• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Luzilândia

25 de outubro de 2012

Luzilandense se destaca em Alagoas com projetos de inclusão cultural e social

Formada em Letras e em Pedagogia, Zuleidina Aguiar Marques é poetisa e autora de vários livros

A luzilandense Zuleidina Aguiar Marques, filha do ex-prefeito Joca Marques, e irmã do deputado Ismar, reside há muitos anos na cidade de Junqueiro, no Estado de Alagoas, onde é casada com Vicente Luiz Pereira.

Formada em Letras e em Pedagogia, Zuleidina Aguiar Marques é poetisa, autora de vários livros, e além disto, vem se destacando no Estado de Alagoas por sua atuação como Secretária Municipal de Cultura da cidade de Junqueira, pelos projetos, como o ACORDE, que, lá, vem desenvolvendo, a inclusão cultural e social, em aulas práticas e teóricas de violão para 50 alunos das escolas municipais, no contra turno escolar. Com os alunos aprendizes podendo mostrar para a comunidade um pouco do que aprenderam com as atividades didático-musicais, ministradas no Centro Cultural Manoel Pereira Filho.

O Projeto Cinema no meu Bairro, com uma vasta programação para todo o ano, também com o apoio da prefeitura municipal, e parceria com a Associação Luz Divina, cuja iniciativa tem o objetivo de proporcionar o entretenimento e a inclusão cultural às comunidades, levando à população a oportunidade de terem acesso à arte.

No período de 12 a 22 de junho de 2012, Zuleidina realizou o seu III Sarau Junino com muito forró e animação, homenageando o Centenário de Luiz Gonzaga, reunindo um público de 1.350 pessoas.
No inicio deste ano de 2012, Zuleidina gravou um disco com o título SÓ PARA TI, uma homenagem que fez a sua mãe, Dona Socorro Aguiar Marques, onde ela interpreta as musicas Como é Grande o Meu Amor Por Você, Lady Laura, de Roberto Carlos; No Dia Em Que Sai De Casa, de Zezé de Camarço & Luciano; Tú És o Maior Amor da Minha Vida, de Silvinho; Minha Mãe Minha Heroina, de Lindomar Castilho, além de uma mensagem de Homenagem as Mães, de autoria de Paulo Roberto.

Pela maneira como vem se destacando sem nunca esquecer um instantes de sua terra natal, a Colônia Luzilandense em Teresina(COLUZ) resolveu inseri-la entre os homenageados do 8° Encontro de Luzilandenses, que acontecerá no dia 09 de março de 2013. Com efeito, Zuleidina compôs um belíssimo samba com o título SALVE! SALVE! LUZILÂNDIA, que ela pretende lançar na data.

O samba SALVE! SALVE! LUZILÂNDIA por ela composto, é uma música belíssima, melodia linda, letra muito bem trabalhada, que com certeza fará muito sucesso entre os luzilandense e permanecerá assim, por muitos anos. Para se compor letras de músicas o essencial é ter inspiração e muita paciência, pois o compositor irá passar algum tempo pensando no que escrever para aquela composição e precisará de palavras e frases que se encaixe com a música e com o momento e motivo no qual ele (a) foi inspirado para escrever.

23 de outubro de 2012

Luzilandenses querem saber se nova prefeita vai ser enfaixada por atual

Ato não acontece há mais de 16 anos na cidade, relembre ex-prefeitos

Há 16 anos o povo de Luzilândia não presencia um prefeito que sai enfaixar um prefeito eleito pelo povo. A ultima vez que isso aconteceu foi em 01 de janeiro de 1997, quando o então ex-prefeito Chico Marques passou a faixa para o tio, Raimundo Marques, ambos pertencentes ao PFL da época. Depois, jamais isso se repetiu, senão vejamos:

No Ano de 2001 foi empossado como prefeito de Luzilândia o Dep. Ismar Marques(PFL), mas o Dr. Sabóia, que administrava a Cidade não compareceu para lhe enfaixar, muito embora, é bom que se diga, tenha votado em Ismar; Em 2005 o ex-prefeito José Marques(PSDB) não passou a faixa para a nova prefeita de então, Janaínna Marques(PFL); Em 2009 Janaínna foi reeleita e a faixa continuou com ela; Em 2011 o prefeito que assumiu com a cassação de Janaínna, Hyran Aguiar, ambos do PTB, não passou a faixa para o prefeito eleito pelo povo, Alberto Carvalho, este também filiado ao PTB.


Vale lembrar que ainda em 2001 o então prefeito Ismar Marques renunciou para assumir o mandato de deputado estadual e enfaixou seu irmão vice, José Marques, mas tratava-se ali da continuidade do mesmo mandato e na mesma legislatura.

Em janeiro próximo vamos nos defrontar com outra oportunidade, mas devido ao desconforto existente entre o atual prefeito Alberto Carvalho e a candidata que teve mais votos são visíveis. Por outro lado, até esta data a situação dela continua delicada, onde pesa contra sua posse uma possível "fraude eleitoral", por conta da troca de candidato fora do prazo, além da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Caso o novo Presidente da Câmara vier a assumir a chefia do poder executivo quando janeiro chegar, aí é que não veremos mesmo tal transmissão.

03 de outubro de 2012

Ema Flora vai substituir Alderico Tavares na disputa pela prefeitura

Ema Flora vai substituir Alderico Tavares na disputa pela prefeitura

Ela era candidata a vereadora e agora compõe a chapa com o vice Oliveirinha

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí de impugnar a candidatura do médico Alderico Gomes Tavares (PTB) para o cargo de prefeito de Luzilândia (230 km de Teresina) nesta segunda-feira (01), a candidata Ema Flora também do PTB é quem vai substituir o esposo da ex-prefeita Janaínna Marques na disputa pela prefeitura do município.

A decisão foi anunciado após o desembargador Haroldo Rehem dar o voto de minerva e confirmar a impugnação da candidatura do médico, que em julgamento anterior ficou empatado por 3 x 3 na corte. O processo foi julgado em duas instancias, no município e no TRE-PI.

Durante uma reunião partidária realizada na noite desta terça-feira (02) na fazenda Caiçarinha, zona rural de Luzilândia ficou decidido após consenso de váriasd lideranças políticas o lançamento da candidatura da petebista Ema Flora ao cargo de prefeita. A nova chapa ficara encabeçada por Ema Flora, do PTB, e como vice continua o candidato Oliveirinha.

Entenda o caso:

A cassação se deu pelo fato de o candidato ser esposo da ex-prefeita Janaína Marques, cassada em 2009 pela justiça eleitoral sob a acusação de ser prefeita itinerante. Alderico (PTB) e teve o pedido de impugnação feito pelo candidato concorrente Hyran Aguiar do PSD por entender que o mesmo estaria enquadrado na inelegibilidade reflexa.

O desembargador afirmou que tomou a decisão baseado na jurisprudência da união estável, porque em seu entendimento, embora a ex-prefeita não fosse mais prefeita quando se casou, ela poderia tentar retornar ao cargo para o qual já havia sido eleita por dois mandatos, como aconteceu em outros municípios.

12 de setembro de 2012

Assessoria de Alderico afirma que o mesmo não foi cassado pelo TRE

Assessoria de Alderico afirma que o mesmo não foi cassado pelo TRE

Candidato segue campanha em Luzilândia enquanto aguarda resultado no TRE

ESCLARECIMENTO:

A assessoria do candidato a prefeito de Luzilandia, Dr. Alderico (PTB), e vice Oliveirinha (PP) entrou em contato com O DIA para esclarecer que os mesmos não tiveram a candidatura cassada pelo TRE, como noticiado em vários veículos de comunicação.

Todos os eventos de campanha da coligacao "A Forca do Povo Continua" continuam ocorrendo dentro do planejado e com participacao popular, além da presença de lideranças politicas.

Confiante na Justica Eleitoral piauiense, a coordenação de campanha de Dr Alderico aguarda, portanto, a manifestação do TRE quanto ao recurso impetrado contra a decisao do Juiz do municipio.O médico Alderico Gomes Tavares que teve seu o pedido de registro de candidatura a prefeito de Luzilândia indeferido pelo MM. Juiz Eleitoral da 27ª Zona Eleitoral, interpôs Recurso Ordinário para continuar na campanha eleitoral e o processo segue em segredo de justiça.

TRE JÁ DISTRIBUIU RECURSO DE CANDIDATURA A PREFEITO DE LUZILÂNDIA

O médico Alderico Gomes Tavares que teve seu o pedido de registro de candidatura a prefeito de Luzilândia indeferido pelo MM. Juiz Eleitoral da 27ª Zona Eleitoral, interpôs Recurso Ordinário para continuar na campanha eleitoral e o processo segue em segredo de justiça.

Depois de juntadas, ainda na 27ª Zona Eleitoral, as contra-razões apresentadas pelas duas coligações adversárias (Hyran e Jaqueline), o processo subiu para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) onde foi autuado sob numero - RCAND nº 134-19.2012.6.18.0027, e distribuído para o JUIZ JOÃO GABRIEL FURTADO. Logo a seguir, o processo foi encaminhado para vistas da Procuradoria Regional Eleitoral, onde foi recebido às 17:05h.

VEJA O PROCESSO NO DIVULGACAND

09 de setembro de 2012

Escolas realizam grande desfile de 7 de setembro em Luzilândia

O ato cívico destacou momentos da história da independência

Luzilândia celebrou na ultima sexta-feira um grande desfiles de Sete de Setembro. Escolas do Estado, do município e particulares, além de alunos dos projetos sociais se reuniram para celebrar o dia da Independência do Brasil de Portugal. O ato cívico, comandado pela Escolinha Disneylândia, destacou momentos da história da independência do Brasil e relembrou personalidades de Luzilândia e da história do país. Alunos da AABB Comunidade e da APAE também participaram do desfile e fizeram bonito pelas ruas da cidade.

A professora Glorismar, Diretora da Escolinha Disneylândia, escola particular que teve a iniciativa de resgatar em 2011 os desfiles de sete de setembro, se declarou realizada com o resultado do evento "Nós que fazemos a escolinha Disneylândia achamos essa necessidade de comemorar essa data tão importante, no ano passado saiu só a Escolinha, mas esse ano as escolas do Estado e do Município aceitaram o convite, todos os professores estão de parabéns, no próximo ano esperamos que mais escolas participem e que o desfile seja ainda mais bonito", diz.Para a Professora Raquel Mesquita, o exemplo dado pela Escolinha Disneylândia deveria ser retomado pelo poder executivo municipal que antigamente assumia o papel de apoiar e motivar as escolas a celebrarem a história do Brasil, "antigamente esse papel de incentivar era do poder público, hoje as escolas do munícipio estão participando com cooperação da comunidade escolar, com o dinheiro saindo do bolso dos próprios alunos", diz.

O desfile percorreu as principais ruas da cidade e na Praça João José Filho foi feito o hasteamento das bandeiras. A Bandeira Nacional foi feita pelo comerciante membro da Maçonaria Luís Garcez. A bandeira de Luzilândia foi feito pela Secretaria de Educação do Município Regina Coeli, que na cerimônia representava o Prefeito do município Alberto Carvalho, que não esteve presente devido problemas de saúde na família, e a bandeira do Piauí foi hasteada pelo Capitão Saraiva.

Numa demonstração de suposto abandono da cidade, o prefeito de Luzilândia, Alberto Carvalho, sequer hasteou a bandeira e há dias não é visto na cidade, segundo moradores do município. Se verdade, não deixa de ser mais uma realidade abominável vivida pela comunidade.

Participaram do desfile:

Viatura de Policia
Escolinha Disneylândia ( a maior caravana)
Creche vovó Lilica
APAE
AABB Comunidade
Escola Municipal Mundica Pimentel
Escola Padre Jonas Pinto
Escola Estadual Sete de Setembro
Unidade Escolar Francisco Carvalho
Unidade Escolar João de Assis Marques
Unidade Escolar João Francisco
Unidade Escolar Cleonice Telles
Unidade Escolar Luis Teixeira
Unidade Escolar Luis Teixeira anexo I- Capim Grosso e anexo II- Extremas
Igreja Adventista
Guarda Municipal

05 de setembro de 2012

Agricultores acompanham beneficiamento de caju

. A atividade faz parte das metas da Chamada Pública 101

Cerca de 200 agricultores do município de Luzilândia acompanharam, neste fim de semana, o processo de beneficiamento do caju. A atividade, coordenada pelo escritório regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), contemplou agricultores de 10 comunidades do município. A atividade faz parte das metas da Chamada Pública 101, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o território.

Dentro da Programação do "Dia de Campo" os agricultores participaram de oficinas comandadas por agrônomos e técnicos que passaram informações desde a abertura e adubação da cova, espaçamento, tratos culturais e fitossanitários, colheitas a processamento da polpa que vai desde o processo de como fazer a cajuína, industrialização da polpa, de como fazer o doce, rapadura e outros produtos da polpa do caju.

A extensionista social da Emater, Marcia Mendes, explica que a Chamada Pública 101 é uma nova modalidade de extensão rural, porque trabalha não somente a questão econômica. "O diferencial é que a gente trabalha a família do agricultor, considera a unidade de produção como todo, onde a mulher e os filhos jovens também são parte dessa geração de renda não visando apenas o processo econômico, mas também visando o aspecto social e cultural", afirma.

O técnico agrícola Antônio de Pádua explica que dentro do processo que se estende a visita às famílias e palestras nas comunidades os agricultores são incentivados e auxiliados a ter acesso às politicas de mercado, no intuito de potencializar a produção agrícola familiar como o Programa Nacional de Aquisição de Alimento- PAA .

"Nós como técnicos também incentivamos os agricultores para que tenham acesso a essas politicas publicas do governo federal que dão suporte a essas unidades, para isso eles precisam se organizar e conhecer essas oportunidades, é claro que eles não vão deixar de plantar o arroz, o feijão, a mandioca, mas precisam enxergar outras potencialidades que possam gerar renda", afirma.

03 de setembro de 2012

Atentado a bala em Luzilândia preocupa candidato Hiran Aguiar

A polícia foi acionada para investigar e o clima na cidade é tenso

O final da tarde deste sábado, dia 1º de setembro, foi tenso em Luzilândia. Tudo por conta de um atentado que ocorreu por volta das 18h30min, na chácara de propriedade do candidato a prefeito pelo PSD, Hiran Aguiar, que quase culminou com a morte do caseiro, que escapou ileso da tentativa de homicídio que teria sido perpetrada por dois homens, ainda não identificados. A polícia foi acionada e empreende diligência no sentido de prender os autores.

A informação foi prestada pela assessoria jurídica do candidato no qual garante que Hiran nada sofreu, e que no momento da ação dos dois homens, o postulante ao cargo de prefeito estava em campanha no interior do município, em companhia de sua vice e do advogado José Teles Veras. Há marca de tiro na parede da residência do candidato. Segundo o caseiro, os dois homens estariam agachados em uma mata que fica ao lado da entrada da chácara, e quando o avistaram, foram logo disparando.

A polícia foi então acionada e teria visto uma motocicleta em alta velocidade descer o morro do Alave, onde fica localizada a residência de Hiran, próxima às torres de TV do município. A assessoria vê no caso uma motivação política para o atentado, já que outra motivação não existiria. O ex-prefeito passa bem e espera providências da polícia, que já investiga o caso. Há notícias que nos últimos dias muitas pessoas estranhas e que não seriam da cidade começaram a ser notadas no município. O clima na cidade é tenso.

31 de agosto de 2012

Juíz nega registro de candidatura do PTB em Luzilândia

Hoje é o último dia para os candidatos verificarem seus nomes e fotografias na urna eletrônica

O Juiz Eleitoral de Luzilândia proferiu o resultado do julgamento da ação de impugnação da candidatura a prefeito de Luzilândia do médico maranhense ALDERICO GOMES TAVARES, pela coligação "A força do povo continua" formada por PP / PTB / PSL.

O pedido do registro foi negado pelo fato de ter ficado provado a união conjugal com a ex-prefeita Janainna Pinto Marques, fato que configuraria o terceiro mandato consecutivo da mesma clã familiar, o que é vedado por lei.

A decisão atinge a chapa Alderico / Oliveirinha, porque o Art. 50 da Resolução 23373 diz que os processos dos candidatos a eleição majoritária deverão ser julgados conjuntamente, com exame individualizado de cada uma das candidaturas (prefeito e vice) e o registro da chapa somente será deferido se ambos os candidatos forem considerados aptos, não podendo ser deferido o registro sob condição. No parágrafo único do mesmo artigo, diz que, se o juiz eleitoral indeferir o registro da chapa, deverá especificar qual dos candidatos não preenche as exigências legais e apontar o óbice existente, podendo o candidato, o partido político ou a coligação por sua conta e risco, recorrer da decisão ou, desde logo indicar substituto ao candidato que não for considerado apto, na forma dos Arts. 67 e 68 da Resolução.

Hoje é o último dia para os candidatos verificarem seus nomes e fotografias na urna eletrônica.
Apenas as pessoas de JAQUELINE AGUIAR DE CARVALHO (PSB) e HIRAN FERREIRA DE AGUIAR (PSD) continuam candidatos a prefeito de Luzilândia.