Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paulo Lopes inaugura reforma da UMSI e laboratório de análises clínicas

Campanha contra câncer de mama é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde

14/05/2016 08:41

O prefeito Paulo Lopes recebeu na tarde de ontem (13) o secretário estadual de Saúde, Dr. Francisco Costa, para inaugurar a reforma da Unidade Mista de Saúde de Itainópolis e fazer a abertura oficial do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, instalado nas dependências da referida Unidade.

“(...) Através de uma parceria entre a prefeitura e as secretarias de saúde do Estado e do Município, fizemos uma reforma no prédio [da UMSI] e estamos adquirindo materiais e equipamentos novos e melhorando a mobília, para melhor atender a população”, disse o prefeito Paulo Lopes, de Itainópolis.

Alguns exames de sangue que antes tinham que ser encaminhados para Picos agora serão feitos em Itainópolis mesmo e terão o resultado em até 24 horas, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Matias Lopes. Esses exames serão realizados pelo biomédico Felipe Daniel L. M. Rocha – que trabalhará com a análise e o laudo de amostras de sangue – e pela técnica de análises clínicas Sandra Regina de Sousa, encarregada de preparar as amostras para o técnico realizar.

“A parceria na nova gestão se iniciou em julho de 2015. Foi feito um contrato de cooperação entre o Município e o Estado. O Município recebe um recurso da União para repassar à Unidade, para que ela possa executar os serviços, porque só os recursos estaduais não são suficientes. Essa reforma que estamos inaugurando hoje já é fruto dessa parceria. (...) Na ausência desse laboratório, era tudo referenciado em Picos. A demora para o resultado de esse exame chegar aqui dificultava o diagnóstico. Com esse laboratório, agora, além da comodidade de o usuário fazer aqui dentro do próprio município, ele recebe 24 horas depois esse exame. Precisamos dessa parceria porque estamos trabalhando de forma limitada, com poucos equipamentos, e é essa nossa proposta de buscar no [recursos] Estado para modernizar e ampliar a demanda dos exames, para, assim, atender um maior público”, declarou Matias Lopes, secretário municipal de Saúde.

Antes do ato de inauguração, estava sendo realizado em um consultório móvel, de fronte à Unidade Mista, o exame preventivo contra o câncer de mama, um serviço oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde através do programa “Amigos do Peito”. Ontem foram realizadas 40 mamografias, e hoje serão realizadas outras 40.

“O programa Amigos do Peito traz essa oportunidade de levar a saúde mais próxima à população. Sabemos que o câncer de mama é o que mais aflige as mulheres, e o acesso a um exame que ajuda na prevenção é uma das causas de se descobrir nas mulheres. O prefeito Paulo nos procurou querendo trazer o programa para o município e tivemos a oportunidade de vir aqui. 80% dos problemas de saúde na família podem ser resolvidos nas unidades básicas. Estamos buscando nessa região fortalecer e estruturando com mais equipamentos e mais profissionais o hospital regional de Picos, para que a gente tenha uma resolutividade maior”, declarou Dr. Francisco Costa, secretário estadual de Saúde.

Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: