• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att

Notícias Esperantina

11 de junho de 2019

Esperantina vacina mais de 95% do público-alvo contra a gripe

Esperantina vacina mais de 95% do público-alvo contra a gripe

Esperantina vacina mais de 95% do público-alvo contra a gripe

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou os dados da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no município. Mais de 95% do público-alvo foi vacinado contra a gripe, passando da meta de 90%, orientada pelo Ministério da Saúde. 

Durante 50 dias, a campanha foi direcionada para o grupo prioritário. Na última segunda-feira (3), o Ministério da Saúde abriu a vacinação contra a gripe para toda a população. No entanto, em Esperantina, as doses remanescentes serão destinadas às gestantes, puérperas e às crianças que completarem 6 meses de idade nos próximos meses do ano, enquanto durar o estoque da vacina, uma vez que a meta principal já foi superada.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha cumpriu com o objetivo e demonstrou a conscientização dos munícipes. “Conseguimos atingir a meta na grande maioria dos públicos prioritários. Um resultado exitoso devido ao empenho de toda a gestão e de todos os trabalhadores que estão nas unidades de saúde atendendo diretamente ao público”, pontuou.

No município de Esperantina foram vacinadas 10.904 pessoas, o que corresponde a cerca de 95,40% do público prioritário. Através de Nota Informativa, o Ministério da Saúde comunicou que não enviará novas doses da vacina. Durante o período da campanha, foram priorizados gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

06 de junho de 2019

Campeonatos de Futsal e Vôlei estão com inscrições abertas

Campeonatos de Futsal e Vôlei estão com inscrições abertas

Campeonatos de Futsal e Vôlei estão com inscrições abertas em Esperantina

Estão abertas as inscrições para os Campeonatos Esperantinenses de Futsal e Vôlei 2019, promovidos pela Prefeitura de Esperantina. As inscrições podem ser realizadas no Ginásio Municipal Nogueirão ou na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (Biblioteca Municipal de Esperantina) até o dia 14 de junho (sexta-feira).

Na modalidade futsal, a competição está dividida na categoria adulto (masculino e feminino), além das categorias de base Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Já na modalidade vôlei, o campeonato será para nível adulto masculino. De acordo com o secretário de Esporte e Cultura de Esperantina, Epaminondas Albuquerque, a expectativa é de atrair mais de 500 atletas em todas as modalidades.

“Essa competição acontece uma vez por ano e é muito aguardada pelos atletas da nossa cidade. A grande novidade desse ano são as competições das categorias de base. Isso é importante porque envolve as nossas crianças e jovens desde cedo no esporte e os prepara para competições adultas no futuro. Além disso, estamos abrindo a modalidade do voleibol masculino, valorizando ainda mais o esporte e promovendo a qualidade de vida dos esperantinenses”, pontua o secretário.

Após ouvir o apelo dos apaixonados por futebol, a Secretaria de Esportes promoverá ainda o Campeonato na modalidade de futebol amador, com novas informações a serem divulgadas em breve. Para mais informações, entrar em contato: (86) 9 9938-3873.

04 de junho de 2019

Parceria viabiliza orientações sobre saúde bucal para crianças e jovens

Parceria viabiliza orientações sobre saúde bucal para crianças e jovens

Parceria viabiliza orientações sobre saúde bucal para crianças e jovens de Esperantina

Crianças e jovens de Esperantina, atendidos pelo Projeto de Formação Infantojuvenil (PIJU), participaram, na última quarta-feira (29), de uma palestra sobre a importância da saúde bucal. A atividade é resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Projeto PIJU.

Na ocasião, os jovens receberam informações sobre a forma correta de fazer a escovação diária, o uso do fio dental, a frequência das escovações e os principais problemas causados pela ausência ou a forma errada de escovação, como a cárie.

As orientações foram repassadas pela dentista Helen Sâmia, que esteve na sede no projeto, e falou com as crianças sobre a necessidade de cuidar da saúde bucal e fez avaliação nos participantes.

A secretária municipal de Saúde de Esperantina, Elizângela Amorim, explica que as crianças e jovens avaliados durante a palestra serão encaminhados e terão o tratamento adequado nas Unidades Básicas de Saúde do município.

“As ações em saúde bucal da Prefeitura de Esperantina são constantes e, em abril, tivemos a felicidade de comemorar o primeiro ano de funcionamento do nosso Centro de Especialidade em Odontologia Hélio Vieira Mendes, que já é referência em serviço público odontológico e realizou mais de mil atendimentos neste período", finaliza a secretária Elizângela Amorim.

28 de maio de 2019

Passo à Frente: equipamentos ortopédicos serão entregues em Esperantina

Passo à Frente: equipamentos ortopédicos serão entregues em Esperantina

Passo à Frente: equipamentos ortopédicos serão entregues em Esperantina na próxima quinta (30)

Cerca de 838 pessoas de Esperantina e região, entre adultos, idosos e crianças, serão beneficiadas pelo Programa Passo à Frente, com a entrega de equipamentos ortopédicos. A solenidade de entrega será realizada no dia 30 de maio, às 8 horas, no Ginásio Nogueirão, em Esperantina.

O Programa Passo à Frente percorre o Piauí levando atendimento e confeccionando produtos ortopédicos, sendo uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), e apoio da Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre os equipamentos entregues, estão: próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético, cadeira de rodas e cadeiras de banho.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, ressalta a importância de programas como o Passo à Frente, que possibilitam à população mais qualidade de vida. “A Prefeitura de Esperantina, juntamente com a Secretaria de Saúde do município, tem buscado promover ações que ofereçam mais qualidade de vida para os que precisam. Estamos felizes em estabelecer essa parceria com o Estado e sabemos que estamos no caminho certo de boas iniciativas públicas para o povo de Esperantina”, destaca a prefeita.

A secretária municipal de Saúde de Esperantina, Elizângela Amorim, frisa que ações como essa facilitam a vida da população que precisa de atendimento especializado. “Essas ações melhoram a vida da população do município de Esperantina e de localidades ou cidades do Território dos Cocais que não precisam mais se desloca até o Ceir, em Teresina, para ter acesso a equipamentos de qualidade e adequados às necessidades específicas de cada um. Em fevereiro, foi realizado um mutirão de atendimento, onde profissionais do Ceir avaliaram cada uma das pessoas que participaram e se inscreveram para serem beneficiadas”, explica.

14 de maio de 2019

TRE-PI nega recurso eleitoral contra prefeita de Esperantina

TRE-PI nega recurso eleitoral contra prefeita de Esperantina

O Recurso Eleitoral foi impetrado pela Coligação “Unidos Por Uma Nova Esperantina”, encabeçada pelo candidato Marlos Sampaio

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí negou, em julgamento realizado nesta segunda-feira (13), Recurso Eleitoral para Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim; o vice-prefeito, Jânio Ferreira de Aguiar Filho; José de Araújo Dias e Raimundo Nonato Farias Trigo.

O Recurso Eleitoral foi impetrado pela Coligação “Unidos Por Uma Nova Esperantina”, encabeçada pelo candidato Marlos Sampaio, por suposto abuso do poder econômico e político. O objetivo seria rediscutir matéria julgada anteriormente, em 2018, pelo juiz da comarca de Esperantina, Arilton Rosal, que também julgou o pedido de cassação como improcedente.

“Seguindo o voto do juiz relator, Astrogildo Mendes de Assunção Filho, o recurso eleitoral contra a prefeita Vilma foi desprovido, por unanimidade, pelo TRE-PI. A Corte entendeu que não houve abuso de poder político e econômico, visto que as ações questionadas pela Coligação Unidos Por Uma Nova Esperantina fazem parte do trabalho contínuo da Administração Pública e que não devem parar em razão de ser ano eleitoral”, explica o advogado de defesa da prefeita de Esperantina, Wildson Oliveira.

Os demais juízes do TRE-PI acompanharam o entendimento de que as obras realizadas pelo Governo do Estado, especialmente pelo DER-PI e Agespisa, seguiram um cronograma previamente estabelecido, sem indícios de favorecimento à gestora de Esperantina.

Comissão de Meio Ambiente vai atuar em defesa da Cachoeira do Urubu

Comissão de Meio Ambiente vai atuar em defesa da Cachoeira do Urubu

A audiência foi realizada a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho; e do vereador esperantinense Delegado Mauro.

Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Henrique Pires na Câmara Municipal de Esperantina, discutiu a degradação ambiental provocada pela captação irregular de água e a ocupação desordenada das terras nas proximidades do riacho Alecrim, localizado na cidade, colocando em risco a Cachoeira do Urubu, no Rio Longá. A audiência foi realizada a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho; e do vereador esperantinense Delegado Mauro.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, Henrique Pires ficará com a incumbência de elaborar um relatório a ser apresentado para o Plenário da Assembleia Legislativa sobre a situação ambiental na região, elencando aos órgãos responsáveis os problemas a serem solucionados, tal como as medidas necessárias para a proteção. 

Na ocasião, a prefeita de Esperantina Vilma Amorim sintetizou que a instalação de vários postos irregulares de lavagem de veículos também tem contribuído com a “morte” do Riacho Alecrim, destacando que os lavadores desobedecem continuamente às notificações da Prefeitura para que suspendam as atividades. 

A audiência, que contou com a presença de ambientalistas, autoridades e a população em geral, ainda culminou em uma inspeção às margens do riacho, conduzida pelo deputado Henrique Pires e a prefeita Vilma Amorim. 

Por fim, Pires alertou para a necessidade de que haja uma conscientização quanto a importância de preservar o meio ambiente, indicando ainda que trabalhará na Assembleia para que as medidas em defesa do riacho sejam tomadas com celeridade.

02 de janeiro de 2019

Agricultura Familiar recebe caminhão em Esperantina

Agricultura Familiar recebe caminhão em Esperantina

Durante a inauguração do Centro de Administração Integrado Antonio Francisco Lima, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, na última sexta-feira (28), em Esperantina, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entregou um caminhão para os produtores da Agricultura Familiar, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTR), Secretaria de Agricultura e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), por meio da prefeitura.

O diretor de Inclusão Produtiva, Francisco das Chagas Ribeiro, representou a SDR e fez a entrega do caminhão para a agricultura familiar. Também estiveram presentes a gerente do PAA, Jirles Machado; a chefe de gabinete, Aline Alencar; a prefeita do município, Vilma Amorim, demais autoridades e representantes dos movimentos sociais.

Na ocasião, Ribeiro agradeceu o apoio do deputado estadual Francisco Limma e dos líderes locais pelas lutas e conquistas e anunciou novas ações por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere) e falou da importância do novo Centro de Administração Integrado. “É muito importante a entrega do prédio que vai oferecer serviços à comunidade do Sine, Emater, Adapi e SDR, a contratação de dois consultores para atuar neste território, onde temos quatro projetos piloto em andamento, recebendo 17 propostas de projetos já aprovados, sendo 15 em fase de elaboração”, destacou. 

O diretor acrescentou que a previsão de lançamento de edital para recebimento de carta carta consulta é março de 2019. 

A prefeita Vilma Amorim destacou outra atividade do evento, a entrega simbólica de cartas de liquidação de dívidas para agricultores e agricultoras pelo banco do nordeste.

11 de setembro de 2018

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas para espetáculo

Desfile de 7 de Setembro em Esperantina reúne milhares de pessoas para espetáculo de histórias

Cerca de três mil pessoas, no município de Esperantina, assistiram ao Desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Um espetáculo de cores, criatividade, histórias e manifestos sociais e políticos foi apresentado pelos alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada, além de 25 pelotões mirins e entidades religiosas, nas ruas da cidade.

A concentração da grande festa cívica aconteceu em frente ao Banco do Brasil de Esperantina, com encerramento na Praça Leônidas Melo da Igreja Matriz. As escolas das zonas urbana e rural, e demais entidades, abordaram, durante o desfile, temáticas pertinentes da atualidade, que merecem atenção e sensibilização de todas as idades. Os alunos abordaram temas como tolerância religiosa, política e feminícidio, com o objetivo de chamar a atenção para a luta contra a discriminação e as várias formas de preconceitos na sociedade. 

A prefeita Vilma Amorim participou da solenidade e aproveitou o momento para pontuar as festividades que acontecem no município. “Nós estamos em um momento de muita festa no município de Esperantina, com duas comemorações importantes. A primeira é a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Boa Esperança, que encerra no sábado (8), com a procissão e a festa. E hoje é o grande dia do nosso patriotismo. Nós tivemos um lindo desfile das escolas e das entidades religiosas, com várias temáticas atuais e dignas de atenção, além das nossas potencialidades econômicas, como a carnaúba, o babaçu e, principalmente, o peixe”, diz. 

A comemoração do dia 7 de Setembro contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas, o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Germano; a secretária municipal de Educação, Beth Aguiar; a secretária municipal de Saúde, Elisangela Amorim; a secretária de Assistência Social, Regina Silva; o secretário de Esportes e Cultura, Epaminondas Albuquerque; o secretário de Meio Ambiente, Marcilio; e os vereadores de Esperantina, Manuel Filho, Domingos Luís, Leônidas Quaresma e Denival.

“Quero parabenizar a equipe da Prefeitura, como um todo, por esse belo momento, e agradecer a população de Esperantina e aos visitantes que estiveram presentes. Desejamos que neste final de festa tudo ocorra em paz e com muita alegria”, finaliza a prefeita de Esperantina Vilma Amorim.