• assinatura jornal

Notícias Floriano

04 de março de 2016

Prefeito Gilberto Júnior participa do Encontro Brasil-Japão em Palmas

Prefeito Gilberto Júnior participa do Encontro Brasil-Japão em Palmas

Começou na manhã da última segunda-feira (29), em Palmas (TO), o "Diálogo Brasil-Japão – Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos". Os dois países vão assinar um acordo que permitirá investimentos japoneses na região do Matopiba, situada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Cerca de 600 pessoas participaram do encontro.

A ministra Kátia Abreu , que abriu o seminário, destacou o potencial da agrícola brasileira, especialmente do Matopiba, com sucessivas safras recordes de grãos. "Podemos contribuir para a garantia alimentar no mundo, por meio da ampliação das exportações dos produtos agropecuários." E o Japão é um dos mercados prioritários. Em 2015, o Brasil fez negócios da ordem de 9,7 bilhões de dólares com os japoneses.

O encontro reuniu representantes de grandes empresas e companhias de investimento japonesas, como Mitsui, Toyota, Mitsubishi, Ajinomoto e Jica (Agência Internacional de Cooperação Japonesa), que discutirão o panorama e as perspectivas de investimentos daquele país no Brasil.

Também estão previstas a criação da Frente Estadual dos Deputados do Matopiba e da Frente Municipalista dos Prefeitos da região. Haverá ainda um diálogo empresarial sobre o intercâmbio econômico e comercial em agricultura e alimentos, que, além de empresários brasileiros e japoneses, terá a presença de gestores dos ministérios dos Transportes, Planejamento e Portos, da Receita Federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das embaixadas dos dois países.

24 de fevereiro de 2016

Agentes de saúde recebem orientações para combater Aedes Aegypti

Agentes comunitários de saúde recebem orientações para combater o mosquito Aedes Aegypti

Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com os agentes comunitários de saúde para repassar as orientações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, em Floriano. O município conta com 120 agentes comunitários que juntamente com os agentes de endemias visitarão cerca de 29 mil domicílios.

“De acordo com a portaria 8612, do Ministério da Saúde, todos os agentes de saúde irão trabalhar e utilizar os mesmos instrumentos que os agentes de endemias estão utilizando neste momento para que a meta preconizada de combate a este mosquito seja alcançada. A orientação é que o agente de saúde entre na casa e preencha uma ficha diferenciada, que consta o número de visitas, o que fizeram, se encontraram larvas ou não, mas não irão fazer trabalho químico e continuar o que já estamos fazendo nos mutirões”, explica a diretora de saúde do município, Danusa Felinto.

Ajude o Brasil a combater a dengue. 

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, toneis e barris de água;

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios;

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

23 de fevereiro de 2016

SEMED realiza Jornada Pedagógica com professores da rede municipal

SEMED realiza Jornada Pedagógica com professores da rede municipal

Com a presença do prefeito Gilberto Júnior e da secretária municipal de Educação, Luciana Acioly, foi realizada a abertura da Jornada Pedagógica com o tema “Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental”, no auditório da Instituto Federal do Piauí (IFPI). A palestra sobre o tema do evento foi ministrada pela professora ms em Ciências da Educação, Francineide Cândido.

A secretária Luciana Acioly destacou que a jornada é o início do ano letivo e dos planejamentos das respectivas escolas municipais. “O objetivo é trazer as primeiras orientações, os primeiros contatos e a adequação dos professores em sala de aula com orientações pedagógicas, através de palestras e seminários. Estamos preparando os professore para o início das aulas”, disse a secretária.

O prefeito Gilberto Júnior falou que para o início do ano letivo nada melhor que reunir os professores nesse momento de discussão. “Registro minha satisfação reencontrar todos os professores, agraciar a palestra com este tema de extrema importância para todos, um olhar sobre as práticas pedagógicas”, ressaltou o prefeito Gilberto.

Ao final da abordagem sobre o tema central da jornada, a diretora de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, Danusa Felinto, foi convidada para falar sobre as ações que o município desenvolve em combate ao Aedes Aegypti, pois os professores são também multiplicadores desta informação.

19 de fevereiro de 2016

Pacientes atendidos pelo Programa Olhar Bem fazem retorno médico

Pacientes atendidos pelo Programa Olhar Bem fazem retorno médico em Floriano

Na manhã desta quinta-feira (18), iniciaram os atendimentos aos idosos que fizeram cirurgia de catarata durante a execução do Programa Olhar Bem em Floriano, atendendo também pacientes dos municípios que compõem os Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara. Durante o mutirão da catarata foram realizadas 4 mil consultas, sendo 1.600 casos cirúrgicos.

Quem comemora a realização do Programa Olhar Bem é a aposentada Maria das Dores Oliveira. “Essa cirurgia foi importante demais para mim porque eu estava mesmo precisando. Eu não enxergava quase nada, agora estou enxergando e se não fosse o programa eu não ia fazer a cirurgia porque não tenho condição”, disse.

Em Floriano, foram realizadas cerca de 600 cirurgias. “É um grande benefício observar que esses idosos há muito tempo não enxergavam e hoje estão enxergando. E hoje estamos recebendo os pacientes de Floriano e região para fazer o retorno e ficamos felizes porque não tivemos nenhuma intercorrência e isso mostra o quanto o Programa foi muito bom tanto o ponto de vista clínico quanto da satisfação dos usuários”, destacou a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Floriano, Danusa Felinto.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu toda a logística necessária para a realização das consultas e cirurgias que foram realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos aos pacientes para o retorno médico seguem até esta sexta-feira (19), a partir das 7h, na Universidade Federal do Piauí (UESPI).

29 de janeiro de 2016

Prefeito Gilberto Júnior recebe relatório do Projeto IntegraHans

Prefeito Gilberto Júnior recebe relatório do Projeto IntegraHans

Na manhã desta quarta-feira (27) o prefeito Gilberto Júnior recebeu da coordenadora geral do projeto, professora drª Telma Evangelista, o relatório das atividades realizadas no município em combate a esta doença. Estavam também presentes o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; representando a Secretaria Estadual de Saúde, a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim; diretora da Atenção Básica de Floriano, Danusa Felinto; representando a Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC), Lucimar Batista; supervisora Estadual de Hanseníane, Iracema Alves e o médico, drº Luimar de Jesus Santos.

“Estamos implantando com o município uma nova política com relação ao atendimento a pacientes com hanseníase, hoje estamos fazendo a entrega de um boletim epidemiológico que mostra toda a situação da doença em Floriano, no período de 2001 a 2014 e isso vai ser uma ferramenta muito importante para que os profissionais possam atuar junto aos casos de forma mais consciente”, ressaltou a coordenadora geral do IntegraHans, Telma Evangelista.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, assinou uma portaria que visa instituir uma política pública específica em combate à hanseníase, regulamentando a notificação da doença e realizando ações permanentes de conscientização, diagnóstico e tratamento. Destacando que o Piauí é o terceiro Estado que implanta esta política pública e Floriano a primeira cidade do Nordeste a se preocupar em combater esta doença de forma efetiva e pontual.

“Um momento que representa muito para a cidade de Floriano no sentido de recebermos um relatório da situação da hanseníase em nossa cidade, as providências tomadas de todo o estudo desde 2001 até 2014 e que vai nos dar as diretrizes para o combater a essa doença e esta portaria que vai notificar oficialmente os casos de hanseníase e reações hansênicas, é um marco para a cidade e mostra importância que temos dado para combater esta doença”, ressaltou o prefeito Gilberto Júnior.

28 de janeiro de 2016

Lançado oficialmente o Carnaval de Floriano

Lançado oficialmente o Carnaval de Floriano

Muitas cores, animação e um brilho especial que já é tradicional no Carnaval da Princesa do Sul. Assim foi a abertura da festa de momo em Floriano que aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no Hotel Rio Parnaíba. O prefeito Gilberto Júnior; o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), George Everson e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Idílio Macedo vestiram a camisa do Carnaval 2016 simbolizando a abertura oficial do evento. Em seguida foi exibido um vídeo institucional mostrando as atrações nos quatro dias de folia e as emoções do carnaval de 2015.

“Quero agradecer ao prefeito Gilberto Júnior por ter nos dado esta missão de mais um ano conduzir o carnaval de Floriano, é uma grande responsabilidade. A nossa expectativa é a melhor possível. No ano passado tivemos zero de ocorrência de acordo com a Polícia Militar e Civil. E Floriano vai se tornar pela quarta vez consecutiva o melhor carnaval do Piauí”, disse o presidente da COC, George Everson.

O momento foi também de escolha da Rainha do Carnaval e do Rei Momo, disputados entre Jociane Rodrigues, representando a Escola de Samba Mocidade; Jussara Barros, Gaviões e Marana Sousa da Escola Arrocha Um e Aperta o Outro. E para Rei Momo Irapuã Pereira, da Gaviões; Paulo César, Unidos da Princesa; Antônio Luís, Estrela Cadente; Clemildo Santos, Caipira e Antônio Neto representando a Escola Unidos do Samba.

Enquanto os jurados faziam a contagem dos pontos de cada candidato, os foliões prestigiaram a apresentação da Musa do Carnaval de Floriano, Noelma Lopes.

O título de Rainha do Carnaval 2016 ficou com a candidata da Escola de Samba “Arrocha Um e Aperta o Outro”, Marana Sousa e o Rei Momo será representado pelo dançarino Paulo César, da Unidos da Princesa. Ambos receberam faixa, coroa, manto, cetro e a premiação no valor de R$1.000,00 (mil reais).

O prefeito Gilberto Júnior prestigiou o evento. “Na escolha do Rei e Rainha do Carnaval temos a repetição do que aconteceu nos três últimos anos e com certeza estarão representando o município nesta festa maravilhosa”, destacou o prefeito.  

abertura_carnaval_2016 (2).jpg

abertura_carnaval_2016 (10).jpg

MUSA DO CARNAVAL DE FLORIANO, NOELMA LOPES.

abertura_carnaval_2016 (15).jpg

abertura_carnaval_2016 (18).jpg

Prefeito e PM fazem panfletagem com dicas de segurança para o carnaval

Prefeito Gilberto Júnior e PM fazem panfletagem com dicas de segurança para o carnaval

Faltando 11 dias para o carnaval, o prefeito Gilberto Júnior e a Policia Militar apresentam ações para manter a segurança dos foliões. Na manhã desta quarta-feira (27), na Praça Drº Sebastião Martins, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Lisandro Honório, apresentou para a população as dicas de segurança para os dias de folia.

De acordo com o comandante, além do “190”, a Polícia Militar conta com o número da Guarda do Quartel (89) 3521-2375 e da Base da Força Tática (89) 3521-7225.  Como também com os números que podem ser adicionados no aplicativo Whatsapp (86) 99450-3705; COMPOM - (86) 99431-6955; VIATURA 301 -  (86) 99403-6338; VIATURA 302 – (86) 99437-3541; VIATURA 303 – (86) 99444-2829; FORÇA TÁTICA (86) 99441-0802; POLÍCIA CIVIL –Delegacia Regional – (89) 3522-3481; 1º DP (89) 3522-1320; 2º DP (89) 3522-1635.

Outros telefones úteis também foram mencionados – Polícia Rodoviária Federal (89) 3522-2009 / 3522-2765; Conselho Tutelar (89) 3521-1905; SUTRAN (89) 89)3521-4722 e SAMU 192.

“Estamos com o planejamento fechado e lançamos hoje esse planejamento, apresentamos ao prefeito, drº Gilberto Júnior, e esperamos ter mais um carnaval tranquilo, o quatro no meu comando. Vem um reforço de Teresina, 60 policiais, Cavalaria, Batalhão de Trânsito e somando com os daqui daremos segurança à população de Floriano e também para quem está vindo de fora”, disse o camandante.

O prefeito Gilberto Júnior acompanhado do tenente-coronel Lisandro, policiais militares e conselheiros tutelares fez panfletagem na Avenida Getúlio Vargas sobre dicas para manter a segurança durante a festa carnavalesca.“Tivemos zero ocorrência no ano passado e queremos repetir esta grande conquista. Temos certeza absoluta que podemos contar com a Polícia Militar que está à altura de fazer um grande carnaval, totalmente seguro. Aqui com a panfletagem, mostrando para todos como é possível uma ligação direta com viaturas, com essas tecnologias temos um contato imediato com os policiais. Vamos fazer mais uma vez o carnaval mais seguro do Estado do Piauí”, afirma o prefeito Gilberto.

27 de janeiro de 2016

Prefeito Gilberto Júnior institui Plano Emergencial contra o Aedes Aegypti

Prefeito Gilberto Júnior institui Plano Emergencial contra o Aedes Aegypti

O prefeito Gilberto Júnior em reunião com o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; secretária de Educação, Luciana Acioly; promotor de Justiça, Arimateia Dourado; diretora da Atenção Básica, Danusa Felinto; representante da Secretaria de Infraestrutura, Gilberto Sanches; representando a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Talita Noleto; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Rufino e com o coordenador de Endemias, Fernando Lapa, expôs a necessidade de o município intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

A necessidade de ter estas ações intensificadas surgiu após uma reunião que o prefeito Gilberto Júnior participou com técnicos do Ministério da Saúde, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, momento em que foi colocada a urgência de os municípios se mobilizarem e criarem um Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia.

“Foi muito bem colocado que se não for feito um trabalho profícuo, não será possível combater este mosquito. Saímos dessa reunião, em Teresina, muito preocupados. Cada município ficou comprometido em sensibilizar a população”, afirmou o prefeito Gilberto Júnior.

De acordo com dados expostos na manhã de hoje, o primeiro caso de bebê com microcefalia associado ao mosquito foi registrado em abril de 2015 e até novembro do mesmo ano, 1.248 casos foram notificados no país.

Em Floriano, será criada uma Comissão para fiscalizar e auxiliar nas ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, que consistem em intensificar as campanhas que já são realizadas no município e inspecionar todos os domicílios.

“Além do trabalho diário que estamos fazendo nos últimos três anos, estamos agora contando com uma frente de trabalho para coordenar essas ações, contando também com mutirões, onde estaremos todas as sextas-feiras em dois ou três bairros fazendo essas ações de combate ao Aedes Aegypti”, explicou o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa.

Na oportunidade, foi discutida também a implantação da Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Microcefalia, onde deverão seguir as normas estabelecidas pela Diretriz Geral SNCC/2015 do Ministério da Saúde e ter na sua composição representantes do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada.

26 de janeiro de 2016

Prefeito verifica o funcionamento das câmeras de segurança no 3º BPM

Prefeito Gilberto verifica o funcionamento das câmeras de segurança no 3º BPM

O prefeito Gilberto Júnior esteve no 3º Batalhão da Polícia Militar para, juntamente com os parceiros do Projeto Cidade Monitorada, verificar o funcionamento das 36 câmeras de segurança instaladas nos pontos de maior movimentação da cidade de Floriano. Gilberto Júnior foi recebido pelo Tenente-Coronel Lisandro e pelo técnico responsável pela manutenção dos equipamentos, Valnir Tavares.

Na oportunidade, o tenente-cel. Lisandro expôs a necessidade de mais uma câmera de segurança na Avenida Frei Antônio Curcio (Avenida Beira Rio) para auxiliar a Polícia Militar durante o carnaval e manter o local ainda mais seguro para os foliões.

“Recebemos o representante da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, foram detectados alguns problemas, mas graças a Deus estamos com as 36 câmeras funcionando. Autorizamos mais uma câmera na Beira Rio para dar um suporte maior para o Carnaval. A ideia é ampliar este serviço. As condições financeiras são bem difíceis, mas precisamos investir na questão da segurança, saúde, educação e todo o nosso esforço está sendo voltado para isso”, explica o prefeito Gilberto Júnior.

O sistema de monitoramento está funcionando desde dezembro de 2014. Floriano é o terceiro município do interior do Piauí, depois de Fronteiras e Batalha, a implantar o sistema de segurança de vídeo-monitoramento. O Projeto Cidade Monitorada tem como objetivo coibir a ação de bandidos e auxiliar a policia no trabalho de segurança ostensiva.