• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Dom Expedito Lopes

Equipe do curso de Direito entrevista Vereador Kyldary Gonçalves.

Alunos do curso de direito visitam Dom Expedito Lopes

18/10/2013 11:57h

Alunos do curso de direito da faculdade R.SÁ visitam Dom Expedito Lopes e fazem trabalhos para curso de Direito Constitucional, na ocasião os acadêmicos estiveram na câmara de vereadores e contaram com a presença do jovem Vereador Kyldary Gonçalves, que abriu as portas do poder legislativo para atender a equipe e  ficou a sua disposição.

A equipe de universitários estava formado por alunos do Terceiro Bloco do curso de Direito da Faculdade R.SÁ. Os alunos vieram com objetivo de subtrair informações sobre o projeto do seu curso, que tem como tema: PODER LEGISLATIVO, vereador Kyldary Gonçalves se prontificou em atender aos alunos que fizeram uma importante entrevista sobre como funciona os trabalhos e atuações dos vereadores ao lado do povo e do poder executivo.

A equipe, foi formada pelos alunos: Ricardo dos Santos, Leonardo, Andressa Aguiar, Brendo Chaves e Maria Mary, com perguntas de grandes importância para o conhecimento de todos, levando informações em vídeo para serem apresentados no decorrer das atividades do projeto do seus cursos.

As perguntas foram baseadas nas curiosidades do povão, perguntas como: 

O QUE É O PARLAMENTAR? E QUAL É A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL?

QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE A CÂMARA E PODER EXECUTIVO? E COMO SE COMPORTA A OPOSIÇÃO DENTRO DESTA RELAÇÃO?

COMO SE DÁ E QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DAS REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS?

COMO SE CRIA AS LEIS NA CÂMARA MUNICIPAL?

AQUI JÁ TEM ALGUM PROJETO DE SUA AUTORIA? E QUAL PROJETO O SENHOR CONSIDERA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA CIDADE?

A POPULAÇÃO TEM ACESSO FÁCIL AS CONTAS PRESTADAS PELO MUNICÍPIO?

QUAL O PAPEL DO VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL?


COM A PALAVRA O VEREADOR!

                                                       

Agradeço aos alunos do terceiro bloco do curso de direito da faculdade R.SÁ, por terem escolhido o nosso município para esse grande projeto e ao repórter Josely Ecologista por levar essas informações a todos, através da mídia. Gostaria de deixar claro que as perguntas foram bastante importantes e muito bem elaboradas.

O Vereador é o representante escolhido pelo povo, pelo cidadão para exercer o papel de facilitador entre o poder legislativo, o povo e até o poder executivo, no caso o prefeito. Aqui em Dom Expedito Lopes, como no restante do país é escolhido pelo povo de forma democrática e exerce basicamente o poder legislativo.

“tem que ter uma parceria entre o poder legislativo e o poder executivo entre nós vereadores consequentemente com o prefeito”

“As seções extraordinárias são as seguintes! As ordinárias são aquelas seções já programadas estabelecidas pelo presidente da câmara elas são postas em um calendário e esse calendário é colocado em mural”

“seções extraordinárias são aquelas seções de punho de caráter emergencial que marca uma emergência ou uma urgência que o prefeito queira fazer ou até mesmo os vereadores”

“Aqui as leis elas são criadas por nós vereadores ou pelo prefeito, sendo que o vereador faz a lei. São diversas leis trazidas e apresentadas aqui no plenário, para apreciação e votação dos demais”

“Tem, até por que não deixa de ser um dever da população, tem diversas formas de ter esse acesso, aqui na câmara que qualquer cidadão pode vir e pedir pra ver os balancetes, no portal da transparência como também no, Diário dos municípios”

O vereador destacou ainda os projetos de leis de sua autoria.

“Eu fiz um projeto de lei que foi da cavalgada, a cavalgada é um esporte que é tradicional aqui no Nordeste foi através de uma pessoa que me pediu pra fazer esse projeto, o senhor Benedito Paraibano, como é conhecido aqui em Dom Expedito levei o projeto para câmara e foi bem votado, já teve essa cavalgada e foi um sucesso muita gente trazendo renda para nosso município, e também tenho outro projeto  que é A FEIRA LIVRE DE ANIMAIS, pois aqui temos a feira livre de alimentos, ja a feira livre de animais beneficiaria os criadores do município e das cidades circunvizinhas para que possam trazer, apresentar suas criações  para serem comercializadas. aqui no município.”

A o final da entrevista os alunos agradeceram ao vereador e convidaram os presentes para participarem de um Coffee Break, oferecido pelo líder da equipe Ricardo dos Santos e sua esposa Flávia.



Fonte: Josely Ecologista
Edição: Josely Ecologista
Por: Josely Ecologista

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas