• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

20 de dezembro de 2017

Prefeitura realiza festa de colação de grau do ensino fundamental

refeitura de Esperantina realiza festa de colação de grau do ensino fundamental

As festas de formaturas de conclusão do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Esperantina tiveram inicio no últmo dia 13/12, no Canto da Palmeira e vai se estender até o dia 22 na próxima sexta feira.

As solenidades estão acontecendo ma zona urbana e rural com a participação dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe da secretaria de educação tem se desdobrado para estar presente em todas as solenidades.

No último dia 14/12 houve uma missa na igreja da Misericórdia para todos os alunos da zona urbana e rural, celebrada pelo padre Jeremias. Dia 16 de dezembro na igreja Assembléia de Deus e as duas celebrações contaram com a presença da prefeita Vilma Amorim e da secretaria de educação Bete Aguiar. Cerca de 230 alunos concluíram o ensino fundamental e vão ingressar a partir de 2018 na estadual de ensino.

A prefeita Vilma Amorim agradeceu ao padre Jeremias e o pastor Pastana por celebrar junto com a prefeitura vários momentos importantes.

“Para nós do município é uma alegria muito grande ter a confiança de cada pai e cada mãe para que nossos professores cuidassem dos filhos de vocês, quero também agradecer a cada diretor, os professores e todo corpo das escolas que se empenharam para este momento com pessoas vitoriosas e sei que muitos tiveram que tirar pedras do caminho e venceram mais um obstáculo, desejar a todos um feliz natal e um ano novo cheio de muitas vitórias”. Falou a prefeita.

18 de dezembro de 2017

Vila Nova conquista o título do campeonato esperantinense de futebol amador

Vila Nova conquista o título do campeonato esperantinense de futebol amador

A final do campeonato esperantinense de futebol amador 2017, organizado pela prefeitura de Esperantina, aconteceu ontem (17), no campo do Tilicão, do bairro Nova Esperança entre as equipes do Vila Nova e Vila Esportes.

A partida reuniu um grande público na beira do campo do Tilicão em uma tarde que a equipe do Vila Nova mesmo desfalcada venceu por 2 a 0 no tempo normal.

A prefeita Vilma Amorim, o presidente da fundespi, Paulo Martins, o deputado Lima, o vice-prefeito Janio Filho e os vereadores Manoel Filho, Alcione, Marcílio Farias, Zé Germano e o vice-prefeito de Batalha Zé Luiz estiveram presentes na grande partida de futebol.

Na abertura foi executado o hino de Esperantina, executado pela banda Mestre Chico que animou a galera toda a partida.

O presidente da fundespi Paulo Martins parabenizou as equipes por chegar à final e a prefeita Vilma Amorim pela realização do campeonato.

“Quero parabenizar aos times e a prefeita Vilma Amorim por esta justa homenagem ao desportista Dedé, todo homem tem uma história e esta história muitos reconhecem e hoje está sendo feito pela prefeita e pela equipe de esportes o que o Dedé representou para o esporte de Esperantina, é uma justa homenagem, são poucos que reconhecem os mais humildes, isto me encanta muito Vilma o seu compromisso com o esporte”. Disse.

A prefeita Vilma Amorim, falou do potencial do esporte de Esperantina, tanto no futsal como no futebol.

“Esperantina tem o futebol e o futsal nas veias, quero aqui agradecer ao presidente Paulo Martins pelo apoio institucional que deu ao campeonato e também o deputado Limma que sempre está presente e apoiando as nossas atividades, estou muito satisfeita em poder homenagear com este campeonato o Dedé um grande desportista que sempre contribuiu com o esporte, e está sendo representado por sua esposa Helenita e sua filha, para gente é uma alegria muito grande chegar ao final destes jogos encerrando este campeonato que reuniu 22 equipes e contou com todo nosso apoio”. Falou a prefeita.

A equipe campeã recebeu um troféu, medalhas, e uma premiação no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais), o vice campeão recebeu troféu, medalhas e uma premiação de R$2.000,00 Dois mil reais). Ainda foram premiados os artilheiros do campeonato e o melhor goleiro.

14 de dezembro de 2017

Prefeitura de Esperantina inicia sinalização em vias públicas

Prefeitura de Esperantina inicia sinalização em vias públicas

A prefeitura de Esperantina em parceria com o governo do estado do Piauí, através do Detran, iniciou na tarde de hoje (12), a implantação de placas de sinalização de transito nas principais vias públicas da cidade.

Os serviços estão sendo executados pela empresa Sinavias que tem uma vasta experiência na sinalização de trânsito.

Nesta tarde a prefeita Vilma Amorim acompanhada de seu esposo Claudemir, estiveram acompanhando a implantação das primeiras placas de sinalização vertical na entrada da cidade nas proximidades do Cais.

“As medidas adotadas é para que se tenha um transito melhor e com menos violência em nossa cidade, estamos realizando blitz educativas em parceria com o Ministério Público e a Polícia Militar para que a população tenha consciência da importância do uso do capacete e do cinto de segurança”. Comentou a prefeita.

A prefeita ainda falou e agradeceu a parceria com o governador Wellington Dias e também o apoio da câmara municipal que realizou audiência pública para debater a violência no trânsito.

Após a conclusão da sinalização vertical a empresa responsável pela execução dos serviços vai iniciar a sinalização horizontal. A previsão é que até o final do mês de dezembro todos os serviços estejam concluídos.

A prefeitura vem trabalhando em parceria com o governo do estado melhorando a mobilidade urbana da cidade com obras de asfalto em várias ruas e bairros da cidade e com recursos próprios através da secretaria de infraestrutura a retirada das águas do meio das ruas com a recuperação e construção de sarjetas, vem melhorando significativamente a cara da cidade a tornando mais leve, mais enxuta.

06 de dezembro de 2017

Esperantina terá blitz de trânsito a partir da próxima semana

Esperantina terá blitz de trânsito a partir da próxima semana

O Ministério Público em parceria com a Polícia Militar e o município de Esperantina, vão iniciar a partir da próxima semana blitz educativas pelas ruas da cidade. A medida foi tomada após várias conversas entre o Ministério Público e a prefeitura de Esperantina.

De acordo com o Promotor Raimundo Júnior as blitz ocorrerão por toda cidade para diminuir o número de acidentes nas vias públicas, proibir menores de pilotarem motos e apreender motos e veículos com suspeitas de furto e roubo.

“A ideia inicial é fazer estas blitz educativas, para quando o processo gradual de municipalização do transito estiver completo a população já tenha o pleno conhecimento, da obediência as Leis de trânsito, obviamente que as blitz serão de cunho educativo, mas as situações que possam construir situações penais serão coibidas pela policia militar, como,  direção perigosa, excesso de velocidade, motos com procedência duvidosa de roubo ou furto e menores em veículos automotores, essa é a ideia inicial uma blitz em dezembro e outra janeiro até que se consolide o processo de municipalização do transito, espero contar com a compreensão de todos e só quem ganha é a população com as obediências as Leis de transito”. Disse o promotor.

A polícia militar vai dar apoio aos agentes de trânsito do município, no sentido de proibir as infrações no trânsito e melhorar o tráfego de veículos na cidade.

A prefeitura de Esperantina já celebrou um convênio com o DETRAN do Piauí para sinalização vertical e horizontal que será executada no inicio de 2018

11 de outubro de 2017

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da secretaria de saúde em parceria com a Sesapi, iniciou nesta segunda–feira (09) as atividades do outubro rosa no mês dedicado a saúde das mulheres.

Serão realizados mais de 1200 exames de mamografia em uma ação de prevenção ao câncer de mama, através do ônibus da central da mama totalmente equipado e os exames totalmente gratuitos. 

Para ter acesso aos exames da mama, as pessoas devem procurar seu agente de saúde ou a unidade básica de saúde mais próxima e agendar.

Ontem durante a abertura das atividades a prefeita Vilma Amorim, a secretaria de saúde Elizângela Amorim, orientaram as mulheres sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.

"Estamos contando com o apoio de todas as equipes de saúde da família porque são elas que conhecem direto os pacientes, portanto é importante que cada um que está aqui avise sua vizinha, sua amiga que até o dia 21 o ônibus estará aqui, em dois turnos, manhã e tarde".Disse a secretaria.

A prefeita Vilma Amorim falou que os serviços são ofertado de forma gratuita para atender o maior número de mulheres possíveis. "Fazer o exame é uma forma da gente se prevenir, fiquem tranquilas o exame não dói e é muito para prevenir uma doença grave que tem levado muitas vidas e nós não queremos que mais mulheres percam suas vidas pela falta de uma mamografia". Falou a prefeita. Durante a abertura uma equipe de profissionais da saúde realizou atividades físicas para dar maior tranquilidade as pacientes.

O ônibus está atendendo na praça Leônidas Melo no centro de Esperantina.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado