• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Itainópolis

25 de maio de 2017

Proprietários de vans anunciam protesto reivindicando recuperação de asfalto

No dia de seu aniversário, Itainópolis ficará sem transporte alternativo

Depois de a construtora Jurema ter abandonado a obra de recuperação da PI 245, os proprietários das vans que passam pelo trecho de Itainópolis a Picos prometem que vão paralisar sua frota quinta-feira próxima, dia 01 de junho, mesmo dia do aniversário da cidade. Em vez de fazerem linha para Picos nessa data, eles vão fazer um novo protesto, como o que fizeram em outubro do ano passado. Só que desta vez, está prevista uma interdição da rodovia.

O objetivo da manifestação, segundo nos informou o perueiro Neto Crispim, é fazer chegar ao governador Wellington Dias (PT) a insatisfação de todos aqueles que precisam se deslocar frequentemente para Picos. Para Neto, o começo e imediato abandono da obra só piorou a situação para os usuários da pista. “Agora, além dos buracos, a poeira”, reclama o proprietário de micro-ônibus.

Os perueiros de Vera Mendes também já aderiram ao ato. E Neto Crispim, que falaria hoje com os de Isaías Coelho, garante que contará também com eles novamente para a reivindicação deste ano, que será por tempo indeterminado. A previsão é que termine depois de passadas 24 horas ou até que o governador se pronuncie a respeito da construção de um asfalto de qualidade.

A primeira manifestação, como já dissemos, foi feita em outubro de 2016. Depois de a notícia ter repercutido, o governador Wellington Dias publicou vídeo prometendo mais uma vez a recuperação do asfalto. Porém, até agora, a abra não foi executada.

17 de maio de 2017

Igreja evangélica desenvolve trabalho social em Itainópolis

Em meio à crise, jovens ganham ocupação rentável dentro do próprio município

Uma ideia, exemplos bíblicos de superação e um gesto de altruísmo. Isso foi o que levou o pastor Marciel Carvalho a reunir fieis de sua igreja – sobretudo jovens – para despertar os talentos deles e ganhar dinheiro com isso.

De tanto ouvir jovens congregantes da Salvos em Cristo se lamentarem da falta de oportunidades em Itainópolis, o Pr. Marciel foi categórico ao lançar para eles um convite: “Vamos fazer uma reunião de empresários!”. Confusos, os jovens se perguntavam quem seriam esses empresários. E na ocasião, respondia Marciel: “Vocês”.

A reunião de empresários consiste em um encontro semanal no qual os integrantes são instigados a descobrir em si um talento, o qual são motivados a desenvolver, de forma a adquirir uma renda, mesmo que informalmente, dadas as condições do município. Nessa reunião, também se fazem orações; refletem-se passagens bíblicas, contextualizando-as com a vida das pessoas; dão-se testemunhos de vida e ungem-se os participantes. “Nós não temos como investir financeiramente, mas temos a fé para motivar a pessoa a despertar aquilo que está dento dela, aquele talento que ela tem”, assegura o pastor.

O da líder Salvos em Cristo de Itainópolis conta como tudo começou, isto é, como nasceu a ideia: “Alguns irmãos chegavam na igreja dizendo: ‘poxa vida, aqui nós não temos emprego; temos que ir pro Matão, pra São Paulo, pra Picos’. Aí dissemos: ‘Está errado isso! Não é o lugar que faz a gente. É a gente que faz o lugar’”.

O religioso começou motivando os jovens a acreditar que aqui, em Itainópolis, eles também são capazes de pôr em prática um dom que possuem. “Mesmo sendo aqui, tem como desenvolver alguma coisa, e não apenas esperar das pessoas. Nós temos a mania de só esperar de um prefeito, de um padrinho... Não! Nosso padrinho é Deus”, afirma Marciel, que ilustra seu argumento com um episódio do Antigo Testamento: “Davi tinha um talento. Esse talento era uma funda, que ele usou para se tornar rei. Às vezes a pessoa tem um talento, mas não tem quem a motive”.

O pastor revela, de maneira simplificada, um dos segredos para o empreendedor ser bem-sucedido em sua empreitada: “Um dos nossos lemas aqui é a fidelidade. Deus procura os fiéis da Terra. Não tem como você cobrar a bênção de Deus, se você é desonesto consigo mesmo”. E foi sob essa orientação que os resultados não demoraram a aparecer.

Esposa do Pr. Marciel, Bruna Lima foi uma das que viram seu trabalho ser ampliado. Sua venda de bolos era um serviço pequeno, pois os pedidos eram poucos. Foi então que ela teve a ideia de vender bolo no pote e trufas. Junto com as novas vendas, vieram muitas encomendas dos bolos. “O que eu ganhava num mês, agora eu ganho em uma semana”, declara Bruna.

Com isso, quem também adquiriu uma oportunidade de trabalho foi Júlia Romina, a qual se considera próspera depois de ter começado a auxiliar Bruna. “Minha vida financeira era de miséria, mas Deus abriu as portas. Ele tem me honrado tanto, que o pouco que tem me dado, tem sido suficiente para as minhas necessidades”, garante a jovem de 16 anos.

Quem também viu suas vendas explodirem foram os Meninos da Verdura, nome com que ficaram conhecidos os filhos do pastor Eli Oliveira e alguns amigos deles. No começo, eles revendiam cheiro-verde, lucrando R$ 0,50 em cada molho. Agora, os molhos revendidos são apenas um complemento, porque eles passaram a plantar esse e outros produtos. “Começamos a vender trinta molhos de cheiro-verde, mas aí percebemos que trinta era pouco. (...) Agora, por dia, vendemos de oitenta a noventa molhos. E ainda fica lugar sem vender, porque a gente não consegue dar conta”, conta Gabriel Oliveira, filho do Pr. Eli. A atividade da qual não se esperavam grandes resultados, hoje, envolve mais de vinte pessoas. Através dela, os irmãos Oliveira já conseguiram comprar até uma moto modelo Bros.

Vivendo apenas com salário de professora, Maria de Fátima Carvalho sentiu a necessidade de complementar sua renda familiar. Isso a fez trabalhar com vendas, negócio que ela viu ser ameaçado, não fosse a motivação que ela diz ter recebido na reunião. “Eu estava parada. Não tinha motivação para voltar a trabalhar”. Fatinha foi criativa e fez um grupo no WhatsApp para mostrar suas mercadorias. A docente conta que nem precisa sair de casa para vender suas confecções, perfumes e calçados. Apesar disso, os planos dela vão além: “Até o fim do ano, minha meta é abrir minha própria loja”.

Josimária Rodrigues passou a ampliar as aulas de reforço que ela já vinha ministrando. A ideia foi abrir uma escolinha, cujos alunos só vieram a surgir uma semana depois. De quatro alunos em casa, ela passou a ter treze na escolinha. Essas crianças têm duas horas diárias de reforço, de segunda a sexta-feira.

Já Mateus Henrique, esposo de Josimária, trabalhava apenas como funcionário de uma loja. Mas resolveu desenvolver um empreendimento que já tinha em mente há algum tempo: abrir um lava-jato. De empregado passou a patrão! Mateus conseguiu, inclusive, contratar um funcionário, o jovem Lucas Henrique, que lava em média 20 carros por semana. Este, conta hoje satisfeito o emprego que conseguiu.

Outra pessoa de quem a tecnologia se tornou grande aliada é Ausiene da Silva. Há anos vendendo confecções e cosméticos, hoje ela também tem seu trabalho divulgado em redes sociais. Ausiene conta que, agora, aprendeu uma maneira mais eficaz de trabalhar e também como tratar melhor suas clientes. Hoje, ela tem planos de deixar de vender em casa para abrir um ponto que ela já possui.

Virlândia Vieira, desde os vinte anos de idade, trabalha com arte em geral: pinturas do tipo óleo sobre tela, peças decorativas de gesso, peças com materiais recicláveis. O que antes era apenas um hobby, passou a ser seu ganha-pão. “Eu fiz disso a minha renda mensal. Eu estou sobrevivendo da arte”. As criações artísticas antes vendidas de porta em porta, agora são vendidas em casa mesmo, depois que foram parar na internet. Atualmente Virlândia recebe encomendas até de lugares distantes, como Teresina e São Paulo.

Alguns dos participantes do grupo trabalham com criatório de ovinos; outros, com salgados; outros ainda, com roupas. Entre essas pessoas, algumas já vinham desenvolvendo essas atividades, mas era coisa pequena, e, não demoravam muito, logo paravam. O Pr. Marciel explica por quê. “Não estava dentro deles. Às vezes faziam aquele trabalho forçado, com desânimo: ‘ah, não vai dar certo’. Depois da reunião, não. Na terça-feira já começam: ‘vai dar certo, vai funcionar; de um jeito ou de outro vai dar certo!’. E Deus tem feito grandes coisas, e acaba dando certo.”

O pastor ressalta que, mesmo trabalhando em áreas diferentes, os irmãos evangélicos se ajudam mutuamente, através de trocas de experiencias. “A experiência de uma pessoa serve para outra, como ser honesto, ser pontual, ter disciplina”. E o líder religioso arremata: “Tem como você expandir, tem como você crescer. (...) O segredo está na obediência”.

Representantes do 3º BEC ministram palestra no Álvaro Rodrigues

“Disciplina é o caminho para quem quer ser militar”, adverte tenente

A U. E. Álvaro Rodrigues está desenvolvendo um programa federal chamado Jovem de Futuro, através do qual, entre outras atividades, a escola tem oferecido aos discentes uma série de palestras, sobre diversos temas voltados para a vida do jovem.

Na tarde desta terça-feira (16), atendendo ao convite da escola, o 3º Batalhão de Engenharia e Construção enviou quatro militares para ministrar uma palestra sobre as diversas carreiras que o jovem pode seguir no Exército Brasileiro.

O objetivo da escola foi despertar no alunado, de ambos os sexos, uma perspectiva de vida, mostrando-lhe opções de carreiras além da vida civil.

Quem fez a explanação foi o tenente Nogueira. Além de falar das várias áreas em que um militar pode atuar no Exército e como seguir carreira lá, o tenente citou os valores militares e frisou que é com disciplina que o jovem consegue progredir nessa empreitada. “É você que tem de escolher a profissão, e não a profissão que tem de escolher você”, ressaltou Nogueira.

 

Ao final das falas do tenente Nogueira, a sargento Raila deu seu testemunho sobre o ofício que ela desempenha no batalhão.

