• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Jaicós

05 de outubro de 2012

28 de setembro de 2012

JAICÓS: Com a seca, problema da falta de água se agrava a cada dia

JAICÓS: Com a seca, problema da falta de água se agrava a cada dia

Apesar dos esforços junto ao Governador do Estado, a situação ainda não foi resolvida.

Os moradores de Jaicós estão sofrendo há vários meses com a falta de água no município em decorrência da grande seca pela qual passa grande parte da Região Nordeste. Na sede do Município, a situação é alarmante, desde que o Açude Tiririca, principal reservatório que abastecia cerca de 10 mil moradores, secou, ficando a população sendo abastecida apenas por alguns poços tubulares.

Apesar dos esforços do Governo Municipal junto ao Governador do Estado, para resolução do problema, a situação ainda não foi resolvida. O Prefeito havia solicitado desde o ano de 2009, a construção de adutora da barragem de Marruás ou da barragem do Estreito, que pudessem sanar o problema em Jaicós.

No último mês de junho, durante a inauguração da a PI-243, que liga os municípios de Jaicós e Belém do Piauí, o Prefeito Ozanam Barros reiterou ao Governador Wilson a Martins, a solicitação para perfuração de oito poços tubulares e a urgência na construção de adutoras diretamente da Barragem Poço de Marruás para Jaicós, pois além de os moradores da zona rural estarem sofrendo com a falta de água, a cidade também está padecendo, em virtude de ter secado o Açude Tiririca, que abastecia toda a zona urbana do município.

Na oportunidade, o Governador relatou que já havia incluído o projeto no plano emergencial e que as primeiras verbas seriam destinadas à construção dessas adutoras para resolver o problema da falta de água em Jaicós. Ressaltou que a água seria colocada direto no reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) para que seja distribuída para toda a cidade.

Enquanto esperam uma solução, os moradores da cidade, principalmente dos bairros mais afastados do centro, precisam comprar água para resolverem as necessidades mais básicas da família. Para encher uma caixa d'água de 1.000 litros é necessário desembolsar a quantia de vinte reais. A água é proveniente de três poços tubulares de propriedade de particulares, mas com a grande demanda, não demorará em esses poços também secarem.

Segundo Jozineto dos Reis, na cidade, existem pelo menos cinco pessoas trabalhando com o fornecimento de água para residências. "Em dias como esse de hoje, cada um atende uma média de quinze residências, e com dificuldade, pois a fila de carros esperando nos poços é enorme", disse. A dona de casa Socorro Oliveira, moradora da Avenida Aristides Mendes, no bairro Serranópolis, informou que compra água duas vezes por semana: "Além de pagar para a Agespisa mensalmente, ainda precisamos ter o dinheiro para comprar água, senão ficamos com sede", reclamou.

A população de Jaicós já havia feito uma manifestação em dezembro de 2011, alertando e protestando sobre a falta de água no Município. O que se espera no momento, é que o Governo do Estado tome providências urgentes para a resolução do problema.

26 de setembro de 2012

Missa Solene e procissão encerram o festejo de Nossa Senhora das Mercês

Missa Solene e procissão encerram o festejo de Nossa Senhora das Mercês

Festejo é sempre comemorado com presença forte de populares

Com muita fé e devoção, centenas de devotos enfrentaram o calor e o sol forte, e participaram na manhã desta segunda-feira (24), da Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, santa padroeira da Paróquia de Jaicós.

A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e có-celebrada pelos Padres Espedito Antônio (Jaicós), Wagner Carvalho (Padre Marcos) e Antônio Cristo (Marcolândia).

À tarde, os católicos formaram filas quilométricas e percorreram Ruas do Centro da cidade na tradicional procissão, momento em que muitos devotos pagaram suas promessas e também agradeceram pelas graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora das Mercês. A festa católica foi encerrada com o ritual de Bênção do Santíssimo Sacramento.

Com o tema "Mãe das Mercês, ajuda-nos a evangelizar a partir de Jesus Cristo alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia na defesa e na promoção de vida digna", as atividades religiosas celebraram a 289ª Festa da Padroeira e o aniversário de 207º de instalação da Paróquia.

A tradição de fé e religiosidade envolveu desde o dia 15 de agosto, toda a comunidade católica da Paróquia e cristãos da macrorregião, desde a peregrinação nas residências com as imagens da padroeira, o novenário, até a Missa Solene e a procissão.

Devoto da santa padroeira, o médico da Assembleia Legislativa do Piauí, Dr. Luís Leal participa anualmente da Festa religiosa. Além de receber a imagem de Nossa Senhora das Mercês em sua residência, na peregrinação por Teresina, ele participa todos os anos da última noite de novena, celebrada no dia 23 de setembro, e da Missa Solene da Festa, no dia 24.

18 de setembro de 2012

11 de setembro de 2012

Câmara aprova dois requerimentos e apresenta PL para aumentar salários

Na ocasião, os vereadores aprovaram dois Requerimentos

O vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT), presidiu na noite desta segunda-feira (10) no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira, a 127ª Sessão Ordinária da Legislatura 2009/2012.

Na ocasião, os vereadores aprovaram dois Requerimentos. O vereador Edinilson Santana, o Miudim (PR), solicitou das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a realização de palestras educativas nas escolas, envolvendo os temas de sexualidade na adolescência, métodos preventivos contra doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo e a saúde.

O Requerimento leva em consideração o grande número de meninas que abandonam a escola em virtude de uma gravidez não planejada, como também a falta de um diálogo mais próximo entre os alunos e pais e a escola sobre o tema.

"A Secretaria de Saúde que possui pessoal com conhecimento de causa sobre o assunto, através do Programa Saúde na Escola pode desenvolver essas ações e outras em parceria com a Educação, alertando os jovens e adolescentes sobre os riscos da falta de prevenção e instruindo através do ensino, os cuidados que devemos ter com nosso corpo e com nossa saúde", colocou o autor.

Um segundo Requerimento foi de autoria do vereador Benedito Alencar (PMDB). Ele solicita da Secretaria Municipal de Obras o alargamento do trecho de aproximadamente 1 km da estrada que dá acesso ao povoado Esquesito, iniciando nas proximidades da residência do Sr. Joaquim Bernardino em direção ao prédio da Igreja Católica, sentido Tanque dos Batistas. "O pedido acima é uma solicitação dos moradores e visa dar melhor organização ao referido Povoado", salientou o vereador.

Os vereadores Francisco Lima, o Branco (PSDB) e Antônio Robert, o Robim (PSB), informaram que o serviço que solicita o Requerimento já foi realizado pela Prefeitura Municipal e o trecho já se encontra com boa trafegabilidade.

Projetos de Lei
A Mesa Diretora da Câmara apresentou ainda dois Projetos de Lei - 08 e 09/2012 - que fixam respectivamente, os subsídios do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais; e dos vereadores da Câmara Municipal de Jaicós para o período de 2013 a 2016. Ambos os Projetos foram encaminhados para análise das Comissões da Casa.

Presentes
Sete vereadores estiveram presentes à Sessão: Doutor (PT), Robim (PSB), Miudim (PR), João de Edmundo (PP), Benedito Alencar (PMDB), Branco (PSDB) e Raimundo Neiva (PMDB). Ausentes os vereadores Elias Pereira (PRB) e Zé Acelino (PSB).

31 de agosto de 2012

Novo coordenador da ADAPI divulga números da vacinação contra aftosa

Novo coordenador da ADAPI divulga números da vacinação contra aftosa

Para ele os resultados são expressivos e positivos para região

O novo coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) de Jaicós, Dr. Abdias Pereira Último, apresentou os dados da cobertura vacinal da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, em 2012.

Em todos os cinco municípios que integram a Unidade, o índice de cobertura vacinal contra a febre aftosa, superou mais uma vez as expectativas do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDS), que era de 80%.

Com 99,02%, o município de Francisco Macedo teve o maior índice de imunização. Em segundo ficou Jaicós, com 4.850 animais imunizados, que corresponde a 98,62% do total. Massapê do Piauí vacinou 98,17% do rebanho; Belém do Piauí, 93,33% e Padre Marcos 91,94%. No Piauí, 25 municípios atingiram 100% de cobertura vacinal.

Para Abdias, os resultados são expressivos. "Tudo isso não seria possível sem a dedicação dos criadores, que estão conscientes de que é preciso vacinar de forma legítima todos os seus animais e cumpriram todos os requisitos", disse o coordenador.

A meta ADAPI de Jaicós para a segunda etapa é atingir 100% de cobertura vacinal nos cinco municípios. Para isso, será intensificado o trabalho de conscientização dos produtores. O alcance desse índice de cobertura vacinal é fundamental para que o estado seja classificado como zona livre de febre aftosa. Estima que ainda no mês de dezembro deste ano, o Piauí deve receber a certificação de área livre da aftosa com vacinação.

Nova coordenação
O médico veterinário, Dr. Abdias Pereira Último, assumiu no início deste mês a USAV de Jaicós. O novo coordenador afirmou que dará continuidade ao trabalho iniciado na gestão do Dr. Aderson Sena. "Encontrei uma Unidade organizada, com um técnico e uma assistente administrativa de grande competência. Constatamos que ainda há criadores inadimplentes. A nossa orientação é que estes procurem o escritório da ADAPI para regulariza-se.", disse.

A ADAPI
A ADAPI conta com uma estrutura voltada para a defesa animal e vegetal composta de uma sede em Teresina, 13 regionais, 36 Unidades Sanitárias Animal e Vegetal, 179 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC), 15 Postos de Fiscalização Agropecuária.

O órgão dispõe de um corpo técnico formado por 84 veterinários, 35 agrônomos, 265 técnicos em agropecuária, 68 auxiliares administrativos. A Adapi conta com uma frota de 127 motos, e 81 carros, sendo que 27 são caminhonetes 4 x 4 traçadas, possibilitando a chegada de seus técnicos a propriedades de difícil acesso.

29 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral realiza audiência para verificação de dados dos candidatos na urna

Justiça Eleitoral realiza audiência para verificação de dados dos candidatos na urna

A 19ª Zona Eleitoral tem nove candidatos a prefeito e 116 candidatos a vereador.

Representantes de coligações dos municípios de Jaicós, Campo Grande, Massapê, e Patos do Piauí, que compõem a 19ª Zona Eleitoral, participaram na manhã desta quarta-feira (29), de audiência presidida pelo juiz eleitoral Carlos Hamilton Bezerra Lima, para validação de nome, foto e cargo que constarão na urna eletrônica no dia da votação.


O evento ocorreu no auditório do Fórum "Desembargador Fernando Lopes Sobrinho", com a participação de alguns candidatos e representantes da 19ª Z.E., os quais foram responsáveis por confirmar se os dados disponibilizados nas urnas eletrônicas, bem como o nome, número e foto estavam corretos.


De acordo com a Resolução TSE nº 23.373/2012, que trata da cerimônia, na hipótese de rejeição de quaisquer dados, o candidato ou seu procurador será intimado na audiência para apresentar, no prazo de dois dias, os dados a serem alterados, em petição que será submetida à apreciação do Juiz Eleitoral.


Durante a manhã, representantes dos municípios de Campo Grande e Patos do Piauí participaram da cerimônia de visualização e validação de dados e à tarde seria a vez dos municípios de Massapê e Jaicós, evento coordenado pela chefe do Cartório Eleitoral da 19ª, Virgínia Daniela. A 19ª Zona Eleitoral tem nove candidatos a prefeito e 116 candidatos a vereador.

15 de agosto de 2012

Confira a programação dos festejos da padroeira da cidade

Confira a programação dos festejos da padroeira da cidade

Novenas e leilões devem marcar as 10 noites de festa

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês celebra na noite desta quarta-feira (15), na Igreja Matriz, a Missa de envio das imagens da santa padroeira para os grupos de oração. A Missa é o primeiro ato religioso dos festejos, que segue até o dia 24 de setembro, quando acontece a Missa Solene e a procissão.

Até o dia 14 de setembro, as imagens de Nossa Senhora das Mercês percorrerão em peregrinação as ruas e bairros da cidade de Jaicós, tempo em que as famílias se reunirão, cada dia, para aprofundar e meditar a Palavra de Deus e a devoção a santa padroeira.

De 15 a 22 de setembro, acontecem as celebrações do ofício da Imaculada Conceição, do terço e o novenário na Igreja Matriz, e após as Missas, a quermesse na Praça Padre Marcos. O tradicional leilão acontece no dia 23 de setembro.

Este ano, a maior festa religiosa da cidade tem como tema: "Mãe das Mercês, ajuda-nos a evangelizar a partir de Jesus Cristo alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia na defesa e na promoção de vida digna".

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15/09/2012 - SÁBADO
05:00h - Alvorada
Caminhada com Maria pelas ruas da cidade.
Hasteamento da Bandeira
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Danilo, Paróquia São José de Betânia-PI
Noitários - Grupos de rua
Benção - Terço; Medalhas e Escapulário; Objetos sacros.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 16/09/2012 - DOMINGO
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Francidilson (Paróquia São Simão - Simões)
Noitários - Pastoral da juventude; Sindicato rural e SINTE-PI.
Benção - Documentos; Materiais de Trabalho e Símbolo da juventude
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 17/09/2012 - SEGUNDA-FEIRA
09:00h - Missa com as comunidades
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Assis (Paróquia Santa Ana - Santa Cruz do Piauí-PI)
Noitários - Coroinha; Escolas noturnas municipais, estaduais e privadas e Catequese.
Benção -
Material de trabalho; Material escolar; Subsídio da catequese.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 18/09/2012 - TERÇA-FEIRA
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Antonio Mendes (Paróquia N S do Perpétuo Socorro - Fronteiras-PI)
Noitários - Equipe do centro; Três poderes; Funcionários públicos e aposentados e vaqueiros .
Benção - Arreios; Material de Trabalho; Símbolos representativos.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 19/09/2012 - QUARTA-FEIRA
9:00h- 12:00h - Confissões individuais
Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Wagner (Paróquia Santo Antonio - Padre Marcos-PI)
Noitários - Pastoral da criança; Conselho tutelar; Funcionários da saúde e Pastoral da Pessoa idosa.
Benção - Material de trabalho; Gestantes e Crianças.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 20/09/2012 - QUINTA-FEIRA
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
Procissão com Imagem de Nossa Senhora das Mercês acompanhada pelos motoristas e motoqueiros com a benção dos veículos no retorno à Igreja Matriz.
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Espedito (Paróquia Nossa Senhora das Mercês - Jaicós-PI)
Noitários - Missionários do dizimo; Motoristas e Escolas diurnas municipais, estaduais e privadas.
Benção - Chaves; Materiais escolares, Envelope do dízimo.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 21/09/2012 - SEXTA-FEIRA
9:00h- 12:00h - Confissões individuais
Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Francisco Pereira Borges (Paróquia N S da Conceição - Bocaina-PI)
Noitários - Banco do Brasil; Equipe do centro; Correios e Casa lotérica.
Benção - Água; Matéria de trabalho.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 22/09/2012 - SÁBADO
9:00h - 12:00h - Batizados
Casamentos
Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Gregório (Paróquia N S dos Remédios - Catedral Picos-PI)
Noitários - Equipe do Centro; Ministros extraordinários da comunhão; Comerciantes e Comunidade Massapê.
Benção - Chaves; Terços; Sandálias e um quilo de alimento.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE

DIA 23/09/2012 - DOMINDO
12:00h - Ofício da Imaculada Conceição
18:00h - Meditação do Terço
19:00h - Missa Novena
Leituras do dia
Pregador - Pe. Antonio Cristo (Paróquia São Cristóvão - Marcolândia-PI)
Noitários - Comunidades eclesiais de base; Conselho pastoral e Econômico; Apostolado da oração; Visitantes e Colônia Jaicoense.
Benção - Produtos da Terra; Fita do apostolado; Regimento dos conselhos; Anéis e Joias.
APÓS A MISSA NOVENA HAVERÁ QUERMESSE E O GRANDE LEILÃO

DIA 24/09/2012 - SEGUNDA-FEIRA
08:00h - Missa Solene da Festa Presidida pelo Bispo Dom Plínio José (Bispo Diocesano de Picos-PI) e Padres concelebrantes.
16:00h - Grande Procissão com a venerada Virgem das Mercês pelas ruas da cidade, finalizando com a Benção do Santíssimo Sacramento.

14 de agosto de 2012

Artesãos de Várzea Queimada vão participar de feiras em São Paulo

Incentivo parte do SEBRAE PI que busca valorizar o trabalho

Artesãos da Comunidade Várzea Queimada, localizada na zona rural de Jaicós, município distante 352 quilômetros ao sul de Teresina, participarão no final deste mês de duas importantes feiras de artesanato em São Paulo.

A comunidade é beneficiária da segunda edição do Projeto A Gente Transforma, AGT, uma iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum, criativo do quadro Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck. O projeto tem como objetivo gerar renda para a comunidade e dar visibilidade a produção artesanal local, tendo a parceria da Prefeitura de Jaicós, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Governo do Estado e Revista Casa Cláudia.

No período de 22 a 25 de agosto, os artesãos da comunidade, localizada no semiárido nordestino, participarão da 22ª edição da feira Paralela Gift, que acontecerá no Transamérica Expo Center, na capital paulista. No evento, eles irão apresentar peças em palha e em borracha reciclada, que compõem a coleção Toca, desenvolvida sob o olhar atento de Rosenbaum.

Da reciclagem da borracha de pneus velhos, os homens de Várzea Queimada criaram produtos como tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários. Já as integrantes da Associação das Mulheres Unidas de Várzea Queimada, utilizaram a palha de carnaúba para a criação de peças como tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.

"A comunidade cresceu muito após o AGT. Os artesãos de Várzea Queimada aprenderam novas técnicas para a confecção de peças de qualidade. No passado eles não produziram em grande quantidade e forneciam os poucos produtos para o mercado de Jaicós. Mas a história agora é outra. As peças da comunidade invadiram São Paulo e o mundo. Desde janeiro, a produção não para. Até pensou-se em investir numa nova coleção, mas a produção lá está a todo vapor, e não há como parar para conceber novos produtos nesse momento", afirma a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piaui, Rosa de Viterbo.

A Paralela Gift é uma feira de negócios reservada a lojistas e profissionais da área. Durante o evento, que é semestral e reúne produtos contemporâneos, os designers lançam suas últimas coleções.

Luxo para todos

Um novo olhar sobre experiências, sensações, prazer e bem estar. Isso é o que promete a Feira Luxo para Todos, que acontece de 23 a 26 de agosto, no São Paulo Arena Convention Center, junto ao Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista.

Os artesãos de Várzea Queimada também marcarão presença nesta feira, que tem como objetivo apresentar ao público as novidades do design contemporâneo.

"Este evento tem um foco bem interessante que é mostrar aos visitantes que existe uma nova forma de consumo, mais sofisticada e racional. A ideia é mostrar que o luxo não significa apenas o consumo de produtos com preços altos e inacessíveis, mas algo ligado à história da produção das peças. E o caso de Várzea Queimada se insere muito bem nesse contexto", declara o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

A coleção Toca ocupará dois espaços na feira, um destinado a exposição dos produtos e outro para a comercialização das peças.

Outras participações

A coleção Toca, desenvolvida no âmbito do Projeto A Gente Transforma, também estará presente no São Paulo Design Weekend, um festival composto por dezenas de eventos independentes, simultâneos, integrados por um Programa Oficial.

O Design Weekend foi criado para promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.

O festival de design acontece simultaneamente às feiras Paralela Gift e Luxo para Todos. Na ocasião a loja Firma Casa estará promovendo o lançamento da coleção Toca por meio de uma vitrine especial montada no estabelecimento.

A coleção Toca também deverá ser exposta na loja Droog Design, em Amsterdã, na Holanda, em se

FOTO: reprodução