• cachoeir piaui
  • Campanha salao
  • APCEF
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

02 de janeiro de 2019

Agricultura Familiar recebe caminhão em Esperantina

Agricultura Familiar recebe caminhão em Esperantina

Durante a inauguração do Centro de Administração Integrado Antonio Francisco Lima, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, na última sexta-feira (28), em Esperantina, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entregou um caminhão para os produtores da Agricultura Familiar, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTR), Secretaria de Agricultura e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), por meio da prefeitura.

O diretor de Inclusão Produtiva, Francisco das Chagas Ribeiro, representou a SDR e fez a entrega do caminhão para a agricultura familiar. Também estiveram presentes a gerente do PAA, Jirles Machado; a chefe de gabinete, Aline Alencar; a prefeita do município, Vilma Amorim, demais autoridades e representantes dos movimentos sociais.

Na ocasião, Ribeiro agradeceu o apoio do deputado estadual Francisco Limma e dos líderes locais pelas lutas e conquistas e anunciou novas ações por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere) e falou da importância do novo Centro de Administração Integrado. “É muito importante a entrega do prédio que vai oferecer serviços à comunidade do Sine, Emater, Adapi e SDR, a contratação de dois consultores para atuar neste território, onde temos quatro projetos piloto em andamento, recebendo 17 propostas de projetos já aprovados, sendo 15 em fase de elaboração”, destacou. 

O diretor acrescentou que a previsão de lançamento de edital para recebimento de carta carta consulta é março de 2019. 

A prefeita Vilma Amorim destacou outra atividade do evento, a entrega simbólica de cartas de liquidação de dívidas para agricultores e agricultoras pelo banco do nordeste.

11 de setembro de 2018

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas para espetáculo

Desfile de 7 de Setembro em Esperantina reúne milhares de pessoas para espetáculo de histórias

Cerca de três mil pessoas, no município de Esperantina, assistiram ao Desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Um espetáculo de cores, criatividade, histórias e manifestos sociais e políticos foi apresentado pelos alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada, além de 25 pelotões mirins e entidades religiosas, nas ruas da cidade.

A concentração da grande festa cívica aconteceu em frente ao Banco do Brasil de Esperantina, com encerramento na Praça Leônidas Melo da Igreja Matriz. As escolas das zonas urbana e rural, e demais entidades, abordaram, durante o desfile, temáticas pertinentes da atualidade, que merecem atenção e sensibilização de todas as idades. Os alunos abordaram temas como tolerância religiosa, política e feminícidio, com o objetivo de chamar a atenção para a luta contra a discriminação e as várias formas de preconceitos na sociedade. 

A prefeita Vilma Amorim participou da solenidade e aproveitou o momento para pontuar as festividades que acontecem no município. “Nós estamos em um momento de muita festa no município de Esperantina, com duas comemorações importantes. A primeira é a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Boa Esperança, que encerra no sábado (8), com a procissão e a festa. E hoje é o grande dia do nosso patriotismo. Nós tivemos um lindo desfile das escolas e das entidades religiosas, com várias temáticas atuais e dignas de atenção, além das nossas potencialidades econômicas, como a carnaúba, o babaçu e, principalmente, o peixe”, diz. 

A comemoração do dia 7 de Setembro contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas, o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Germano; a secretária municipal de Educação, Beth Aguiar; a secretária municipal de Saúde, Elisangela Amorim; a secretária de Assistência Social, Regina Silva; o secretário de Esportes e Cultura, Epaminondas Albuquerque; o secretário de Meio Ambiente, Marcilio; e os vereadores de Esperantina, Manuel Filho, Domingos Luís, Leônidas Quaresma e Denival.

“Quero parabenizar a equipe da Prefeitura, como um todo, por esse belo momento, e agradecer a população de Esperantina e aos visitantes que estiveram presentes. Desejamos que neste final de festa tudo ocorra em paz e com muita alegria”, finaliza a prefeita de Esperantina Vilma Amorim.

08 de agosto de 2018

Prefeitura intensifica recuperação de estradas na zona rural

Prefeitura de Esperantina intensifica recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou, nesta terça-feira (7), os serviços de recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. As obras estão acontecendo nas comunidades Curralinho, Seriema, Limpeza e Chapada da Limpeza.

O trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos e, consequentemente, do transporte escolar.

De acordo com a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico do município.

“Estamos trabalhando no sentido de oferecer melhores condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas da zona rural tenham segurança e conforto para trafegarem por aqui”, frisa a prefeita.

Todos os dias, veículos trafegam pelas estradas rurais do município realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção agrícola.

Para a moradora da comunidade limpeza, Rita Gentil, “as obras chegaram em boa hora, pois era uma obra já esperada por todos da comunidade”. De acordo com o secretário Zé Germano, as ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um cronograma contínuo da gestão municipal evárias comunidades rurais serão atendidas.

“Nosso planejamento contempla ainda muitas localidades. Após a recuperação dessas estradas, será a vez da comunidade Buriti dos Britos receber os reparos em suas estradas vicinais’ pontua o secretário.

02 de agosto de 2018

Centro de Odontologia realiza mais 200 de atendimentos em dois meses

A unidade já recebeu avaliação positiva do Conselho Regional de Odontologia

O Centro de Especialidade em Odontologia Hélio Vieira Mendes, em Esperantina, inaugurado no mês de maio, já realizou mais de 200 atendimentos durante os dois primeiros meses.

O Centro atende as famílias de Esperantina com serviços especializados que não são feitos nas unidades básicas de saúde. São ofertados serviços de endodontia (canal), atendimento a pessoas com necessidades especiais, cirurgia oral menor, periodontia especializada e diagnóstico bucal com ênfase ao câncer de boca.

Logo nos primeiros 45 dias, foram realizados mais de 30 tratamentos endodônticos e mais de 80 pacientes realizaram tratamentos remoção de freio labial e lesões e até cirurgias de terceiro molar. Mais de 80 pacientes também realizaram exames de Raios-x e o número de pacientes que realizaram tratamentos de periodontia especializada, chegou a 25.

O coordenador de Saúde Bucal de Esperantina, Flávio Santana, destaca que a unidade já é referência em serviço público odontológico. “Nós já estamos sendo vistos como modelo para os outros CEO’s da região, tanto em estrutura quanto nos profissionais de qualidade”, frisa Flávio Santana.

Recentemente, o Conselho Regional de Odontologia realizou visita técnica no CEO de Esperantina, e a equipe foi avaliada positivamente em relação à qualidade do atendimento prestado à comunidade.

Os interessados em realizar atendimentos odontológicos disponibilizados pelo CEO devem procurar o posto de saúde mais próximo, onde passarão por uma triagem e serão encaminhados para o Centro de Especialidade em Odontologia de Esperantina, situado na praça Leônidas Melo.

31 de julho de 2018

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia para todo o Estado

Esperantina sediou a IV edição do Festival do Peixe, entre os dias 26 e 29 de julho. O evento que fomenta o turismo e a economia local e ainda incentiva à piscicultura da região foi realizado pela Prefeitura Municipal de Esperantina, Governo do Estado e SEBRAE-PI. Nesta edição, o Festival reuniu empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

A programação do evento contou com a realização de palestras sobre temas relacionados à piscicultura, exposição e comercialização de pescado, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos da agricultura familiar, torneios, concursos e outras atividades que atraíram milhares de turistas para o município.

Para a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, o Festival do Peixe contribuiu para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura. “Conseguimos destacar mais uma vez a grande potencialidade de Esperantina na área da piscicultura, valorizando todos os envolvidos nessa atividade que contribui de forma significativa para movimentar a economia do município. Acredito que a cada ano essa potencialidade se destaca mais, o que é de grande importância para o nosso município, pois gera mais oportunidades, aquece a nossa economia e turismo”, explica.

Estima-se que 100 mil pessoas participaram do Festival, nos quatro dias

Shows marcantes

A começar pela abertura, com a presença da cantora gospel Damares e de grupos evangélicos locais, o Festival do Peixe contou com uma vasta programação artística e cultural. A estrutura do evento foi toda montada na Avenida Petrônio Portela e contou com dois palcos, praça de alimentação e outros espaços abertos, para comodidade dos turistas e participantes.

Nos demais dias, artistas como: Iohannes, A Loba, Dudu Nogueira, Matheus Fernandes, Os Bambaz e o cantor nacional Luan Santana fizeram a festa. Estima-se que o evento recebeu um público de 100 mil pessoas, ao total. 

Para a prefeita, Vilma Amorim, a edição já se destaca entre as demais. “A cada ano buscamos melhorar de alguma forma, analisamos o que acertamos e o que ficou a desejar para estar aperfeiçoando. Notamos que o festival cresceu bastante e se tornou referencia para todo o Piauí e até mesmo fora daqui. Para nós isso é motivo de muito orgulho e esperamos que em 2019 possamos realizar mais uma edição com outras novidades”, destacou.

Competições movimentaram o evento

O que também chamou atenção de quem participou do Festival do Peixe, em Esperantina, foram as atividades esportivas. A programação desportiva do evento contou com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

A prefeita Vilma Amorim reabriu o Ginásio Noguerão, dentro da Programação do Festival. O Ginásio passou por ampla reforma e foi reaberto ao público no segundo dia de evento. No sábado (dia 28) aconteceram as competições de motocross e vôlei, canoagem e natação. Fechando o festival, no dia 29, aconteceram as competições de ciclismo, os torneios de supino e o festival de capoeira. 

O secretário de Esportes do município, Epaminondas Albuquerque, destaca que as atividades esportivas sempre reúnem um bom número de inscritos durante o festival. “São jogos que fazem parte das atividades do município e esta época de festival é muito sugestiva para reunirmos a vontade das pessoas em praticar tais atividades com o calendário do festival que objetiva mostrar ao Piauí as nossas potencialidades na piscicultura”, destaca.

Fotos: Jailson Soares / Yara Ramos / Ascom

26 de julho de 2018

Festival do Peixe de Esperantina começa nesta quinta (26)

Festival do Peixe de Esperantina começa nesta quinta (26)

Começa nesta quinta-feira (26), na cidade de Esperantina, a quarta edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura. O evento segue até o domingo (29) e irá reunir piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

Durante quatro dias serão realizadas palestras sobre temas relacionados à piscicultura, exposição e comercialização de pescado, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos da agricultura familiar, torneios, concursos e outras atividades que prometem atrair milhares de turistas para o município.

“Esta quarta edição do Festival do Peixe irá destacar a grande potencialidade de Esperantina na área da piscicultura, valorizando todos os envolvidos nessa atividade que contribui de forma significativa para movimentar a economia do município. Serão quatro dias em que toda a região dos Cocais estará com as atenções voltadas ao nosso município”, frisa a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.

O Festival do Peixe contribui para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura. O evento conta ainda com uma programação esportiva com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

Sucesso nacional, o cantor Luan Santana é a principal atração musical do evento. Luan é o cantor brasileiro mais seguido nas redes sociais, com mais de 40 milhões de seguidores, e possui 5 mil fãs-clubes em todo o país.

Também participam do festival, cantores como a intérprete gospel Damares, Iohannes, Matheus Fernandes e a banda A Loba.

Confira a programação completa do IV Festival do Peixe de Esperantina:

Dia 26 de julho

Damares

Skala Livre

Dia 27 de julho

Iohannes

Trio Demodé

Banda A Loba

Dia 28 de julho

Matheus Fernandes

Oz Bambaz

Banda Sinfônica Manoel Fabiano

Daniel Santana

Dia 29 de julho

Luan Santana

Dudu Nogueira

Pegadões do Forró

24 de julho de 2018

Competições esportivas irão movimentar o 4º Festival do Peixe

Competições esportivas irão movimentar o 4º Festival do Peixe em Esperantina

Durante a 4ª edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura de Esperantina, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, atividades esportivas irão movimentar toda a cidade. A programação desportiva do evento contará com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

 Além de contribuir para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura, o evento desperta em todos do município, principalmente os jovens, o desejo em praticar atividades esportivas.

Dando início às atividades esportivas no Festival do Peixe, no dia 27 de julho, o Ginásio Nogueirão será reinaugurado. O ginásio passou por ampla reforma e será reaberto ao público no segundo dia de evento. No dia 28 acontecem as competições de motocross e vôlei. Fechando o festival, no dia 29 acontecem as disputas de canoagem e natação, torneio de supino e festival de capoeira.

O secretário de Esportes do município, Epaminondas Albuquerque, destaca que as atividades esportivas sempre reúnem um bom número de inscritos durante o festival. “São jogos que fazem parte das atividades do município e esta época de festival é muito sugestiva para reunirmos a vontade das pessoas em praticar tais atividades com o calendário do festival que objetiva mostrar ao Piauí as nossas potencialidades na piscicultura”, frisa o secretário.

 A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, destaca que o evento irá reunir piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região. “Não somente a nossa cidade participa do festival, mas toda a região dos Cocais volta a sua atenção para o Festival do Peixe, pois aqui acontece muita festa, capacitação, atividades esportivas e culturais que chamam a atenção de todo o Piauí”, frisa a prefeita.

O festival é uma realização da Prefeitura de Esperantina e Sebrae.

Luan Santana é atração do IV Festival do Peixe de Esperantina

Luan Santana é atração do IV Festival do Peixe de Esperantina

Os fãs piauienses do cantor Luan Santana terão a oportunidade de ver o artista se apresentar no dia 29 de julho, durante o encerramento da quarta edição do Festival do Peixe de Esperantina. O cantor é a principal atração da programação de shows do evento.

Sucesso no Brasil, Luan Santana é o cantor brasileiro mais seguido nas redes sociais, com mais de 40 milhões de seguidores, e possui 5 mil fãs-clubes em todo o país.

O cantor é o brasileiro que mais entrou no ranking Social 50 da Billboard Americana. O feito coloca o astro sertanejo como um dos mais procurados do mundo nas redes sociais. Luan já foi eleito pelo Jornal O Globo como o cantor nacional masculino mais influente nas redes sociais.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, destaca que a programação e shows do evento é esperada por todos na cidade. “O festival reúne atividades de fomento à piscicultura, atividades esportivas e culturais, programação de shows, além de feiras gastronômicas, ou seja, é um evento esperado por toda a cidade. Trazer o Luan Santana para o encerramento foi uma escolha pensando na própria população, que todos os anos abraça este evento com muito amor”, frisa a prefeita.

Também participam do festival, cantores como a intérprete gospel Damares, Iohannes, Matheus Fernandes e a banda A Loba.

O 4º Festival do Peixe e Feira de Piscicultura de Esperantina começa na quinta-feira (26), e reunirá piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

Confira a programação completa do IV Festival do Peixe de Esperantina:

Dia 26 de julho

Damares

Skala Livre

Dia 27 de julho

Iohannes

Trio Demodé

Banda A Loba

Dia 28 de julho

Matheus Fernandes

Oz Bambaz

Banda Sinfônica Manoel Fabiano

Daniel Santana

Dia 29 de julho

Luan Santana

Dudu Nogueira

Pegadões do Forró

13 de julho de 2018

Intercolegial chega às quartas de final neste sábado (14)

Intercolegial de Esperantina chega às quartas de final neste sábado (14)

A quarta edição do Intercolegial da Rede Municipal de Ensino, em Esperantina, iniciado no último dia 16 de junho, chega a fase eliminatória com as quartas de final, neste sábado (14). A competição faz parte da programação do 4º Festival do Peixe, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho.

O campeonato iniciou com 11 equipes participantes, vindas de 10 escolas da rede municipal e agora conta com oito times na fase eliminatória.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cultura, Epaminondas Albuquerque, a final do intercolegial está prevista para o dia 28 de julho, por ser um período de intensa movimentação em Esperantina.

“Escolhemos esse dia para a final da competição por se tratar de uma data bem importante para o município, pois o Festival do Peixe é a reunião de todos os principais elementos que fazem de Esperantina um ótimo lugar para se viver. É uma época de alegria, onde todo o município está envolvido nas comemorações e os nossos atletas vão disputar a final em clima de festa ”, destaca o secretário.

As partidas serão disputadas em duas sedes, sendo uma no ginásio Dídimo de Castro, na zona urbana, e as demais disputas acontecem no Canto da Palmeira, na zona rural.

O primeiro jogo acontece entre as equipes Gervásio Sales e Amargosa. No segundo jogo, é a vez da equipe Lagoa dos Macacos brigar pela vaga contra a seleção do Umbelino-Eja. Também na disputa por uma vaga na semifinal, as equipes Canto da Palmeira e Maria Pinheiro também se enfrentam. E para fechar a disputa, os times Jacaré da Vermelha e Amorim Neto jogam em defesa da quarta vaga.

O estudante Rodrigo Pereira, atleta da equipe da Lagoa dos Macacos, segue como artilheiro do campeonato, com oito gols até o momento.