• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Luzilândia

Escolas realizam grande desfile de 7 de setembro em Luzilândia

O ato cívico destacou momentos da história da independência

09/09/2012 10:08h

Luzilândia celebrou na ultima sexta-feira um grande desfiles de Sete de Setembro. Escolas do Estado, do município e particulares, além de alunos dos projetos sociais se reuniram para celebrar o dia da Independência do Brasil de Portugal. O ato cívico, comandado pela Escolinha Disneylândia, destacou momentos da história da independência do Brasil e relembrou personalidades de Luzilândia e da história do país. Alunos da AABB Comunidade e da APAE também participaram do desfile e fizeram bonito pelas ruas da cidade.

A professora Glorismar, Diretora da Escolinha Disneylândia, escola particular que teve a iniciativa de resgatar em 2011 os desfiles de sete de setembro, se declarou realizada com o resultado do evento "Nós que fazemos a escolinha Disneylândia achamos essa necessidade de comemorar essa data tão importante, no ano passado saiu só a Escolinha, mas esse ano as escolas do Estado e do Município aceitaram o convite, todos os professores estão de parabéns, no próximo ano esperamos que mais escolas participem e que o desfile seja ainda mais bonito", diz.Para a Professora Raquel Mesquita, o exemplo dado pela Escolinha Disneylândia deveria ser retomado pelo poder executivo municipal que antigamente assumia o papel de apoiar e motivar as escolas a celebrarem a história do Brasil, "antigamente esse papel de incentivar era do poder público, hoje as escolas do munícipio estão participando com cooperação da comunidade escolar, com o dinheiro saindo do bolso dos próprios alunos", diz.

O desfile percorreu as principais ruas da cidade e na Praça João José Filho foi feito o hasteamento das bandeiras. A Bandeira Nacional foi feita pelo comerciante membro da Maçonaria Luís Garcez. A bandeira de Luzilândia foi feito pela Secretaria de Educação do Município Regina Coeli, que na cerimônia representava o Prefeito do município Alberto Carvalho, que não esteve presente devido problemas de saúde na família, e a bandeira do Piauí foi hasteada pelo Capitão Saraiva.

Numa demonstração de suposto abandono da cidade, o prefeito de Luzilândia, Alberto Carvalho, sequer hasteou a bandeira e há dias não é visto na cidade, segundo moradores do município. Se verdade, não deixa de ser mais uma realidade abominável vivida pela comunidade.

Participaram do desfile:

Viatura de Policia
Escolinha Disneylândia ( a maior caravana)
Creche vovó Lilica
APAE
AABB Comunidade
Escola Municipal Mundica Pimentel
Escola Padre Jonas Pinto
Escola Estadual Sete de Setembro
Unidade Escolar Francisco Carvalho
Unidade Escolar João de Assis Marques
Unidade Escolar João Francisco
Unidade Escolar Cleonice Telles
Unidade Escolar Luis Teixeira
Unidade Escolar Luis Teixeira anexo I- Capim Grosso e anexo II- Extremas
Igreja Adventista
Guarda Municipal

Fonte: Luzilandia Piaui
Por: Geysa Silva (Redao O DIA)

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas