• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Dom Expedito Lopes

22 de abril de 2013

Dom Expedito Lopes comemora o dia de Santo Expedito com grande procissão e missa no morro.

Dom Expedito Lopes comemora o dia de Santo Expedito com grande procissão e missa no morro.

Dom Expedito Lopes comemora o dia de Santo Expedito com grande procissão e missa no morro.

Os católicos de Dom Expedito Lopes comemoraram o dia de santo Expedito, "O PADROEIRO DAS CAUSAS URGENTES".

Os católicos do Brasil celebram no dia 19 de Abril, o dia de Santo Expedito. O santo das causas impossíveis, conhecido por ajudar a solucionar causas justas e urgentes.

Minas de França, idealizador da procissão há dez anos, após uma graça alcançada por ele, graças a intercessão de santo Expedito. "algumas pessoas me criticam, mas não sabem o que eu passei, se soubessem também seriam devotos de Santo Expedito", desabafa Minas de França.

Em dez anos, essa procissão que começou pequena, com poucas pessoas aos poucos foi crescendo e se tornou um grande evento que já faz parte do calendário católico da cidade.

Segundo Minas de França, idealizador e organizador da procissão estiveram presentes mais de quatro mil pessoas, motivo de orgulho para o mesmo. "hoje me sinto honrado e feliz em ver a quantidade de pessoas que vêm a missa, a quantidade de fiéis de Santo Expedito", Minas de França.

A procissão teve início em frente à casa do Sr. Minas de França e terminou no alto do morro da cruz, local em que se encontra uma grande imagem do santo Expedito e onde foi realizada a missa campal. Após a missa, foi realizado um bingo com o intuito de angariar fundos para a construção da capela de santo Expedito, a ser construída no alto do morro.

Prefeito Alecxo Belo e ex-prefeito Bené Dantas na procissão

19 de abril de 2013

DOM EXPEDITO LOPES EM BUSCA DE MELHOR DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE BURITI

DOM EXPEDITO LOPES EM BUSCA DE MELHOR DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE BURITI

DOM EXPEDITO LOPES EM BUSCA DE MELHOR DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE BURITI

Prefeito Alecxo Belo de Dom Expedito Lopes envia diretor de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representante da Secretária de Municipal Agricultura, para uma reunião em Valença do Piauí com representantes do Projeto de FORTALECIMENTO DO NÃCLEO GESTOR executado pela ARIDAS resultado do acordo de subvenção 22550/12, a Oficina sobre Boas Práticas contou ainda com  a presença do  presidente do Sindicato Rural, do técnico do EMATER e produtores de Buriti da agricultura familiar.

 

INFORMAÃÃO SOBRE O APL BURITI


O objetivo principal desse projeto é apoiar, fortalecer e promover o Arranjo Produtivo Local do Buriti, APL-Buriti, nos territórios Piauienses, ou seja, oportunizar momentos de discussão com a comunidade local sobre a organização da cadeia produtiva do Buriti, com ações que vão qualificar e organizar os atores envolvidos no processo de construção do Arranjo Produtivo da Cadeia de Valor do Buriti. Para isso foi firmado as parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e ARIDAS, como entidade executora do projeto em nível de estado, para coordenar as ações do projeto, que estará atuando no território do Vale do Sambito nos município de Valença, Inhuma, Ipiranga e Dom Expedito Lopes para identificar onde estão as famílias que desenvolvem o extrativismo do buriti, para a partir de então iniciar o processo de planejamento para organização da cadeia de Valor do buriti e só então partir para a busca de políticas publicas voltadas para a melhoria das condições de trabalho e de produção dessas famílias

INFORMAÃÃES SOBRE O BURITI


A exploração sustentável dos recursos da flora nativa demanda a aquisição de conhecimentos, de tecnologias e a forma adequada de manejo, para aproveitar a flora nativa, plantas e frutos saborosos e nutritivos de potencial valor econômico. O Cerrado apresenta inúmeras espécies de reconhecido valor econômico, dentre estas o buritizeiro, cuja exploração racional passa despercebida tanto pela população, quanto pelas instituições públicas, apesar de despontar como um grande potencial mercadológico, explorado por algumas empresas privadas que têm impulsionado, inclusive, o seu consumo in natura e através de suco para além das fronteiras do cerrado, ocupando espaço nas capitais e até mesmo em outros países.Além disso, os frutos do buritizeiro fazem parte de uma lista de matéria-prima para outros 48 produtos, que vão desde sucos a sorvetes e geléias; Aproveitado ainda na indústria farmacêutica e cosméticos.O buritizeiro é uma planta nativa, endêmica em algumas regiões do estado do Piauí como é o caso dos cerrados. Produz frutos saborosos e nutritivos, considerados como rica fonte de vitaminas e que está integrada aos hábitos alimentares das pessoas e dos animais que povoam essa região; Os agricultores familiares aproveitam apenas para o consumo direto, Entretanto, devido à sua característica altamente perecível, a quase totalidade dos frutos é perdida.O projeto ora apresentado ao Ministério do Meio Ambiente, e que se inicia nesse momento no Território do Vale do Sambito, Território do Alto Parnaíba e Território da Chapada da Mangabeira, abre um novo campo e oportunidade para qualificar a discussão sobre o aproveitamento desse fruto nativo e nos servimos também nessa discussão para aprofundarmos a cerca da preservação do meio ambiente, haja vista que com esse processo, os homens e mulheres compreenderam mais acerca do desenvolvimento sustentável, a convivência harmoniosa entre homem e natureza.

Antonio Reis de Araujo Costa

Assessor Estadual do APL-Buriti