Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro Paulo se destaca em competições artísticas internacionais

Itainopolense fala sobre suas aventuras e desventuras na carreira de B-boy

14/01/2018 22:54

O entrevistado dessa semana é Pedro Paulo Sousa, de vinte e seis anos. Natural de Belém do Pará, aos seis meses de idade veio embora para Itainópolis, terra de sua mãe, na qual foi criado. Ele é ex-aluno do Álvaro Rodrigues, escola em que estudou até o 2º ano do Ensino Médio. No entanto, foi em Picos que concluiu a Educação Básica, no ano de 2010. Casado há quase três anos com uma garota que conheceu em Casa Nova-BA, ainda não tem filhos.

Os dois esportes praticados por Pedro Paulo são a capoeira e o hip hop. Este último, encarado por ele não apenas como um lazer, mas também como uma cultura, da qual fez sua profissão. “Quando concluí o Ensino Médio, decidi dedicar minha vida à carreira de B-boy.”

Foi também em Picos que B-boy HD – como é mais conhecido entre os que acompanham seu trabalho – teve seu primeiro contato com a cultura hip hop, através de um projeto do Governo Estadual desenvolvido por uma ONG chamada OCN (Organização Cor Negra). Com isso, por volta de 2008, ele passou a integrar o grupo Resgate B-boys, no bairro em que morava.

Quando voltou para Itainópolis, resolveu disseminar a dança em sua cidade. Foram surgindo alguns poucos interessados, mas rapidamente o grupo se tornava numeroso, chegando a ter cerca de vinte participantes. “Eu ensinei um, dois... e, de repente, um foi ensinando para o outro e virou uma febre.” Na época, a parceria firmada foi com a Igreja Católica, e com o apoio do Pe. Feitosa, o grupo de dança de consolidou.

Apesar do gosto que sente nas muitas viagens que faz, Pedro Paulo não esconde o desejo – que um dia sentiu – de ter se fixado só em sua terra e explica o motivo de não estar morando nela permanentemente: “Aqui teve como eu desenvolver um projeto grande, só que, por não ter respaldo na minha cidade, de poder ficar só aqui, eu tenho que buscar, eu tenho que ir para fora, participar de eventos, e isso é meu ganha-pão. Então não posso ficar só esperando daqui. Em outros lugares aonde fui – até maiores do que aqui – eu tive mais respeito do que em minha cidade.”

A falta de oportunidades em sua cidade, no entanto, serviu-lhe de impulso para explorar outros territórios. “Quando foi em 2014, eu treinei, me preparei e decidi: ‘agora eu quero conhecer a cena a nível nacional’”. Através de cartas-convite, fly ou mensagem em grupos do WhatsApp, ele tem sido chamado para participar de campeonatos em quase todo o Nordeste, exceto o Rio Grande do Norte. Com isso, a desilusão do jovem tornava Itainópolis muito pequena para a sua arte.

No Piauí, nosso entrevistado já participou de eventos em Teresina, Uruçuí, União, Altos, Oeiras, Canto do Buriti, Picos, Jaicós, Inhuma, Valença, Ipiranga, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí. Nesta última cidade, ele já esteve várias vezes, realizando oficinas e workshops – para difundir a arte hip hop – e também colaborando com um projeto social chamado JUCA.

Após ter participado, em 2013, de um festival de hip hop na cidade de Glória-BA, Pedro Paulo concedeu entrevista a uma afiliada da Rede Globo. Na reportagem, a jornalista ressalta que o B-boy HD foi do Piauí para a Bahia só para mostrar suas habilidades por lá. “Vim representar minha cidade, minha crew (grupo) e a dança também, que é uma coisa que eu faço pelo amor. É minha vida. E espero levar bons resultados pra minha cidade. E também não só o sentimento da disputa, mas também a amizade que fica em vir prestigiar um evento dessa proporção”, disse o artista itainopolense na entrevista sobre a competição da qual foi vice-campeão.

Veja a reportagem:

https://www.youtube.com/watch?v=JCrNJCb05k4

Em 2014, o aventureiro foi para São Paulo, onde conseguiu ganhar algumas disputas, e depois para o Rio de Janeiro cidade na qual participou de alguns eventos, entre eles a gravação de um clipe do fanqueiro MC Sapão, cuja música, “Vou desafiar você”, fala de um desafio de dança improvisada. Com os movimentos acrobáticos do hip hop, Pedro Paulo aparece entre os vários jovens da roda de dança.

O clipe oficial encontra-se disponível no endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=W6f8jlqRXB4

Mas o B-boy não se contentou em mostrar seu talento apenas em território nacional. Sua performance o fez atravessar a fronteira com a Bolívia, país em que participou da ‘Batalla Santa Cruz’, na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Lá, Pedro Paulo conseguiu ganhar duas das três modalidades das quais participou. Isso lhe proporcionou outra conquista: ser jurado de uma competição em Sucre, capital boliviana.

Ao todo, B-boy HD já coleciona mais de trinta títulos. Dois deles são os internacionais, conquistados na Bolívia.

Depois de viajar para tantos lugares e voltar para Itainópolis no final de 2014, por conta de uma lesão no ombro, o colecionador de títulos olha para sua cidade e sente a necessidade de políticas públicas que incentivem sua arte. Arte, que a seu ver, poderia ser estendida a outros munícipes itainopolenses. “Minha insatisfação é porque sou de Itainópolis, cresci aqui, e até então, pelo meio político, não tive oportunidade de desenvolver um projeto social na minha cidade,” lamenta o jovem de vinte e seis anos.

E é viajando Brasil afora que Pedro Paulo compara a realidade de sua cidade com a dos lugares por onde passa. A falta de oportunidades para seus conterrâneos é, para ele, motivo de preocupação. “Fico muito entristecido em ver que na minha cidade tem adolescentes e jovens que poderiam estar desenvolvendo uma arte. A parte mais importante da nossa cidade é a juventude, que, infelizmente, está tomando caminhos ruins [...], por falta de uma segunda opção.” Na análise do artista, a desocupação dos jovens poderá, inclusive, tornar a cidade mais violenta.

De Itainópolis para o mundo. As ambições do B-boy são muito auspiciosas. Seu plano internacional evoluiu e atingiu o status de intercontinental. Motivado por uma vida melhor, sua meta agora, já para 2018, é ir à Europa. É em Portugal e na França que o audacioso jovem pretende participar de alguns eventos, ainda indefinidos.

Para a Europa, até agora ele conta com ajuda apenas da família, mas tem esperança de surgir algum patrocinador que o auxilie. Auxílio que seria de grande valia para um artista o qual participa de eventos de dança e faz shows em praças, ruas e sinais. “Infelizmente, pela parte cultural, eu não tenho apoio para poder chegar aonde eu quero.” Desabafa.

Atualmente Pedro Paulo está desenvolvendo um trabalho voluntário em Itainópolis. Por falta de um local mais adequado, é em sua própria casa que ele e Rogério, da localidade Tombador, ensinam capoeira a um grupo de sete crianças. É o grupo Frutos do Jenipapo, para o qual os dois capoeiristas gostariam que surgissem investimentos, por parte de empresários e também do Poder Público.

Mais do que um simples passatempo, o hip hop é para B-boy HD um estilo de vida. O artista se orgulha em fazer parte dessa cultura, que, em seu entendimento, “é muito importante para o adolescente e para a vida da pessoa. Dá um rumo.” E acrescenta: “Quando entrei no Resgate B-boys, eu comecei no grupo certo, porque eles não me ensinaram só a dançar, mas me ensinaram a ser um cidadão de bem.”

E é assim, viajando Brasil afora, que nosso entrevistado vai levando a vida. Como tantos outros que souberam tirar do esporte seu sustento, Pedro Paulo externa um sentimento de conquista em cada viagem, em cada disputa, em cada iniciativa: “isso já é uma vitória”, encerra.

Os contatos do B-boy HD são:

·  WhatsApp: 74 98112-5886

·  Facebook: Pedro Paulo

Fotos: Anderson Monteiro e Arquivos de Pedro Paulo

Fonte: Anderson Monteiro e Pedro Paulo
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: