• Natal
  • Policlinica
  • Motociclista
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Luís Correia

Seminário sobre Turismo Sustentável é realizado em Luís Correia.

"Gestores precisam identificar potencial turístico", diz Iracema

12/11/2013 14:13h

A deputada federal Iracema Portella participou do seminário sobre Turismo Sustentável realizado em Luís Correia pela Fundação Milton Campos, em parceria com o diretório estadual do Partido Progressista.

O evento contou com a presença do trade turístico do litoral do Piauí e de representantes de municípios da região Norte do Estado.

A parlamentar falou sobre a importância de discutir temas relacionados ao dia a dia do Piauí, para chegar a projetos e soluções que melhorem a realidade das cidades. Para o litoral do Piauí, a chave do desenvolvimento é o turismo sustentável. “Hoje em dia os partidos tem focado muito em eleições. Nós do Partido Progressista, junto com a fundação Milton Campos, estamos ouvindo a população. Nosso litoral tem um potencial gigantesco, mas que ainda não é explorado como deveria”, destacou Iracema.

Iracema revelou que de segundo o Ministério do Turismo, 123 municípios piauienses podem trabalhar com atividades turísticas. Ela frisou a necessidade de os gestores dos municípios identificarem o grau do potencial turístico das cidades que administram. “Após avaliarem a estrutura que pode ser oferecida aos visitantes, é preciso investir, seja na implantação dessa estrutura ou no aperfeiçoamento dela. É recomendável criar uma coordenação ou mesmo uma secretaria específica de turismo e, a partir daí, trabalhar pela divulgação dos atrativos da sua localidade”.

A prefeita de Luís Correia, Adriane Prado (PP), revelou que está organizando as finanças do município para poder começar a receber grandes investimentos. “Parcelamos as dívidas que a prefeitura tinha e agora estamos aptos a apresentar projetos e buscar mais recursos para o desenvolvimento do turismo e de outras áreas”, disse.

O seminário teve palestras da especialista em Educação Ambiental e Ecoturismo Adriana Girão, que é consultora do Sebrae no Ceará; do gestor do Projeto Rota das Emoções, Francisco de Assis Costa Carvalho, que falou sobre Geração de Renda e Agregação de Valor no Turismo Sustentável, e de Lucineide Sales, da Cáritas-Piauí e do Comitê Estadual de Combate à Exploração Sexual do Piauí.

Ainda este mês, do dia 25, a Fundação Milton Campos e o PP Piauí realizam um seminário sobre Formação Política em Picos, e no dia 16 de dezembro Bom Jesus receberá o seminário sobre Agronegócio.

Fonte: Fotos: Raulino Neto | Assessoria de Imprensa/Piauí
Edição: Wilton Veras
Por: Wilton Veras

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas