nas localidades: Gaturiano, Preá e Serra dos Pinheiros com a presença do prefeito e vice prefeito e vereadores de Dom Expedito Lopes e acompanhamento e colaboração da polícia militar (PM) e polícia rodoviária federal (PRF), com o propósito de alertar a sociedade para esse problema. Encerrando a programação com palestras e apresentações no Clube Municipal, com a presença do prefeito Alecxo Belo, do vereador Kyldary Gonçalves e do Juiz Geneci Benevides Ribeiro, além de todos que participaram das ações da campanha e alunos de dança que deram um show a parte.

FIQUE POR DENTRO:

Por Francisca Paula Assistente Social do CRAS

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual Ã© quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

  No Brasil o âDisque 100â, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico:[email protected].

 A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Além dos organismos ligados ao governo e algumas entidades que trabalham com essa questão, cada um de nós devemos colaborar para combater tais ações nocivas à juventude.

VEJA IMAGENS DA CAMPANHA:



17 de maio de 2013

PREFEITO EM BUSCA DE RECURSOS PARA DOM EXPEDITO LOPES

PREFEITO EM BUSCA DE RECURSOS PARA DOM EXPEDITO LOPES

Acompanhe uma manhã do prefeito

Acompanhamos uma manhã do Prefeito Alecxo Belo em Teresina capital do Piauí, podemos constatar quanto trabalho e correria por parte do prefeito em busca de recursos.

O prefeito de Dom Expedito Lopes, acompanhado do vereador Ãcio Flavio, atrás de melhorias para o município, estiveram no escritório da ESPLAM (Escritório de Planejamento e Administração Municipal), e foram recebido pela dona do escritório a senhora, Viviane, pelo assessor direto do prefeito seu Joâo Libório  e uma eficiente equipe, que prepararam vários documentos e ofícios para serem protocolados e entregues aos devidos órgãos responsáveis, para agilizar o recebimento de recursos e melhorias para o município.

Conforme Alecxo Belo está sendo priorizadas ações nas áreas de infraestrutura urbana, como calçamentos, melhorias nos abastecimentos de águas, âEstamos elaborando projetos que contemplam todos os bairros de Dom Expedito Lopes como também na zona ruralâ, observou Alecxo Belo.

 

Ainda visitamos o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Superintendência Federal de Agricultura e Abastecimento (SFA/PI)  o município de Dom Expedito Lopes esta preste a receber grandes benefícios em todas as áreas. Com grandes trabalho e dedicação o prefeito Alecxo Belo esta dedicando todo seu tempo ao povo de seu município, seus dias tem sido corridos sem tempo para descanso  (faço isso para levar melhorias e uma boa qualidade de vida para meu povo! afirmou!) por isso esta sendo parabenizado por todos chamado do prefeito que trabalha em pról de todos.

CONHEÃA A ESPLAM: 

 ESPLAM â Escritório de Planejamento e Administração Municipal tem hoje 30 anos de experiência, com uma inquestionável credibilidade no mercado, se apresentando como um Escritório Completo na captação de recursos, acompanhamento de processos e prestação de contas.

DESCRIÃÃO:

* Captação de Recursos Federais e Estaduais
* Monitoramento e Orientação na Aplicação dos Recursos
* Acompanhamento junto aos Ãrgãos Federais e Estaduais
* Prestação de Contas
* Arquivo Digitalizado e Permanente
* Assessoria Jurídica em Diligências

VEJA IMAGENS.

Alecxo Belo e João Libório

EQUIPE DA ESPLAM

14 de maio de 2013

Operadores fazem capacitação para receber uma moto niveladora (patrol).

Município foi contemplado e capacitação dará oportunidade de aprendizado

Dom Expedito Lopes vai receber uma moto niveladora no próximo dia 27 de maio. A entrega será feita em conjunto com mais de 100 prefeitos piauienses, em solenidade a ser realizada em Teresina.

âEste é um grande passo para resolvermos definitivamente os problemas das estradas vicinais, que estavam esquecidas ao longo dos anosâ, afirmou o Além de um trator agrícola, já recebida pelo município, e mais este veículo, está previsto ainda o recebimento de um trator de esteira, caçamba e um carro-pipa. Todos são oriundos do Governo Federal.

Enviei dois operadores para conhecerem tudo sobre essa máquina para uma melhor qualidade no trabalho em nosso município, meu pai foi fazer a vistoria e conhecer essa moto niveladora que vai melhorar nossas estradas vicinais que dão acesso à zona rural, que é a maior fonte de renda do nosso município.

A entrega para o município será no próximo dia 27 de maio, em solenidade no CEFAP em Teresina. A máquina já se encontra no pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na capital. A máquina, que custa cerca de R$ 600 mil, foi adquirida através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , com financiamento do Governo Federal. O prefeito Alecxo Belo disse que a moto niveladora é um equipamento moderno que irá auxiliar no trabalho de construção e recuperação de estradas, além de perfuração e aprofundamento de açudes.

O prefeito Alecxo Belo destacou que o trator será agregado à patrulha mecanizada que esta criando e aumento os maquinários a cada dia pois já contamos com uma retro escavadeira e um trator agrícola  mesmo com poucas máquinas âJá conseguimos recuperar vários trechos de estradas, em breve estaremos  com a nossa frota reforçada esperamos intensificar os trabalhosâ, completou Alecxo Belo.