Durante todo o tempo, os estudantes permaneceram atentos à palestra, que durou cerca de uma hora e trinta minutos.

Uma aluna de 3º ano chegou a comentar que essa foi a melhor palestra que já houve na escola.

Como convidado de honra, compareceu ao evento João Antônio de Sousa, diretor da escola de Ensino Médio em Vera Mendes.

Prefeitura anuncia comemorações do aniversário da cidade

Eventos comemorativos dos 63 anos vão de 30 de maio a 01 de junho

A prefeitura de Itainópolis divulgou ontem (16) a programação dos eventos comemorativos do aniversário da cidade. Itainópolis completa, no dia 01 de junho, 63 de emancipação política.

Dia 30 de maio, terça-feira

7:00 horas: Hasteamento das bandeiras no Pátio da Prefeitura.

9:00 às 17:00 horas: Projeto ITAIM EM AÇÃO – Cidadania para Todos, com prestação de SERVIÇOS DE SAÚDE e ASSISTÊNCIA SOCIAL, I Exposição de Peças Artesanais, na Unidade Escolar Alayde Rodrigues e PARQUE DE LAZER, com atividades de diversão e recreação para as crianças das escolas municipais, no Ginásio Poliesportivo.

20:00 horas: SHOWS DE LOUVORES A CRISTO COM A BANDA AINOS, BANDA D3, BANDA SHALOM, CLARISSA, JOCIEL, MARCOS VINICIUS, RAUENNE SOUSA E LARYSSA SOUSA, na Praça Engenheiro Domingos Sávio.

Dia 31 de maio, quarta-feira

8:00 horas: CORRIDA DE PEDESTRE de Tamboril à cidade;

8:30 horas: CORRIDA DE BICICLETA de Tamboril à cidade;

9:00 horas: CORRIDA DE CARRINHO DE MÃO E DE SACO, dos Correios ao Mercado Público;

10:00 horas: CORRIDA DE PEDESTRE REVEZAMENTO 4 x 4, no Estádio Municipal de Futebol;

10:30 horas: CORRIDA DE JEGUE, no Estádio Municipal de Futebol.

19:00 horas: Momento Cultural, com apresentações artísticas e folclóricas das Escolas do Município, na Praça Engenheiro Domingos Sávio.

22:00 horas: Shows com artistas da terra LUIZÃO DO AMOR, TOINHO DOS TECLADOS, BENÍCIO PIMENTEL, FRANCIS DOM, AGENOR DE QUINCA, GAROTOS DA PISADA, RAFAEL E RAFAELA, na Praça Engenheiro Domingos Sávio.

Dia 1º de junho, quinta-feira

5:00 horas: Alvorada Festiva.

10:00 horas: inauguração da Quadra Poliesportiva de Riachão.

15:00 horas: Final do Campeonato Municipal de Futebol, no Estádio Municipal Luís Monteiro de Moura.

19:00 horas: Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

20:30 horas: corte do Bolo de aniversário de 63 anos no Mercado Público Central.

22:00 horas: show com Marciel Forrozeiro, Luan Forró Estilizado e Fafá Santana.

Lun Estilizado no aniversário de 63 anos de Itainópolis, atração nacional, finalista do Super Star, pela primeira vez na região, sucesso em todo Brasil.

Realização: Prefeitura de Itainópolis. Administração: mais trabalho, mais conquistas.

13 de maio de 2017

Paroquianos itainopolenses celebram dia de N. Sr.ª de Fátima

Igreja Católica comemora os 100 anos da aparição de Maria em Fátima

A novena em honra à N. Sr.ª de Fátima teve início no dia 04 deste mês. A abertura dos festejos da co-padroeira de Itainópolis se deu às 5h00 da manhã desse dia, com uma alvorada festiva, seguida de um momento de oração e de um café da manhã comunitário.

O novenário seguiu sendo realizado à noite, na Igreja S. C. de Jesus, com missas celebradas pelos padres Feitosa, Fernando, Marcos Roberto, Jonas, Adalto, Chiquinho, Miguel e pelo bispo, D. Plínio José. Os organizadores procuraram envolver na liturgia setores da sociedade, como as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; os três Poderes; os sindicatos; comerciantes; o grupo de jovens e as comunidades da zona rural.

Na noite do dia 12, centenas de fiéis lotaram o adro da igreja e a praça Cinobilino Neiva, para assistir à missa que antecede a festa da co-padroeira. A missa do dia 12 foi celebrada pelo Pe. Miguel Feitosa. Nela, o evangelho proclamado falava das Bodas de Caná da Galileia. Frisou o ex-pároco de Itainópolis que “Maria não tem poder de salvação, mas tem poder de intercessão”. Ao final da missa, houve um espetáculos pirotécnicos no morro N. Sr.ª de Fátima e atrás da igreja Coração de Jesus.

E como já é costume de todos os anos, na manhã do dia 13, o morro da Capelinha ficou coberto de fiéis católicos, que foram lá para assistir à tradicional missa em honra de N. Sr.ª de Fátima. Alguns desses fiéis estavam ali pagando promessas por graças alcançadas, assistindo a missa descalços ou de joelhos.

Este ano, a festa de devoção católica teve um diferencial: faz cem anos que, segundo a Igreja, Maria apareceu a três pequenos pastores em Fátima, Portugal. A Igreja Católica celebra, portanto, agora em 2017, o centenário dessa aparição.

Além dos itainopolenses, estiveram presentes na missa de 13 de maio, presidida pelo Pe. Chiquinho, fiéis de cidades vizinhas como Vera Mendes, Jaicós, Picos, Santa Cruz do Piauí, Teresina e de outras cidades. E entre os populares, estavam também artistas e autoridades políticas de cidades vizinhas e de Itainópolis, como o prefeito Paulo Lopes.

10 de maio de 2017

Divulgado o resultado do teste seletivo em Itainópolis

Quase todos os aprovados já eram contratados pelo município

Foi divulgado hoje (10) o resultado do teste seletivo de Itainópolis, realizado no dia 23 de abril.

Como o edital só previa uma vaga para cada cargo, nós vamos apresentar aqui apenas o primeiro colocado em cada função. Estes, inclusive, são os únicos que aparecem como aprovados.

A lista completa de aprovados, classificados, eliminados e faltosos você encontra no link:

http://www.crescerconcursos.com.br/files/2017/05/10/resultado-preliminar-1494463726.pdf


Lista de aprovados (em ordem alfabética)

AGDA SOUSA COSTA - Monitor

ANDERSON CLAYTON DA SILVA BARROS - Médico-PSF

ARIANNE DE SOUSA COSTA OLIVEIRA - Auxiliar de Serviços Gerais

ARIEL DE SOUSA RIBEIRO - Prof De Ens Fund II 6º ao 9º Ano – Inglês (Zona Urbana)

ARIEL VERAS CAMPOS - Prof de Ens Fund II 6º AO 9º Ano – Geografia (Zona Rural)

ARTHUR DA SILVA BRITO - Farmacêutico-NASF

CAIO CÉSAR SAMPAIO DA CRUZ FERREIRA DANTAS - Cirurgião Dentista-SB

CATARINA DE CARVALHO LEAL - Psicólogo

DANIEL CEZAR DE OLIVEIRA - Motorista CNH D

DANILLO NATAN DE SOUSA SANTOS FEITOSA - Prof de Ens Fund II 6º ao 9º Ano – Matemática (Zona Rural)

DANYELTON DA ROCHA SILVA - Auxiliar Administrativo

DENILSON DE SOUSA LEAL - Fisioterapeuta-NASF

ELIZANNE COELHO DE SOUSA - Atendente

FABIANA RODRIGUES DOS SANTOS - Psicologo-NASF

FILIPHE DANIEL LUZ MARTINS ROCHA - Bioquimico-Biomédico

FRANCÍLIA WALDÍLIA CRUZ ARAÚJO - Enfermeiro-PSF

INACIA ANISIA VELOSO SILVA - Auxiliar de Serviços Gerais

JAILMA DE CARVALHO SANTOS - Prof de Ens Fund I-1º ao 5º Ano (Zona Rural)

JOSÉ KELLI SANTOS IBIAPINO ALBUQUERQUE - Prof de Ens Fund II 6º ao 9º Ano – Inglês (Zona Rural)

LÉO JAYME DOS SANTOS OSÓRIO - Motorista CNH D

LEYANNE MARIA MONTEIRO SILVA - Auxiliar de Serviços Gerais

LUIS PAULO SANTOS SILVA - Médico Veterinário

MARCUS DE MELO FACÓ - Engenheiro Civil

MARIA DAS MERCÊS LUZ MARTINS - Prof de Ens Fund I-1º ao 5º Ano (Zona Urbana)

MARIA DE FATIMA ARAUJO CARVALHO MONTEIRO - Assistente Social-NASF

MARIA DEDILSA DOS SANTOS - Auxiliar de Serviços Gerais

MARIA JOSÉ DA SILVA CAMPOS - Atendente

MARIA SILVANE LEITE VELOSO - Professor de Educação Infantil (Zona Urbana)

MAXWELL MOURA OSÓRIO - Vigia (Zona Rural)

MISAEL RODRIGUES TEIXEIRA MOURA - Professor de Educação Infantil (Zona Rural)

NAURA PESSOA MONTEIRO - Auxiliar de Enfermagem

ROMARIO DE SOUSA ARAUJO - Vigia

ROSINETY DA SILVA - Agente Comunitário De Saúde

RUTHE DE FÁTIMA OLIVEIRA - Prof de Ens Fund II 6º ao 9º Ano – Ciências (Zona Rural)

SANDRA REGINA DE SOUSA - Técnico Laboratorial

THIAGO HENRIQUE DE SOUSA CARVALHO FEITOSA - Nutricionista-NASF

VALTANIA MARIA DA SILVA - Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Urbana)

VANDERLENE RODRIGUES SANTOS - Auxiliar de Dentista

VERUSKA SILVA FERREIRA DANTAS - Assistente Social

WOSHIGTON LEONIDAS FERREIRA - Agente de Endemias


Há também uma lista com o nome dos que foram inscritos. Segue o link:

http://www.crescerconcursos.com.br/files/2017/04/12/itainopolis-pi-deferidas--1492030729.pdf


08 de maio de 2017

Prefeito faz esclarecimento sobre obras mostradas em reportagem

Paulo Lopes explica situação de cada uma das obras federais citadas

Neste último sábado (06) levamos ao ar uma reportagem sobre as obras inacabadas em Itainópolis. Até o fechamento da matéria, não havíamos recebido do responsável pela execução dessas obras os esclarecimentos acerca das mesmas (conforme mencionamos). Hoje, porém, o prefeito Paulo Lopes nos enviou uma nota explicando a situação de cada uma delas.

Dr. Paulo informou que o estádio não está abandonado. Ao contrário, a população está se servindo do mesmo. Ele ressalta, inclusive, o campeonato municipal, cujos jogos ali estão acontecendo. O prefeito reconhece que ainda faltam melhorias, mas que essas serão realizadas tão logo haja instalação elétrica. Por ora, uma limpeza foi feita nas dependências do local.

A interrupção que dissemos terem sofrido as Unidades Básicas de Saúde trata-se de uma paralisação momentânea, de acordo com a nota do prefeito. A conclusão das UBS’s deverá ser realizada pela empresa segunda colocada na licitação.

Ainda segundo a nota, a Praça da Juventude teve concluída sua primeira etapa, mas só será entregue à população também quando a Eletrobras instalar a energia.

Confira abaixo a íntegra da nota de esclarecimento do prefeito e as fotos feitas hoje.


NOTA À IMPRENSA

Sobre a reportagem das obras em andamento, acerca do Estádio, esclarecemos que o mesmo não está abandonado, pelo contrário está funcionando, desempenhando sua função fim, servindo a população, inclusive está sendo realizado o Campeonato Municipal de Futebol, que aos fins de semana reúne grande público, desde 19/3 com previsão de término dia 1/6, como parte das atividades comemorativas do aniversário de 63 anos do município.

De fato, faltam o gramado e outras melhorias, as quais estão sendo providenciadas. Não foram feitas ainda porquê faltava energia elétrica para funcionar o poço para irrigar o gramado. Recentemente a Prefeitura de Itainópolis, perfurou e instalou um poço e ligou a energia, que já está sendo usada pelos esportistas nos vestuários. A grama deverá ser plantada após o término do campeonato, pois é necessário 6 meses sem jogo para a grama prosperar.

Quanto às UBS às obras não estão abandonadas, mas paralisadas temporariamente, pois a empresa responsável pediu o distrato (desistiu) recentemente. A Prefeitura de Itainópolis está fazendo levantamento do que foi construído e pagar o restante. Em seguida convocar a empresa segunda colocada para dar continuidade e conclusão das obras.

Com relação à Praça da Juventude, foi concluída a primeira etapa, conforme projetado, no caso um ginásio poliesportivo, uma arena para eventos e uma área de recreação. Não foi entregue à população porque faltava a Eletrobras levar energia elétrica ao local.


06 de maio de 2017

Itainópolis vira um canteiro de obras inacabadas

Os projetos têm custos altos, mas sua execução fica pela metade

Pequena e pobre que é, Itainópolis não tem arrecadação expressiva que possibilite investimento em grandes obras. O município sobrevive praticamente do repasse de verbas federais, através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Fundeb e outros. Para construção de grandes obras, somente adquirindo dos governos federal e estadual. Foi assim com o estádio, as escolas padrão FNDE, a Praça da Juventude, as UBS e o asfalto que liga a cidade a Picos. Entretanto, todas essas obras estão pela metade, exceto a recuperação do asfalto, que nem teve início ainda.

O estádio é uma obra federal adquirida através de emenda parlamentar. Já tem nome e até foi inaugurado duas vezes. No entanto, está inconcluso. Faltam o gramado, os refletores e outras coisas. Sem um vigilante no local e com livre acesso para qualquer pessoa, a obra de R$ 292.500,00 está sendo depredada. Flagramos ali uma galeria descoberta, vidraças quebradas, fechaduras arrombadas, pia retirada e uma sujeira que retrata o abandono do patrimônio público. Até mesmo uma bola foi esquecida no local, onde está acontecendo um torneio municipal.

Outras duas obras federais que também estão paradas são as duas escolas padrão FNDE, uma situada na localidade Maxixe e outra situada na cidade, ao lado do estádio, para a qual o Ministério da Educação destinou R$ 1.018.248,63 e previu entrega da obra em fevereiro deste ano. Segundo nos informou um morador vizinho, a construção, suspensa já há algum período, recebeu material esta semana, o que sugere que deverá ser retomada logo.

Já o caso da Praça da Juventude é mais grave de todos. Orçada em R$ 975.000,00, a obra federal está sendo alvo do vandalismo. Gradeado arrebentado, portão arrancado e furtado, portas arrombadas, banheiros depredados e dependências sujas de fezes humanas. Assim se encontra uma obra inacabada, invadida pelo mato e frequentada por animais.

Outros dois elefantes brancos federais são as Unidades Básicas de Saúde, uma construída na localidade Vila Barbosa e outra, na cidade. Esta última tinha término previsto para abril de 2015, mas está com problemas de regulamentação do terreno, cujo processo está tramitando na Justiça, segundo nos informou Fábio Dias, filho de Joaquim Leal dos Santos, um dos sócios do terreno e presidente da ACRI – Associação Clube Recreativo Itaim. Logo que foram interrompidos os trabalhos da construção de R$ 405.990,01, parte do material que havia no pé da obra foi levado de volta.

Por várias vezes o governador Wellington Dias anunciou a restauração da PI 245, no trecho que liga Itainópolis a Picos. Mas, até agora, tudo o que foi feito não passou do alargamento de parte dos acostamentos. Nas últimas semanas, foram demitidos funcionários contratados pela Jurema, construtora licitada para o serviço. Orçada no valor de R$ 8.864.509,45, a obra está parada e sem anúncio para a execução. O único indício de obra que pode ser visto por quem trafega pela pista são máquinas paradas no acampamento.

Sobre as obras federais, procuramos ouvir o responsável pela execução das mesmas, mas não tivemos retorno. Já sobre o asfalto – obra estadual –, apuramos que a atual situação da pista exigiu para o orçamento um aditivo, que (segundo nossa fonte) está sendo providenciado.



20 de março de 2017

Prefeitura de Itainópolis lança edital de teste seletivo

Inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de abril

A Prefeitura Municipal de Itainópolis lançou nesta segunda-feira (20) o edital do teste seletivo que acontecerá em abril e que já havia sido anunciado no Diário Oficial dos Municípios no início de fevereiro.

Confira link do DOM: <http://www.diarioficialdosmunicipios.org/intranet/_lib/file/doc/pdfs/3266%20/DM_3266_366_Itainopolis_Portaria_082-17_pag_109.pdf>

Segundo o edital, não haverá prova de títulos. O teste consistirá apenas em uma prova objetiva, a ser aplicada no dia 16/04/2017, das 8h00 às 12h00, em Itainópolis.

Edital:

<http://www.crescerconcursos.com.br/files/2017/03/20/cd216e406d7b28f7e00dc1e6cbd5444c.pdf>

As inscrições poderão ser feitas do dia 20/03 ao dia 10/04/2017 no site da Crescer Consultorias, empresa responsável pelo teste.

Inscrições:

<http://www.crescerconcursos.com.br/concursos/101/prefeitura-municipal-de-itainopolis-pi>

Os valores das inscrições são: R$ 35,00, para os cargos de nível fundamental; R$ 40,00, para os cargos de nível médio e R$ 80,00 para os cargos de nível superior. Para cada um dos cargos há apenas uma vaga.

Lista de Cargos

Nome

 Valor da Taxa

101 | AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 35,00

102 | AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 35,00

103 | MOTORISTA CNH CATEGORIA D - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 35,00

104 | AUXILIAR ADMINISTRATIVO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

105 | TÉCNICO LABORATORIAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

106 | AUXILIAR DE ENFERMAGEM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

107 | AUXILIAR DE DENTISTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

108 | AGENTE DE ENDEMIAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

109 | ATENDENTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 40,00

110 | MÉDICO (PSF) - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

111 | ENFERMEIRO (PSF) - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

112 | CIRURGIÃO DENTISTA (SB) - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

113 | FARMACÊUTICO - NASF - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

114 | FISIOTERAPEUTA NASF - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

115 | PSICÓLOGO NASF - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

116 | NUTRICIONISTA NASF - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

117 | ASSISTENTE SOCIAL NASF - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

118 | BIOQUÍMICO/ BIOMÉDICO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

119 | MÉDICO VETERINÁRIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

R$ 80,00

120 | AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - ZONA RURAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

R$ 35,00

121 | AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - ZONA URBANA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

R$ 35,00

122 | VIGIA - ZONA RURAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

R$ 35,00

123 | MOTORISTA CATEGORIA CNH D - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

R$ 35,00

124 | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º AO 5º ANO (ZONA RURAL)

R$ 80,00

125 | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º AO 5º ANO (ZONA URBANA)

R$ 80,00

126 | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ZONA RURAL

R$ 80,00

127 | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ZONA URBANA

R$ 80,00

128 | PROFESSOR DE ENS. FUND. FUNDAMENTAL II DE 6º AO 9º ANO - INGLÊS (ZONA URBANA)

R$ 80,00

129 | PROFESSOR DE ENS. FUND. FUNDAMENTAL II DE 6º AO 9º ANO - INGLÊS (ZONA RURAL)

R$ 80,00

130 | PROFESSOR DE ENS. FUND. FUNDAMENTAL II DE 6º AO 9º ANO - GEOGRAFIA (ZONA RURAL)

R$ 80,00

131 | PROFESSOR DE ENS. FUND. FUNDAMENTAL II DE 6º AO 9º ANO - MATEMÁTICA (ZONA RURAL)

R$ 80,00

132 | PROFESSOR DE ENS. FUND. FUNDAMENTAL II DE 6º AO 9º ANO - CIÊNCIAS (ZONA RURAL)

R$ 80,00

133 | AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - A CRITÉRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 35,00

134 | MONITOR - A CRITÉRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 40,00

135 | ATENDENTE - A CRITÉRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 40,00

136 | PSICÓLOGO - A CRITÉRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 80,00

137 | ASSISTENTE SOCIAL - A CRITÉRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 80,00

138 | AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - A CRITÉRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

R$ 35,00

139 | VIGIA - A CRITÉRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

R$ 35,00

140 | ENGENHEIRO CIVIL - A CRITÉRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

R$ 80,00


01 de março de 2017

21 de fevereiro de 2017

Sinte oferece ao Álvaro Rodrigues apoio contra Mediação Tecnológica

Disponibilidade de professor especializado em Itainópolis contraria alegação da Seduc

Na manhã desta terça-feira (21), a responsável pelo diretório regional do Sinte em Picos, Gisely Dantas, esteve em Itainópolis, reuniu-se com mães e alunos do Álvaro Rodrigues e ofereceu à escola o apoio necessário na disputa contra a Secretaria Estadual de Educação – Seduc – no que concerne à implantação da Mediação Tecnológica.

Além de Gisely e de representantes de pais, alunos e professores, compareceram à reunião: o professor e secretário municipal de Educação, Antônio Eusébio; a professora aposentada Maria Leal (Mariinha), representante do Sinte em Itainópolis; e o diretor Valdecleide Geraldo, empenhado em ajudar os alunos.

Para Gisely, a medida imposta pela Seduc é arbitrária e desconfigura as diretrizes da modalidade presencial do Ensino Médio: “O aluno foi matriculado para o ensino presencial, e a Mediação é uma educação a distância, que eles [Seduc] querem que se caracterize como presencial.” E ela afirma ainda: “As aulas são boas para complementar o ensino, mas não para substituir o professor.”

Ao longo de seu pronunciamento, a diretora regional do Sinte mencionou outras cidades que não aceitaram a Mediação Tecnológica e as quais o Sinte ajudou a extinguir as videoaulas. Foi o caso de Bocaina, Campo Grande e São João da Canabrava. Nesta última, o sistema eletrônico foi deixado apenas para aulas complementares do Enem.

Depois de dizer que o importante, por enquanto, é a resistência dos pais e dos alunos, Gisely contou o drama de um aluno de Campo Grande, o qual viu seus colegas migrarem para Monsenhor Hipólito, fugindo da Mediação. Mas esse estudante não pôde fazer o mesmo, por ser pobre e não poder pagar o frete do transporte.

A alegação da Seduc é que existe a Mediação apenas naquelas disciplinas para as quais não há professores especialistas dentro do município, e também que a nova proposta não permite trazer professor de outras cidades. Porém, uma das disciplinas em que ocorrerá videoaulas no Álvaro é Geografia, e nessa área, Itainópolis tem professor disponível: Antônio Eusébio de Sousa, que possui Mestrado e foi aprovado no concurso efetivo da Seduc em 2014. Porém nunca foi chamado.

Antônio Eusébio explicou que, mediante acordo feito com a Justiça, a Seduc convocou apenas 340 professores em todo o Piauí. Na opinião dele, as carências acontecem por falhas das próprias Gerências Regionais de Educação, responsáveis por informar à Seduc as necessidades que possuem. “As GRE’s onde teve mais cobrança de professores foram as que mais convocaram. A 9ª GRE, de Picos, é uma das maiores do estado. Possui 59 escolas, e  só convocou 8 professores, e isso nas áreas de Arte, Ensino Religioso, Educação Física e Espanhol. Deixando outras áreas com a carência de profissionais. Picos ficou atrás até de GRE’s menores, como Regeneração, que convocou 18 professores, e Barras, que convocou 36.”

Eusébio também apresenta outras razões que o fazem discordar das aulas via satélite: “A Mediação não sabe quando o ônibus quebra, quando falta energia, quando há um imprevisto”. Conclui o professor.

Outras matérias relacionadas:

Alunos e pais não querem, mas mediação tecnológica vai continuar

Mediação tecnológica desagrada a alunos e causa revolta nos pais

http://www.portalodia.com/municipios/itainopolis/alunos-e-pais-de-alunos-do-alvaro-rodrigues-dizem-%E2%80%9Cnao%E2%80%9D-a-videoaulas-293478.html


Mediação Tecnológica faz diretor pedir afastamento do cargo

Sindicato diz que vai à Justiça lutar contra a mediação e pedir professores presenciais

http://www.portalodia.com/municipios/itainopolis/mediacao-tecnologica-faz-diretor-pedir-afastamento-do-cargo-293528.html


Caso da Mediação Tecnológica vai parar na Justiça

Inconformados com a decisão da Seduc, alunos recorrem ao Ministério Público

http://www.portalodia.com/municipios/itainopolis/caso-da-mediacao-tecnologica-vai-parar-na-justica-293608.html



20 de fevereiro de 2017

Caso da Mediação Tecnológica vai parar na Justiça

Inconformados com a decisão da Seduc, alunos recorrem ao Ministério Público

A novela das videoaulas no colégio Álvaro Rodrigues parece estar longe do fim. Na manhã desta segunda-feira (20), representantes de alunos, pais e professores foram recebidos no Fórum de Justiça pelo Dr. Elói Pereira de Sousa Júnior, representante interino do  Ministério Público, que ouviu as queixas da comunidade escolar contra a Mediação Tecnológica e orientou esses representantes sobre como proceder na questão.

O promotor de Justiça explicou que o Ministério Público precisa de um documento oficial da escola para formalizar a denúncia contra a medida imposta pela Seduc. O documento – segundo Dr. Elói – pode ser um abaixo-assinado, elaborado pelo Conselho Escolar depois de se reunir e deliberar sobre os pontos que conselheiros, professores, pais e alunos consideram prejudiciais no que diz respeito ao chamado Canal Educação.

A redação do abaixo-assinado está prevista para esta semana ainda, e um grupo de estudantes promete percorrer as localidades do município onde há alunos do Álvaro, a fim de colher deles e de seus pais as assinaturas necessárias para o documento. Este será entregue à Dr.ª Romana, promotora titular da Comarca de Itainópolis, no dia 06 de março, quando ela deve protocolar o processo em que ouvirá representantes das duas partes. Orienta Dr. Elói.

Já a reunião do Conselho Escolar do Álvaro deve contar com a presença de Gisely Dantas, presidente do diretório regional do Sinte em Picos, e deve ocorrer amanhã pela manhã.


As matérias anteriores podem ser acessadas nos links abaixo:

Alunos e pais não querem, mas mediação tecnológica vai continuar

http://www.portalodia.com/municipios/itainopolis/alunos-e-pais-de-alunos-do-alvaro-rodrigues-dizem-%E2%80%9Cnao%E2%80%9D-a-videoaulas-293478.html


Mediação Tecnológica faz diretor pedir afastamento do cargo

http://www.portalodia.com/municipios/itainopolis/mediacao-tecnologica-faz-diretor-pedir-afastamento-do-cargo-293528.html



18 de fevereiro de 2017

Mediação Tecnológica faz diretor pedir afastamento do cargo

Sindicato diz que vai à Justiça lutar contra a mediação e pedir professores presenciais

Depois da reunião de ontem (17) entre técnicas da Seduc e pais e alunos do colégio Álvaro Rodrigues, o clima entre a comunidade escolar ficou tenso. Isso porque, ao final da reunião com os pais, houve uma outra, entre as técnicas; o diretor, Valdecleide Geraldo, e a supervisora de ensino, Maria dos Remédios Ibiapino. Nessa última reunião foi dado o veredicto: a Mediação Tecnológica vai continuar. O acordo firmado entre eles prevê que diretor e supervisora se comprometam em fazer um trabalho de conscientização dos alunos e pais sobre o real objetivo da Mediação na escola, até que sejam lotados professores especializados nas disciplinas em questão, período em que não mais será necessário o Canal Educação.

Ontem mostramos que o professor Anderson Monteiro lembrou os anos anteriores nos quais, no Álvaro, eram lotados professores vindos de fora. “Se antes podiam trazer de outras cidades professores que não tínhamos aqui, por que é que hoje não podem mais?”. Depois da reportagem, Maria de Jesus respondeu: “Em anos anteriores, a Secretaria de Educação tinha uma proposta: era atender ao aluno. Mas hoje, a nova proposta é a Mediação Tecnológica. Então, onde tem Mediação Tecnológica não deve vir professor de outro município. A lotação deve ser concluída com professores dentro do seu município.”

Maria de Jesus explica ainda que outra razão para não se importar professores é que, no geral, eles costumam faltar muito, alegando doença e apresentando atestado médico; chegam atrasados na escola e, às vezes,  saem antes do horário. Ela, no entanto, concorda: “Os pais estão certos, sim, quando eles dizem que querem professor presencial. Eles estão corretos! Nós da Secretaria de Educação só estamos pra atender onde não tem esse professor. Onde tem, o Canal Educação não entra.” Conclui a técnica. Diante desses fatos, porém, fica uma dúvida: tem Mediação porque não tem professor no município ou não vem professor para o município porque tem Mediação?

Depois de ter tomado conhecimento do novo horário das aulas, em que a 5ª aula começa às 16h40, ou seja, 20 minutos antes do transporte escolar retornar às localidades, Antônio da Silva Oliveira – pai de aluno e membro do Conselho Escolar – questiona: “Muitos alunos do Álvaro dependem do transporte do município, que fica na cidade só até às 5h00 da tarde. Então, eu pergunto: que diferença faz entre ter aula de Química e de Física com professor especializado e não ter aluno para assistir a essas aulas? Primeiro tiraram professores da escola. Agora estão tirando os alunos das aulas. Sinto muito, mas prefiro que meu filho tenha um professor presencial do que ele ficar assistindo aula em televisão!”

Ao ver nossa reportagem publicada ontem, Gisely Dantas, presidente do diretório regional do Sinte – Sindicato dos Trabalhadores em Educação – se mostrou indignada com a situação da Mediação Tecnológica no Álvaro Rodrigues e garantiu que vai acionar a Justiça contra a decisão de ontem. “Há muito tempo que luto contra a Mediação. Temos parecer jurídico contrário à Mediação. O mais importante é a resistência dos alunos. Vamos ao Ministério Público. Contem conosco!” Declarou Gisely, via WhatsApp.

A parte mais dramática dessa história, no entanto, é que o diretor Valdecleide Geraldo prometeu deixar o cargo imediatamente. Inconformado com a situação, Valdo (como é mais conhecido) desabafa: “Eu já vinha pensando em deixar a direção. Agora, depois dessa polêmica toda, estou preparando uma documentação pedindo meu afastamento. Não gosto dessas confusões. Eu quero é tranquilidade em minha vida.”

Escolhido através de eleições diretas, Valdecleide está na direção do Álvaro desde 2012. Durante esses cinco anos de gestão, ele tem desempenhado um trabalho exemplar no que diz respeito às finanças equilibradas, aquisição de materiais, merenda de qualidade, eventos da escola, trato com pessoal (alunos e funcionários) entre outros atributos. Com a saída dele da direção, a comunidade escolar do Álvaro Rodrigues perde um gestor organizado.






Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado