Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Embrapa detecta mal que prejudicou safra da melancia em Jatobá do Piauí

Diagnóstico foi apresentado na quarta-feira durante oficina com os plantadores de melancia

24/07/2015 14:04

Uma equipe de Agrônomos esteve na última quarta-feira na cidade de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) para apresentarem um diagnostico sobre uma doença que vem prejudicando a cultura da melancia naquele município. O estudo foi realizado no início do mês de março deste ano para tentar detectar a doença que prejudicou a safra da melancia naquele município. Jatobá recebeu o titulo de capital da melancia. Nos últimos anos a produção vem caindo devido a uma doença que ataca a planta e impede a geração de frutos.

O relatório foi apresentado pelo agrônomo e pesquisador Cândido Athayde Sobrinho, durante oficina com os plantadores de melancia e representantes de poderes como, prefeitura, câmara de vereadores, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações de plantadores e um representante e do Banco do Nordeste.

Uma série de fatores foram apontados como responsável pelas doenças, como Tripes, pulgão, Mosaico (virose) da melancia e seu vetor, Mancha de cercóspora (Cercospora citrullina), e Síndrome hídrica (fluxo irregular de água ao longo do desenvolvimento dos frutos).

O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Flávio Blanco esteve presente e ressaltou a necessidade da união de forças para ajudar os produtores de melancia do município. O pesquisador Francisco Oliveira Kim, que é jatobaense, mediou os debates e disse que não se trata de uma aventura. “Não vamos chegar aqui e dizer que temos a receita pronta para amanhã ter resultados, mas queremos buscar resultados positivos com uma agenda sustentável para a produção de melancia” disse.

O prefeito Dalberto Rocha argumentou que o município inicia um passo importante para consolidar a cultura da melancia no município. “O inicio foi cada um fazendo o que seu vizinho fazia, sem orientação. Tivemos bons resultados, mas hoje pagamos um preço alto. Agora a união de órgãos como prefeitura, Emater e, principalmente, Embrapa, vai permitir um acompanhamento técnico e sei que os resultados serão os melhores possíveis” disse o gestor.

Fonte: Campo Maior Em Foco
Mais sobre: