• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Luís Correia

20 de fevereiro de 2014

Senador João Vircente se reune com vereador Cabelo Duro

Durante a reunião o senador garantiu que vai pensar em uma emenda federal, Juntamente com o Deputado Federal Márlon Sampaio.

Vereador Cabelo Duro (PSB) participou nesta Terça-feira (18) de uma reunião política em Teresina com o Senador João Vicente Claudino e o Deputado Federal Márlon Sampaio.

Na oportunidade, a comitiva composta pelo Vereador Cabelo Duro, Prefeitos municipais, além de diversas lideranças políticas de municípios da região, se reunirão com o Senador João Vicente.

Em conversa com o Senador, o vereador Cabelo Duro, comentou sobre a pavimentação asfáltica da grande região do brejinho que há muito tempo vem sendo prometido pelo governador Wilson Martins.

Cabelo Duro considerou que a pavimentação asfáltica da região do Brejinho é estrema importância para a cidade. âLuis Correia precisa de obras para o desenvolvimento do município, há muito tempo esse asfalto vem sendo prometido por políticos e quando passa a eleição, esquecem do que prometeram.â, comentou.

Durante a reunião o senador garantiu que vai pensar em uma emenda federal, Juntamente com o Deputado Federal Márlon Sampaio.


Ascom â Vereador Cabelo Duro

Chapa 2 – inova CRO-PI fará reunião nesta quarta (19) em Parnaíba

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, logo mais às 19h30min, na “Churrascaria Lourival”, haverá nova reunião com a participação de integrantes da Chapa 2 – INOVA CRO/PI

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, logo mais às 19h30min, na âChurrascaria Lourivalâ, haverá nova reunião com a participação de integrantes da Chapa 2 â INOVA CRO/PI que conta com o apoio da maioria dos profissionais de Parnaíba/PI. Dr. Menandro, Dr Tiago Galvão e Dr. Júlio Cravinhos estarão presentes ao encontro.

Administrar de forma participativa e democrática. Esse é o propósito da Chapa 2 â INOVA, que irá concorrer as eleições para nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia â CRO/PI, no dia 15 de março de 2014.

Para tanto, o grupo que é formado por cirurgiões-dentistas atuantes no setor público e privado, está buscando o apoio e sugestões da categoria da capital e do interior do Estado.  No último no sábado (15), o cirurgião-dentista Darklilson Santos, que já garantiu o seu apoio à Chapa 2 â INOVA CRO/PI, se reuniu com os seus colegas de profissão do município de Parnaíba/PI.

Reunião realizada dia 15 em Parnaíba

Durante a reunião, Darklilson Santos falou sobre as propostas da Chapa 2 â INOVA CRO/PI, principalmente, a que se refere a defesa dos projetos de interesse da categoria. âO Conselho é uma entidade de classe que também pode, e deve, lutar pelo reconhecimento do profissional, por melhorias salariais e boas condições de trabalhoâ, afirma o cirurgião-dentista acrescentando que, dentro dessa proposta está a luta por um piso salarial digno e pela obrigatoriedade da presença do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Reunião realizada dia 15 em Parnaíba

Na ocasião, os colegas declararam que apóiam a chapa 2 - INOVA CRO/PI e demonstraram que, o desejo por mudanças é de todos os profissionais piauienses. âAs propostas são boas e acredito que serão colocadas em pratica, pois esse grupo é comprometidoâ, declarou o cirurgião-dentista Pedro Júnior. 

Outra reunião já ficou agendada para a próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro as 19:30, na âChurrascaria Lourivalâ, com a participação de integrantes da Chapa 2 â INOVA CRO/PI. Todos os Cirurgiões-Dentistas são convidados a participar.


 Com informações da AsCom

10 de fevereiro de 2014

Justiça suspende os efeitos do decreto que anulava o concurso publico de 2010

A decisão da Justiça em suspender os efeitos do decreto Municipal de número 046/2013, assinado pela Senhora Adriane Prado, atual gestora de Luís Correia, foi a primeira vitória dos servidores municipais concursados.

 

A prefeita Municipal de Luís Correia, Adriane Prado, baseada em suas próprias convicções de que o concurso realizado em 2010, estava eivado de irregularidade, resolveu  através do decreto nº 046/2013, anular o concurso público realizado pelo gestor público anterior. Segundo ela a anulação foi fundamentada em princípios constitucionais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Entretanto, a prefeita Municipal assegurou a permanência de todos os empossados, para assegurar os serviços à população de Luís Correia. E aí vem o problema e a confusão que gerou com esse decreto, que até hoje muitos não souberam interpretar, devidos as inúmeras duvidas, originadas. Com o decreto a prefeita anulou somente o concurso? E seus efeitos foram também anulados? Ou os efeitos do decreto passariam a ter validade a partir de sua assinatura? Os aprovados no concurso que tomaram posse e estão exercendo seus cargos regularmente, como ficaria essa situação? E os aprovados que esperam ainda hoje serem chamados a exercerem seus cargos, qual a solução para essas pessoas? Essas e muitas outras questões não foram respondidas pela gestora municipal, deixando muitas dúvidas e incertezas a cerca desse concurso.

Muitos argumentam que o concurso foi amplamente divulgado, seguiram vários passos, desde as inscrições dos candidatos, realização das provas, divulgação dos resultados, publicação dos aprovados, posse de muitos que foram aprovados, prazos para contestação do resultado, etc. Lembrando que o concurso foi realizado em 2010 e não houve contestação e nem pedido de impugnação do concurso, por nenhum cidadão de Luís Correia. E, muitos não sabem o porquê, de somente 3(três) anos depois, aparecer um decreto de anulação do concurso públicos. Quem errou não sabemos, nem sabemos se houve irregularidade, o que sabemos é que inúmeras pessoas que foram aprovadas, devido seus méritos, não podem ter seus direitos burlado, violado, por interesse político de quem quer que seja. 

Os servidos municipais e demais aprovados no concurso, vítimas do decreto, sem saber de seus destinos, pediram então intervenção do poder judiciário, que tem poder de julgar os litígios de nossa sociedade. A princípio vem a batalha judicial para se saber quem tem razão ou quem tem mais argumentos que possam fundamentar suas convicções, no âmbito judicial. De um lado a prefeita querendo anular o concurso público; do outro, os servidores que já tomaram posse e aprovados que aguardam serem chamados.  No meio do litígio, o poder judiciário que foi chamado a intervir para fazer justiça e fundamentar suas decisões  a luz da constituição federal e do ordenamento jurídico de nosso país.

O resultado foi anunciado na última quinta-feira (06/02), onde por meio de Tutela Antecipada, assinada e deferida pelo do Desembargador José Ribamar Oliveira, suspendendo os efeitos do decreto municipal 046/2013 e determinando a imediata reintegração dos servidores aos seus respectivos cargos ocupados na Administração Pública Municipal por força de aprovação em concurso público.

Alguns questionamentos merecem atenção; ao fazer o decreto a atual gestora agiu na legalidade ou ilegalidade? Qual é o limite da administração pública em poder legislar com decreto? Qual o poder de autotutela da administração publica em anular seus próprios atos quando eivados de irregularidade?. Nos fundamentos da decisão, do agravo de instrumento, a compreensão é claro no sentido deesclarecer que o decreto não tem legalidade se não for precedido de processo administrativo de modo a possibilitar o exercício do contraditório e da ampla defesa pela parte atingida. Fato que não aconteceu no presente caso. 

A decisão da Justiça em suspender os efeitos do decreto Municipal de número 046/2013,  assinadopela Senhora Adriane Prado, atual gestora  de Luís Correia, foi a primeira vitória dos servidores municipais concursados. Com a decisão da justiça abre um precedente para os aprovados no concurso e que ainda não foram empossados, poderem demandar ações judiciais para garantir seus direitos de serem investidos nos respectivos cargos dos quais foram aprovados. 

Em relação aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; são princípios básicos, que temos que sonhar que  sejam a essência da vida e da ação que deve nortear todo administrador  e a administração publica.Significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido.

  Veja a decisão do desembargador - Relator




06 de janeiro de 2014

Ex-Prefeito de Luís Correia participa de cerimônia de casamento evangélico

Participaram da festa, evangélicos de várias localidades, que são da Igreja Assembleia de Deus.

O casamento ocorreu na Cidade de Luis Correia que aconteceu na igreja Assembleia de Deus, que ficou lotado de convidados, dentre eles, o Ex-prefeito Kim do caranguejo; e a esposa Eulilia Galeno. Também marcou presença na festa que reuniu muitos evangélicos que ficaram felizes com a presença do Ex-prefeito Kim, na festa, que em segunda foi servido um saboroso almoço na casa dos noivos. 





 



 

Participaram da festa, evangélicos de várias localidades, que são da Igreja Assembleia de Deus. âNós não poderíamos deixar de comparecer a essa bonita festa de casamento aqui na Assembleia de Deus, onde está presente esse grande número de amigos, pois nós fomos convidado pelos noivos e aqui viemos dar um abraço no novo casal Jeane e Jaime â, declarou o Ex-prefeito, durante o almoço em comemoração ao casamento de Jaime e Jeane.

Mais informações sobre Luís Correia Click Aqui

Por Wilton Veras/ Fotos: Wilton Veras


 

28 de dezembro de 2013

Ciptur apreende drogas, dinheiro e arma; 4 foram presos em Luís Correia.

a policia apreendeu 306 gramas de crack em pedaço sólido, mais 275 pedras prontas para a venda.

 


Uma operação desencadeada pela Companhia Independente de Policiamento Turístico-Ciptur, da cidade de Luis Correia, comandada pelo major Pacífico, realizada no início desta madrugada de sábado(28/12), prenderam em flagrante a esposa de Senegal, conhecida Teresa, e mais três pessoas associadas ao tráfico de drogas na cidade de Luis Correia.

Na operação, a policia apreendeu 306 gramas de crack em pedaço sólido, mais 275 pedras prontas para a venda, dinheiro, uma grande quantidade de semi-jóias, um revólver com 5 munições, vários celulares, uma balança de precisão, maconha e outros apetrechos característicos do tráfico de drogas.


 Presos na operação


Patricia, esposa de Senegal, estava na condição de prisão domiciliar


 Outro acusado preso na operação


 306 gramas de crack em pedaço sólido


Quantidade de maconha apreendida


 Revólver calibre 38 com 5 munições intactas em posse do grupo




 Televisores apreendidos pela polícia


Delegacia de Luis Correia no início da manhã.


Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na operação


De acordo com o major Pacífico, dois bairros de Luis Correia foram vistoriados na operação

Os nomes dos envolvidos e a matéria completa será informada ainda nesta manhã, após o procedimento criminal na delegacia de Luis Correia ordenada pelo delegado Eduardo Ferreira. 


Fonte: Portaldocatita.com

27 de dezembro de 2013

Ciptran e PRE fazem blitzen e garantem segurança no Trânsito em Luís Correia

De acordo com o major Adriano de Lucena, 30 policiais militares da Ciptran estão em Luís Correia trabalhando em parceria com 26 policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

A segurança no litoral piauiense está reforçada para as festas de virada de ano. Desde o dia 23 de dezembro, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) está na região.

De acordo com o major Adriano de Lucena, 30 policiais militares da Ciptran estão em Luís Correia trabalhando em parceria com 26 policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

âEstamos fazendo o isolamento das orlas das praias de Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro. Além disso, estamos fazendo blitzen, todos os dias, em pontos estratégicos, onde realizamos testes de alcoolemiaâ, destaca.

Major Lucena ressalta que até o momento nenhuma ocorrência foi registrada. âAté agora, está tudo tranquilo por aqui. A movimentação ainda está fraca e nossa expectativa é que não tenhamos que notificar ninguém nos próximos diasâ, comenta.

A presença da Ciptran no litoral, para o major Lucena, é de suma importância. "Além de reduzir a incidência de acidentes de trânsito, também reforça a segurança pública, evita que furtos e roubos sejam efetuados, bem como, outros crimesâ.

Fonte: Ccom
Foto: PortaldoCatita.com

Policiais militares trabalham sem remuneração no litoral do Piauí

Os Policiais Militares que vieram para o litoral estão trabalhando sem remuneração

Os Policiais Militares que vieram para o litoral do Piauí como reforço para garantir a segurança nas festas de final de ano estão trabalhando sem o pagamento das diárias. O reforço começou chegar a Luís Correia na segunda-feira (23) e depois foram informados que o pagamento sairia no dia seguinte. Agora a previsão é para a próxima segunda-feira (30).

Os policiais foram alojados na Unidade Escolar Eliana Soares, centro de Luís Correia, e na Unidade Escolar Carmosinha Martins, bairro Coqueiro da Praia. De cada escola, dois policiais foram retirados da escala de plantão para cozinhar e a prefeitura fez doações de alimentos não perecíveis para ajudar na estadia. Eles estão juntando dinheiro para comprar o restante da comida.

Os policiais ficam nas escolas porque a diária de R$ 75 não é o bastante para aluguel e alimentação e estão em situação difícil. Esta realidade se repetiu nos anos anteriores. A Associação Beneficente dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (ABEMPE) questiona se a circunstância se deve a falta de dinheiro ou deficiência de planejamento do governo do Estado.

A qualidade do trabalho pode ficar comprometido pelos empecilhos vivenciados e a natureza estressante da atividade. âO policial militar é o único profissional que trabalha fiado para o Estadoâ, lamentou Eudes Rocha, diretor de comunicação da ABEMPE. Já a presidente da associação, a Marcioneide Barbosa, soldado da Polícia Militar, vai estar nesta sexta-feira (27) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí para averiguar o motivo do atraso; pois o pagamento deve ser pago com antecipação.

Mais informações sobre Luís Correia Click Aqui 

Daniel Santos/Proparnaiba.com

Fotos: WiltonVeras


20 de dezembro de 2013

Grupo Juventude e Cidadania receber cestas doadas pela ACI de Luís Correia.

O grupo é formado por 20 jovens do Bairro Cearazinho.

O Grupo Juventude e Cidadania recebeu doação de cestas básicas. Para a campanha Natal sem Fome, a ACI de Luís Correia escolheu o Grupo para fazer a doação de cestas básicas.

A entrega das cestas o Grupo foi realizada na última quarta-feira (18/12) na pousada flores de mandacaru.

Para o representante do grupo, Wilton Veras, a doação foi muito bem-vinda e vai ajudar na Campanha do Natal. "Atendemos cerca de 40 famílias necessitadas. Por isso, temos um Grupo Atuante, e toda doação é bem-vinda", enfatizou.

As doações de cestas básicas a Famílias carentes fazem parte das ações de Responsabilidade Social da ACI de Luís Correia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas pelo grupo.

A ideia do projeto Natal Sem Fome é beneficiar todos os anos uma família diferente. A escolha da Família é feita pela Diretoria do Grupo, analisando a necessidade.


19 de dezembro de 2013

Prefeitura Abandona totalmente a Orla da Praia de Atalaia.

Cerca de 10 metros do calçadão esta coberto de areia.

Caminhar pelos calçadões da orla da praia de Atalaia se tornado uma coisa cada vez mais complicada.


Caminhar pelo calçadõ da orla da praia de atalaia se tornado uma coisa cada vez mais complicada. Em toda orla, as pessoas se arriscam, em meio às ruínas, a caminhar pelo calçadão da praia que é um dos principais cartões postal da cidade.

Falta de infraestrutura, ruas em péssimo estado e comércio em baixa são alguns dos problemas que angustiam moradores e comerciantes em Luís Correia.
A reportagem do Blogwiltonveras.com  percorreu o calçadão desde o começo da orla até o Porto e o cenário é de abandono e falta de manutenção e limpeza, pois grande parte do calçadão está deteriorado. A limpeza não existe. Próximo do restaurante Carlitus, na Praia de Atalaia, Lixo e vários urubus tomam de conta do local.


Mais adiante, poucos metros depois, uma grande duna de areia foi formada, pois cerca de 10 metros do calçadão esta coberto de areia. As pessoas que insistem ou precisam passar pelo local tem que disputar a rua com os carros.



Pequenos buracos e o calçadão deteriorado causam transtorno a quem utiliza o calçadão diariamente, quer seja para caminhada, quer seja para a prática de esportes. Próximo ao Restaurante O Darci, As imagens mostram o descaso com a praia de atalaia.






Chegando à beira da praia, além de muito lixo, tem que ultrapassar outra barreira: a da areia. Grandes partes da areia que ficam numa área próxima, já tomam de conta de todo o calçadão, além de parte da pista.

Por Wilton Veras especial para o portal O Dia.

09 de dezembro de 2013

Vereador quer instituir Dia dos Evangélicos em Luís Correia

"A cultura evangélica é uma cultura de paz e de transformação de vidas. Pode ser pregada através da palavra. Em geral, somos mais de 20% da população", alegou o Vereador.

Vereador Cabelo DuroO vereador Cabelo duro (PSB) quer instituir em Luís Correia o Dia dos Evangélicos. De acordo com a proposta, o dia passaria a integrar o calendário oficial do município e seria iniciado no dia 10 do mês de maio. âO Dia dos Evangélicos deverá constar no calendário oficial do Municípioâ, diz o artigo 2º do Projeto.

O Membro da bancada evangélica da Câmara Municipal de Luís Correia, o vereador classifica como âtrabalhos evangélicosâ apresentações musicais e teatrais feiras de âliteratura evangélicaâ, gincanas âdesportivas e intelectuaisâ e outras manifestações âque não contraponham com os princípios cristãos evangélicosâ. "A cultura evangélica é uma cultura de paz e de transformação de vidas. Pode ser pregada através da palavra. Em geral, somos mais de 20% da população", alegou o Vereador.
Cabelo Duro, de acordo com o Art. 4º do projeto autoriza que o Poder Executivo possa apoiar através de convênios igrejas evangélica em sua realização, divulgação, preservação da data.

Questionado se haveria repasse de dinheiro público para os eventos, o vereador respondeu. "Pode ter um investimento do poder público, mas o objetivo principal não é esse. Muitas pessoas não entendem isso, não compreendem que há classe evangélica precisa ser vista", defendeu.


Por Wilton Veras especial para o Portal O Dia.

Policia estoura boca de fumo em Luís Correia

"Léro" foi conduzido por uma Guarnição da Policia Militar sob o comando do Sub.Ten.Sales para Delegacia de Luís Correia onde foi autuado em flagrante.

As 23:30hs de ontem (08),policiais militares apaisana lotados na CIPTur, estouraram um ponto de comercialização de entorpecentes localizado na Rua Projetada 12 s/nº Bairro Campos em Luís Correia, A Pm já estavam monitorando o local à vários dias e ontem Pms apaisana aproximaram-se do local e pediram em compra a droga, sem perceber que se tratava de Policiais apaisana Francisco José de Souza, vulgo "Lero",46 anos que é o proprietário do ponto de vendas vendeu duas pedras de crack para os Pms que deram voz de prisão ao mesmo e ao entrarem no local acima citado encontraram 09 pedras de crack R$ 408 reais e cinquenta centavos em dinheiro,02 botijões de gás que eram comercializadas em troca de drogas, 03 Bicicletas que também eram usadas como moeda do tráfico, além de um rolo de papel alumínio que era usado para embalar as pedras de crack para comercialização "Léro" foi conduzido por uma Guarnição da Policia Militar sob o comando do Sub.Ten.Sales para Delegacia de Luís Correia onde foi autuado em flagrante.


04 de dezembro de 2013

Luís Correia: Retrato do descaso ambiental.

O caso do lixão de Luís Correia é, certamente, o mais preocupante de todos da região, mas é mais um entre os muitos erros acumulados ao longo dos anos pelo poder público no tratamento dos resíduos sólidos gerados no município.

Irresponsabilidade, comodismo, desrespeito aos cidadãos, desprezo pelo meio ambiente. Qualquer dessas expressões retratará com perfeição o comportamento das autoridades municipais de Luís Correia que, nos últimos anos, criaram, utilizaram e trataram de fazer crescer rápido o lixão que deveria ser âaterro sanitárioâ.

No município de Luís Correia, Querem transformar o Lixão no maior lixão do continente é uma espécie de bomba-relógio de poluição que ameaça todo o bairro Cearazinho. O caso do lixão de Luís Correia é, certamente, o mais preocupante de todos da região, mas é mais um entre os muitos erros acumulados ao longo dos anos pelo poder público no tratamento dos resíduos sólidos gerados no município.

A decomposição do material orgânico contido nessa montanha de lixo produz o chorume, líquido poluente de cor escura e odor nauseante, que vaza para os lenções freáticos da cidade. A decomposição desse material produz também o gás metano, um dos responsáveis pelo efeito estufa. Localizado a 4 quilômetros do centro da cidade, o lixão tornou-se uma ameaça aos moradores do bairro Cearazinho, por causa do mal cheiro e por conta de poluir os lenções freáticos do bairro.

Embora a gestão da prefeita Adriane prado, não possa ser responsabilizada pelo descaso com o lixão de Luís Correia, a atual prefeita, Adriane Prado, já poderia ter resolvido o problema, pois está no cargo desde o início de 2003. A gestão Adriane prado, poderiam apresentar o caso como um modelo de substituição de um lixão a céu aberto por um sistema moderno de aterro sanitário.

à urgente, A desativação, exigida pela necessidade de preservação ambiental e proteção da saúde da população, tornou-se exigência legal, em 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa política determina que, até 2014, todos os lixões devem ser substituídos por aterros com preparo no solo, para evitar que o lençol freático e outros recursos hídricos sejam contaminados pelo chorume, e com equipamentos para a queima do metano para a geração de energia.

Outro Lado

A redação do Blog tentou entra em contato com a Superintendente do Meio ambiente, mais não obteve resultado ate o fechamento desta matéria.

Por Wilton Veras especial para Portal O Dia.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado