• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
Dom Expedito Lopes

Ônibus da Justiça Itinerante faz atendimento em Dom Expedito Lopes - PI

1ª Etapa do Projeto"Eu Tenho Pai!" e JUSTIÇA ITINERANTE

07/08/2013 12:03h - Atualizado em 07/08/2013 13:08h

Casos de conciliação e direito de família, fazem parte do serviço prestado.

Dom Expedito Lopes recebe atendimentos da Justiça Itinerante, os atendimentos estão acontecendo nas instalações da SENEC e nos ônibus da Justiça Itinerante que estão em frente. O movimento tem sido intenso, muitas pessoas buscam os serviços  judiciários e civis. Serviços como: exames de DNA grátis e atendendo casos onde houver conciliação, sobre paternidade, registro de nascimento, divórcios e casamentos serão expedidos Carteiras de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Falecimento, Registro Civil, Homologação de Acordo de Pensão Alimentícia e outros serviços.

Além dos atendimentos processuais facilitados e gatis as pessoas aproveitam para darem um trato no visual cortando e tratando os cabelos, tratamento e limpeza de pele nos salões disponíveis gratuitamente para todos. A equipe da saúde estão atuando com  informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de camisinhas, tratamento bucal distribuindo escovas e fazendo exames de sangue, medindo pressão e muitos outros.

A Justiça mais perto do trabalhador

A Justiça do Trabalho Itinerante foi instituída em 2005 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, com a finalidade de ampliar a atuação da Justiça do Trabalho, levando o atendimento jurisdicional às cidades que não possuem sedes de varas do trabalho, e onde é mais difícil o acesso do trabalhador aos instrumentos legais para reivindicar seus direitos. Inspiraram sua implantação a necessidade de democratizar a justiça, a priorização do atendimento das comunidades mais distantes e o compromisso de propiciar o acesso real e efetivo à justiça, permitindo que os trabalhadores, assim como os advogados, evitem despesas com deslocamento para obterem a solução de suas demandas. A Justiça do Trabalho Itinerante realiza o atendimento e as audiências nas cidades que não possuem varas do trabalho, aproximando a Justiça do trabalhador e possibilitando ao cidadão o real e efetivo acesso ao Poder Judiciário. De acordo com calendário instituído pelo TRT para 2010, neste primeiro semestre a Justiça do Trabalho Itinerante irá a 61 municípios que não possuem varas do trabalho. Além dos trabalhadores desses chamados municípios-pólos, serão atendidos moradores de várias cidades circunvizinhas

FONTE:



Fonte: Josely Ecologista
Edição: Josely Ecologista
Por: Josely Ecologista

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas