• e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Oeiras

20 de agosto de 2018

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo movimentou as unidades de saúde de Oeiras, no último sábado, 18. Centenas de pais aproveitaram a data para vacinar e proteger os filhos contra o retorno dessas doenças.

Os postos de saúde do município abriram das 8h às 17h para imunizar a população. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam a vacinação.

A campanha começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31, em todo o país. Em Oeiras, além da programação especial do Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde. Na zona rural do município, as ações da campanha também acontecem desde o dia 06, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As ações de imunização contaram com o apoio do Rotary Club, que realiza mundialmente atividades de combate à poliomielite.


Sarampo e Pólio

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

15 de agosto de 2018

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável na Primeira Infância em Oeiras

Um debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância marcou a abertura da Semana do Bebê nesta segunda-feira, 13, em Oeiras. A solenidade aconteceu no Cine Teatro e reuniu profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, parcerias na realização do evento, que acontece até o dia 17. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância contou com a participação de nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiros, fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Além dele, foram realizadas rodas de conversa com gestantes e lactantes, atividades recreativas e abordagem lúdica sobre a alimentação saudável com alunos de escolas municipais.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, observa que o evento faz parte do calendário oficial do município e funciona como importante política pública, desenvolvendo um conjunto de ações e atividades que visam assegurar os direitos das crianças na Primeira Infância.

“Estamos voltados durante este mês para o público infantil, intensificando ações que já acontecem dentro da rotina do município. Além das ações da Semana do Bebê, estamos abraçando a campanha Agosto Dourado, intensificamos as ações voltadas para o aleitamento materno. Durante a Semana do Bebê, estamos desenvolvendo oficinas em relação à alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de dois anos, atividades recreativas e rodas de conversa, envolvendo equipes multiprofissionais”, comenta a secretária, destacando que as atividades acontecem tanto na zona urbana quanto rural, em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Márcia Estevão, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lembra que na Semana do Bebê acontece a entrega do título de bebê-prefeito, um estratégia para estimular o parto normal e os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida. “A primeira criança que nascer entre o dia 13 e o dia 17, de parto normal, que mãe tiver feito no mínimo sete consultas de pré-natal e que seja do município de Oeiras, será o bebê-prefeito”, explica a coordenadora do NASF.

Nesta terça-feira, 14, as atividades da Semana do Bebê acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Oeiras Nova, Rodagem de Floriano, Rosário, Centro e na localidade Tamboril/Salinas, zona rural, nos CRAS I e II e na Escola Municipal Júlia Miranda, onde estão sendo realizadas rodas de conversa com equipe multiprofissional sobre aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês), oficina sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e atividades recreativas. Também estão sendo realizadas antropometrias e avaliações nutricionais. O público alvo são mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 09, a campanha ‘Liquida Oeiras’. Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas. O lançamento aconteceu no auditório da CDL/ASCOM e contou com a presença de representantes do empresariado local.

O objetivo, segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, é aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. “Demos esta nova roupagem à campanha, com sorteios semanais, que serão feitos através de links ao vivo, em algum lugar público. Pensamos no antigo Mercado Público”, pontua Carla Martins.

“É uma campanha interessante, o custo para cada empresário participar é somente de R$ 100, um valor irrisório para o cliente dele participar de nove sorteios. Toda sexta-feira, a partir de 31 de agosto serão sorteados três cheques no valor de R$ 300. Esse cheque a pessoa pode resgatar na CDL, em até sete dias corridos. E no último sorteio, na nona sexta-feira, além dos três cheque também será sorteada uma televisão de 32 polegadas”, detalha a secretária municipal de Indústria e Comércio, informando que a campanha acontecerá até 26 de outubro.

Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir os cupons da campanha, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras. De acordo com o presidente da CDL/ASCOM, Último Campos, a meta é que 220 empresas participem da campanha.

“Nossa proposta é otimizar a campanha Liquida Oeiras, que já vinha sendo desenvolvida pela, Semic, e agora com a parceria da CDL, estamos trazendo incrementos de renovação e mobilização, através da capilaridade que a CDL tem com as pessoas jurídicas, pela sua gama de associados. Nosso próximo passo é mobilizar e fazer com que a gente atinja a nota de empresas participantes. Vamos unir forças para mobilizar e fazer uma grande campanha”, comenta o presidente da CDL/ASCOM.

10 de agosto de 2018

Cidades Digitais chega e município terá acesso gratuito à internet

Cidades Digitais chega a Oeiras e município terá pontos de acesso gratuito à internet

Oeiras começou a receber nesta quinta-feira, 09, a rede de fibra óptica do programa Cidades Digitais, que tem como objetivo modernizar a gestão pública municipal, ampliar o acesso da população aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Com isso, a cidade receberá cerca de 10 Km de fibra óptica, interligando órgãos públicos locais, como as secretarias municipais, e pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação. Estes pontos gratuitos de wi-fi para a população serão disponibilizados no Mercado Municipal Dona Lili, na Praça das Vitórias e no Largo do Rosário.

O início do trabalho de instalação da rede foi acompanhado pelo prefeito José Raimundo. Segundo ele, a implantação do Cidades Digitais é um marco para Oeiras, pois contribui para o desenvolvimento do município e favorece a inclusão digital da população.

“É um projeto bem audacioso que tende a contemplar a cidade não só com a estrutura de fibra óptica, mas também no futuro trazer novas operadoras para cá, onde possam estar oferecendo um serviço de mais qualidade de internet e TV a Cabo”, avalia Amon lima, coordenador do programa Cidades Digitais no município, informando que a instalação da rede de fibra óptica deve ser durar dois meses.

Além de Oeiras, outros 35 municípios do Piauí estão entre os contemplados pelo programa “Cidades Digitais”, desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com as Prefeituras Municipais.

07 de agosto de 2018

Oeiras sucesso na implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Oeiras apresenta case de sucesso na implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Oeiras virou referência para outros municípios do Piauí. Nesta segunda-feira, 06, à convite do Sebrae, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, falou sobre o processo de criação do SIM/Oeiras num encontro de gestores municipais, sediado em São Pedro do Piauí.

“O Sebrae, que é um parceiro forte, convidou a rede de secretários municipais de desenvolvimento econômico que fazem parte da região de Floriano e dentro deste evento foi feita uma explanação sobre a implantação do selo SIM em Oeiras. Falamos da importância do gestor ter uma consciência em relação à saúde pública e do nosso trabalho junto com o prefeito José Raimundo para mobilização, implantação e implementação do selo no município. Embora seja uma implantação recente, o SIM de Oeiras é um case do sucesso”, pontua Carla Martins.

Inaugurado em outubro de 2017, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. O órgão também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores oeirenses alimentos com qualidade e segurança alimentar garantida.

Organizado pela Prefeitura de São Pedro do Piauí, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com o Sebrae, o evento contou com a participação de diversos gestores municipais de desenvolvimento econômico do Território Entre Rios, membros de sindicatos e representantes da Secretaria da Administração e Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAM).

03 de agosto de 2018

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse em Oeiras

O prefeito José Raimundo deu posse na noite desta quarta-feira, 01, aos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Oeiras. O evento aconteceu no Solar das 12 Janelas e contou com a participação de secretários municipais, representantes de instituições da área da cultura e apresentação do grupo Bandolins Mirins de Oeiras.

Foram empossados 10 membros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, para a diretoria da instituição no biênio 2018-2020. O Conselho Municipal de Cultura é uma instância deliberativa que institucionaliza a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, contribuindo para a elaboração e fiscalização das políticas culturais do município.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, diz que a ideia é que, com a atuação Conselho Municipal de Cultura, os membros das instituições culturais possam acompanhar esse trabalho e contribuir para as realizações e execuções de projetos do setor.

“Para a gestão pública é muito importante ter este conselho instalado, porque ele vai fomentar a política pública do município, juntamente com a Administração. O Conselho orienta, é chamado em casos decisórios relacionados às ações, projetos, editais públicos e também é um Conselho fiscalizador, pois fiscaliza aquilo que a gestão pública está realizando nesse segmento. Contempla várias áreas da cultura local – professores, produtores culturais, artistas, representantes de movimentos. É um conselho diverso, justamente para que ele possa ter autonomia ao decidir as questões pública de cultura”, destaca o secretário.

O prefeito Zé Raimundo ressalta a importância do Conselho para o fortalecimento das ações culturais no município. “Não temos receio de receber toda e qualquer demanda da cultura, plausível de ser executada pelo poder municipal. Estaremos sempre com um bom olhar de fazer as coisas acontecerem na área da cultura em Oeiras”, comenta o prefeito, adiantando que em dezembro deste ano será inaugurada a Biblioteca Municipal de Oeiras, com uma sala reservada para as atividades do Conselho Municipal de Cultura.

O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Histórico de Oeiras, grupos culturais e educacionais, artistas e dirigentes de casas de cultura.

01 de agosto de 2018

Secretaria de Educação realiza formação para gestores e professores

Secretaria Municipal de Educação realiza formação para gestores e professores em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação realiza desde a última sexta-feira, 27, a formação de gestores e professores da rede municipal de ensino de Oeiras. Na sexta-feira e sábado, a formação foi direcionada aos diretores, supervisores e coordenadores escolares. Ao longo desta semana, as ações pedagógicas têm como público-alvo os professores das escolas municipais das zonas urbana e rural.

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, explica que o processo de formação tem como foco o oferecimento de uma educação pública de qualidade. “O trabalho de formação acontece de maneira constante e dinâmica e é pensado em todas as dimensões, desde os gestores, professores até os alunos. A ênfase do nosso trabalho está na responsabilidade que o município de Oeiras tem em fazer educação pública de qualidade”, argumenta a secretária.

O tema central da formação é o desenvolvimento de lideranças. Entre as competências trabalhadas estão: liderança, persuasão, negociação, administração do tempo, gestão de conflitos, comunicação, planejamento, foco em resultados e delegação. O objetivo é despertar nos participantes a perspectiva de liderança e estimular o líder a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento, a comunicação e os desafios como fatores de mobilização. “É preciso que a gente tenha essa compreensão clara de liderança”, destaca Tiana Tapety.

O processo de formação antecede o início das aulas nas escolas da rede municipal de ensino. A secretária Tiana Tapety informa que as aulas das escolas da zona urbana estão programadas para começar nesta quarta-feira, 01. Nas escolas municipais localizadas na zona rural, o início do segundo semestre letivo acontece na próxima segunda-feira, 06.

31 de julho de 2018

Fernanda Takai é atração do projeto Seis e Meia

Fernanda Takai é atração do projeto Seis e Meia em Oeiras

O cantora e compositora Fernanda Takai é a atração do projeto Seis e Meia, no próximo dia 15 de agosto, em Oeiras. Ela faz show no Cine Teatro, cantando seus maiores sucessos. A entrada para a apresentação custa R$ 30. Os ingressos serão vendidos no dia 08 de agosto, na bilheteria do Cine Teatro, a partir das 7h da manhã.

Cantora, compositora e cronista, Fernanda Takai é vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos, há 10 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police) em 2012. Lançou 18 álbuns e 7 DVDs. Tem 4 Discos de Ouro, vendeu mais de um milhão de cópias. Artista multipremiada, ela recebeu prêmios da APCA, Grammy Latino, MTV Brasil, Multishow, Revista Bravo!, Prêmio da Música Brasileira, entre outros. Tem 4 livros publicados e conquistou recentemente um prêmio Jabuti.

Com talento reconhecido fora do Brasil, Fernanda Takai já se apresentou no Japão, Inglaterra, Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Estados Unidos. Participou como convidada de projetos de Rita Lee, Zélia Duncan, Roberto Menescal, Maki Nomiya, João Donato, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Duran Duran, Renato Russo, TV Cultura, Rede Globo e muitos outros. Também participou em trilhas de curtas, longas e documentários como cantora, dubladora e compositora, com trabalhos para Disney, Otto Desenhos (Kikito em Gramado pelo Júri Popular), Jorge Furtado entre outros.

Casada com o produtor e guitarrista, John Ulhoa, ela tem uma filha de 13 anos chamada Nina. De ascendência japonesa por parte de pai e portuguesa por parte de mãe, Fernanda Takai tem um apetite inesgotável por novos & velhos lugares, comidas, sons e imagens.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

30 de julho de 2018

Rally Piocerá 2019 deve atrair mais de 300 atletas

Oeiras entra na rota do Rally Piocerá 2019; evento deve atrair mais de 300 atletas

Foi lançado nesta quarta-feira, 25, em Oeiras, o Piocerá 2019, um dos ralis mais tradicionais do Brasil. O lançamento aconteceu no Cine Teatro e contou com a participação de atletas, organizadores e representantes do poder público.

O Rally Piocerá/Cerapió figura entre as principais provas de off-road da América Latina e conta com diversas modalidades: motos, carros 4x4, quadriciclos, Utvs e bikes. Na edição do próximo ano, a prova de bikes terá largada de Oeiras, na manhã do dia 23 de janeiro. A expectativa, segundo Ehrlich Cordão, organizador do rally, é que o evento atraia uma caravana de cerca de 300 pessoas à cidade.

"O Piocerá é um evento que é muito mais que um rally. Este ano, ele gerou mais de R$ 21 milhões de mídia espontânea e vai injetar grana na economia da cidade. Teremos aqui em Oeiras um pernoite do dia 22 para o dia 23 (de janeiro), em torno de 300 a 400 pessoas da prova de bike, que vão dormir aqui. E no dia 23 a prova larga daqui de manhã cedo e as outras modalidades de carros, motos e quadriciclos vão estar passando pela cidade em direção a Picos”, explica Ehrlich Cordão.

Ele argumenta que o evento movimenta a economia local, estimula o comércio, valoriza a cultura e fomenta o turismo na região. “Então, isso vai deixar dinheiro nos restaurantes, postos de gasolina, bares, no artesanato. Mas, o mais importante de tudo isso é a visibilidade que este evento vai dar para a cidade. Então, a gente traz para cá em torno de 25 a 30 jornalistas de meio de comunicação do país inteiro, que vão estar mostrando a cidade de Oeiras para o Brasil e para o mundo. Isso não tem dinheiro que pague. A imprensa quer mostrar exatamente isso: o cotidiano, a beleza da cidade, o lado cultural e arquitetônico. É isso que é importante e é isso que o evento vai deixar para cidade. Uma imagem que vai ficar para sempre na cabeça das pessoas que passarem por aqui”, pontua o organizador do rally.

Para Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo, o evento contribui para fortalecer ainda mais a atividade turística na cidade. “Oeiras está dentro da rota do rally Piocerá 2019 e isso é motivo de muito orgulho para a cidade, porque é um evento com chancela internacional, que vai trazer muitos atletas para a cidade, além de divulgar a cidade em programas televisivos, revistas, sites. Isso é um investimento em divulgação, sendo Oeiras uma cidade turística”, ressalta o secretário.

“A Prefeitura de Oeiras está disponibilizando todo o apoio logístico, preparando essa recepção para os atletas. Conclamamos toda a população de Oeiras, sobretudo, os empreendedores, rede de bares, restaurantes, hotéis, artesãos para que as pessoas possam se apropriar desse momento, vendo este evento como uma oportunidade de geração de renda”, completa Stefano Ferreira.

Realizado há 31 anos, a disputa parte do Piauí rumo ao Ceará e no ano seguinte faz o trajeto inverso, levando a caravana de competidores e amante do esporte a explorar, durante quatro dias, diferentes trilhas, cidades e pontos turísticos dos dois estados. Além do foco esportivo, cultural, turístico e econômico, o Piocerá/Cerapió realiza diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, o projeto De Olho na Trilha, que disponibiliza atendimento oftalmológico e entrega óculos em comunidades carentes e o projeto Rallyteca, uma iniciativa parceira do Instituto Cultural Saber e Ler, ADI Produções e Maria Branca Produções Cultural e Artística, em quatro edições já distribuiu mais de 40 mil livros em comunidades e povoados na rota do Rally.

24 de julho de 2018

Prefeito entrega máquinas agrícolas na comunidade Caraíbas

Prefeito entrega máquinas agrícolas na comunidade Caraíbas, na zona rural de Oeiras

O prefeito José Raimundo realizou no último sábado, 21, a entrega de máquinas e implementos agrícolas aos produtores rurais da comunidade Caraíbas, na zona rural do município. Agora, através da parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a Associação de Desenvolvimento Comunitário das comunidades Caraíbas, Feitoria e Morro Grande, os agricultores familiares da região têm acesso a um trator, grade aradora, ensiladeira, calcareadeira e batedeira de cereais.

Segundo Zé Raimundo, os equipamentos que irão impulsionar a produção agrícola local. “Estes equipamentos vão facilitar a vida dos produtores e torna-los independentes financeiramente”, comenta o prefeito, acrescentando que o maquinário representa a possibilidade de geração de emprego e renda no campo, além de contribuir para dinamizar a economia do município.

Além das Caraíbas, produtores das comunidades Contentamento, Várzea Tranqueira e Canto da Vereda também foram contemplados com os equipamentos, adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas.

Para Zé Raimundo, a iniciativa fortalece a agricultura familiar, desenvolve o meio rural e leva ao homem do campo condições para que ele empreenda, através da produção e comercialização dos frutos do seu trabalho.

“Não é toda cidade que tem essa sorte de receber um benefício como este. Daqui a um tempo, vocês vão andar aqui e dizer Caraíbas mudou”, afirma o agricultor Valdo Abrão, morador da comunidade Caraíbas.

20 de julho de 2018

Profissionais são capacitados para Campanha contra Poliomielite e Sarampo

Oeiras capacita profissionais de saúde para Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo

O município de Oeiras iniciou nesta quarta-feira, 18, o ciclo de capacitação e mobilização para a Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo. Segundo Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o momento é destinado à orientar os profissionais de saúde envolvidos na campanha.

Foram capacitados enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Vigilância Epidemiológica. “O processo de qualificação profissional terá continuidade no dia 19 de Julho com os Agente Comunitários de Saúde, uma vez que estes são importantes na mobilização da população e dia 27 de Julho, onde acontecerá um momento exclusivo para técnicos de enfermagem”, explica Katharine Dantas.

A campanha acontece de 06 a 31 de agosto, com a finalidade de imunizar as crianças de 12 meses a menores de 05 anos, contra as doenças Sarampo e Poliomielite. “Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças. Procure o posto de saúde de sua referência e compareça com as crianças, levando também a caderneta de vacinação para avaliação e registro bem como o Cartão do SUS”, recomenda a coordenadora de Imunização.

Poliomielite e Sarampo

Conhecida popularmente como 'paralisa infantil', a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 1990.

A contaminação pela doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

18 de julho de 2018

Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS do Bairro Rodagem

Prefeitura entrega reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Rodagem de Picos

Com o objetivo de oferecer mais conforto e agilidade no atendimento, tanto para pacientes quanto para os profissionais, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram na manhã desta segunda-feira, 16, a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rodagem de Picos, em Oeiras.

“A partir destas melhorias, nós temos condição de implantar uma Sala de Vacinas fixa aqui nesta unidade de saúde. Fizemos a adequação do consultório de odontologia, conforme as regras orientadas pelo Ministério da Saúde. O Conselho Regional de Odontologia (CRO) fez uma visita aos estabelecimentos de saúde e fez as devidas orientações sobre a correção da estrutura. Assim, atentemos essas solicitações para termos um espaço mais adequado, com a garantia de segurança não apenas para o usuário, mas também para a equipe de profissionais que aqui vem atuando”, pontua Auridene Feitas.

A secretária adianta que a Sala de Vacinação funcionará a partir de agosto, disponibilizando imunização permanente para os usuários. “Com a implantação da Sala de Vacinas, a oferta da vacina irá acontecer durante todos os dias da semana. Até então, a vacinação acontece extra-muro, que se faz através de um agendamento, num dia específico onde a comunidade se direciona para a unidade de saúde sabendo que tem a vacina naquele dia. Muitas vezes, terminamos perdendo o paciente, porque naquele dia ele não pode estar presente na unidade de saúde. Então, com a Sala de Vacinas fixa estaremos a partir de então dando condições da oferta desse serviço num caráter diário. Ou seja, dentro da rotina dessa unidade de saúde vamos estar podendo oferecer a vacinação para toda a população desta área”, informa a gestora.

A UBS da Rodagem de Picos dispõe de espaço amplo de recepção para acolhimento do usuário, área externa coberta, auditório, copa, farmácia, área de esterilização, coleta seletiva, casa de resíduos e consultório médico.

“Nesta área, temos duas extensões: um Ponto de Atendimento, que funciona no Uberaba, para também assistir essa comunidade, e temos um Ponto de Atendimento no Cebolinha. É uma área bem assistida, onde além da Unidade Básica de Saúde temos esses dois pontos de atendimento, que é uma descentralização que facilita o acesso da população aos serviços de saúde”, explica a secretária, acrescentando que a UBS da Rodagem de Picos também é responsável pelo atendimento dos internos do sistema carcerário do município.

Através de uma parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o município de Oeiras também oferece atendimento odontológico aos moradores do Uberaba. “Assim temos a garantia do atendimento odontológico. As pessoas não precisam vir para a unidade de saúde da Rodagem de Picos, elas são atendidas no IFPI, dentro do gabinete de odontologia de lá. Nós entramos com os profissionais, técnicos de enfermagem e é uma parceria que tem dado bastante certo”, conclui Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo observa que as UBSs desempenham um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. “Estamos investindo na construção, ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde, não só da zona urbana, mas também da zona rural. Hoje estamos aqui neste posto de saúde que atende a demanda de um município do tamanho de Santa Rosa do Piauí. As condições aqui estão dadas com todo o aparelhamento de insumos e de profissionais para atender todo este público. É com esta reponsabilidade e este norteamento que colocamos a saúde de Oeiras como prioridade da nossa gestão, para acontecer sempre, de maneira equânime, na zona urbana e rural do município”, pondera o prefeito. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada dos serviços de saúde no município. Elas oferecem a atenção básica à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico em saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

13 de julho de 2018

Oeiras é contemplada com 45 casas do PNHR

Oeiras é contemplada com 45 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, participou nesta terça-feira, 10, da solenidade de assinatura de contratos para construção de 45 casas na localidade Canto Fazenda Frade, na zona rural do município. As casas serão construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal.

Os projetos foram feitos pela Associação de Moradores da Comunidade Canto Fazenda Frade e aprovados pela Caixa Econômica Federal. As 45 famílias contempladas com a construção das casas passaram por um cadastramento prévio e uma série de avaliações para a aprovação nos critérios exigidos.

Zé Raimundo explica que um dos objetivos do programa é combater o êxodo rural, buscando melhorar as condições de habitabilidade da zona rural, a qualidade vida das famílias e consequentemente o desenvolvimento do município. “É uma ação que dá mais dignidade, qualidade de vida, melhores condições sanitárias e de saúde aos moradores da zona rural”, pontua o prefeito.

O PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009, e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa seja reformando, ampliando ou concluindo uma existente.

Mais moradias na zona rural

Também nesta terça-feira, Zé Raimundo visitou a localidade Mocambo, na zona rural de Oeiras, onde está sendo finalizada a construção de 06 casas e melhoria habitacional de outras 13 moradias. As melhorias habitacionais envolvem restruturação das condições de habitabilidade por meio da construção e reparos de banheiros, troca de telhado, piso e reboco nas moradias.

A construção das casas e implantação das melhorias habitacionais são fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que busca aprimorar as condições físicas e sanitárias das habitações e da área externa, evitando a colonização de barbeiro – inseto transmissor da Doença de Chagas – contribuindo para o controle da doença, por meio de restauração ou reconstrução dos domicílios.

Prefeitura inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

Prefeitura de Oeiras inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

A Prefeitura de Oeiras inaugurou na tarde desta segunda-feira, 09, a sexta Academia da Saúde no município. Desta vez, a área multiuso dotada de equipamentos de ginástica foi instalada na Praça João XXIII (conhecida como Praça do BEC), localizada no Bairro Jurani.

Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam a academia, que tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população.

“Estamos desenvolvendo esta ação de maneira contínua na cidade e no interior, a cada 15 dias conseguindo fazer a entrega de uma Academia da Saúde, por entender que este é um dispositivo de extrema importância com o processo de trabalhar em conjunto a alimentação saudável, oferecendo qualidade de vida. Além da caminhada, estamos com esse dispositivo novo que vem para somar e melhor estimular a população para a prática da atividade física”, explana Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

“Pedimos o zelo dos equipamentos por parte dos moradores. A academia é da comunidade, estamos apenas a formalizar a entrega, mas a academia é da população, que vai estar fazendo um bom uso deste espaço e dos aparelhos”, acrescenta Auridene Freitas.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs). Na Praça do BEC, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h30.

“Colocamos hoje o desafio para a equipe que faz essa área de estar buscando a comunidade para a participação e fortalecimento do Grupo Qualidade de Vida, com caminhada, atividade física, reeducação alimentar. Nós temos os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para fazer a orientação. Então, o desafio é estar buscando e estimulando a população cada vez mais para que ela possa estar fazendo uso deste espaço e, com isso, levando maior qualidade de vida, reduzindo as taxas de diabetes, controlando a glicemia capitar e a hipertensão arterial. Sabemos que isso é comprovado através da atividade física”, conclui a secretária.

Academias da Saúde em todos bairros

O prefeito José Raimundo diz que o intuito da Administração Municipal é levar as Academias da Saúde a todos os bairros de Oeiras. “É um desafio que vamos estar levando a todos os bairros de Oeiras. É um desafio nosso! Em alguns bairros, vamos ter que inventar espaços para colocar estas academias, como na Várzea, onde já estamos em parceria com a Igreja Católica para fazer a urbanização de um espaço. Na Vila São José, vamos buscar isso junto à Eletrobras, para podermos ter este espaço para a comunidade. Isso porque entendemos que as pessoas estão em busca de qualidade de vida e temos que estar a atentos a isso. É a saúde do município, a saúde do nosso munícipe sendo tratada com zelo e responsabilidade”, comenta.

Ele destaca que a instalação dos equipamentos na comunidade atende uma demanda do Grupo de Escoteiros Domingos Afonso Mafrense. “Esta academia da Praça João XXIII foi uma reivindicação do Grupo de Escoteiros, que foi à Prefeitura buscar este instrumento para valorizar cada vez mais o espaço convivência deles. Estamos aqui cumprindo nosso compromisso. Então, a academia é do povo, a academia é de vocês que estão neste convívio diário aqui neste espaço. Por isso, na questão do zelo e da manutenção cabe um diálogo com as pessoas que convivem e usam este espaço”, finaliza Zé Raimundo, ressaltando que a praça recebeu nova arborização, através do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura.

Prefeitura inicia construção da sede do SAMU em Oeiras

Prefeitura inicia construção da sede do SAMU em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras iniciou a construção da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na obra serão investidos cerca de R$ 442 mil, oriundos do erário municipal. A base do SAMU ficará situada em frente ao Hospital Regional. De acordo com o prefeito José Raimundo, a localização estratégica permitirá maior eficácia assistencial, facilitando o acesso das equipes aos locais das ocorrências e dando mais celeridade ao atendimento do SAMU. 

“A sede que está sendo construída possibilita um bom acesso para qualquer eixo da cidade, facilitando o descolamento quando o SAMU é solicitado”, pontua o prefeito, que na manhã desta segunda-feira, 09, inspecionou o andamento da obra, que deve ser inaugurada no final deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que o prédio está sendo edificado dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e oferecerá melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no serviço.

“Temos três unidades de suporte básico do SAMU e a proposta é de que tenhamos uma Unidade de Suporte Avançado. Então, a partir disso, vimos a necessidade de um local que funcione em regime de plantão 24 horas, de segunda a segunda. Estamos encarando esse desafio de estar construindo esta sede. Seremos referência dentro do Estado do Piauí, com a construção de uma sede própria-padrão, conforme uma planta orientada pelo Ministério da Saúde”, afirma Auridene Freitas.

A secretária adianta que a nova base está sendo construída, inclusive, com estrutura para receber a Unidade de Suporte Avançado do SAMU. “Temos a equipe treinada, aguardando apenas a liberação do recurso e da viatura por parte do Ministério da Saúde. O município já venceu todas as etapas para recebimento desse veículo, a Unidade de Suporte Avançado, que tem a proposta de atender não somente o município de Oeiras, mas atender outros municípios desta região”, informa a secretária municipal de Saúde.

O município de Oeiras conta com três unidades de suporte básico do SAMU, que oferece atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192.

Melhorias no Estádio Municipal

Na manhã de hoje, 09, o prefeito Zé Raimundo, o secretário Antônio Portela e a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) acompanhou a implantação do sistema automático de irrigação do gramado do Estádio Municipal Gérson Campos. O novo sistema possibilita a manutenção do gramado verde e saudável por mais tempo.

“Também fizemos melhorias na infraestrutura do estádio, com a recuperação da calçada e do muro. O campo esportivo está ganhando, ainda, um novo alambrado e pintura nas arquibancadas. As benfeitorias valorizam o Estádio Municipal que, a partir do próximo dia 20, recebe os jogos do Campeonato Ruralzão, uma das mais importantes competições esportivas do interior do Piauí”, explica o prefeito. 

05 de julho de 2018

Saúde inicia implantação do Pré-natal do Parceiro

Saúde inicia implantação do Pré-natal do Parceiro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando desta quarta até sexta-feira, 06, uma oficina de implantação e capacitação do Pré-natal do Parceiro para profissionais de saúde. A capacitação acontece no auditório da Semusa e é destinada a agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação Física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A coordenadora de Saúde do Homem da Semusa, Alexsandra Fontes, explica que o objetivo do Pré-natal do Parceiro é introduzir nos homens a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento. Segundo ela, a implantação do programa em Oeiras faz parte de um movimento crescente no Brasil e no mundo que defende o envolvimento integral dos homens na gestação, no parto, no cuidado e na educação das crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está trabalhando na adesão de empresas ao programa, para que os funcionários usufruam do direito ao Pré-natal do Parceiro. Várias empresas já estão cadastradas.

Conhecido como pré-natal, o acompanhamento da saúde da gestante e do bebê durante a gravidez é oferecido e recomendado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ele consiste em uma série consultas — a primeira deve ser realizada até 120 dias de gestação —, exames e atividades complementares (como palestras e reuniões) que servem para detectar, tanto na mãe quanto na criança, anormalidades no desenvolvimento e riscos de doenças e infecções, além de promover uma gestação saudável.

A ideia de que o atendimento pré-natal é responsabilidade única da mulher, sem haver necessidade de participação do parceiro, é um dos fatores que inauguram o peso maior de cuidado dos filhos sobre as mulheres. Para combater essa desigualdade, fundando a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento, além de prevenir doenças, o programa de pré-natal do homem foi normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011.

PROGRAMAÇÃO:

04.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Urbana e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h -Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enf. Reinaldo Ferreira)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes)

11:40h às 12:00h - Discussão.

12:00h - Encerramento.

LOCAL: Auditório da SEMUSA

TARDE - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes

Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão

18:00h - Encerramento.

05.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

AMANHÃ - Público-Alvo: ACSs Zona Urbana e Rural, Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assis. Social, Fonoaudiólogos e Téc. em Enfermagem das zonas Urbana e Rural.

08:00h às 09:00h - Acolhimento: Responsabilização e Vínculo - (Psi. João Marcos)

09:00h às 12:00h - Boas práticas na Atenção ao Pré-Natal e puerpério - (Enfª. Obstetra Tatiana Guimarães).

TARDE - Público-Alvo: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina.

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão.

18:00h - Encerramento.

06.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes de Combate as Endemias, Téc. em Saúde, Bucal Zona Urbana e Zona Rural e Téc. em Enfermagem Zona Rural.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes).

04 de julho de 2018

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião itinerante

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião itinerante em Oeiras

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira, 28, mais uma reunião do seu projeto itinerante, em Oeiras. Desta vez, o encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jureminha.

A reunião foi iniciada com uma homenagem à conselheira Maria Reijane Barbosa, falecida no último domingo, dia 24. Na ocasião, também foram discutidas demandas da comunidade e apresentados planos de ação da Secretaria Municipal de Saúde para a Coordenação de Vigilância Municipal e Nutricional, apresentado pela nutricionista Jardeline de Oliveira e para o Plano de Assistência Farmacêutica, explanado pela enfermeira Katharine Dantas. 

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. “Fomos muito bem acolhidos aqui, levantamos propostas, sugestões de melhorias dentro desta unidade, dentro deste bairro e falamos sobre como esse bairro pode ser melhor assistido. Além dos usuários, além do próprio Conselho, escutamos a equipe e assim vamos prosseguindo com este cronograma de reuniões para que elas possam estar acontecendo em todas as áreas de atuação dentro da Estratégia Saúde de Família”, avalia a secretária.

Desde abril, os encontros do CMS acontecem em caráter itinerante.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é formado por usuários do SUS, que são 50% da representação da instituição; trabalhadores do SUS; representantes dos prestadores de serviços para o SUS e representantes da gestão municipal. Integram o CMS, 16 membros titulares e 16 suplentes, que têm o papel de fiscalizar e acompanhar a política municipal de saúde.

A instituição desenvolve sua função na formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo, atuando para garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

02 de julho de 2018

Prefeito inaugura Academia da Saúde no Bairro Rosário

Prefeito Zé Raimundo inaugura Academia da Saúde no Bairro Rosário em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na tarde desta quinta-feira, 28, no Bairro Rosário, mais uma Academia da Saúde na cidade de Oeiras. A área multiuso, dotada de equipamentos de ginástica, está localizada na praça em frente à Escola Municipal Francisco Quirino.

O Bairro Rosário é a quinta comunidade contemplada com a Academia da Saúde. Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam o equipamento. No próximo dia 09 de julho, a Prefeitura de Oeiras inaugura a Academia da Saúde na Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani.

Segundo Auridene Freitas, a implantação das academias tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos e sustentáveis para a população. “Através da atividade física com alimentação saudável nós temos conseguido resultado favoráveis e positivos, conseguido controlar até o uso da medicação tanto para os hipertensos quanto para os diabéticos. Temos o entendimento continuar com este trabalho por outras áreas. A proposta é que as pessoas possam entender e aderir a este projeto, que é qualidade de vida”, ressalta a secretária.

O prefeito José Raimundo acredita que a instalação das academias em espaços públicos potencializa a prática da atividade física e colabora para a promoção da saúde e do lazer no município. “O Bairro do Rosário é o mais antigo da cidade de Oeiras e tem um grande número de moradores da Terceira Idade, público-alvo desta academia que hoje colocamos à disposição da população. Nosso intuito é colocar em todos os bairros a academia em logradouros como praças, na zona urbana e zona rural, para tirar as pessoas de dentro de casa, para que façam o exercício, que é saúde e qualidade de vida”, afirma Zé Raimundo.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs), que já contempla 18 comunidades. No Rosário, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as segundas-feiras, às 17h30, na praça onde está instalada a academia.

Além da Academia da Saúde, o prefeito anunciou que o Rosário receberá, em breve, obras de infraestrutura. “Vai estar chegando logo, logo asfalto em quatro ruas do Bairro Rosário e calçamento nos conjuntos Fábio Barroso e Marcos Barroso. São melhorias que a comunidade é merecedora”, pontua o prefeito.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado