Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paroquianos itainopolenses celebram dia de N. Sr.ª de Fátima

Igreja Católica comemora os 100 anos da aparição de Maria em Fátima

13/05/2017 10:37

A novena em honra à N. Sr.ª de Fátima teve início no dia 04 deste mês. A abertura dos festejos da co-padroeira de Itainópolis se deu às 5h00 da manhã desse dia, com uma alvorada festiva, seguida de um momento de oração e de um café da manhã comunitário.

O novenário seguiu sendo realizado à noite, na Igreja S. C. de Jesus, com missas celebradas pelos padres Feitosa, Fernando, Marcos Roberto, Jonas, Adalto, Chiquinho, Miguel e pelo bispo, D. Plínio José. Os organizadores procuraram envolver na liturgia setores da sociedade, como as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; os três Poderes; os sindicatos; comerciantes; o grupo de jovens e as comunidades da zona rural.

Na noite do dia 12, centenas de fiéis lotaram o adro da igreja e a praça Cinobilino Neiva, para assistir à missa que antecede a festa da co-padroeira. A missa do dia 12 foi celebrada pelo Pe. Miguel Feitosa. Nela, o evangelho proclamado falava das Bodas de Caná da Galileia. Frisou o ex-pároco de Itainópolis que “Maria não tem poder de salvação, mas tem poder de intercessão”. Ao final da missa, houve um espetáculos pirotécnicos no morro N. Sr.ª de Fátima e atrás da igreja Coração de Jesus.

E como já é costume de todos os anos, na manhã do dia 13, o morro da Capelinha ficou coberto de fiéis católicos, que foram lá para assistir à tradicional missa em honra de N. Sr.ª de Fátima. Alguns desses fiéis estavam ali pagando promessas por graças alcançadas, assistindo a missa descalços ou de joelhos.

Este ano, a festa de devoção católica teve um diferencial: faz cem anos que, segundo a Igreja, Maria apareceu a três pequenos pastores em Fátima, Portugal. A Igreja Católica celebra, portanto, agora em 2017, o centenário dessa aparição.

Além dos itainopolenses, estiveram presentes na missa de 13 de maio, presidida pelo Pe. Chiquinho, fiéis de cidades vizinhas como Vera Mendes, Jaicós, Picos, Santa Cruz do Piauí, Teresina e de outras cidades. E entre os populares, estavam também artistas e autoridades políticas de cidades vizinhas e de Itainópolis, como o prefeito Paulo Lopes.

Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: