Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valentim Neto fala de seus feitos como vereador e como presidente da Câmara

"œQuando a gente tem boa vontade, o pouco se torna muito", diz o chefe do Legislativo.

28/08/2020 15:43

Pertencente a uma tradicional família itainopolense, com histórico político de diversas ações, Valentim Luiz Dantas Neto foi eleito vereador em 2016 pelo MDB. Em janeiro de 2019 foi eleito presidente da Câmara Municipal, conseguindo a inédita proeza de ter sido escolhido por unanimidade, ou seja, contou com o apoio dos colegas tanto da situação quanto da oposição.

Perguntado sobre sua atuação como vereador, Valentim Neto ressalta que ele tem se empenhado em construir as coisas e trabalhar para as pessoas. E cita como exemplo seu primeiro requerimento, encaminhado para a prefeitura em 2017, através do qual solicitou o calçamento da ladeira do Barroso. Apesar de a solicitação ter sido aprovada pela Câmara e reenviada cerca de duas vezes, a obra nunca foi executada.

Outras obras pelas quais o vereador lutou foram a reforma do cemitério, com iluminação e passarelas entres as sepulturas; e um calçadão em frente, semelhante a uma praça, onde se pudessem rezar missas em dias de finados. “Tenho ofício, tenho requerimento pedindo, mas infelizmente eu nunca fui ouvido”, desabafa.

No mesmo bairro, Valentim solicitou a construção de uma creche, no lugar do antigo matadouro. Ele conta que se cogitou doar o local para a associação dos piscicultores, mas que ele manteve a ideia de uma instituição educacional. “É uma área mais carente, onde iriam estudar crianças de sessenta a setenta famílias”, justifica.

O parlamentar acrescenta que os únicos empreendimentos públicos feitos nos últimos anos no bairro Matadouro são o calçamento e a ponte sobre o Riacho Marimbas, obras do Governo Federal em convênio com o Governo Estadual.

Outro problema que Valentim Neto destaca é a precariedade da iluminação pública no Morro Valentim Dantas. “Vem cerca R$ 14.800,00 por mês, só para comprar as lâmpadas, e apesar disso, ainda vieram com um projeto para aumentar em 2% a taxa de iluminação pública, alegando que o dinheiro não estava dando para comprar essas lâmpadas. E eu não deixei nem colocar [em votação] o projeto. Nem votei, nem voto. Eu vetei. Não teve e acabou.” Para o legislador, não é justo aumentar a conta de luz de pessoas que moram em um lugar carente, no qual é grande o índice de desemprego.

No tocante ao funcionalismo público, Valentim também votou contra o aumento de descontos para a previdência, projeto federal que chegou à Câmara. “Eu sempre prefiro estar do lado do povo, do que estar do lado de uma minoria que é mais favorecida”, ressalta.

Além disso, Valentim se queixa de não ter conseguido o reajuste de gratificação a cada quinquênio dos servidores administrativos. “Há mais de um ano e meio que venho lutando para que esse direito dos funcionários sejam pagos, mas infelizmente nunca consegui que o Executivo pagasse. Lutei também pelo transporte escolar, que desde de março estão parados e [os motoristas] nunca puderam receber seu salário. E esse dinheiro sempre vem. Lutei muito pelo monitores [de ônibus], que são pessoas humildes e necessitam. Professores contratados... Reivindiquei muito essas coisas, mas infelizmente nunca consegui.” Lamenta.

O presidente da Câmara relata que, de 2017 até então, nunca deixou de atuar na política, razão pela qual sempre tem estado acessível às pessoas. O único problema que ele vem enfrentado no momento é de ordem partidária. Ele diz que, no partido em que está filiado atualmente, as medidas adotadas para a escolha de candidato a prefeito não foram as combinadas, e que por isso não acompanha o candidato do partido no qual está filiado. “Eu ainda sou do tempo em que a pessoa tinha que ter palavra”, ressalta.

O chefe da casa legislativa não será candidato a vereador este ano, mas faz um apelo a seus munícipes: “Temos uns quarenta candidatos a vereador. Peço ao povo de Itainópolis que não escolham aqueles que só querem tirar proveito e ter seu salário. Escolham aqueles que realmente querem trabalhar.”

Como presidente da Câmara, Valentim Neto procurou dar exemplo de organização, tanto em termos de infraestrutura, quanto em termos regimentais. Desde que assumiu a chefia da Casa, ele tem mantido em ordem todas as finanças. Ano passado implantou o 13º salário para os funcionário que lá trabalham, o que será mantido também este ano.

Num órgão onde não havia nem caixa d’água, tornam-se notáveis as reformas ali realizadas. Para diminuir as despesas da Câmara, Valentim ampliou as instalações do prédio, construindo salas para guardar os arquivos que até então eram guardados em prédios alugados para esse fim. A única coisa que o presidente lamenta é não ter mais tempo para fazer os nove gabinetes dos vereadores que constam no projeto original, iniciado pelo seu tio Dantinhas. “Aqui está tudo em ordem. Tudo! O que você pensar nessa Câmara está tudo funcionando direitinho. Quando a gente tem boa vontade, o pouco se torna muito.”

Mas algumas reivindicações do parlamentar foram atendidas. Segundo ele mesmo conta, estradas por onde não passavam carros agora se encontram trafegáveis. E cita como exemplo a vicinal que leva à localidade Escondido, onde um problema de falta d’água ocorrido em 2017 vem sendo suprido desde então através de Valentim Neto, o qual está tendo que pagar as carradas de água, há cerca de quinze dias, quando suas reivindicações deixaram de ser atendidas, segundo ele mesmo relata. “Eu estou pagando água, pagando para irem deixar lá. E vou continuar pagando até 31 de dezembro”, garante o vereador.

Fonte: Valentim Neto
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: