Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Frank Aguiar comemora com conterrâneos os 62 anos de Itainópolis

Romin Mata divide o palco com o Cãozinho dos Teclados

02/06/2016 10:31

A prefeitura de Itainópolis promoveu, durante três dias, uma maratona de eventos em comemoração ao aniversário de 62 anos de emancipação política da cidade. Para isso, contou com o apoio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e também do Conselho Municipal da Juventude.

Na segunda-feira (30/05), às 7:00 horas da manhã, houve atividades cívicas com Hasteamento das Bandeiras no Pátio da Prefeitura. Crianças da Rede Municipal de Ensino participaram do evento, no qual o prefeito Paulo Lopes destacou os avanços que o município conseguiu ao longo dos 62 anos, ‘fruto do trabalho e comprometimento das pessoas’.

Nesse mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou várias ações dentro do Projeto Itaim em Ação. No Colégio Alayde Rodrigues, foram prestados os seguintes atendimentos: consultas médicas com ortopedista; aferição da pressão arterial; tipagem sanguínea; prevenções contra DST’s e contra uso de drogas; orientação nutricional; e outros. Enquanto isso, a Secretaria de Assistência Social montou ali uma estrutura onde ofereceu sala da beleza para cortes de cabelos masculinos, escovas e pranchas, manicure e pedicure; orientações sobre os benefícios sociais, como bolsa família; oficinas de artesanato; expedição de Carteira de Identidade, e outros.

Já a Secretaria Municipal de Educação promoveu atividades de recreação para as crianças das escolas municipais, montando um Parque de Lazer, no Ginásio Poliesportivo. Quase duas mil crianças, monitoradas por professores e colaboradores, sedivertiram em diversos brinquedos, como pula-pula, tobogã, touro mecânico e piscina com bolinha.

À noite, os evangélicos tiveram sua participação nas comemorações, louvando a Jesus em Ato Ecumênico e Show Gospel, realizados na Pç. Eng. Domingos Sávio. O evento contou com a participação de várias igrejas evangélicas. A pregação ficou a cargo do Pr. Serafim Sobrinho, que proclamou quatro verdades extraídas da Bíblia. A Banda Vôo Livre animou o público com o Show Gospel, com canções e louvores exaltando a Jesus Cristo.

Na terça-feira (31/05), foram realizadas várias atividades esportivas. Nelas, muitos atletas se movimentaram pelas ruas e avenidas da cidade, enquanto participavam das seguintes atividades: corrida de pedestre; corrida de bicicleta; corrida de carrinho de mão; corrida de saco; corrida de pedestre revezamento 4 x 4; e corrida de jegue.



À tarde, o Conselho Municipal da Juventude de realizou, no Colégio Alayde Rodrigues, um evento com o tema: Juventude na atualidade. Na ocasião, houve um momento musical, com a participação de  Wenzo Rocha; e palestras sobre jovens na atualidade (ministrada por Gleison Silva, conselheiro da Juventude) e sobre álcool e drogas (ministrada por Hildenelde Mª da Silva e Jonas Oliveira, conselheiros tutelares). O encerramento se deu com um quadrangular de futsal. Convém registrar, na composição da mesa de honra, a presença do prefeito Paulo Lopes e do cantor Frank Aguiar. Este, mencionando um pouco das dificuldades que enfrentou na vida, incentivou os jovens ali presentes a batalhar na vida e a contribuir com o município.

À noite, houve o Momento Cultural, realizado pelas escolas municipais na Pç. Eng. Domingos Sávio. Depois do espetáculo de danças  típicas, desfile da rainha caipira e quadrilhas, a festa continuou com os artistas da terra, e quem deu o show foram os cantores Luisão do Amor, Toinho dos Teclados, Benício Pimentel e Zé Rodrigues.


Na quarta-feira (01/06), os itainopolenses acordaram cedo. Às 5:00 houve a queima de fogos da Alvorada Festiva.Ainda pela manhã o prefeito Paulo Lopes inaugurou uma quadra poliesportiva construída na Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, onde mais tarde realizou-se um jogo de futsal.

À tarde, aconteceu o jogo da Final do Campeonato Municipal de Futebol, no Estádio Municipal “Luís Monteiro de Moura”. O time o Riachão venceu o Tamboril pelo placar de 2 a 1. (a terceira colocação havia sido disputada no domingo (29/05), no jogo em que o Juventude derrotou o Vaca Brava por 3 a 2).

A noite de eventos começou na Igreja Sagrado Coração de Jesus com uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade. Em seguida, aconteceu a inauguração da reforma e cobertura interna do Mercado Público Municipal, mesmo local em que foi cortado o bolo de aniversário dos 62 anos de Itainópolis.

E, para encerrar a vasta programação de eventos, milhares de pessoas se reuniram na Pç. Eng. Domingos Sávio para prestigiar dois cantores de sucesso: Frank Aguiar e Romim Mata. Este último – a voz dos paredões – encerrou a noite com repertório novo, lançando seu novo CD, e agitou o público jovem. Antes dele, porém,o Cãozinho dos Teclados rememorou grandes sucessos, consagrados ao longo de sua carreira. Em uma parte de sua apresentação, Frank Aguiar cantou os parabéns a Itainópolis enquanto o espetáculo pirotécnico coloria o céu.

A primeira é que o prefeito Paulo Lopes se fez presente em todas as atividades, promovidas pela prefeitura e pelas secretarias citadas.

A PM registrou uma briga entre duas mulheres. Uma delas ficou lesionada e foi levada de ambulância para Picos.



Fotos: Anderson Monteiro, Daniel Monteiro, Benício Pimentel e Lusivaldo Coelho

Fonte: Anderson Monteiro, Prefeitura de Itainópolis e Polícia Militar
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: