• assinatura jornal

Notícias Floriano

22 de abril de 2016

Escola Municipal Antônio Nivaldo realiza Sarau de Poesia

Escola Municipal Antônio Nivaldo realiza Sarau de Poesia

Os alunos da Escola Municipal Antônio Nivaldo mostraram seus talentos, na manhã desta quarta-feira (20) durante o Sarau de Poesia, talentos estes no teatro, música e poesia, um momento de descontração e de troca de conhecimento. Uma aula diferenciada.

A programação contou com apresentações teatrais mostrando o casamento de um nordestino, recitação de poesias, repentes, canto do vaqueiro e acrósticos. Participaram das atividades, o prefeito Gilberto Júnior; a secretária de Educação, Luciana Aciolly; a diretora de ensino da zona urbana, Lúcia Pinto e a coordenadora das escolas do campo, Nely Sousa.

A diretora da Escola Municipal Antônio Nivaldo, Silvana Saraiva, falou é que Sarau de Poesia é um momento de descobrir os talentos dos alunos e incentivá-los cada vez mais, como também despertar o interesse pela leitura. A programação contou com a divulgação do livro de contos e poesias produzido pelos próprios alunos. A primeira edição “O lugar onde eu vivo” foi lançada em 2014 e no ano passado “Os Aprendizes da Arte de Escrever”. “Motivamos os alunos a escrever e eles sabem a importância disso.

Conseguem expor seus pensamentos e sentimentos em palavras. Hoje na escola é um dia consagrado à música e a poesia”, disse. O prefeito Gilberto Júnior aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos pelas apresentações e fez parte da programação recitando poesia e tocando uma música que fala de esperança “É preciso saber viver”, do cantor Roberto Carlos.

“Um momento especial para todos que fazem esta Escola Antônio Nivaldo, uma escola de grande representatividade na nossa cidade, vimos vários talentos, projeto de dois livros já lançados, estão todos de parabéns”, finalizou o prefeito. Os livros custa R$ 13,00 (treze reais) e estão sendo vendidos na Escola Municipal Antônio Nivaldo.

20 de abril de 2016

Professor e Acadêmicos presentam projeto voltado para catadores de lixo

Professor e Acadêmicos dos Cursos de Administração e Biologia da UFPI apresentam projeto voltado para catadores de lixo

Com o intuito de expandir a atividade dos catadores de lixo e proporcionar qualidade de vida a estes profissionais, a Universidade Federal do Piauí (UFPI/Floriano), através dos Cursos de Administração e Ciências Biológicas, apresentou ao prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, o “Projeto de Intervenção Socioeconômica na Comunidade de Catadores de Resíduos Sólidos: uma proposta interdisciplinar”, para que a Prefeitura Municipal de Floriano (PMF) seja parceira no projeto. A apresentação do trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede da PMF.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jairo Carvalho, a ideia é mostrar aos catadores de lixo que eles podem trabalhar com produtos diversificados como papelão, metais, plásticos, além da garrafa peti que é o único produto que coletam atualmente, e comercializar também em outros Estados: Ceará, Pernambuco e Maranhão.

“A proposta é fazer uma transformação junto aos catadores de lixo fazendo-os compreender a dinâmica a cerca da condução de uma cooperativa e que eles a coordene, sendo uma oportunidade de renda para essas pessoas. Fizemos este primeiro contato com o prefeito que nos recebeu muito bem e falamos da necessidade da construção de um galpão para que os catadores armazenem o material coletado, não fique a céu aberto e não corra o risco de serem furtados. 

Aliando esse projeto da Universidade federal do Piauí com o apoio da Prefeitura temos certeza que será um sucesso”, disse Carvalho. O prefeito Gilberto Júnior se mostrou favorável à iniciativa do projeto e agendou uma visita ao lixão para os próximos dias acompanhado dos técnicos das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Assistência Social e dos acadêmicos dos cursos e coordenador do projeto para analisar a viabilidade de construção do galpão.

14 de abril de 2016

Seminários sobre fim de mandatos atrai dezenas de municípios a Floriano

vSeminários sobre fim de mandatos atrai dezenas de municípios a Floriano

A Confederação Nacional de Municípios – CNM, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios – APPM, está realizando três seminários no Piauí para orientar os gestores sobre cuidados tomados no fim dos mandatos. O evento “Medidas de Fim de Mandato” tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE-PI, Associação dos Municípios da Micro-Região do Médio Parnaíba – AMPAR e Consórcio Regional Planície Litorânea - COREDEPI.

flor (2).JPG

O segundo seminário está acontecendo nesta terça-feira (12), em Floriano. Mais de 100 pessoas prestigiam o evento, incluindo 30 prefeitos do Piauí e do Maranhão, que acontece no Auditório do SEBRAE. O prefeito de Ribeiro Gonçalves e membro da diretoria da APPM, Agamenon Franco, realizou a abertura do evento junto ao prefeito de Floriano, Gilberto Jr. e a representante da CNM, Elena Garrido.

flor (4).JPG

O evento tem por objetivo orientar as ações que as administrações municipais podem e devem tomar nesse último ano de mandato para, por um lado aumentar sua arrecadação e acessar fontes de recursos adicionais no auxiliar de custeio das despesas durante a crise financeira que atinge o país.

flor (1).JPG

Outro aspecto a observar são as vedações impostas pela Lei Eleitoral e pela Lei de Responsabilidade Fiscal que demandam cuidados adicionais da gestão pública para evitar quaisquer contestações dos atos da administração, pelos órgãos de controle.

Público Alvo:

Prefeitos (as), Secretários de Finanças e Administração, Chefes de Gabinete, Controlador e Contadores.

Local e data:

Dia 12 de abril – Floriano – Local: Auditório do SEBRAE

Dia 14 de abril – Piripiri – Local: Centro Cívico

8h às 18h

Horário: 8h às 18h. As inscrições serão gratuitas: www.acaomunicipalista.cnm.org.br ou no local do evento. Mais informações: (86) 2107 – 7924 ou (86) 9 9981-8818.

Programação Preliminar

Manhã

08h – Credenciamento.

9h às 13h – Medidas de Fim de Mandato:

– Rede Municipalista.

– Providências de fim mandato.

Palestrantes da CNM – Brasília

Tarde

14h30min às 16h30min

Temática do TCE-PI

Cuidados que o gestor deve ter na condução da Administração Municipal

Palestrantes: José Inaldo de Oliveira e Silva – Auditor Fiscal

Vilmar Barros Miranda – Auditor – Auditor Fiscal

16h30min às 18h

Temática da APPM

Condutas vedadas no período eleitoral

Palestrantes: João Deusdete Carvalho – Procurador Geral da APPM

Marcos Patrício Nogueira Lima – Assessor Jurídico da APPM

Valmir Martins Falcão Sobrinho – Assessor Jurídico da APPM

18h

Encerramento

08 de abril de 2016

Prefeito faz doação de terreno para o Ministério Público

Prefeito Gilberto Júnior faz doação de terreno para o Ministério Público

Com a presença dos promotores de Justiça, Cláudio Machado, Manoel de Barros, Arimateia Dourado; presidente da OAB/Floriano, Isabel Carvalho e do Procurador Geral de Justiça do Piauí, Cleando Alves de Moura, o prefeito Gilberto Júnior fez a entrega do Termo de Doação de um terreno localizado na Rua Francisco de Abreu Rocha, onde será construída a nova sede do Ministério Público, em Floriano. 

Após a assinatura do termo, o mesmo será encaminhado, em caráter de urgência, à Câmara Municipal para a aprovação, passando a titularidade para o MP. A entrega do termo de doação aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), no Ministério Público.

O Procurador Geral de Justiça do Piauí, Cleando Alves de Moura, agradeceu ao prefeito Gilberto Júnior por ter sido sensível em fazer a doação do terreno e afirmou também que a expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano. “Vamos começar a elaborar o projeto, licitar a obra e dar início a construção. O Ministério Público ficará em suas instalações próprias e a população de Floriano terá um atendimento adequado”, disse.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior é o início da realização do sonho de todos que fazem o Ministério Público que há muito tempo fazia esta solicitação à Prefeitura de Floriano. “Fizemos um esforço para encontrar um terreno, tendo em vista a valorização patrimonial, mas estamos aqui realizando mais um grande sonho que é o Ministério Público poder ter a sua sede e oferecendo mais condições de trabalho a todos os promotores e servidores deste importante órgão estadual”, enfatizou o prefeito.

Presentes também na solenidade, o procurador Geral do Município, Tarcísio Sousa; secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuela Simplício; secretário de Comunicação, Marcos Veras e servidores do Ministério Público.

05 de abril de 2016

Prefeito cede um espaço para a Organização Assistencial dos Ex-combatentes

Prefeito Gilberto cede um espaço municipal para a Organização Assistencial dos Ex-combatentes

O prefeito Gilberto Júnior se reuniu na manhã desta sexta-feira (01) com representantes da Organização Assistencial dos Ex-combatentes de Floriano; com a secretária municipal de Educação, Luciana Acioly e com o secretário municipal de Comunicação, Marcos Veras, com o objetivo de atender a uma solicitação da classe de ex-combatentes em ter uma sede própria para angariar recursos junto a instituições que apoiam projetos sociais em combate as drogas, como a Organização Assistencial Amor sem Fronteira e o Centro de Recuperação de Presos, em Brasília, e aprimorar os trabalhos realizados na cidade. 

O prefeito e a secretária de Educação assinaram o Termo de Permissão de Uso de Bem Público, cedendo a Escola Municipal Hercília Carmarço – localizada no Bairro Bosque Santa Teresinha – para as atividades da Organização, por um período de quatro anos. 

Segundo o presidente da Organização Assistencial dos Ex-combatentes, Francisco Pereira, há quase dez anos a instituição realiza atividades em Floriano em prol das crianças e adolescentes e para conseguir recursos é uma condicionalidade ter uma sede.

“Já desenvolvemos um trabalho em Floriano e tínhamos alguns impasses na questão de recursos por não termos uma sede própria. É um momento ímpar para a instituição, é um presente. Um processo muito emocionante, agradecemos ao gestor Gilberto Júnior que tem nos apoiado em todos os momentos”, destacou Pereira.

Para os ex-combatentes um sonho realizado e para o prefeito Gilberto Júnior um dever cumprido por estarem sempre integrados em ações sociais. “Nós nos sentimos na responsabilidade de prestarmos este auxílio à Organização Assistencial dos Ex-combatentes por estarmos sempre juntos em várias atividades, mas estavam ainda almejando uma sede e como também vem com uma proposta de recursos federais para fazerem um belíssimo projeto na cidade de Floriano, temos certeza que vem a atender ao interesse não só do município como também dessa Organização tão importante”, disse o prefeito.

04 de abril de 2016

Prefeito Gilberto Júnior exonera e nomeia novos secretários em Floriano

Prefeito Gilberto Júnior exonera e nomeia novos secretários em Floriano

Na tarde desta quinta-feira (31), o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, nomeou três secretários de governo para dar continuidade aos trabalhos da administração pública nas áreas de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural e Ouvidoria. A solenidade de posse aconteceu na sede da Prefeitura de Floriano e contou com a presença de vereadores e demais secretários. 

Assumindo a pasta da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o empresário George Washington Almeida Pinho, no lugar do engenheiro civil, George Everson (Didi); no lugar do então secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo, assume o ex-diretor do Departamento da SDR, José Antônio de Carvalho e toma posse na Ouvidoria Geral do Município, a advogada Magila Rayoure Sousa Silva, no lugar do Controlador do Município, Jeziel Pereira, que respondia pela pasta interinamente.

“Estou muito agradecido por terem me dado esta oportunidade, vou trabalhar com muita dedicação pela nossa cidade”, afirmou o novo secretário de Infraestrutura, George Washington. O secretário de Desenvolvimento Rural, José Antônio de Carvalho, disse “assumo com responsabilidade os trabalhos desta equipe e darei continuidade, quero fazer o melhor por minha cidade e pela zona rural, principalmente. Meu desejo é contribuir com a gestão do prefeito Gilberto Júnior”.

A advogada Magila Rayoure Sousa ressaltou que aceitou prontamente ao convite de responder pela Ouvidoria Geral do Município e que irá colaborar com a população de Floriano.

Segundo o prefeito Gilberto Júnior essas modificações aconteceram devido a pretensões políticas nas eleições deste ano. “Em um ano eleitoral existe o pedido de afastamento das pessoas que tem aspiração de serem possíveis candidatos, por conta disso essa substituição, mas a orientação é para a continuidade dos serviços prestados a cidade de Floriano”, disse o prefeito Gilberto.

01 de abril de 2016

Prefeitura faz entrega de balanças aos Agentes Comunitários de Saúde

Prefeitura de Floriano faz entrega de balanças aos Agentes Comunitários de Saúde

Com o objetivo de fazer o registro de dados das famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família, as Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Educação realizam ações integradas para que o sistema do programa seja atualizado e as famílias não fiquem sem esta transferência de renda. Na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito Gilberto Júnior; o secretário de Saúde, Bigman Barbosa e a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joara Leão Lima, entregaram 70 balanças para os agentes comunitários de saúde para realizarem o acompanhamento do programa.

“É um programa federal que é realizado por três secretarias Educação, Saúde e Assistência Social, então nossa função enquanto saúde é fazer o acompanhamento nutricional e de vacina das crianças e das pessoas que tem a cobertura do Bolsa Família. Além da entrega vamos falar das estratégias para estes acompanhamentos. Vamos ter atenção também as pessoas que mudam de endereço e não atualizam seus dados, isso dificulta o acompanhamento e que esses pacientes ao mudar de endereço procurem a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social”, esclarece a diretora de Saúde, Danusa Felinto.

O prefeito Gilberto Júnior participou deste momento e falou sobre a necessidade de manter os dados atualizados para que as famílias não fiquem sem o benefício do Bolsa Família. “É uma necessidade que nós temos em fazer a alimentação dessas informações em relação ao peso das crianças para, inclusive, incluir famílias no programa. Estamos fornecendo essas balanças aos agentes comunitários de saúde, que são pessoas aptas e qualificadas para esta aferição e elas vão ajudar não só a Saúde, mas também a Assistência Social do município de Floriano”, disse o prefeito Gilberto.

O momento foi também de parabenizar a classe dos agentes de saúde quanto aos trabalhos realizados em combate ao mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, de outubro de 2015 a março de 2016 foram registrados apenas cinco casos de dengue em Floriano. “O mutirão da dengue se faz necessário por querermos sempre manter na mídia e na mente da população a necessidade de se observar os pontos de acumulação de água e que pode servir para o desenvolvimento do mosquito da dengue, por isso não fizemos um mutirão uma ou duas semanas no mês de janeiro, mas todas as sextas-feiras até quando acabar o período chuvoso. Estamos chamando a atenção de toda a população de Floriano para que lembre que cada um é soldado da sua casa. Foram registrados apenas cinco casos de outubro para cá, um número bem pequeno se compararmos com os número que tínhamos em 2012”, destacou o secretário de Saúde.

Em Floriano, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 128 agentes comunitários de saúde que juntamente com os agentes e endemias realizam o trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue.

31 de março de 2016

Gilberto Júnior recebe selo de Prefeito Empreendedor pelo Sebrae-PI

Gilberto Júnior recebe selo de Prefeito Empreendedor pelo Sebrae-PI

Foi realizada nesta terça-feira (29), a 9º Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade ocorreu na sede do Sebrae em Teresina. 21 prefeitos estavam concorrendo em 7 categorias. O município de Floriano, representado pelo prefeito Gilberto Júnior, foi premiado com o selo de Prefeito Empreendedor.

"Foi uma satisfação muito grande vermos um projeto de Floriano em parceria com o Sebrae, Projeto PAIS que são beneficiadas 15 famílias diretamente e mais de 100 indiretamente, onde pudemos ver a evolução da qualidade de vida. Fizemos feiras, acompanhamentos com os técnicos do Sebrae, toda uma gama de atividades que fizemos desde 2013 até o final de 2015 que nos deram a aptidão de um projeto viável e que pôde ser observado em nível nacional", ressaltou o prefeito Gilberto Júnior. 

O prefeito Gilberto disse ainda que "dos 200 projetos da fase estadual, houve um critério para 34 municípios, depois passamos para a filtragem para 21 classificados, depois para oito que foram certificados e entre eles estamos com essa certificação de prefeito Empreendedor do Estado do Piauí", comemorou.

 Sete prefeituras piauienses ganharam o prêmio estadual para concorrerem em fase nacional na categoria Melhores Projetos. As prefeituras estarão concorrendo ainda nas categorias Destaques Temáticos: Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Desburocratização e Formalização; e Inovação e Sustentabilidade.

23 de março de 2016

Prefeitura distribui 2 mil cestas básicas para famílias de baixa renda

Prefeitura de Floriano começa a distribuição de 2 mil cestas básicas para famílias de baixa renda

Na tarde desta terça-feira (22), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, iniciou a entrega de cestas básicas para famílias inscritas no Cadastro Único, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB/Floriano). Com as senhas e de forma organizada as famílias receberam suas cestas de alimentos contendo itens como arroz, feijão, açúcar, café, óleo, macarrão, sardinha, leite em pó, entre outros.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joara Leão Lima, as cestas de alimentos serão distribuídas também na zona rural como também para instituições de caridade. “Todos os anos fazemos a entrega das cestas básicas. Tem muita gente sem o pouco, mas o pouco com Deus é muito, então estamos aqui por orientação e determinação do prefeito Gilberto Júnior. Toda a equipe da Secretaria de Assistência Social fazendo este trabalho de distribuir as cestas para as famílias”, disse a secretária.

Para a dona de casa, Maria de Lourdes Rodrigues, será uma Semana Santa com alimento para toda a família. “Agradeço ao filho de Deus que me deu esta cesta, estou muito agradecida. Vou passar a Semana Santa bem e estou muito feliz. O prefeito Gilberto Júnior é uma boa pessoa”, comemorou. O prefeito Gilberto Júnior esteve no local para fazer a distribuição das cestas e se mostrou satisfeito em realizar esta atividade por mais um ano.

18 de março de 2016

Prefeitura de Floriano e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor

Prefeitura de Floriano e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Floriano em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inaugurou na manhã desta quinta-feira (17), a Sala do Empreendedor, localizada no Complexo Comercial do Cruzeiro. A Sala do Empreendedor visa incentivar a legalização de negócios informais, prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitando a abertura de novas empresas, regularizando as atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). Durante a solenidade de inauguração foi apresentado para a comunidade o agente de desenvolvimento, Flávio Lima, que irá coordenar os trabalhos da sala.

Presentes da inauguração o prefeito Gilberto Júnior; diretora do Sebrae-PI, Ana Lúcia Oliveira; gerente do Sebrae-Floriano, Mary Kalume; secretário de Desenvolvimento Econômico, Idílio Macedo; agente de orientação Empresarial, Joseane Barbosa; secretário de Infraestrutura, Didi Nunes; secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo; superintendente de Trânsito, Wellington Batista; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira; delegado da Receita Federal em Floriano, Joilton Soares; vereador Manoel Simplício; diretor do Complexo Comercial do Cruzeiro, sr. Avelar; secretário de Comunicação, Marcos Veras; diretora do Espaço Cultural Cristino Castro, Laurijane Morais; servidores da Prefeitura de Floriano e Sebrae e empresários da cidade.

A diretora do Sebrae, Ana Lúcia Oliveira, lembrou que a Sala do Empreendedor é um instrumento preconizado pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e uma ligação entre o empresariado e o poder público. “Um dos focos principais da lei são as compras públicas e é importante tanto para o empresário está preparado para vender para o governo como o governo compre do empresariado local, isso que vai gerar a dinâmica do desenvolvimento  econômico local. Floriano foi o primeiro município a regulamentar essa lei, o prefeito Gilberto ao fazer com que essa lei seja posta em prática ele está dando uma demonstração da importância daquele instrumento para o seu município”, completou.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estava engavetada desde 2007 e após as atualizações que aconteceram na lei nacional, a lei municipal teve que ser adequada. “Estamos hoje entregando o primeiro passo que é exatamente a Sala do Empreendedor voltado para aquelas pessoas que busquem sair da informalidade e que tenha a expectativa de um dia se aposentar, para terem seus benefícios previdenciários e que possam estar contratando com o município. Precisamos fazer licitações e contratações de modo geral e as pessoas não estão qualificadas, não tem a documentação necessária, não estão aptas por falta de alguma certidão e hoje com essa Sala do Empreendedor o agente de desenvolvimento estará orientando para tirar da informalidade as pessoas que tem essa aspiração de viver do seu próprio negócio”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

17 de março de 2016

Prefeito discute sobre melhorias para o abastecimento de água

Prefeito Gilberto Júnior discute convênio entre Estado e Município para melhorar o abastecimento de água

A pauta da reunião do prefeito Gilberto Júnior com os vereadores Carlos Antônio e Antônio Reis e com o assessor técnico do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Claudio Lima foi discutir o projeto de lei que tem como objetivo conceder com exclusividade a prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, através de dispensa de licitação. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Prefeitura de Floriano.

No projeto de lei consta o período de celebração do Convênio de Cooperação entre Município e Estado que será de 35 anos, prorrogável por estipulação consensual entre as partes. Como também estabelece os meios e instrumentos para o exercício das competências de organização, regulação, fiscalização e prestação delegada; os direitos e obrigações do Município; os direitos e obrigações do Estado e as obrigações comuns ao Município e Estado.

“Inicialmente o prefeito, Câmara de Vereadores e a população vão fazer a opção entre assumir a titularidade, uma vez que pertence efetivamente ao município, ou migrar para o Instituto. Fazendo isso (migrar para o instituto) através de lei, gera-se um convênio com o Governo do Estado, passaremos de três a seis meses convivendo com a transição Agespisa e Instituto e a partir daí estaremos plenamente trabalhando no município”, explicou o assessor técnico Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima.

O prefeito Gilberto Júnior ouviu atentamente a explicação da justificativa do projeto de lei e falou sobre o assunto. “O intuito é fazer com que haja uma produtividade maior da Agespisa em trazer uma melhor qualidade de vida em relação ao acesso à água. Estamos recebendo a minuta, vendo a explanação técnica e jurídica do Instituto de Águas, vamos encaminhar para a nossa Procuradoria Jurídica que vai encaminhar para a Câmara Municipal, voltando para a sanção, pois nós acreditamos que este projeto está voltado para a qualidade de vida e também um melhor acesso à água e também para a questão de saneamento na cidade de Floriano. É uma questão de extrema importância e nos colocaremos à disposição para maior agilidade possível”, comentou Gilberto Júnior.

16 de março de 2016

II Festival de Flores de Holambra é realizado em Floriano

II Festival de Flores de Holambra é realizado em Floriano

A abertura do II Festival das Flores de Holambra em Floriano aconteceu na manhã desta terça-feira (15), na Praça Drº Sebastião Martins. A exemplo do ano passado, o festival tem o intuito de despertar nas pessoas a vontade de realizar o cultivo de plantas e flores como também angariar recursos para serem doados a instituições de caridade da cidade. Este ano, serão beneficiadas a Casa de Recuperação Peniel, a Casa de Recuperação Shallon e o Capelão da Vila Vicentina.

“Essa parceria da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Viveiro Daneluz, vai ajudar este ano três instituições de Floriano, além de conscientizar a população sobre o cultivo e plantio de flores e árvores. Temos boas expectativas, esperamos vender bastante para realizarmos as doações para as instituições sociais”, enfatizou a secretária municipal de Meio Ambiente, Manuela Simplício.

De acordo com a representante do Viveiro Daneluz, Vanessa Barbosa, estão expostas mais de 200 espécies de plantas e que até domingo, dia 20 de março, toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e do Viveiro estará à disposição para receber os florianenses.

“Estamos felizes em estarmos em Floriano e agora na praça da Igreja, às pessoas tem a oportunidade de virem e conhecerem o evento. Quem teve a felicidade de prestigiar a gente no ano passado está tendo a oportunidade de conferir as novidades deste ano, lembramos que a entrada é gratuita”, afirmou Vanessa.

O prefeito Gilberto Júnior por mais um ano apoiou a realização do evento e parabenizou a secretária Manuela Simplício pelo esforço de trazer o festival novamente para Floriano. 

“Um evento bonito e importante para a cidade, momento em que os florianenses estarão adquirindo e apreciando várias flores. A participação da Prefeitura de Floriano visa o lado social. Vamos beneficiar, através deste evento, três entidades, além disso a cidade estará sendo beneficiada com um caminhão de flores para nossas praças e isso é muito importante para todos nós”, destacou o prefeito Gilberto.

09 de março de 2016

Prefeitura realiza festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Prefeitura de Floriano realiza festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, elaborou uma programação especial para prestigiar as mulheres no dia dedicado a elas – Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado no Hotel Rio Parnaíba e contando com a parceria de Salões de Beleza da cidade, das professoras de Educação Física Crislane e Flávia, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Sesc e Senac.

As convidadas especiais da festa fizeram um aquecimento animado para começar bem o dia, depois foram atendidas pelas cabeleireiras que fizeram vários serviços de hidratação, corte, escova e as maquiadoras da loja O Boticário deixaram as mulheres ainda mais belas.

O momento contou ainda com uma rodada de conversa mediada pela jornalista Tallita Moura e teve como convidados o prefeito Gilberto Júnior; a delegada de Polícia, Luana Alves; presidente da OAB, subseção de Floriano, Drª Isabel Carvalho; ex-deputada estadual e presidente da Casa da Amizade, Maria José Leão; secretária municipal de Assistência Social, Joara Leão Lima e a presidente da Associação das Portadoras de Câncer, Raimunda Aquino. Foram discutidos assuntos como os dados de violência contra mulher no Brasil, as políticas públicas de apoio às mulheres vítimas de agressão em Floriano e o papel da mulher no mercado de trabalho e na política. 

“Nós preparamos esta manhã de lazer para prestigiar as mulheres florianenses. Estamos com a parceria do Sesc, das cabeleireiras da nossa cidade, tivemos uma rodada de discussões, debatendo direitos, deveres e ações que temos em nossa cidade voltadas para a mulher e um delicioso lanche”, disse a secretária Joara. 

O Prefeito Gilberto Júnior participou ativamente da homenagem e deixou sua mensagem para as mulheres. “Minha mensagem é dizer da importância de estarmos em um dia de reflexão pelo papel que a mulher tem na nossa sociedade e também na vida de cada um de nós. Acredito que não exista uma simbologia maior do que em uma criatura reunir tantas características divinas, como por exemplo, a dignidade a pureza, até a fragilidade, a fortaleza, a garra, aquela dedicação. Uma criatura que representa tudo que Deus quer para a humanidade que é o amor. Fica a nossa mensagem de alegria por estarmos aqui reunidos e estarmos celebrando o Dia Internacional da Mulher na cidade de Floriano, com muita dignidade, à altura do que representa a mulher”, finalizou o prefeito Gilberto Júnior.