• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
Jaicós

Moradores se mobilizam e realizam manifestação contra a falta de água em Jaicós

Na maior parte da cidade, há tempos que os moradores não dispõem de água nas torneiras

05/11/2012 11:05h

Em virtude do grande problema com a falta de água em Jaicós, moradores dos Bairros Armínio José de Sousa e Pedrinhas, realizaram uma grande manifestação na manhã deste domingo (04), protestando e chamando a atenção para a grave situação pela qual está passando grande parte da população da cidade.

Na maior parte da cidade, há tempos que os moradores não dispõem de água nas torneiras, pois o maior reservatório de água do município, o Açude Tiririca, responsável pelo abastecimento da cidade, secou totalmente, por ocasião da seca que assola a região.

A Agespisa e a Prefeitura perfuraram alguns poços tubulares, como medida paliativa para o problema, mas por causa da demanda, alguns desses poços já esvaziaram e o problema da falta de agrava cada vez mais. Os moradores dos dois bairros, onde a dificuldade de se conseguir água é bem maior, reclamam que dispõem de um único chafariz para abastecer as residências. A solução está sendo comprar água para encher as caixas de água e também para o consumo. Enquanto isso, continuam pagando mensalmente as tarifas da AGESPISA, sem usufruir dos serviços que deveriam ser prestados pela Empresa.


De acordo com Manuel Messias, vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Bairros Armínio José de Sousa e Nova Olinda (ADECBAN), diariamente uma grande volume de água oriundo de poços particulares de Jaicós, abastece os municípios vizinhos de Massapê e Belém do Piauí. Messias questionou o porque da empresa não procurar ofertar essa água para os moradores do município de Jaicós.

O Governador do Estado havia anunciado no ano de 2009, a construção de uma barragem no povoado Maria Preta, na divisa dos municípios de Jaicós e Patos do Piauí. No último mês de junho, durante a inauguração da a PI-243, que liga os municípios de Jaicós e Belém do Piauí, o Prefeito Ozanam Barros reiterou ao Governador Wilson a Martins, a solicitação para perfuração de oito poços tubulares e a urgência na construção de adutoras diretamente da Barragem Poço de Marruás para Jaicós. Na oportunidade, o Governador relatou que já havia incluído o projeto no plano emergencial e que as primeiras verbas seriam destinadas à construção dessas adutoras para resolver o problema da falta de água em Jaicós. Ressaltou que a água seria colocada direto no reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) para ser distribuída para toda a cidade.

Enquanto isso, os moradores esperam pela obra que beneficiará todo o município. Segundo o próprio Governador, o Ministério da Integração Nacional teria destinado de 10 milhões para a obra que resolveria o problema da falta de água em Jaicós. Até que saia do papel, a população padece e as necessidades só aumentam a cada dia, com a falta do líquido precioso e tão vital ao ser humano, como é a água.

Fonte: Otávio Veloso

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas