• assinatura jornal

Notícias Luís Correia

11 de dezembro de 2014

Mirialdo é eleito presidente da Câmara Municipal de Luís Correia

Parlamentares formaram apenas uma chapa para a eleição.

O vereador Mirialdo (PPS) foi eleito na manhã desta quarta-feira (10) presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Luís correia para o ano de 2015. Ele encabeçou chapa única e contou com o apoio dos colegas vereadores.

A eleição ocorreu em sessão ordinária, em votação, no plenário da Câmara municipal José Cristiano neto, convocada pela atual presidente da Câmara, vereadora Francilda Paz (PP).

Dos 11 vereadores, 7 apoiaram a chapa encabeçada por Mirialdo Mota, houve uma abstenção - do vereador Tião do caranguejo,o vereador Cabelo duro chegou após a abertura da sessão e não pode votar, Os vereadores Pedro do Leite e Zé Maria do coqueiro não compareceram a sessão.Os demais membros da mesa diretora também foram escolhidos. Os eleitos vão ser empossados no dia 1º de janeiro de 2015.

Mesa Diretora - Ano 2015

Presidente: Mirialdo Mota (PPS)

Vice-Presidente: Fantico (PV)

1º Secretário: Francilda Paz (PP)

2º Secretário: Junior Carapebas (PSD)

A Câmara Municipal realizou na mesma quarta-feira, a sua festa de confraternização.

O evento aconteceu no restaurante Abençoado. Estiveram presente, vereadores, funcionários, familiares e convidados.

A prefeita Adriane também compareceu ao evento do Legislativo Municipal, que aconteceu em clima de descontração e harmonia.

O novo presidente da Câmara aparte de 2015, vereador Mirialdo, esteve recepcionando a todos e pessoalmente agradeceu a cada um a presença e aproveitou para desejar boas festas.

Wilton Veras para o Portal O Dia.

06 de dezembro de 2014

Skatistas reclamam de obra abandonada em Luís correia

Pista que fica ao lado da Delegacia de Policia de Luís correia está abandonada e não há previsão de conclusão por parte da Prefeitura.

A pista de skate que seria realidade para muitos skatistas em Luís correia, vem sendo motivo de reclamações dos praticantes da modalidade. A área, localizada ao lado da delegacia de Luís correia e do espaço dedicado ao lazer ou que deveria ser, apresenta claros sinais de abandono por parte do poder público.

Pista que fica ao lado da Delegacia de Policia de Luís correia está abandonada e não há previsão de conclusão por parte da Prefeitura.

Revoltados, alguns skatistas, como Eduardo Sobral, protesta via rede social, cobrando melhorias. De acordo com os comentários dos praticantes da modalidade a obra seria concluída em 4 meses. "A dificuldade não é apenas expor uma ideia ou uma crítica. mas sim tentamos conseguir através dessa publicação uma reunião para espor nossas opiniões é conseguir algumas explicações! Só acho que uma obra proporcionada pelo governo federal juntamente com o nosso município não pode ficar abandonado!", disse Eduardo no facebook.

A Pista de Skate é o reflexo da atenção da Prefeita com a Cidade, um abandono geral toma conta do nosso Município por todos os lados, abandonado estão as praças, quadras, chafarizes na zona rural vários imóveis públicos, nada se faz, nada se resolve e dia após dia se exonera e nomeia mais Cargos Comissionados, enquanto isso a cidade para,  em razão  do governo incompetente e inoperante que termos.

Outro lado

Procurada para comentar o assunto, a assessoria da prefeita Adriane Prado não informou se existe uma data para conclusão da pista.

Wilton Veras para o Portal O Dia

05 de dezembro de 2014

Aprovado projeto de Lei para instalação de parque eólico em Luís correia

O Projeto de Lei foi aprovado por 7 votos à favor, e três votos de abstenção

A Câmara de Vereadores de Luís correia aprovou na sessão extraordinária de sexta-feira 05, o Projeto de Lei n.º 037/2014 autoria do Poder Executivo Municipal, que âDispõe sobre a demarcação e reserva de área de terreno do município de Luís correia, para instalação do parque de energia eólica, e da outras providenciasâ. O Projeto de Lei foi aprovado por 7 votos à favor, e três votos de abstenção, tornando-se lei municipal, na qual ficaram estabelecidos a área com extensão de 2.348,6597 para instalação do parque de produção de energia eólica. 

O inciso 2 da lei, diz que fica sem efeito qualquer ocupação por particulares na área demarcada e reservada conforme o artigo 1º da lei, devendo os ocupantes deixa o local em até 90 dias aparte do vigor da lei.

A lei autoriza o executivo municipal promover a concessão de uso ou qualquer outro meio permissivo da área de terras do município de Luís correia.

Os vereadores que votaram contra o projeto, declararam que foram contra pelo motivo de não saber qual a área que vai ser a instalação do parque e que o projeto não apresentou o mapa. Mas sete vereadores votaram e aprovamos a lei. De acordo com o artigo 3º, a lei 037/2014 entra em vigor na data da publicação, revogando as deposições ao contrario.


Wilton Veras para o Portal o Dia

26 de novembro de 2014

Ex-prefeita é acusada de estelionato em Luís Correia

a ex-prefeita foi indiciado pela Polícia Civil de Luís Correia

A ex-prefeita da cidade de Timon - MA, Socorro Waquim, (foto a direita), foi indiciado pela Polícia Civil de Luís Correia, através do inquérito policial Nº 076/DPLC/2014, que acusa a ex-prefeita de estelionato.

Segundo uma fonte fidedigna Socorro Waquim teria usado o Motorista identificado como Marcio no inquérito, para ir ate a casa da senhora Fatima Olimpo da Silva, e teria dito que tinha comprado a casa, localizada em Luís Correia, sendo que o empresário e ex-genro da prefeita, Jeferson teria comprado a casa do então corretor Chiquinho, que comprou a casa da senhora Maria de Fatima por procuração.  Afirma a citada fonte que a ex-prefeita teria pagado 500 reais para que a senhora Fatima assinasse novo contrato de venda.

No rol das testemunhas no inquérito contra a ex-prefeita Socorro Waquim existem 2 pessoas, sendo elas o Corretor Chiquinho e a Senhora Fatima que vendeu a casa. A polícia de Luís Correia que deu andamento ao inquérito tem a frente o Delegado José João mais conhecido popularmente como JJ.

Além de ser acusada de estelionato, outra denuncia da mesma fonte diz que a prefeita teria transferindo a posse de um veículo SW4 por semelhança no cartório 3º oficio de Timon. O processo tramita na cidade de Timon Maranhão.

Denuncias feitas por fontes fidedignas a nossa redação dão conta que o empresário Jeferson, esta sendo ameaçado de morte por saber de desvios de recurso federais inclusive tem um inquérito no 12º DP.

Wilton Veras para o Portal O Dia

19 de novembro de 2014

Justiça determina saída dos invasores do MCMV em Luís Correia

Os ocupantes das casas devem retirar apenas as próprias pertenças deixando o local no mesmo estado que encontraram para evitar responsabilização posterior.

O juiz Willmann Izac Ramos Santos, da Vara única de Luís correia, deu sentença favorável à prefeitura municipal de Luís correia que ajuizou uma ação civil publica para responsabilizar os invasores do Programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) fase 1 no bairro Campos, para que seja desocupado dentro de 7 dias. A decisão foi expedida na terça-feira 18, em medida liminar.

O pedido de reintegração de posse foi feito pelo município, logo após a invasão, na ultima quarta feira (22/10). No entanto, foi tentado duas vezes a possibilidade de acordo entre as partes para que não fosse necessária desocupação por intermédio judiciário.

âAnte o exposto, determino, liminarmente, a reintegração de posse, devendo o bem ser restituído provisoriamente ao município de Luís correia- PI, no prazo de 07 dias, a contar da intimação desta decisãoâ, diz a sentença.

O MM juiz também determinou nova citação dos réus, antes da necessidade de se atender o previsto no artigo 930, do CPC, por ser mais benéfico aos réus.

âTive a oportunidade de conversar, atenciosamente, com as pessoas ocupantes das casas disputadas. Percebi que as pessoas que ali residem, são pais e mães de família da própria comunidade. Famílias, muitas vezes, com vários, com vários filhos pequenos, havendo crianças consideradas especiais, que sobrecarregam a atenção das mães, inibindo ainda mais a possibilidade das pessoas em obterem meios de prover o sustento. Soube também, de alguns casos de aproveitadores, oportunistas que se apropriaram de casas no local, no intuito de obterem lucro com a venda posterior do imóvel angoriando, porém são casos isolados, diferentes da maioria carente ocupantes dos imóveisâ, afirma o juiz na sentença.

Os ocupantes das casas devem retirar apenas as próprias pertenças deixando o local no mesmo estado que encontraram para evitar responsabilização posterior.

Wilton Veras para o Portal O Dia.

14 de novembro de 2014

Juizado especial comunitário deve ser criado em Luís Correia

De acordo com a entidade de início, já entra com três conciliadores, podendo esse número crescer até a consumação do ato.

Na noite dessa ultima quinta-feira 13, o Juiz de Direito da comarca de Luís Correia se reuniu com a Diretoria da Associação Comercial para discutir a implantação de um Juizado especial.

O juizado comunitário visa a população que necessita de assistência judiciária, mas que não tenha condições de arcar com os honorários de Advogado e nem com as custas Judiciais, ou seja a população assistida gratuitamente nesse Juizado, por exemplo em uma ação que poderia levar quatro ou mais anos na Justiça comum, no Juizado pode ser resolvida em poucos dias e em alguns casos, já na primeira audiência podendo assim melhorar o trabalho da justiça.

O Doutor Isaac Santo, juiz da comarca de Luís Correia se disse "muito feliz" com a iniciativa da Associação Comercial e se colocou à disposição para dar celeridade à proposta dos empresários.

O Presidente da Associação Comercial, Paulo Afonso, disse à nossa reportagem que os trabalhos começam na segunda-feira e que a ACI-LC na qualidade de mentora da ideia não medirá esforços para que o referido Juizado comece a funcionar já no início do próximo ano. Perguntado se havia algum apoio do Poder Público Municipal, Paulo Afonso descartou âqualquer parceria com a atual Administração, deixando bem claro que não pretende pedir e nem aceitar qualquer vínculo com a atual gestãoâ. Ressaltou Paulo Afonso.

Estivem presentes também o Delegado José João, vereador Tião do caranguejo, Major Pacifico, Presidente da COOTAXI â Litoral Nonato Elói e o presidente da Associação de bares e restaurantes da orla de atalaia, Ivanildo.

De acordo com a entidade de início, já entra com três conciliadores, podendo esse número crescer até a consumação do ato. 

Wilton Veras de Luís Correia para o Portal O Dia

07 de novembro de 2014

Professores em Luís correia, denunciam salários atrasados

a situação deve ser resolvida até esta sexta-feira (07).

Professores do município de Luís Correia procuraram o BlogWiltonVeras.com nesta quinta-feira (06) para denunciar que a prefeitura não efetua o pagamento. De acordo com eles, esse problema vem acontecendo há muito tempo.

De acordo com relatos de uma professora na Rede social, ela diz que os professores efetivos da zona rural são sempre os últimos a receber o pagamento, âOs professores da zona rural efetivos são sempre os últimos a receberem o pagamento, já os contratados coitados! esses aí ainda ficam em situação pior, se a gente  que é efetivo eles não pagam", reclamou.

Outro professor, que não quis se identificar, disse que todo mês atrasa, e que ainda não recebeu.âO meu salario sempre atrasa. Isso é um transtorno, porque gastamos o que não temos, agente é pai de família e contamos com esse dinheiro para sobreviver", argumentou.

Outro Lado

Imagem de Divulgação

Por telefone, a Secretaria de educação do município, Karla Oliveira, explicou que a denuncia não procede, pois a lei permite pagar até o quinto dia útil, mas que a situação deve ser resolvida até esta sexta-feira (07).

âEssa denuncia não procede, temos até o quinto dia útil do mês subsequente para pagarmos os salários, de acordo com a lei. O que corresponde ao dia 07 de novembro", disse.


Wilton veras â Direto da Redação

29 de outubro de 2014

Possivel nome para eleição da Câmara Municipal de Luís correia

atenções agora serão voltadas para a eleição da presidência da Câmara Municipal de Luís Correia.

Passado as eleições presidenciais, o vereador Mirialdo Mota (PPS-foto) diz que suas atenções agora serão voltadas para a eleição da presidência da Câmara Municipal de Luís Correia. Mirialdo, diz esta conversando com os colegas vereadores.

Vereador Mirialdo Mota/Na defesa dos músicos da banda municipal
Foto: Portal do Binkaca

âEm relação a presidência da câmara, coloco meu nome a disposição da presidência da câmara para disputar  as eleições, estamos trabalhando e tendo um bom senso  com os colegas vereadores em relação a todos, porque na gestão passada elegemos a vereadora Francilda, todos nós votamos por unanimidade na vereadora Francilda sem questões de lado ou oposição, e acredito que também vai acontecer nessas eleições acho que vai haver um bom senso, e meu nome está cotado para ser o presidenteâ, Afirmou o vereador.

Perguntado pela nossa reportagem se seria possível pré-candidato a prefeito de Luís correia em 2016, o vereador salientou que esse comentário é levado às ruas pelo povo. âEsse é um comentário, do povo! à o povo que coloca na rua e nos que somos políticos, nada é impossível, quem sabe se no decorre da jornada o nosso nome for bom, quem sabe agente pode disputar um chapa majoritárioâ. Ressaltou

Na sessão desta quarta-feira, 29 de outubro o vereador requereu ao poder executivo a reforma do chafariz do povoado Bezerro Morto, zona rural do município de Luís correia, que segundo ele é um pedido dos moradores daquela localidade, o requerimento foi aprovado por unanimidade e segue para o executivo municipal.

Wilton Veras para o Portal O Dia

17 de outubro de 2014

Associação Comercial e COOTAXI vão acionar MP de Luís correia

"É passada da hora de tomarmos atitudes de efeito que façam a Prefeita Adriane Prado entender que Luís Correia não é o quintal da sua casa, portanto, as regra hão de ser cumpridas", Disse o Presidente.

Quem precisa viajar se depara com uma imagem desoladora, a de um prédio sujo, banheiro sem âfuncionamentoâ e até sem água para beber e lavar as mãos. Com a situação ninguém pode usufruir de um banheiro limpo, com papel higiênico e sabonete. O prédio, com ares de lugar abandonado, é o espaço onde funciona o Terminal Rodoviário da cidade de Luís Correia.

Ontem dia 16, a Associação Comercial, que tem como presidente o empresário Paulo Afonso, juntamente com o presidente da COOTAXI â Litoral, Nonato Elói, fizeram uma vistoria no Terminal Rodoviário de Luís Correia e constataram o total abandono do Terminal pela Administração Pública Municipal.

Segundo o presidente da Associação Comercial vai acionar em conjunto com a COOTAXI â Litoral o Ministério Público, na pessoa do Promotor Público Dr. Galeno e pedir providências cabíveis ao órgão perante a Prefeitura Municipal.

Para o Presidente da ACI-LC Paulo Afonso, é hora de tomar atitude e fazer algo que faça a prefeita municipal entender que a cidade não é o quintal da sua residência. "à passada da hora de tomarmos atitudes de efeito que façam a Prefeita Adriane Prado entender que Luís Correia não é o quintal da sua casa, portanto, as regra hão de ser cumpridas", Disse o Presidente.

Mas me assustei com o descaso e a inoperância ali existente, pois se tivéssemos uma Vigilância Sanitária atuante, com certeza aquele local já estaria interditado para garantir no mínimo a saúde pública.

âMeses atrais fizeram uma pintura é o que eles chamam de reformaâ. Comentou o presidente da COOTAXI - LITORAL

Os Banheiros estão com a tubulação de água quebrada, faltando aparelhos nos vasos sanitários, paredes imundas, foças estouradas pias sem tubulação e há muito tempo sem torneiras, imagino que os usuários do referido estabelecimento devem fazer âuso do buracoâ existente.

Fico imaginando se na Rodoviária de Luís Correia, passa diariamente dezenas de pessoas e veem o descaso que eu vi nessas fotos, não se preocupa a digníssima prefeita municipal com a imagem de descaso e omissão que passa para as pessoas que passão por Luís Correia. As fotos falam por si.

Por Wilton Veras para o Portal O Dia

14 de outubro de 2014

Falta de pagamento deixa 200 alunos sem transporte escolar em Luís correia

Alunos sem aulas

Cerca de 200 adolescentes não vão para a escola por mais de 10 em Luís correias, na Zona rural. Segundo a estudante, Nathaly Gomes, os estudantes foram impossibilitados de se deslocar porque o proprietário dos ônibus suspendeu a prestação do serviço devido à falta de pagamento.


Seja de ônibus, van ou até bicicleta, todo estudante da Educação Básica que mora em área rural ou distante de sua escola tem direito ao transporte gratuito e de qualidade de acordo com os artigos 10 e 11 da constituição. Porém, não é o que vem acontecendo nos últimos dias com os alunos da zona rural de Luís correia.

Alunos que utilizam transporte escolar a pouco mais de 10 dias estão sem ir pra escola por falta do transporte escolar. Além disso, os veículos utilizados para o transporte escolar em área rural comprometem a segurança e a qualidade do serviço oferecido, que segundo uma aluna apenas um ônibus do programa caminho da escola esta transportando alunos de 7 comunidades rurais.

Para piorar, a qualidade das estradas botam em risco os alunos.  âÃs vezes vem uns por cima dos outros, agente tem medo do ônibus vira nessas estradasâ Disse Nathaly Gomes.

âO dono do ônibus alegou que não tinha mais condições de arcar com as despesas do deslocamento porque está sem receber seu pagamento. Como o município é responsável pelo transporte municipal e da rede estadual de ensino a prefeitura tem que pagar os donos de ônibus, mas o dono do ônibus disse que a prefeitura municipal não faz o pagamento do serviçoâ, disse Nathaly Gomes.

Ajuda Federal

O governo federal, por meio do FNDE, mantém dois programas destinados ao transporte escolar: o Pnate e o Caminho da Escola. O primeiro consiste em recursos pagos aos estados e municípios para que custeiem despesas diversas, como consertos mecânicos, compra de combustível ou terceirização do serviço de transporte escolar.  A transferência de recursos é realizada de forma automática a partir da informação, no Censo Escolar, da existência de alunos da zona rural que utilizem transporte escolar. Já o Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares.

Outro lado

A reportagem o blogwiltonveras.com, tentou entra em contato com a secretaria de educação, mais até o fechamento dessa matéria não tivemos resultados.

Por Wilton Veras para o Portal O Dia.

01 de outubro de 2014

Repórter da Tv Bandeirante afirmou que o Blogueiro pediu dinheiro

Segundo a repórter ele teria pedido dinheiro para filmar com exclusividade

Nesta Quarta-feira (01/10), o BlogWiltonVeras.com, teve acesso com exclusividade ao videio que a repórter da Tv Bandeirante afirmou que o Blogueiro, pediu dinheiro ao repórter para filmar as âMeninas da Lataâ. Daniel ao ver a presença da nossa equipe ficou meio tenso âCara, eu tive contato com a Record, e trouxe-os aqui. Tem um vizinho que está querendo ganhar dinheiro com essas meninas, até o conselho veio aquiâ.

Segundo Sandoclei, o responsável por posta o videio das meninas no Facebook, comenta no vídeo que o blogueiro, teria dito que a Rede Record de televisão iria dar âcasa, isso e aquiloâ, não existe isso todas as emissoras tem que filmar e fiquei chateado com o conselho tutelar, o oque importa pra eles? à o melhor pra elas! âNão importa se é Emissora A, B ou C.â, disse.

Jornalista diz: Pode dizer, ele pediu dinheiro!

Confira o Vídeo: Click Aqui! 

Repórter confirma: âPoder falar, realmente Eu, da bandeirante falei, que ele pediu dinheiroâ com base em documentos recebidos de fontes. O blog reproduziu partes de do vídeo se referem ao Blogueiro. Em uma das falas, há trecho do vídeo que diz, âO Daniel cobrou dinheiroâ. Para ter exclusividade para filmar as Meninas da lata.

A repórter explicou que ja trabalhou nesse programa da Record, e eles não iriam dar nada pra elas, Nem essa bateria que agente deu. A repórter afirmou que se fosse o programa do Gugu Liberato, ai sim1 ele daria tudo âCasa, brinquedos e tudoâ, quanto mais emissoras filmar, melhor pra elas.

Briga

 âEsse cara é o mais mal caráter que já viâ, disse a esposa do Sandoclei, em referência ao blogueiro que estava hoje acompanhado as filmagens da Rede Record.

A filha do vizinho das Meninas da Lata Joyslene, tem outra versão. Segundo ela diz que quem esta cuidando das meninas é seu pai (Roberto) de graça por ser fã e para ajudá-los por que eles passam momento difícil. A filha de Roberto, Joyslene criticou o blogueiro que segundo ela esta usando as meninas, Ele vem com as tvs, sem avisa pra gente. âMeu pai nunca cobrou nada, nem gasolina no carro dele, ele não quisâ, disse.

 Por Wilton Veras â Direto para o Portal O Dia

10 de setembro de 2014

Cootaxi Litoral realiza culminância no Hospital Municipal de Luis Correia

A ação intitulada de COOPERSAÚDE foi desenvolvida durante os dias 01, 02, 03, 04,05,06 de setembro

A COOTAXI LITORAL realizou nos dias 01 e 06/09. O Dia C â Dia de Cooperar. Neste dia cooperados, colaboradores, fornecedores, parceiros do Programa COOPERSAÃDE, vivenciarão um dos valores do cooperativismo, a solidariedade, através da frota de carros. A Ação intitulada de COOPERSAÃDE foi desenvolvida durante os dias 01, 02, 03, 04,05,05 de setembro, tendo sua culminância no dia 06, no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição , no período de 8h às 12h, onde foram disponibilizaram o transporte para a  comunidade.

O dia C é uma iniciativa do Sistema OCB, que teve origem no Sistema OCEMG em 2009 e em 2014 estará contemplando 21 estados brasileiros. No Piauí estar sendo acompanhado e coordenado pelo Sistema OCB/SESCOOP.

O Projeto apresentado pela COOTAXI LITORAL, contou com aceitação dos cooperados, colaboradores, familiares e parceiros, que esperançosos contam, que todas as ações culminem com o DIA C.

Por Wilton veras â Para o Portal O Dia.