Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jatobá: Em vez da Festa da Melancia tem missa e padre pede mais fé

Evento aconteceu no último sábado, dada que deveria acontecer a festa da melancia

09/03/2015 16:18

Neste sábado, dia 07 de março deveria ter acontecido uma das maiores festas da região norte do Piauí: a festa da melancia em Jatobá do Piauí. O evento chegou a ser agendado, mas foi cancelado depois de estiagem prolongada e uma doença na plantação de melancia, que acabou comprometendo a safra 2015 em quase 100%.

Na reunião de definição da logística da festa, os agricultores acharam melhor não ter o evento, por que segundo eles, não tinha o que comemorar. Outros acham que a festa já é uma tradição e não deveria ter sido cancelada, por que pode atrapalhar a venda da safra, mesmo pequena. Foi respeitada a opinião da maioria. Na mesma reunião foi pedida uma missa, que foi realizada ontem, seguida de um café comunitário.

O município tem duas associações de plantadores. Uma no Povoado Tamarindo com 76 associados; e outra na Baixa do Ferro com 36 associados. Na missa a comentarista pediu que os agricultores se colocassem nos primeiros bancos da igreja. Tinha quatro plantadores.

O Padre Jerônimo disse durante a homilia que a festa é um espetáculo social, mas o principal é agradecer a Deus, e fez relatos que as primeiras festas da era cristã eram justamente para comemorar a agricultura. Ele pediu mais participação dos agricultores na parte religiosa do evento nos próximos anos.

PRAGA NA LAVOURA

Durante a celebração foi anunciado que a Embrapa esteve no município e em breve será divulgado um diagnóstico sobre um possível fungo que atinge a plantação. Após a missa, o prefeito Dalberto Rocha apresentou os Engenheiros Kaliu Luz, diretor de educação e extensão rural do Emater, e José Pessoa Neto, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que conversarão com os planadores e falaram das possíveis parcerias com o município para enfrentar os problemas que vem diminuindo a produção de melancia.

Durante a palestra, o Agrônomo Dr. Pessoa disse que vai aguardar os estudos da Embrapa, que já fez coleta de plantas e solo no município, mas adiantou que possivelmente a plantação de melancia esteja infectada por um fungo conhecido por Fusariose.

O prefeito Dalberto disse que, além de Embrapa, Emater, MDS, e Sindicato dos trabalhadores rurais, que já foram acionados, o município já está procurando parceria com outras esferas dos governos estadual e federal na área de estudos e até financiamento.

“No nosso primeiro mandato perfuramos cerca de 170 poços tubulares quase na sua totalidade para famílias que cultivam a melancia. Trouxemos um projeto via Condevasf da única área de irrigação no município. Já neste mandato conseguimos um trator para os agricultores, mas reconhecemos que é pouco” disse o prefeito.

Segundo Dalberto, a meta é trazer estudos técnicos e investimentos que ajudem os plantadores a lidar com fenômenos naturais e pragas. “Quase todos os plantadores já tem poços, mas a energia cara impede de fazer irrigação. Iremos buscar isenção na energia e possíveis financiamentos. O município já oferece sua contra partida no seguro safra para grão, vamos aos bancos saber da possibilidade de financiar melancia também” garantiu o gestor.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS 

Fonte: Campo Maior Em Foco
Mais sobre: