• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Francisco Macedo

04 de junho de 2012

3ª Companhia de Polícia Militar inicia nova operação no mês de junho

3ª Companhia de Polícia Militar inicia nova operação no mês de junho

Operações planejadas da PM

A Polícia Miitar da 3ª Companhia inicou mais uma etapa das operações planejadas. Nesta segunda-feira (04), viaturas, motoviaturas e um efetivo policial com 17 homens percorreu a cidade e montou blitzes em pontos estratérgicos, intensificando os trabalhos de combate ao crime.

A ação da polícia garantiu mais segurança aos visitantes da feira livre da cidade de Jaicós, que é considerada uma das maiores e mais movimentadas da região. Segundo o Capitão Félix, comandante da 3ª Cia, a operação se estenderá por todo o mês de junho.

Além de Jaicós, onde os trabalhos serão realizados principalmente às segundas, dia em que é registrado uma grande movimentação, a operação acontecerá também nos municípios de Patos, Massapê, Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo, que integram a área da 3ª Companhia.

O objetivo é combater ações delituosas como o furto de veículos, tráfico ilícito de entorpecente, porte ilegal de arma de fogo, apreensão de veículos furtados ou roubados e a localização de pessoas com mandados de prisão em aberto. Outro delito que está sendo combatido pela polícia é a ação dos lanceiros, que praticam as saidinhas de banco.

O Capitão Félix frisou ainda o trabalho de fiscalização e educação no trânsito. "Orientamos que pais ou responsáveis não entreguem veículos a menores. Casos que forem flagrados, serão encaminhados à Delegacia para que sejam realizados os procedimentos legais", alertou o comandante, acrescentando que os veículos devem estar com acessórios obrigatórios, como retrovisores, placa, sinalização funcionando, e os condutores portando a documentação do veículo.

Em entrevista, o Capitão salientou a necessidade da participação efetiva da sociedade no combate a criminalidade. Denúncias sigilosas poderão ser feitas através do telefones da Companhia: (89) 9979 1477 e 9422 4074, ou direto com o Capitão Félix, através do telefone (89) 9417 4588.

Francisco Macedo Forma 66 concludentes em cursos profissionalizantes

Francisco Macedo Forma 66 concludentes em cursos profissionalizantes

66 pessoas estão habilitados para o mercado de trabalho

Neste sábado (02/06), aconteceu em Francisco Macedo à solenidade de formatura do cursinho AUTONOMIA PROFISSIONAL E CURSOS, onde 66 participantes se qualificaram em suas especialidades. O curso durou seis meses e dentro destes os alunos puderam gozar de variados temas: primeiros socorros; atendente de farmácia; auxiliar de segurança do trabalho; auxiliar administrativo; agente de saúde e auxiliar em vigilância sanitária.


A empresa que é pernambucana, com o escritório matriz em Serra Talhada, e um pólo de apoio em Petrolina-PE, já esta no mercado há oito anos, desenvolvendo estes e outros cursos, possibilitando a qualificação das pessoas de vários Estados. Hoje está presente em quatro Estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí, onde este ultima se destaca, existindo em 26 cidades, com um pólo de apoio da cidade de Picos - PI.


Estiveram presentes no evento: O diretor geral - Francisco de Assis Bezerra, O coordenador - Vinicius Bezerra, A psicóloga - Fabiana Bezerra, O professor de primeiros socorros - Welber Leônidas, A secretaria de educação do município - Carisma Alencar, A advogada - Dra. Genecilda Brito e o secretario de administração do município - Lucilíio Brandão

A secretária municipal, ainda frisou que a equipe esta de parabéns pela a iniciativa de trazer estes cursos para a cidade e afirmou que Francisco Macedo estará sempre de portas abertas para a equipe do curso, assim como os demais que aparecerem.

28 de maio de 2012

27 de maio de 2012

População de Francisco Macedo foi contemplada com os serviços da Justiça Itinerante

População de Francisco Macedo foi contemplada com os serviços da Justiça Itinerante

justiça Itinerante prestou serviços a Francisco Macedo

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Francisco Macedo e o Tribunal de Justiça do Piauí, a população franciscomacedense recebeu nos dias 25 e 26 de maio os serviços da Justiça Itinerante. Durante os dois dias das 08h00 às 17h00, vários procedimentos foram realizados, desde expedição de documentos a questões judiciais.

Os três ônibus do Tribunal de Justiça ficaram estacionados em frente à Unidade Escolar Municipal Joaquim Antão de Carvalho onde realizaram diversos serviços, em sua maioria gratuitos, como homologação de acordo de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, exame de DNA (valor de R$ 199,00), divórcio consensual, reconhecimento e dissolução de união estável e ainda expedição de: CPF, Carteira de Identidade, Registro de Nascimento, alistamento militar, passe livre para idosos e portadores de necessidades especiais, etc.

Além dos serviços disponibilizados pela Justiça em conjunto com a Defensoria Pública e o acompanhamento do Ministério Público, outras ações foram desenvolvidas em parceria com outros órgãos, como os serviços de estética e beleza (SASC) e de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde; como testes de glicemia, aferição da pressão arterial, dicas de uma alimentação saudável, entre outros.

Segundo o prefeito de Francisco Macedo, Cristóvão Alencar, a instalação dos serviços da Justiça Itinerante no município é muito importante, para que cada cidadão possa resolver seus problemas de maneira rápida e gratuitamente.

Veja a relação de serviços e atendimentos realizados em Francisco Macedo pela Justiça Itinerante:

24 de maio de 2012

Dom Plínio José realiza Visita Pastoral Missionária em Francisco Macedo

Dom Plínio José realiza Visita Pastoral Missionária em Francisco Macedo

Comunidade catolica recebe Dom Plinio

Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, realiza hoje quinta-feira, (24) um dia de visitas à comunidade de Francisco Macedo, como parte das atividades alusivas à Visita Pastoral Missionária à Paróquia Santo Antônio, cuja sede está em Padre Marcos.

O Bispo chegou a Francisco Macedo por volta das 9:30h, acompanhado do pároco, Pe. José Pio e outros missionários. A caravana missionária foi acolhida calorosamente na Igreja de São Francisco de Assis pelas crianças, professores, pastorais e pela comunidade católica em geral.

Em seguida dom Plínio visitou a Barragem do Estreito, para conhecer os projetos de hortas comunitárias, bem como o grande O manancial de água como uma alternativa para resolver os efeitos da seca na região.

Acompanhados dos ex-prefeitos Nonato e Sebastião Alencar e do agente de desenvolvimento Genésio Neto, dom Plínio concedeu entrevista por telefone direto da Barragem Estreito para a Radio Cultura FM de Picos.

Confira a programação da Visita Pastoral em Francisco Macedo:

09h30 - Chegada em Francisco Macedo, logo após a acolhida, a comunidade fará a apresentação de sua caminhada.

10h30 - Visita a barragem do Estreito, projeto de hortas comunitárias.

12h - Almoço nas Famílias.

15h - Encontro com as Autoridades na Câmara Municipal.

15h - Encontro com a Juventude.

16h - Visita as Famílias.

19h - Celebração da Santa Missa

20h30 - Retorno á Padre Marcos

09 de abril de 2012

23 de março de 2012

Prefeito de Francisco Macedo decreta estado de emergência por falta de chuva

Prefeito de Francisco Macedo decreta estado de emergência por falta de chuva

Prefeito quer medidas urgentes para combater os efeitos da seca

O Prefeito Cristóvão Alencar, preocupado com a seca que afeta o município de Francisco Macedo, decreta situação de emergência em todo território do município.

O Decreto 01/2012, considera dentre outros pontos, o baixo índice pluviométrico. Com chuvas de pequena intensidade e mal distribuídas no município de Francisco Macedo que situa-se no polígonos das secas região atingida sistematicamente pelo fenômeno da seca ou estiagem.

Com a falta de chuvas que afeta o município, conseqüentemente as culturas de milho, feijão, fava etc, estão comprometidas, com previsão de perda superior a 80% devido à falta de chuva.

O prefeito destaca ainda a insuficiência de pastagens para o suporte forrageiro aos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, que junto com a agricultura de milho e feijão se constituem na base da economia local do município.

O Prefeito entende que há a necessidade de manutenção e incrementos das ações assistenciais à população castigada pela estiagem, pois o quadro é de agravamento e clama por medidas urgentes imprescindíveis.

Decreto Municipal 01/2012

Decreta em situação anormal caracterizada como "Situação de emergência", em toda extensão territorial do município de Francisco Macedo PI, atingido pela estiagem e dá outras providências.

O prefeito Municipal de Francisco Macedo, Estado do Piauí, no uso de suas atribuições legais, dispositivos da Lei Orgânica do Município, e especialmente pela Lei 12.340, de 01 de dezembro de 2010, e pelo Decreto Federal nº 7257, de 04 de Agosto de 2010 que dispõe sobre o sistema nacional de Defesa civil - SINDEC.

Considerando que o município de Francisco Macedo, situa-se no polígono das secas, região atingida sistematicamente pelo fenômeno da seca ou estiagem;

Considerando a ausência de precipitação pluviométrica nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012 e baixa precipitação nos meses de fevereiro e março de 2012.

Considerando que a estiagem é um desastre de agravamento gradual caracterizado por provocar um redução dos recursos hídricos existentes, resultando em danos humanos, matérias, ambientais e prejuízos econômicos e sociais;

Considerando que as localidades rurais do município não dispõem de água para suprir suas necessidades hídricas;

Considerando que as culturas de milho, feijão, fava etc, estão comprometidas, com previsão de perda superior a 80% (oitenta por cento) devido a falta de chuvas;

Considerando a insuficiência de pastagens para o suporte forrageiro aos rebanhos bovino, ovino e caprino, que junto com a agricultura de milho e feijão se constituem na base da economia local;

Considerando que a nossa população carente não dispõe de recursos financeiros para contratação de carros pipas para suprimento de suas necessidades hídricas;

Considerando que o município não dispõe de fontes de emprego, que possa absorver a mão de obra da população carente, gerando renda;

Considerando a incapacidade da Prefeitura Municipal em recursos financeiros para executar ações especiais de atendimento as famílias atingidas.

DECRETA:

Art. 1o - Fica Decretada Situação Anormal Caracterizada como Situação de Emergência no município de Francisco Macedo por um período de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado até completar um máximo de 180 (cento e oitenta dias).

Art. 2º - Fica autorizado o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres, adaptando a situação real de cada caso.

Art. 3o - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Publique-se,

Registre-se e

Cumpra-se.

Gabinete do Prefeito Municipal de Francisco Macedo, Estado do Piauí, em 20 de março de 2012.


21 de março de 2012

Multidão de católicos recepciona Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora em Francisco Macedo

Multidão de católicos recepciona Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora em Francisco Macedo

Católicos se emocionam ao ver a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora

Com alegria e entusiasmo, a comunidade católica de Francisco Macedo, especialmente os jovens componentes do grupo de jovens JCA recebeu no final tarde desta terça-feira, (20), a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Uma grande multidão recepcionou a chagada da Cruz na entrada da cidade e segui em procissão pela Avenida Joaquim Antão de Alencar até a Igreja de São Francisco.

O Bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva, o Vigário da paróquia de Santo Antonio Padre José Pio, Padre Chiquinho, além de vários seminaristas acompanharam todos os passos juntos com a multidão.

Autoridades como o prefeito Cristóvão Alencar, vice-prefeito Luiz Eduardo, vereadores e secretários municipais prestigiaram a visita da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora em nossa cidade. Logo em seguida a Cruz seguiu em carreata para as cidades de Marcolândia e Simões.

História da Cruz da JMJ


A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do C

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

"Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

Fonte: Jmjbrasil