• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Miguel Alves

21 de setembro de 2015

19 de setembro de 2015

Festejos de Miguel Alves começam neste sábado

Festejos de Miguel Alves começam neste sábado

Uma intensa programação marcará os festejos em homenagem a São Miguel Arcanjo, padroeiro de Miguel Alves. As comemorações iniciam no sábado (19), às 5 horas da manhã, e encerram no dia 29 de setembro, dia do Arcanjo.

Na manhã do dia 19, a população participa da Alvorada dos Sinos, Oração de Abertura, confissões e adorações ao Santíssimo na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Durante as nove noites de festejos, grupos da Igreja darão prosseguimento à programação religiosa nas comunidades do município, passando por mais de 100 localidades.

Também no primeiro dia de festejos, haverá um passeio ciclístico pelas ruas da cidade e café da manhã na Praça de Eventos.Diariamente acontecerão os tradicionais leilões, após a Santa Missa.

De acordo com a prefeita Salete Rêgo, a programação agradará a todos os públicos. “Elaboramos tudo com muito carinho, uma programação completa, com atividades físicas, exposições, oficinas, apresentações culturais e shows”, afirma.

Na manhã da segunda-feira (28), penúltimo dia de festejos, acontecerá a tradicional Missa do Vaqueiro, com saída na Igreja Matriz, às 9h, após um café da manhã especial para eles.

As atrações musicais são as mais aguardadas pelos miguelalvenses. Toda a população se reunirá na praça de eventos dos festejos, no dia 28 de setembro, para aproveitar grandes shows com a Orquestra Sanfônica e as bandas Mastruz com Leite e Farra da Gordinha, a partir das 22h.

Para que a população e visitantes desfrutem de mais segurança, a Prefeitura solicitou reforço policial durante as festividades.

Confira a programação completa dos festejos de São Miguel Arcanjo:

Dia 19/09

05h - Alvorada dos Sinos

06h - Oração de Abertura

6h15 - Passeio ciclístico pela cidade

07h - Café da manhã na Praça de Eventos

09h - Confissões e adorações ao Santíssimo

17h - Translado do Mastro, com saída na Marçal Pontes

19h - Missa Campal na Praça de Eventos

Dia 20/09

10 h - Casamentos

Dia 27/09

10h – Batizados

17h30 - Benção dos veículos

Dia 28/09

8h - Café dos Vaqueiros

9h - Missa do Vaqueiro

22h – Orquestra Sanfônica

23h – Vaqueirinho do Forró

00h – Mastruz com Leite

3h30 – Farra da Gordinha

DIA 29/09 - ENCERRAMENTO

9h - Missa Solene a São Miguel

12h - Saudação a São Miguel Arcanjo

17h – Procissão de Encerramento

19h - Encerramento e benção do Santíssimo

21h - Show de Prêmios

17 de setembro de 2015

Miguel Alves realiza feira para estimular pequeno negócio

Miguel Alves realiza feira para estimular pequeno negócio

A Prefeitura de Miguel Alves, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza a Feira “Compre do Pequeno Negócio”, de 23 a 28 de setembro, na Avenida Desembargador Simplício Mendes, ao lado da Prefeitura. A Feira tem como objetivo aproximar a população do pequeno produtor rural, gerar emprego e distribuir renda na região.

Cerca de 60 produtores devem participar da Feira. As palestras e oficinas serão ministradas pela equipe técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no auditório do Bolsa Família, localizado na sede da Prefeitura.

“É um movimento que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar do agricultor miguelalvense. Vamos ter várias oficinas e palestras, que vão falar sobre temas que interessam tanto ao pequeno produtor rural quanto à população em geral”, destaca Adauto Nascimento, secretário de Meio Ambiente de Miguel Alves.

A Feira, que está na sua primeira edição, espera um público estimado de aproximadamente mil pessoas. Cada oficina terá 30 vagas destinadas para agricultores, piscicultores e público em geral. Para o curso de culinária, 15 vagas serão destinadas para donos de pousadas, restaurantes e bares de Miguel Alves. Os interessados poderão procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, portando o CPF, das 7h30 às 15h.

No último dia da feira, quatro bandas locais e regionais farão a festa de encerramento, na praça de Eventos.

Confira a programação:

Quarta-feira (23)

9h às 11h – Palestra “Boas práticas de produção e manipulação de alimentos”

Sexta-feira (25)

9h às 11h – Oficina “Custo de produção no campo”

14h às 18h – Oficina “Gerenciamento de propriedade rural”

Sábado (26)

9h às 11h – Palestra “Aumente suas vendas com criatividade”

Domingo (27)

8h às 12h – Oficina “Cortes especiais do pescado”

8h às 18h – Exposição e comercialização de produtos

Segunda (28)

8h – Abertura da Feira

9h às 16h30 – Oficina “Culinária do pescado”

17h30 às 18h - Degustação

22h – Orquestra Sanfônica

23h – Vaqueirinho do Forró

00h – Mastruz com Leite

3h30 – Farra da Gordinha

16 de setembro de 2015

Programa digital combate evasão escolar em Miguel Alves

Programa digital combate evasão escolar em Miguel Alves

Com o intuito de combater a evasão escolar nas escolas públicas do município, a Prefeitura de Miguel Alves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando a gestão da frequência eletrônica diária dos alunos nas escolas.

Para isso, 26 escolas já foram contempladas com o Projeto Mobieduca.Me, sistema de controle desenvolvido no Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que fortalece a segurança e garante a maior permanência dos alunos em sala de aula, através da distribuição de equipamentos e kits às escolas.

Os kits são compostos por e-carteirinhas eletrônicas provisórias, lista de alunos para conferência das e-carteiras, notebook, mouse, câmera, CD de treinamento e instalação, leitor de código de barras, DVD com treinamento e vídeo conferência do projeto, informativos para serem distribuídos os pais, diretores, pedagogos e demais membros da escola, caixa coletora para as e-carteiras e termo de cessão de uso dos equipamentos nas escolas.

Para a prefeita Salete Rêgo, o projeto deve reduzir bastante os índices de evasão escolar.  “Desde a primeira semana de agosto, as primeiras escolas que receberam o projeto estão desenvolvendo a integração de pais e familiares na vida escolar, fazendo a gestão do comportamento em sala de aula”, explica.

O Mobieduca.Me é uma solução para acompanhar as escolas diariamente, com o objetivo de diminuir a evasão escolar. A carteirinha eletrônica é distribuída para os alunos, sendo obrigatória nas escolas. Ao chegar à escola, o aluno passa a carteirinha no equipamento que registra a presença e, depois de fazer uma análise, verifica os faltosos e emite um alerta através de SMS para os pais.

05 de setembro de 2015

31 de agosto de 2015

Agricultores de Miguel Alves recebem orientação sobre Cadastro Ambiental Rural

Agricultores de Miguel Alves recebem orientação sobre Cadastro Ambiental Rural

Nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Miguel Alves, região Norte do Estado, realizou um encontro destinado a orientar agricultores e proprietários de terras do município sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Cerca de 60 agricultores e proprietários compareceram à palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Marcos Willian Lopes. “Foi um momento enriquecedor para os agricultores e proprietários de nosso município, que tiveram a oportunidade de receber orientação sobre o CAR e esclarecer suas dúvidas”, afirma José Adalto do Nascimento, secretário municipal de Agricultura.

De acordo com o secretário, a previsão da gestão é que até o mês de maio de 2017 seja concluído o Cadastramento Ambiental Rural. “Estamos fazendo parceria com o Governo do Estado para realizarmos, em breve, um treinamento com os técnicos da agricultura do município, a fim de que eles mesmos façam esse cadastramento”, pontua a prefeita de Miguel Alves, Salete Rêgo.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. O cadastro consiste no levantamento de informações georreferenciais do imóvel, com delimitação das áreas de proteção permanente (APP), reserva legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

21 de agosto de 2015

Principal via de Miguel Alves começa a ser asfaltada

Principal via de Miguel Alves começa a ser asfaltada

A Avenida Marcos Furtado, principal via de Miguel Alves, já começou a ser asfaltada. A equipe de Obras da Prefeitura de Miguel Alves, a 118 km de Teresina, acompanhou início do asfaltamento.  Orçada em R$ 600 mil, a obra é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).

De acordo com a prefeita Salete Rêgo, a obra foi reivindicada junto ao governador Wellington Dias, que liberou os recursos para a execução do serviço. “A pavimentação asfáltica da Avenida Marcos Furtado é uma grande realização, viabilizada através de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em nome do povo de Miguel Alves, agradeço o governador Wellington Dias, que nos atendeu em três audiências e garantiu esta obra”, afirma Salete.

Paralelamente à colocação de asfalto na entrada da cidade, estão sendo realizados trabalhos de recuperação das estradas vicinais que cortam o município. A conclusão das obras de recuperação do trecho da estrada vicinal que liga a PI-110 até a comunidade Paiol Velho deve acontecer na próxima semana.

Além das obras nas estradas, está sendo realizado levantamento dos locais que receberão a manutenção da iluminação pública, no centro e nos bairros da cidade.

Após a conclusão dos serviços de pavimentação da Avenida Marcos Furtado, a Avenida São Miguel e o Rodoanel também serão pavimentados.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado