• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Oeiras

22 de maio de 2018

Expoeiras: Prefeitura amplia número de pontos de troca de ingressos

Expoeiras: Prefeitura amplia número de pontos de troca de ingressos

Teve início na última segunda-feira, 14, a troca de ingressos dos itens do 2º lote da Expoeiras. Os itens que compõem o lote serão arrecadados até o dia 26 (veja na lista abaixo). A Prefeitura de Oeiras informa que a divisão dos ingressos em lotes foi pensada para contemplar os alimentos da cesta básica, não representando qualquer divisão de espaço nas noites de shows.

Os mantimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Segundo a Administração Municipal, a medida vislumbra a possibilidade de o evento, ao mesmo tempo levar diversão e entretenimento para a população, e contribuir para arrecadação de alimentos, que serão distribuídos para a famílias carentes.

Faltando menos de 10 dias para a Expoeiras, o número de pontos de troca de ingresso foi ampliado. Os ingressos podem ser trocados em três endereços – na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga, no endereço da antiga sede do CRAS – nos turnos manhã e tarde; no Mercado Municipal Dona Lili, na Sala da Administração, de funcionamento de 8h às 13h; ou na Praça da Juventude, também das 8h às 13.

Nos dias 25 e 26 de maio, durante o evento, serão disponibilizados pontos de venda alimentos e de troca de ingressos, no Parque de Exposições, alternativa criada para atender moradores de outras cidades. 

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras está em sua 6ª edição e terá diversas atrações musicais – Aviões do Forró, Zé Cantor, Skema 10, Luan Estilizado, Forró de Cabrobó, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais, Taty Girl, Joelma Borges e Banda e Gonzaga Lu.

O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Entrada com bebidas

A organização da Expoeiras comunica que, assim como nos anos anteriores, será permitida a entrada com bebidas em latinhas ou acondicionadas em recipientes plásticos. A medida segue recomendação do Corpo de Bombeiros, que estará dando apoio na segurança do evento.

VEJA OS ITENS DO 2° LOTE*

02 latas de sardinha (125g)

02 pacotes de macarrão

04 pacotes de massa de milho

01 kg de goma

01 pacote de biscoito doce – tipo Maria (3 em 1)

01 pacote café (250g)

*Cada item corresponde a 01 ingresso (Exemplo: 02 pacotes de macarrão = 01 ingresso).

Povoado Buriti do Rei, na zona rural, ganha Academia da Saúde

Povoado Buriti do Rei, na zona rural de Oeiras, ganha Academia da Saúde

Além dos bairros da zona urbana, comunidades da zona rural de Oeiras também estão recebendo a Academia da Saúde, projeto da Prefeitura de Oeiras, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. No último sábado, 19, a o prefeito José Raimundo e a secretária Auridene Freitas inauguraram a academia no povoado Buriti do Rei.

Implantadas em áreas livres, as Academias da Saúde são dotadas de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, potencializando a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável e mobilização da comunidade.

Segundo Zé Raimundo, o incentivo à prática esportiva e à atividade física tem reflexos positivos na área da saúde. “É um trabalho que surte efeito, que dá resultados satisfatórios na saúde de todos”, afirma o prefeito, acrescentando que as academias são instaladas em locais seguros e confortáveis, com espaços apropriados, aparelhos ergométricos e estrutura para a prática de exercícios físicos e esportes, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e integração social para a população local.

Na semana passada, a Prefeitura de Oeiras inaugurou a Academia da Saúde na Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha. As praças da Rodagem de Floriano e Conjunto Parque Leste também foram contempladas com os equipamentos de ginástica. Outras comunidades também serão contempladas com o projeto: em junho, será a vez da Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani; em julho será contemplado o povoado Alagoinha. “Nosso objetivo é que todos os moradores de Oeiras tenham direito de praticar atividades físicas. Lógico, com o acompanhamento do educador físico”, ressalta o prefeito.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs), que já contempla 18 comunidades.

“A proposta destes grupos é exatamente melhorar a qualidade de vida da população, com acompanhamento da prática de atividade física, através do profissional de Nutrição, que volta sua orientação para a alimentação saudável, e do Educador Físico, que orienta as pessoas a fazerem a atividade física”, elucida a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

A inauguração da Academia da Saúde aconteceu dentro das comemorações do aniversário de 40 anos do Buriti do Rei. No povoado, a Prefeitura de Oeiras está realizando obras de pavimentação poliédrica. São cerca de 2.700 metros quadrados de calçamento que irão beneficiar toda a população do povoado.

Os recursos investidos no calçamento das vias foram alocados através de emenda parlamentar do deputado Georgiano Neto, que participou da visita ao povoado, ao lado do prefeito Zé Raimundo. Vereadores, secretários municipais e o ex-deputado Bessah Araújo também estiveram no povoado no final de semana.

17 de maio de 2018

Prefeito inaugura Academia da Saúde no Bairro Jureminha

Prefeito inaugura Academia da Saúde no Bairro Jureminha, em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na tarde desta segunda-feira, 14, mais uma Academia da Saúde em Oeiras. Desta vez, o espaço contemplado foi a Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha, que além da academia ganhou nova iluminação, lixeiras de coleta seletiva e melhorias na infraestrutura.

A Academia da Saúde conta com uma área multiuso com equipamentos de ginástica. Segundo Zé Raimundo, o objetivo é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudáveis.

“É um trabalho que começou contemplando a comunidade da Rodagem de Floriano, ainda na gestão do prefeito Lukano, e sentimos a necessidade de estendê-lo a outros bairros e comunidades da zona rural de Oeiras. É um trabalho que surte efeito, que dá resultados satisfatórios na saúde de todos”, afirma o prefeito.

Ele adianta que outros bairros e povoados de Oeiras receberão academias da saúde. No próximo sábado, 19, a academia será instalada no povoado Buriti do Rei, na zona rural. Em junho, será a vez da Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani; em julho será contemplado o povoado Alagoinha. Em dezembro de 2017, a Prefeitura implantou a academia ao ar livre na Praça do Conjunto Parque Leste.

“Nosso objetivo é que todos os moradores de Oeiras tenham direito de praticar atividades físicas, com o acompanhamento do educador físico. Parabéns a todos os moradores da comunidade do Jureminha que estão hoje recebendo este instrumento de saúde”, comenta Zé Raimundo.

Grupos Qualidade de Vida

A secretária Auridene Freitas destaca que a implantação das Academias da Saúde acontece aliada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, coordenados pelos Núcleos de Saúde da Família (NASFs).

“Já temos 18 Grupos Qualidade de Vida em Oeiras. A proposta destes grupos é exatamente melhorar a qualidade de vida da população, com acompanhamento da prática de atividade física, através do profissional de Nutrição, que volta sua orientação para a alimentação saudável, e do Educador Físico, que orienta as pessoas a fazerem a atividade física”, explica a secretária.

Auridene ressalta que a atuação dos grupos tem produzido resultados satisfatórios na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. “Temos comprovado uma adesão muito grande das pessoas, que têm participado de forma direta e assídua dos grupos, e temos observado um controle da pressão arterial, um controle da taxa de glicemia capilar, o índice de obesidade que vem sendo reduzido e uma qualidade na saúde da população”, pontua, acrescentando que os grupos estão focados promoção de saúde e bem-estar por meio do desenvolvimento de atividades físicas.

11 de maio de 2018

Prefeitura e OAB-PI discutem municipalização do trânsito

Prefeitura e OAB-PI discutem municipalização do trânsito em Oeiras

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Piauí e Subseção de Oeiras – estiveram reunidos nesta quinta-feira, 10, com o prefeito José Raimundo e a Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal. Na pauta do encontro, o andamento do processo de municipalização do trânsito, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em outubro de 2017.

Agora, de acordo com Zé Raimundo, a Prefeitura está preparando o processo licitatório para a contratação da empresa, que ficará encarregada da realização do concurso público para agentes de trânsito e fiscais de tributos do município. Ele explica que a efetivação dos servidores concursados é determinante para a concretização da municipalização do trânsito, que envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao Código de Trânsito Brasileiro.

No entanto, segundo a Assessoria Jurídica da Prefeitura, a questão emperra na dificuldade de selecionar instituições aptas à realização do certame. Nesta sexta-feira, 11, o advogado Igor Martins, da Assessoria Jurídica, e membros da Comissão de Direto do Trânsito da OAB-Piauí irão ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) buscar soluções para dar celeridade ao processo de realização do concurso.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa, na qual o prefeito e a Assessoria Jurídica nos apresentaram o projeto de municipalização, inclusive com os cargos, e o que está faltando para efetivar o concurso público. Logo em breve, teremos o concurso público, amanhã (11/05), a Comissão da OAB estará juntamente com o jurídico no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, tratando dos detalhes do concurso”, adianta Carlos Terto, presidente da Comissão de Direto do Trânsito da OAB-Piauí.

“Nosso objetivo com isso é trazer a municipalização, com isso, ter um trânsito seguro, sem grandes acidades. Quem vai ganhar é a população ao final. Teremos um trânsito municipalizado, com pessoas concursadas e seguro, sem acidentes, esse é objetivo”, amplia o presidente, acrescentando que a visita da OAB ao prefeito faz parte da Campanha Maio Amarelo, movimento mundial que chama a atenção da população e das autoridades para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito. 

Índices alarmantes

Um levantamento feito pela OAB junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mostra os índices alarmantes de ocorrências de acidentes no trânsito, em Oeiras. Segundo a investigação, de janeiro a março deste ano, foram registrados na UPA, 427 casos relacionados à eventos no trânsito – sendo dois óbitos. Em 2017, foram 1715 ocorrências, com 13 óbitos.

Além do encontro na Prefeitura, a segurança no trânsito também foi tema, nesta quinta-feira, de uma mesa redonda promovida pela Diocese de Oeiras. O ato também contou com a participação dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Piauí e Subseção local.

09 de maio de 2018

Tânia Alves faz show-homenagem aos ícones da música romântica

Tânia Alves faz show-homenagem aos ícones da música romântica no Cine Teatro Oeiras

A cantora e atriz carioca Tânia Alves apresentou nesta segunda-feira, 07, no Cine Teatro Oeiras, o show “Alma Latina”, marcando a abertura da nova edição do projeto Seis e Meia na cidade. No repertório, grandes canções românticas, sucessos do rádio, boleros e até marchinhas de Carnaval.

O show é uma homenagem de Tânia aos cantores que se tornaram ícones da música romântica, como Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e Dalva de Oliveira. Clássicos da dor de cotovelo, compostos por esses artistas, permeiam o repertório do show.

Acompanhando a trajetória dos grandes sucessos do rádio, Tania segue cantando o amor ao interpretar sucessos da Bossa Nova, um medley de um dos maiores representantes da música romântica no Brasil, o ídolo Roberto Carlos, e ainda sucessos de Rita Lee e Caetano Veloso.

A cantora passeia também pelo baião de Luiz Gonzaga e desfila sua alegria ao cantar as marchinhas de Carnaval, que levantaram o público. Show-homenagem, “Alma Latina” é uma verdadeira celebração ao espírito festeiro e à brejeirice da latinidade brasileira.

O show foi aberto pela cantora oeirense Vanúsia Marques, que brindou o público com um repertório de sucessos da Música Popular Brasileira e canções de artistas piauienses.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turis

07 de maio de 2018

Bairro Canela recebe ações do projeto ‘CRAS mais perto de você’

Bairro Canela recebe ações do projeto ‘CRAS mais perto de você’ em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira, 03, mais uma edição do ‘CRAS + perto de Você’, projeto que descentraliza os serviços ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para as comunidades, com o objetivo de promover cidadania e inclusão social.

Desta vez, a comunidade contemplada foi o Bairro Canela, que recebeu as equipes dos CRAS I e II e os serviços ofertados por essas unidades: orientações sobre direitos e benefícios, Cadastro Único e Bolsa-família, oficinas de confecção de materiais de limpeza e pintura em pano de prato e brincadeiras lúdicas e socioeducativas com crianças e adolescentes. As ações foram aconteceram na Praça da Juventude e reuniram um grande número de participantes.

Dentro do projeto também ocorreu o sorteio de cestas básicas, doadas pela Secretaria Municipal de Cultura – os alimentos foram arrecadados como ingresso para o espetáculo teatral “Cinco mulheres por um fio”, realizado através da parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Secretária Municipal de Cultura de Oeiras. Os mantimentos foram ofertados à SEMAS, que compôs as cestas básicas sorteadas para famílias em situação de vulnerabilidade social do Bairro Canela.

Nesta ocasião, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, contando também com o apoio das equipes do Programa Bolsa Família (PBF), Programa Criança Feliz e Ações e Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

“O intuito é aproximar nosso trabalho daqueles que mais precisam, podendo levar às comunidades mais carentes a oportunidade de acessar vários serviços em um único espaço”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo.

04 de maio de 2018

Saúde inicia campanha de vacinação contra gripe em Oeiras

Saúde inicia campanha de vacinação contra gripe em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Imunização, deu início oficialmente nesta quinta-feira, 03, à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Oeiras. A imunização segue até o dia 1° de junho. A campanha de vacinação foi aberta no Clube da Melhor Idade, onde foram imunizados idosos e servidores da instituição, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Dia D da vacinação ocorre no dia 12 de maio. Os grupos de risco contemplam pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus Influenza. “Durante o Dia D, nós teremos abertas – a partir de 8h da manhã até as 5h da tarde – todas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e ainda o ponto de atendimento da Escola Municipal Cebolinha, porque a Rodagem de Picos é um bairro muito grande e vamos concentrar a oferta da vacina em dois locais específicos. Pedimos que as pessoas levem seu cartão de vacina, bem como o cartão do SUS, no ato da vacina. É muito importante levar esses dois documentos”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Estão enquadrados nos grupos prioritários da vacinação: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada (ativos em sala de aula), pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. 

De acordo com a secretária, a meta determinada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. “Nos dias 26 de abril e 1° de maio, fizemos uma mobilização onde profissionais de saúde do Hospital Regional, da UPA, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como dos hospitais privados foram imunizados”, informa Auridene Freitas, acrescentando que a vacinação já foi iniciada em parte dos povoados da zona rural da cidade. 

As vacinas são disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios para o público-alvo. “Temos a atenção de levar a vacinação aos idosos, aqui no Clube da Melhor Idade, melhorando a qualidade de vida de cada um deles. Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, oferecida na zona rural e urbana do município”, destaca o prefeito José Raimundo.

Oeiras sediará ciclo de capacitação do Selo Unicef dia 09 de maio

Oeiras sediará ciclo de capacitação do Selo Unicef dia 09 de maio

Oeiras sediará o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – edição 2017-2020. O evento acontece dia 09, no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, e vai capacitar articuladores do projeto e presidentes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de mais de 40 municípios piauienses.

O projeto busca reconhecer os municípios que conseguiram melhorar a qualidade de vida para crianças e adolescentes durante os quatro anos que o projeto vigora. A capacitação é a primeira fase do projeto.

No encontro serão abordados temas, como: metodologia de agrupamento dos municípios para monitoramento dos indicadores sociais; apresentação da linha de base dos municípios (indicadores sociais), apresentação da plataforma virtual do Selo Unicef; Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) e 1° Fórum Comunitário.

Selo Unicef

O Selo Unicef representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros.

A ação contribui para que os estados alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

02 de maio de 2018

Oeiras reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Oeiras reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

O combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya e febre amarela – está sendo reforçado no município de Oeiras. Nesta segunda-feira, 30, profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras, Assistência Social e da Gerência de Meio Ambiente estiveram reunidos para definir estratégias de enfrentamento aos focos do mosquito.

“Estamos desenvolvendo estratégias para intensificar essas ações de enfrentamento ao mosquito. Fizemos semana passada uma reunião com setores da Saúde, onde definimos linhas de ação para estarmos trabalhando. Vamos concentrar esse trabalho na zona urbana. Definimos um plano de ação e mobilização da comunidade para as equipes estarem trabalhando”, afirma Lemontier Martins, diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ele explica que, com o final do período chuvoso, aumenta o índice de infestação predial na zona urbana e, apesar desse diagnóstico ser um aliado importante para a Saúde, a eficácia do trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti depende da contribuição dos moradores.

Por conta disso, várias ações de enfrentamento ao mosquito estão sendo planejadas. No próximo dia 11, será realizada uma mobilização na Escola Municipal Agrotécnica, no Bairro Uberaba. No dia seguinte, 12 de maio, acontece a culminância do projeto Educanvisa, desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. “Queremos inserir a comunidade escolar nesse processo de enfrentamento ao mosquito”, finaliza Lemontier Martins.

27 de abril de 2018

Prefeitura inicia troca de ingressos para a 6ª Expoeiras dia 02 de maio

Prefeitura de Oeiras inicia troca de ingressos para a 6ª Expoeiras dia 02 de maio

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inicia na próxima quarta-feira, 2 de maio, a troca de ingressos para a 6ª Expoeiras. As entradas para as apresentações musicais serão disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em lotes.

Os lotes são compostos por diferentes tipos de mantimentos (veja abaixo os itens). O primeiro lote terá arrecadação de 02/05 a 11/05. Já a arrecadação do segundo lote acontece de 14/05 a 25/05. O ponto de troca de ingressos ficará situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga, no endereço da antiga sede do CRAS.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social no município. De acordo com a Administração Municipal, a medida vislumbra a possibilidade de o evento, ao mesmo tempo levar diversão e entretenimento para a população, e contribuir para arrecadação de alimentos, que serão distribuídos para a famílias carentes.

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras está em sua 6ª edição e terá como atrações musicais: Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Skema 10, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais, Taty Girl e Gonzaga Lu.

O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Os ingressos devem ser trocados pelos seguintes itens:

Lote 1:

01 kg de açúcar

01 lata de óleo

01 kg de arroz (branco)

01 kg feijão

01 pacote leite em pó

01 pacote biscoito de sal – tipo cream craker (3 em 1)

Lote 2:

02 latas de sardinha (125g)

02 pacotes de macarrão

04 pacotes de massa de milho

01 kg de goma

01 pacote de biscoito doce – tipo Maria (3 em 1)

01 pacote café (250g)

25 de abril de 2018

Prefeito Zé Raimundo inaugura energia elétrica em comunidade rural

Prefeito Zé Raimundo inaugura energia elétrica em comunidade rural de Oeiras

A chegada da energia elétrica está transformando a realidade de 16 famílias residentes na comunidade Canto da Vereda, na zona rural do município de Oeiras. No último sábado, 21, prefeito José Raimundo inaugurou oficialmente o sistema de eletrificação na localidade.

“É um momento de muita felicidade. Com todo o compromisso, com toda a vontade estamos fazendo as coisas acontecerem em nosso município. Batalhamos sempre para que as cosias aconteçam e, hoje, a comunidade Canto da Vereda saiu do isolamento por inúmeros motivos. São 16 famílias que não tinham energia elétrica e, por isso, não podiam beber uma água gelada, assistir televisão...E outras alternativas de conforto e lazer que a energia proporciona”, comenta o prefeito.

Ele adianta que, durante a Expoeiras, que acontece entre 25 e 27 de maio, a Prefeitura entregará para Associação de Moradores da comunidade uma patrulha mecanizada e outros equipamentos agrícolas. “Acreditamos nós que, com a força produtiva, força de trabalho de todos que moram nesta comunidade, tendo estes equipamentos para propulsar a produção, toda a região será um grande celeiro agrícola da zona rural de Oeiras. Com a economia rural fortalecida, a economia da cidade se transforma. O homem do campo produzindo, o interior sai fortalecido”, avalia Zé Raimundo.

Além da implantação da rede de energia elétrica, a Prefeitura Municipal investe na introdução de sistemas de energia solar na comunidade. Os dispositivos que estão fortalecendo a agricultura familiar, com a produção de milho, abóbora, hortaliças e outras culturas agrícolas já desenvolvidas na comunidade. A Administração Municipal também está incendiando a piscicultura no Canto da Vereda, através da produção de peixes em tanques escavados.

O líder comunitário, Samauro Vieira, não esconde a satisfação com a implantação da energia elétrica e com os investimentos feitos para estimular a produção agrícola na comunidade. “A energia é um sonho nosso de muito tempo e acredito que sem o apoio do prefeito e de Dr. B.Sá, seria impossível. Nosso objetivo é crescer, nosso pensamento é que a gente se desenvolva, para que possamos nos orgulhar de dizer que moramos aqui. Com tecnologias que são adaptadas a nossa região a gente colhe resultados satisfatórios para nossa agricultura familiar”, celebra o líder comunitário.

23 de abril de 2018

Tânia Alves abre nova edição do projeto Seis e Meia

Tânia Alves abre nova edição do projeto Seis e Meia

A cantora, atriz e dançarina Tania Alves abre, no próximo dia 07 de maio, a nova edição do projeto Seis e Meia, no Cine Teatro Oeiras. Os ingressos serão vendidos ao preço de R$ 30 mais 1 kg de alimento não perecível. A venda das entradas acontece no dia 03 de maio, na bilheteria do teatro, que ficará aberta das 8h ao Meio Dia.

Com o show “Alma Latina”, a artista homenageia grandes intérpretes da música brasileira. No repertório estão canções que se tornaram ícones da música romântica, na voz dos grandes intérpretes da “dor de cotovelo, como Altemar Dutra (“Brigas”), Nelson Gonçalves (“Fica comigo Esta Noite”), Dalva de Oliveira (“Que Será?”), entre outros.

Abraçando a trajetória dos maiores sucessos do rádio, Tânia segue cantando o amor ao interpretar hits da bossa nova, um medley de um dos maiores representantes da música romântica no Brasil, e ainda sucessos de Roberto Carlos, Rita Lee e Caetano Veloso.

A cantora ainda passeia pelas raízes do gênero, cantando canções em espanhol e mostrando sua versatilidade também com marchinhas de carnaval, uma celebração ao espírito festeiro e à latinidade brasileira.

Além de Oeiras, a cantora fará shows dia 8, no Theatro 4 de Setembro em Teresina, dia 9 no Teatro João Cláudio Moreno em Piripiri e no dia 10 de maio em Parnaíba, no Teatro Saraiva.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

19 de abril de 2018

Curso técnico em Rádio e TV capacitará 60 jovens

Curso técnico em Rádio e TV capacitará 60 jovens em Oeiras

Foi iniciado no último sábado, 14, o primeiro módulo do curso técnico em Rádio e TV do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, em Oeiras. A capacitação é executada através de uma parceria da Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Juventude e de Cultura, com o Instituto Comradio do Brasil, a Brucke Le Pont da Suíça, Rádio Educadora Cristo Rei FM, Fundação Dom Edilberto Dinkelborg e a Diocese de Oeiras.

A parceria foi formalizada pelo prefeito José Raimundo na aula inaugural, realizada no Cine Teatro. Cerca de 60 jovens oeirenses serão capacitados para atuarem como radialistas profissionais nas áreas de rádio, televisão, assessoria de comunicação, cerimonial e evento e internet.

A secretária municipal de Juventude, Heloísa Helena, informa que foram abertas mais vagas para o curso. Os interessados podem se inscrever na Praça da Juventude, das 8h às 13h. Ao término da capacitação, os alunos considerados aptos, podem emitir junto ao Ministério do Trabalho, o registro de radialista profissional, documento válido em todo o território nacional.

As aulas serão realizadas no Cine Teatro de Oeiras, sendo uma aula por mês no horário de 08 às 12 e 13 às 18 no sábado e de 08 às 12 no domingo, além de atividades no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Comradio do Brasil.

No primeiro encontro, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais da comunicação atuantes na cidade, que falaram sobre o dia-a-dia e dos desafios em trabalhar com a produção de notícias em rádio, internet e assessoria de comunicação.

17 de abril de 2018

Curso técnico em Rádio e TV capacitará 60 jovens em Oeiras

Curso técnico em Rádio e TV capacitará 60 jovens em Oeiras

Foi iniciado no último sábado, 14, o primeiro módulo do curso técnico em Rádio e TV do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, em Oeiras. A capacitação é executada através de uma parceria da Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Juventude e de Cultura, com o Instituto Comradio do Brasil, a Brucke Le Pont da Suíça, Rádio Educadora Cristo Rei FM, Fundação Dom Edilberto Dinkelborg e a Diocese de Oeiras.

A parceria foi formalizada pelo prefeito José Raimundo na aula inaugural, realizada no Cine Teatro. Cerca de 60 jovens oeirenses serão capacitados para atuarem como radialistas profissionais nas áreas de rádio, televisão, assessoria de comunicação, cerimonial e evento e internet.

A secretária municipal de Juventude, Heloísa Helena, informa que foram abertas mais vagas para o curso. Os interessados podem se inscrever na Praça da Juventude, das 8h às 13h. Ao término da capacitação, os alunos considerados aptos, podem emitir junto ao Ministério do Trabalho, o registro de radialista profissional, documento válido em todo o território nacional.

As aulas serão realizadas no Cine Teatro de Oeiras, sendo uma aula por mês no horário de 08 às 12 e 13 às 18 no sábado e de 08 às 12 no domingo, além de atividades no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Comradio do Brasil.

No primeiro encontro, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais da comunicação atuantes na cidade, que falaram sobre o dia-a-dia e dos desafios em trabalhar com a produção de notícias em rádio, internet e assessoria de comunicação.

Agricultores aprendem técnicas para criação de peixe em tanque escavado

Agricultores de Oeiras aprendem técnicas para criação de peixe em tanque escavado

Com o objetivo de fomentar e incentivar a piscicultura, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com o Sebrae, promoveu entre os dias 12 e 14 de abril, o curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiro Escavado. A capacitação foi oferecida a agricultores familiares de diversas comunidades rurais do município.

No último sábado, 14, cerca de 40 agricultores tiveram uma aula prática sobre abertura de vivieiros escavados, realiza na comunidade Tapera dos Tonicos, na zona rural. A partir desta capacitação, os produtores rurais poderão investir na criação de peixes em viveiros escavados, atividade que contribui para a geração de renda no campo.

“O foco é transformá-los em empreendedores no segmento piscicultura. Trabalhamos dois dias a parte teórica e no terceiro dia fazemos uma aula prática, onde os alunos têm a possibilidade de ver de forma real algumas práticas que são rotineiras no manejo diário da piscicultura”, afirma Luís Segundo, consultor do Sebrae e ministrante do curso.

Juvenal Souza, secretário municipal da Agricultura, adianta que a Prefeitura adquiriu recentemente uma retroescavadeira, maquinário que será disponibilizado aos agricultores familiares para utilização na abertura de viveiros escavados.  

“A partir da Expoeiras, vamos estar disponibilizando a retroescavadeira, priorizando estas famílias que participaram do treinamento. Nosso foco é atender 100 famílias, neste momento estamos atendendo 40. Posteriormente, faremos este treinamento continuado. Temos que mostrar o conhecimento para que esta atividade tenha sucesso. Não adianta apenas colocar a máquina, também estamos preocupados em levar o conhecimento a estas famílias”, pontua o secretário.

13 de abril de 2018

Solange Couto lota Cine Teatro com a comédia ‘Cinco Mulheres por um fio’

Solange Couto lota Cine Teatro Oeiras com a comédia ‘Cinco Mulheres por um fio’

Estrelada pela atriz, Solange Couto, a comédia “Cinco Mulheres por um fio” lotou o Cine Teatro Oeiras, na noite desta quinta-feira, 12. No centro do espetáculo está uma psicóloga e sexóloga, que adota uma instrumento inovador para atender suas pacientes: o telefone.

Versátil em cena, a atriz interpreta cinco personagens com anseios, bloqueios, medos e frustrações diferentes. Apesar das nuances de cada personagem, todas buscam a terapia pelo mesmo motivo: a solidão – tema que fica restrito às entrelinhas da narrativa, visto que, no palco, o único compromisso de Solange Couto é com a diversão e o humor.

Em cartaz há mais de dez anos, o monólogo já passou por mais de 200 cidades brasileiras, além de ter sido apresentado em Portugal e nos Estados Unidos.

Ao longo desta semana, a peça foi apresentada em diversas cidades piauienses, inaugurando o projeto ‘Circulando teatro pelo Piauí’, uma realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Grupo Scarlet. Em Oeiras, a iniciativa contou com o apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Solange Couto consagrou-se na TV, em 2001, com a personagem Dona Jura, na novela “O Clone”, de Glória Perez. Na trama ela fez sucesso com o bordão “Né brinquedo não!”. Após trabalhos na Record, em 2016, ela integrou o elenco da novela “Malhação”. Atualmente, Solange dedica-se ao teatro, tendo participado este ano do espetáculo “Paixão de Cristo”, em Floriano.

10 de abril de 2018

Mais 40 agricultores familiares serão contemplados com kits de irrigação

Mais 40 agricultores familiares serão contemplados com kits de irrigação em Oeiras

Seguindo a política de incentivo à agricultura irrigada, a Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), planeja a distribuição de kits de irrigação para mais 40 agricultores familiares do município.

Na última sexta-feira, 06, o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza, e o coordenador da COFIR, B.Sá, estiveram reunidos com produtores de diversas comunidades de zona rural de Oeiras – Tamboril Salinas, Capão, Porteira, Tiúba e Assentamento Esperança – falando sobre os benefícios que a implantação dos kits de irrigação provoca na agricultura familiar.

Segundo Juvenal Souza, o propósito é desenvolver projetos de irrigação, voltados para o aproveitamento do potencial da Barragem Salinas. “Tivemos uma reunião muito produtiva. Nossa proposta é contemplar famílias que tenham potencial para a irrigação. O Salinas está perenizado e nós estamos querendo fazer com que esses agricultores familiares aproveitem a água que está descendo”, afirma o secretário.

Ele acredita que os kits de irrigação irão impulsionar a produção agrícola na região. “É uma forma de dinamizar, de fazer com que essas famílias gerem produção, emprego e renda e se fixem melhor nas margens da Barragem Salinas”, finaliza Juvenal Souza.