• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Oeiras

11 de julho de 2019

Prefeito inaugura Academia e campo de futebol na Vila São José

Prefeito inaugura Academia e campo de futebol na Vila São José

Prefeito Zé Raimundo inaugura Academia da Saúde e campo de futebol na Vila São José em Oeiras

Para incentivar a prática de atividades físicas, hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida da população, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram no final da tarde desta segunda-feira, 08, uma Academia da Saúde na Vila São José, em Oeiras. Esta é a nova comunidade contemplada pelo projeto, que instala aparelhos de ginástica em áreas públicas do município.

Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha, Canela, Rosário, Jurani, na zona urbana, e os povoados Buriti do Rei e Alagoinha, na zona rural, também receberam a área multiuso. As academias são instaladas sempre em pontos de fácil acesso aos moradores do bairro, quase sempre em praças, quadras ou áreas verdes. Junto com os equipamentos, também é instalado uma placa explicando o funcionamento e a utilidade de cada um dos aparelhos.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs), que já contempla 18 comunidades. Segundo Auridene Freitas, o projeto visa estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos e sustentáveis para a população.

Além da academia, o prefeito Zé Raimundo e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, também inauguraram na comunidade um campo de futebol, espaço que vai fortalecer ainda mais a integração e a convivência entre os moradores.

01 de julho de 2019

‘Cegonha Oeirense’ qualifica profissionais de saúde

‘Cegonha Oeirense’ qualifica profissionais de saúde

‘Cegonha Oeirense’ qualifica profissionais de saúde sobre pré-natal, parto e pós-parto

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta terça e quarta-feira, 25 e 26 de junho, o processo de qualificação dos profissionais de saúde envolvidos na implementação do projeto ‘Cegonha Oeirense – Valorizamos a qualidade da Atenção’, que tem o propósito de reduzir a morbidade e mortalidade materna e infantil no município.

A qualificação ocorreu através de oficinas, conduzidas pelo médico ginecologista e obstetra, Jeferson Nunes, e pela enfermeira obstetra, Tatiana Guimarães, e contaram com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Alexsandra Fontes, coordenadora municipal de Saúde da Mulher, explica que a iniciativa vai proporcionar às mulheres mais saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto e pós-parto e contribuir para o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. “O objetivo desse momento é dar ênfase à qualidade da atenção ao pré-natal e pós-parto, que é o que fazemos na Atenção Básica. Nossa intenção é que a Cegonha Oeirense encontre em Oeiras uma rede qualificada, com fluxos bem direcionados, com pontos de atenção bem delimitados, para que a gestante tenha todos os seus direitos respeitados e que elas possam ser assistidas na sua totalidade. Assim, podemos garantir um pré-natal com qualidade e um pós-parto mais tranquilo para elas e para os recém-nascidos”, argumenta a coordenadora.

Ela comenta que as oficinas foram desenvolvidas com base em casos reais, que serviram de suporte para autorreflexão e estímulo às mudanças no processo de trabalho dos profissionais envolvidos. “Discutimos casos reais de morte materna que aconteceram no município de Oeiras, para que possamos refletir e para que outros casos não aconteçam no futuro. Com isso, promovemos a autorreflexão dos profissionais, ampliamos nosso conhecimento e melhoramos a qualidade da assistência”, acrescenta Alexsandra Fontes, informando que as oficinas também contaram com a participação de três oeirenses acadêmicos do curso de Medicina.

Na capacitação também foi abordada a implantação do Plano Regional da Rede Cegonha, que será aplicado em todo o Território Vale do Canindé. A Semusa também está preparando o Plano Municipal da Rede Cegonha, com estratégias que serão aplicadas no município de Oeiras. “A ideia é trabalhar para fortalecer a qualidade da atenção, fortalecer o cuidado à gestante e a criança até 02 anos de idade no nosso município, fortalecer o olhar para a saúde da mulher”, finaliza a coordenadora.

O programa Rede Cegonha é uma política do Ministério da Saúde que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país e está sendo implantada, gradativamente, em todo o território nacional.

26 de junho de 2019

SAAE revitaliza estação de tratamento de esgoto em Oeiras

SAAE revitaliza estação de tratamento de esgoto em Oeiras

SAAE revitaliza estação de tratamento de esgoto em Oeiras

Comprometido em promover a saúde e qualidade de vida dos oeirenses, por meio do saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) assumiu, há pouco mais de um ano, a responsabilidade de tratar a água, o esgoto, as pessoas e a cidade de Oeiras. Nesse período, a autarquia realizou investimentos e conseguiu obter avanços significativos, como a revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade.

O município utiliza o sistema de aeração para o tratamento do esgoto. Ao assumir a função, o SAAE detectou que o sistema se encontrava ineficiente, pois apenas um aerador da estação de tratamento estava em funcionamento. Os aeradores são responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário ao desenvolvimento das reações biológicas do tratamento dos resíduos provenientes dos esgotos, chamados de efluentes. 

Desde então, o SAAE trabalhou para melhorar as condições da estação de tratamento, incorporando novos aeradores ao sistema. “Assim que assumimos, nós fizemos análise no laboratório, e os resultados demonstraram uma taxa alta da Demanda Bioquímica Oxigênio (DBO), fator indicativo do consumo de gás oxigênio por microrganismos durante a oxidação de compostos orgânicos”, informa o engenheiro, Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.

“Abrimos processo licitatório duas vezes para aquisição de novos aeradores, porém em ambas se mostrou deserta. Após isso, nos dedicamos e conseguimos nós mesmos revitalizar alguns aeradores, por meio de equipamentos e profissionais qualificados. Hoje, nós já estamos com quatro aeradores funcionando”, acrescenta o diretor.

Após implementar o segundo aerador no tratamento, o SAAE realizou nova análise no seu laboratório e conseguiu reduzir a taxa DBO. “Conseguimos reduzir o resultado que antes estava elevado para moderado. Já estamos com quatro aeradores, e faremos uma nova análise nesse mês. Acredito que vamos conseguir reduzir esses níveis ainda mais, para que possamos minimizar ao máximo qualquer dano que possa vir ao meio ambiente. O sistema é de suma importância para a nossa cidade. É saúde pública! Tratando o esgoto nós estamos tratando diversas doenças transmitidas via hídrica, evitando que seja contaminado o solo a água e o meio como um todo, melhorando a vida das pessoas”, finaliza o engenheiro. 

Além da revitalização da estação de tratamento de esgoto, o SAAE investe na coleta e o tratamento do esgoto; na manutenção, ampliação e substituição de redes coletoras; execução de novas ligações de esgoto; modernização do parque de hidrômetros e constante análise da água fornecida no município, realizadas no laboratório da instituição.

20 de junho de 2019

Oeiras apresenta resultados do Programa de Combate ao Tabagismo

Oeiras apresenta resultados do Programa de Combate ao Tabagismo

Oeiras apresenta resultados do Programa de Combate ao Tabagismo e entrega certificados a ex-fumantes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta quarta-feira, 19, mais uma ação do Programa de Combate ao Tabagismo, em Oeiras. A atividade ocorreu no Mercado Municipal Dona Lili e contou com a participação de servidores da Semusa, agentes comunitários de saúde das zonas urbana e rural, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da população em geral.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, comenta que o Programa Nacional de Controle do Tabagismo foi implantado no município de Oeiras em maio de 2017, e, atualmente, é desenvolvido em seis equipes da Estratégia Saúde da Família. Agora, a proposta da Semusa é expandir o programa para todas as equipes de saúde do município.

“Em 2018, iniciamos com os grupos de adesão, onde os agentes de saúde detectam as pessoas fumantes da sua área de atuação. Elas são direcionadas para a Unidade Básica de Saúde e, lá, esses grupos são formados, com acompanhamento de psicólogos e de todos os profissionais que compõem a equipe. Este programa já se expandiu para seis equipes de saúde da família. A proposta é que ele possa estar se estendendo para as demais localidades”, pontua a secretária.

Implantado há dois anos, o Programa de Combate ao Tabagismo contabiliza bons resultados em Oeiras. “Temos um impacto muito positivo, uma média de mais de 40 pessoas, que já pararam de fumar no nosso município. O simples ato de fumar acarreta uma série de doenças que podem ser evitadas com esse processo de orientação. Quando a pessoa para de fumar envolve todos os familiares do domicílio. Temos depoimentos do resgate na qualidade de vida das pessoas que realmente pararam de fumar”, afirma Auridene Freitas.

“Vamos estender o programa para os profissionais da Administração Municipal como um todo, envolvendo todas as pastas que fazem parte da Prefeitura, através do programa Saúde do Trabalhador. Estamos casando as duas propostas. A ideia é que possamos trabalhar a nossa estrutura, os nossos profissionais, para que, a partir daí, a gente possa ser multiplicador dentro desse processo de convencimento de toda a sociedade. Com tudo isso, eliminar cada vez mais o fumante e reduzindo vários tipos de problemas e doenças futuras, que podem estar sendo evitadas, através da prevenção do tabagismo”, acrescenta.

Na ocasião, foi feita a entrega de certificado a uma parte dos ex-fumantes que participaram do Programa de Combate ao Tabagismo, da Semusa. “O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo lógico utilizando ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde”, explica o psicólogo Jorge Fernando, coordenador do programa.

Após a exposição dos resultados do programa e entrega de certificados, a Semusa disponibilizou testes de glicemias e aferição de pressão arterial aos participantes da atividade no Mercado, e realizou a avaliação de fumantes, que manifestaram o desejo de parar de fumar. A partir das avaliações feitas, serão formados novos grupo para ingresso no programa e tratamento.

Combate ao Tabagismo faz parte da rotina do município

O tabagismo é, hoje, a principal causa de mortes evitáveis no país. A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro. Além de prejudicar também a saúde daqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.

“O tema tabagismo foi inserido na rotina de trabalho das equipes de Atenção Básica do município. Foram desenvolvidas ações de educação em saúde em diversos momentos, dentre entre eles, nos grupos já existentes nas unidades como: Hiperdia, Gestantes, Idosos, entre outros. Também foi trabalhado a prevenção em datas mobilizadoras como: 29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho. Após o tema tabagismo ser bem trabalhado com a população, iniciou-se a segunda fase do programa, na qual é ofertado o tratamento para quem deseja parar de fumar”, amplia o coordenador.

Ao ingressar no programa, o fumante passa por uma avaliação clínica inicial, onde o profissional de saúde realiza o diagnóstico do tabagismo a partir da história tabagística do paciente, do seu o grau de dependência, do estágio motivacional para parar de fumar, da presença de comorbidades e a da indicação de apoio medicamentoso. Na metodologia da Abordagem Intensiva é realizado um teste mais detalhado para avaliação do grau de dependência à nicotina.

O paciente é, então, encaminhado para 4 sessões iniciais de grupo de fumantes, semanais, com 1 hora a 1 hora e 30 minutos de duração; seguidas de 2 sessões quinzenais de manutenção, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na continuidade é agendada uma reunião mensal de prevenção da recaída até completar um ano. Em casos de dependência severa, para a Abordagem e Tratamento Intensivo do Tabagismo, o apoio medicamentoso utilizado é a Terapia de Reposição de Nicotina – TRN.

Oeiras conquista Selo Ambiental na categoria A do ICMS Ecológico

Oeiras conquista Selo Ambiental na categoria A do ICMS Ecológico

Oeiras conquista Selo Ambiental na categoria A do ICMS Ecológico

O município de Oeiras conquistou, mais uma vez, o Selo Ambiental na categoria A do ICMS Ecológico 2019/2020, imposto que beneficia municípios que se destacam na proteção do meio ambiente. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 18, pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a incrementos advindos dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Entre os critérios estão: a preservação do meio ambiente, suas unidades de conservação, adotando restrições para o uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza e assim, comprometer o bem estar da sociedade, bem como desenvolver ações de educação ambiental e a adoção de uma destinação correta dos resíduos sólidos. 

Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente, realiza permanentemente uma série de ações voltadas para a educação e preservação ambiental. As atividades são desenvolvidas por meio de um trabalho intersetorial, mobilizando todas as secretarias do município.

O gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira, destaca que o Oeiras avançou no cumprimento de diversos requisitos exigidos para recebimento do ICMS Ecológico, entre eles: o gerenciamento de resíduos sólidos com a criação da central de reciclagem, coleta de pneus, trituração do coco verde, recolhimento de podas, coleta seletiva, implantação de coletores nos logradouros públicos assim como a coleta e transporta dos resíduos sólidos e resíduos de serviços de saúde; educação ambiental; redução do Índice de Desmatamento com as intensas campanhas educativas e ações fiscalizatórias.

O município também teve progressos na redução e contenção de queimadas, com ações por meio da Brigada Municipal de combate a incêndio e ações educativas nos assentamentos de reforma agrária; conservação da biodiversidade;  arborização municipal e implantação do viveiro público municipal através dos programas de replantio ao longo dos cursos de água e do programa Oeiras Verde; identificação e fiscalização as fontes de poluição: sonora, visual e atmosférica; controle das edificações irregulares; Política Municipal de Meio Ambiente, através do Plano Municipal de Ação Ambiental, Agenda 21, licenciamento ambiental e planejamento ambiental implantado.

18 de junho de 2019

Zé Raimundo inaugura Unidade Básica de Saúde no Morro Redondo

Zé Raimundo inaugura Unidade Básica de Saúde no Morro Redondo

Zé Raimundo inaugura Unidade Básica de Saúde (UBS) no Morro Redondo, zona rural de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue realizando investimentos em serviços de saúde de qualidade para os oeirenses. No último sábado, 15, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Morro Redondo, na zona rural do município. A UBS leva o nome do vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, falecido em fevereiro deste ano.

Segundo o prefeito, a unidade vem somar à série de investimentos na Atenção Básica em saúde, realizados em Oeiras desde o início de sua gestão. O prédio está dentro dos padrões de qualidade e acessibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e representa mais um avanço dentro da política de descentralização dos serviços de saúde no município de Oeiras.

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisam ser estruturadas e qualificadas para atender a população. Auridene Freitas afirma que o espaço qualifica ainda mais a Atenção Básica e permite um tratamento de qualidade para usuários e profissionais, resultando num atendimento mais humanizado para a população do Morro Redondo e comunidades vizinhas. “É uma obra que faz parte do projeto Requalifica Saúde UBS, do Ministério da Saúde. O município desde o ano de 2010 fez uma adesão e sempre que é feita essa abertura o município prontamente se organiza para estar pleiteando essas unidades. Com esta obra do Morro Redondo, é a quinta Unidade Básica de Saúde entregue no modelo padrão”, comenta a secretária.

Atualmente, a equipe da Estratégia Saúde da Família da região atende usuários do Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto, Assentamento Nova Terra, Exu e Bocaina. “Quando nós entregamos uma obra para a comunidade, automaticamente, aquela região vai passar a contar com mais serviços de saúde. Todas as ações que são contempladas nas unidades básicas de saúde da zona urbana também serão contempladas na região. O município de Oeiras vem trabalhando um processo de expansão de equipe e nessa expansão a região do Morro Redondo será contemplada. Vamos dividir aquela região em duas equipes, para que possamos melhor assistir a comunidade”, informa Auridene Freitas.

“Estávamos com uma dificuldade de fixar o profissional médico nesta região, mas a partir do mês de julho já temos uma profissional que irá assumir a região. Ela irá fazer atendimento médico em todas essas localidades”, acrescenta.

Para a conclusão da UBS do Morro Redondo, a Prefeitura de Oeiras investiu, com recursos próprios do município, cerca de R$ 104 mil. Além do prefeito e da secretária de saúde, a solenidade de inauguração da obra contou com a presença do coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá; do deputado estadual, Bessah; vereadores; familiares do homenageado; profissionais de saúde que atuam na região e de moradores do povoado.

Mais serviços de saúde na zona rural

No mês de julho, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), irá inaugurar o Ponto de Atendimento em Saúde do Assentamento Nova Terra. A obra contribuirá para a ampliação do atendimento e descentralização dos serviços de saúde, sobretudo, na zona rural do município.

“Com a inauguração do Ponto de Atendimento, a região passará a contar com terá quatro gabinetes odontológicos. Passemos a oferecer a odontologia no Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto e passaremos a ofertar atendimento odontológico também no Assentamento Nova Terra”, adianta a secretária. 

11 de junho de 2019

Representantes da UNESCO visitam escolas municipais

Representantes da UNESCO visitam escolas municipais

Representantes da UNESCO visitam escolas municipais de Oeiras

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) visitaram, essa semana, escolas da rede municipal de ensino de Oeiras. A Representação da UNESCO no Brasil está realizando um estudo sobre boas práticas de gestão escolar em escolas públicas brasileiras, no âmbito da Educação Básica, e a rede municipal de educação de Oeiras foi identificada pela instituição por implementar projetos inovadores, que contribuem para a evolução na qualidade da educação ofertada.

Durante três dias, a equipe da UNESCO, composta pelos técnicos Wagner Santana, consultor de projetos; Luciana Rodrigues, consultora de análise de dados; e Lorena Carvalho, oficial de projetos, visitou escolas, conversou com alunos, professores e demais profissionais da educação sobre as vivências da rede de ensino do município.

Em sua passagem por Oeiras, os técnicos também acompanharam o desenvolvimento de diversos projetos, como os Núcleos de Cultura, Escola da Família, Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e Mostra Educanvisa. “O que trouxe a gente a Oeiras foi um pedido da coordenação de Educação do nosso escritório para vir conhecer uma cidade que está fazendo algo diferente, algo que a gente não vê por aí. Ver isso numa cidade de interior, do Piauí, é muito emocionante, é bonito, é gratificante”, disse oficial de projetos da UNESCO, Lorena Carvalho, em participação na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira, 06.

“Ontem, a gente ouviu de um dos conselheiros municipais [de educação] que a cidade se tornou envaidecida pela educação. Isso é uma coisa que realmente vocês têm que se tornar envaidecidos e não deixar morrer, porque o que vi aqui em Oeiras é encantador. As ações de educação orientam para o conhecimento para a vida, para que vocês ganhem independência, para que sejam cidadãos dignos, para que vocês sejam pessoas que se preocupem com o outro, que entendam que nós somos responsáveis por tudo. Isso gera cidadãos mais saudáveis e conscientes e uma comunidade mais unida”, acrescentou.

A partir da análise das informações obtidas nas escolas, a UNESCO produzirá uma publicação que detalhará as práticas de gestão estudadas, o que possibilitará a replicação das experiências de Oeiras para outras escolas do Brasil.

UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso, desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

A Representação da UNESCO no Brasil está estabelecida em Brasília há mais de 50 anos, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. Com esse propósito, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países.

06 de junho de 2019

GloboNews destaca índices educacionais das escolas municipais

GloboNews destaca índices educacionais das escolas municipais

GloboNews destaca índices educacionais das escolas municipais de Oeiras

Os índices educacionais alcançados pelas escolas da rede municipal de ensino de Oeiras foram, mais uma vez, destaque na mídia nacional. Desta vez, o assunto tema do programa GloboNews Fernando Gabeira, exibido no último domingo, 02, e reprisado durante a semana pelo canal de notícias do Grupo Globo.

No documentário, o jornalista entrevista a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, visita escolas municipais nas zonas urbana e rural, conversa com professores e alunos e apresenta suas impressões sobre a cidade que virou referência em ensino público de qualidade.

Assim como fez o jornal espanhol, EL PAÍS, Gabeira compara Oeiras à Finlândia, país europeu com um dos melhores sistemas de educação do mundo, e aponta como a Primeira Capital do Piauí conseguiu atingir nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador maior do que o esperado para o país em 2021. 

“Nossos índices são maiores que os índices nacionais. Não temos apenas o IDEB, temos o índice da alfabetização, que é a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que infelizmente agora foi tudo transformado só em Prova Saeb, onde se avalia o 2°, 5°, 9° [Ensino Fundamental] e o 3° ano do Ensino Médio. A última avaliação ANA que nós tivemos, com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, tivemos índices elevados, acima dos índices nacionais e ficamos entre os municípios piauienses com melhor desenvolvimento. Em Oeiras, educação é coisa séria. E é importante que isso foi incutido em todos os colaboradores e na própria sociedade”, diz a secretária municipal de Educação à reportagem da GloboNews.

Prefeito anuncia pagamento de precatórios para agentes de saúde

Prefeito anuncia pagamento de precatórios para agentes de saúde

Prefeito anuncia pagamento de precatórios para agentes de saúde e endemias em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, anunciaram nesta terça-feira, 04, o pagamento de precatórios aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, do quadro efetivo de servidores da Prefeitura de Oeiras. O anúncio foi feito durante uma assembleia da categoria, realizada pela manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do prefeito e da secretária, a reunião contou com a participação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, da assessoria jurídica do sindicato dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e assessoria jurídica da Prefeitura Municipal de Oeiras.

“Esse processo vem de janeiro de 2009, quando os agentes comunitários de saúde entraram cobrando cinco anos de férias, décimo terceiro e insalubridade, que nunca foram pagos pelos governos anteriores ao do ex-prefeito, B.Sá. Quando recebemos a administração nós recorremos, só que é uma cobrança devida. Então, esperamos a Prefeitura ter capacidade financeira para pagar e, agora, que o município conseguiu enxugar suas demandas e arrecadar mais, o prefeito Zé Raimundo nos autorizou a fazer o acordo e beneficiar essas pessoas que foram prejudicadas pelos governos anteriores”, explica Igor Martins, assessor jurídico da Prefeitura de Oeiras.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde destacou a importância do cumprimento dos deveres por parte dos servidores das duas categorias profissionais. “Na ocasião, reforçamos os deveres dessas categorias profissionais, para que elas possam fazer, cada vez mais, um olhar direcionado para as áreas que atuam e para que estejam mais próximos da população e das necessidades dos usuários. Chamamos as duas categorias para que possam assumir, cada vez mais, o compromisso de desenvolver suas ações com responsabilidade e zelo e que essas ações possam ser fortalecidas dentro do nosso município. Se hoje temos uma referência boa dentro da saúde, deve-se também a um trabalho feito por estas categorias”, pontua Auridene Freitas.

31 de maio de 2019

Alunos da rede municipal conquistam medalhas em Olimpíada

Alunos da rede municipal conquistam medalhas em Olimpíada

Alunos da rede municipal de Oeiras conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Oeiras Olímpica! Alunos da rede municipal de Oeiras se destacaram e conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, considerada a maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo. A Olimpíada não se caracteriza apenas como uma competição, mas também através da possibilidade de utilizar no ensino regular os exercícios de anos anteriores, como a resposta à necessidade de melhorar a abordagem dos alunos para a matemática e a aquisição da linguagem lógica – matemática.

A Escola Municipal Juarez Tapety conquistou quatro medalhas em nível estadual – sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Já a nível nacional, a escola conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze. A Escola Municipal Visconde da Parnaíba conseguiu três medalhas em nível estadual, duas de prata e uma de bronze. Em nível nacional, a escola conquistou mais duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze.

O diretor do Juarez Tapety, Renato Martins, comenta que o nível das provas da olimpíada é bastante elevado. “Depois da OBMEP, sentimos a necessidade de participar de olimpíadas internacionais, com outra metodologia de prova, requerendo mais concentração e dedicação por parte dos alunos, e a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras se enquadra nesses requisitos, o nível da prova é altíssimo”, afirma.

Ele explica que a premiação é feita por turmas. “Nós concorremos com quatro turmas. Um grupo de professores escolhem a melhor avaliação da turma e eles enviam para a Sociedade Brasileira de Matemática para ser corrigida. Então nós concorremos com uma prova do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Fomos medalhistas em todas. Nosso maior destaque foi o 6º ano, pois foi ouro tanto em nível estadual e nacional, pois são duas classificações. Nosso desenvolvimento na matemática está muito bom”, pontua o diretor.

Criada em 1989, na França, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras conta, atualmente, com a participação de mais de 250 mil alunos de diversos países. A prova foi realizada no dia 5 de abril, em 10 idiomas. No Brasil, a Olimpíada é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento.  O objetivo é aproximar os estudantes do ensino da matemática e estimular o interesse dos discentes pela inovação, Ciência e Tecnologia. 


BBC destaca ‘estratégia de alfabetização que revolucionou aprendizado’

BBC destaca ‘estratégia de alfabetização que revolucionou aprendizado’

BBC destaca ‘estratégia de alfabetização que revolucionou aprendizado’

O êxito do projeto de alfabetização aplicado nas escolas da rede municipal de Oeiras é destaque nesta quarta-feira, 29, em reportagem da BBC News, portal da rede internacional de notícias do grupo britânico BBC.

A reportagem narra como o projeto de alfabetização e incentivo à leitura, implementado inicialmente na Escola Casa Meio Norte, em Teresina, mudou o processo de aprendizagem no ensino público. Batizada de Projeto Borboleta, a partir da ideia de transformação demonstrada pelo inseto, a iniciativa foi adotada em toda a rede municipal de Oeiras, em 2017, e defende a escuta individualizada dos alunos e a abundância de livros pare ensiná-los

De autoria das professoras Ruthneia Lima e Osana Morais, diretoras da Casa Meio Norte, o projeto enquadra os alunos em quatro grupos, a partir da capacidade de leitura - em vez de pela idade - de cada um: desde "borboletas" (os que não leem nada) passando para "andorinhas" (os que são capazes de juntar uma letra a outra, mas sem interpretá-las) daí para os "gansos" (os que conseguem ler um pouco mais, mas sem fluência) indo até as "águias" (os leitores fluentes).

Aliado aos demais esforços para incentivar a leitura e a cultura entre os jovens da cidade, o Projeto Borboleta fez com que as escolas municipais de Oeiras praticamente zerassem as taxas de abandono escolar e reprovação. "Temos quase 100% de nossas crianças do 1º ao 5º ano lendo", diz a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, à BBC News. "Esse resultado, acima de tudo, é uma justiça social. (...) Nossas escolas passaram a ter médias semelhantes, (a notas no Ideb, medição oficial do MEC) entre 6 e 7", completa .

A reportagem destaca também outra estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Oeiras: escola puxar para si plenamente a tarefa de alfabetizar as crianças, sem esperar contrapartidas de famílias muitas vezes desestruturadas e pouco escolarizadas.

Tiana Tapey citou como exemplo a grande quantidade de crianças de Oeiras que são criadas apenas pelas avós. "Como vamos mandar uma tarefa de casa para um menino cuja avó não sabe ler?", questionou ela no evento da FGV, realizado na última quinta-feira, 23, no Rio de Janeiro. "Então, temos que valorizar o tempo dela na escola. Se a família não consegue, nós vamos fazer mais pela criança. (...) Se ela não aprendeu, a gente retoma. Nenhum aluno a menos", argumenta a secretária.

Além da BBC News, o conteúdo foi reproduzido por outros veículos da grande mídia, como UOL e Terra. Confira a íntegra da reportagem no link: https://bbc.in/2JMiZO6.


28 de maio de 2019

Prefeito entrega sementes, mudas, alevinos e máquinas agrícolas

Prefeito entrega sementes, mudas, alevinos e máquinas agrícolas

Prefeito de Oeiras entrega sementes, mudas, alevinos e máquinas agrícolas na 7ª Expoeiras

Na 7ª Expoeiras, a Prefeitura de Oeiras concretizou diversas ações para o fortalecimento da agricultura familiar no município. Na manhã de sábado, 25, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de um trator, máquinas e implementos agrícolas para os produtores rurais da Associação Comunitária do Canto da Vereda. Segundo o gestor, o maquinário vai melhorar a produtividade, modernizar as práticas da agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento na comunidade, localizada na zona rural de Oeiras. 

O prefeito também participou da distribuição de centenas de mudas de plantas nativas e frutíferas para a população. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, pela equipe da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

Por meio da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Oeiras tem estimulado os agricultores familiares do município a apostarem na introdução de novas culturas e perfis agrícolas no campo. Este ano, através de uma parceria com o Senar, foram realizados cursos e assistência técnica sobre o manejo e produção de alho para dezenas de agricultores familiares de Oeiras. Durante a 7ª Expoeiras, o prefeito fez a entrega de sementes de alho aos agricultores que passaram pela capacitação.

O município também investe no desenvolvimento da piscicultura. Como forma de fortalecer esta atividade, a Prefeitura, em parceria com a Codevasf, realizou durante o evento a entrega de 30 mil alevinos e ração para peixes aos agricultores capacitados no curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiros Escavados, oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura, no início do ano. O objetivo é oferecer alternativas de geração de renda e oportunidades na zona rural. 

Palestras reforçam desenvolvimento da agricultura

Além de divulgar as potencialidades do homem do campo e fomentar oportunidades para geração de emprego e renda, a Expoeiras também abre espaço para a capacitação dos produtores rurais, através de diversas palestras.

Nesta edição, os agricultores participaram de palestras sobre o uso da energia solar para produção agrícola, atividade estimulada e fortalecida pela nossa gestão; energias renováveis na agricultura familiar; alternativas sustentáveis com kit de irrigação e adubação verde, entre outras. As palestras são um reforço para desenvolver a agricultura familiar com melhores condições de cultivo e garantia de maior produtividade na zona rural. 

23 de maio de 2019

Expoeiras começa nesta sexta (25) com exposições

Expoeiras começa nesta sexta (25) com exposições

Expoeiras começa nesta sexta (25) com exposições, palestras, leilão e shows musicais

Começa nesta sexta-feira, 25, no Parque de Exposições Antônio Tapety, a 7ª edição da Expoeiras. Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras contempla exposições, competições, minicursos, palestras, leilões, julgamentos de caprinos e ovinos e grandes shows musicais.

Consolidado como vitrine para o agronegócio e agricultura familiar, o evento gera oportunidades, fomenta negócios e contribui para o crescimento econômico de Oeiras e do Território Vale do Canindé. Além das exposições, palestras e minicursos, que são realizados durante o dia, a Expoeiras investe no entretenimento dos visitantes, apresentando grandes atrações musicais, na programação noturna.

Nesta edição, as atrações musicais são: Zé Cantor, Leo Cachorrão, Jonas Esticado, Thales Lessa e Gonzaga Lu, além das bandas locais David Ostentação, Garotos do Forró, Vinícius Vaqueiro e Alan dos Teclados. A Expoeiras também agrega a tradicional Festa do Vaqueiro, que está completando 70 anos. Este ano, a festividade, que tem o intuito de homenagear o vaqueiro, importante figura na construção histórica e sociocultural da cidade e do Estado do Piauí, vai distribuir R$ 22 mil em prêmios e será animada pelo sanfoneiro Gonzaga Lu e Banda.

O prefeito José Raimundo ressalta o que objetivo principal da Expoeiras é promover e fortalecer ações voltadas para o homem do campo. “O entretenimento é necessário, mas o intuito verdadeiro do evento é valorizar a agricultura do nosso município, atividade que gera emprego, renda e desenvolvimento na zona rural. A essência da Expoeiras é a valorização do homem do campo”, pontua a prefeito.

Responsabilidade social

Como acontece desde o ano passado, os ingressos para as apresentações musicais do evento estão sendo disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em dois lotes. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As trocas do segundo lote acontecem até sábado, 26. O lote é composto pelos seguintes itens: 02 latas de sardinha| 01 kg de goma | 01 pacote de café | 01 lata de óleo | 01 kg de feijão | 01 pacote de biscoito (sal ou doce). O ponto de troca de ingressos está situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga. Nos dias do evento, a troca também ocorrerá no Parque de Exposições.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Ano passado, foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos, que foram divididos em 1.800 cestas básicas e distribuídos para famílias carentes na zona urbana e rural do município. O objetivo da Prefeitura de Oeiras é agregar responsabilidade social ao evento, que oferece diversão e entretenimento à população.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 24/05/2019 – SEXTA FEIRA

8h – Abertura Oficial

8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)

10h – Entrega de Kits Micro Aspersão. COFIR

11h – Distribuição de sal e vermífugo para Caprinos e Ovinos.

14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos

Palestras

9h às 10h – Controle da verminose e mal do caroço (linfadenite caseose) / Peste suína clássica. Palestrante Jefferson Luís Barbosa de Sousa, médico veterinário, Serviço de Inspeção Municipal.

10h às 11h – Uso da energia solar para produção agrícola. Palestrante Dilmar Brito, Voltec.

11h às 12h – Empreender no campo. Palestrante equipe SEBRAE.

14h às 15:00h – A importância do Serviço de Inspeção Municipal; As vantagens que trazem o Serviço de Inspeção para o município. Palestrante João de Deus Carvalho Silva Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal.

15h às 16:00h – Gestão Ambiental Municipal. Palestrante Adriano Ferreira Costa dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Oeiras.

16h às 17h – Energias renováveis na agricultura familiar. Palestrante Albemerc Moura de Morais – UFPI.

20h – Leilão Estrelas da Nordestina – Dorper & White Dorper

22 h – Atrações musicais – Garotos do Forró/ Zé Cantor / Léo Cachorrão/ David Ostentação

DIA 25/05/2019 – SÁBADO

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

8h – Entrega de alevinos e ração

9h – Entrega de adubadeira /plantadeira para mini trator. Associações: Mata Fria, Morro do Claro e Agroecológicos.

09:30h às 10:30h – Apresentação do Programa Oeiras Verde, com distribuição de mudas de espécies nativas. Gerência de Meio Ambiente – GEMA

10h – Entrega de semente de alho

11h – Distribuição de sal e vermífugo para Caprinos e Ovinos

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

Palestras

8h30min às 09:30h – Controle da verminose e mal do caroço (linfadenite caseose) / Peste suína clássica. Palestrante Jefferson Luís Barbosa de Sousa, médico veterinário, Serviço de Inspeção Municipal.

09:30h às 10:30h – Uso da energia solar para produção agrícola. Palestrante Joaro Vieira Lima. JM SOLAR

10:30h às 11:30h – Alternativas sustentáveis com kit de irrigação e adubação verde. Palestrante Everaldino de Brito Assistente de Desenvolvimento Regional CODEVASF 7º SR.

14:h às 15h – Práticas conservacionistas de solo na agricultura familiar. Palestrante Yoná Serpa Magalhães, IFPI – Campus Oeiras.

22 h – Atrações musicais – Vinícius Vaqueiro/ Jonas Esticado / Thales Lessa/ Alan dos Teclados 

DIA 26/05/2019 – DOMINGO

70ª Festa do Vaqueiro de Oeiras

6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro

8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros

9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety

13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

22 de maio de 2019

Alunos participam da 22ª OBA e 13ª MOBFOG

Alunos participam da 22ª OBA e 13ª MOBFOG

Alunos das escolas municipais de Oeiras participam da 22ª OBA e 13ª MOBFOG

Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras participaram da prova da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Aplicada na sexta-feira, 17, a avaliação consiste em uma única fase, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes. 

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, a prova tem por objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e astronáutica. “A participação das nossas crianças na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação do município”, comenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação. 

Como forma de valorizar ainda mais a Ciência e a Tecnologia, os alunos da rede municipal também participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Desde 2015, as escolas da rede municipal participam da Mostra. Ela é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. 

A preparação é realizada nas aulas de ciências, com oficinas e lançamentos de foguetes. Ao final do projeto, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Oeiras tem mais de 900 medalhas na OBA

Em quatro anos de participação, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

20 de maio de 2019

Capacitação do Selo Unicef reúne representantes de 38 cidades

Capacitação do Selo Unicef reúne representantes de 38 cidades

4° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef reúne em Oeiras representantes de 38 cidades piauienses

Promoção da igualdade racial e o desenvolvimento de ações para proteção de crianças e adolescentes foram os temas centrais do 4º Ciclo de Capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizado nesta quinta-feira, 16, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, em Oeiras.

O encontro reuniu representantes da gestão pública de 38 municípios piauienses, articuladores do Selo UNICEF, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança (CMDCA), Conselheiros Tutelares e gestores e técnicos de Assistência Social. Esta foi a terceira vez que o município de Oeiras foi escolhido para sediar uma edição do Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF.

Nesta edição, o Ciclo abordou temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes – estratégia de promoção da igualdade racial implementada na rede escolar; serviços integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência; atendimento socioeducativo e ações multissetoriais de proteção ao direito dos adolescentes e contra a violência implementadas nos municípios.

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de centenas de municípios, que assumiram junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Segundo o UNICEF, a experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

15 de maio de 2019

Prefeitura divulga programação completa da 7ª Expoeiras

Prefeitura divulga programação completa da 7ª Expoeiras

Prefeitura divulga programação completa da 7ª Expoeiras, que acontece de 24 a 26 de maio

A Prefeitura de Oeiras divulgou nesta terça-feira, 14, a programação completa da 7ª Expoeiras, que acontece de 24 a 26 de maio, no Parque de Exposições Antônio Tapety. Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras contempla exposições, competições, minicursos, palestras, leilões, julgamentos de caprinos e ovinos e grandes shows musicais.

Consolidado como vitrine para o agronegócio e agricultura familiar, o evento gera oportunidades, fomenta negócios e contribui para o crescimento econômico de Oeiras e do Território Vale do Canindé. Além das exposições, palestras e minicursos, que são realizados durante o dia, a Expoeiras investe no entretenimento dos visitantes, apresentando grandes atrações musicais, na programação noturna.

Nesta edição, as atrações musicais são: Zé Cantor, Leo Cachorrão, Jonas Esticado, Thales Lessa e Gonzaga Lu, além das bandas locais David Ostentação, Garotos do Forró, Vinícius Vaqueiro e Alan dos Teclados. A Expoeiras também agrega a tradicional Festa do Vaqueiro, que está completando 70 anos. Este ano, a festividade, que tem o intuito de homenagear o vaqueiro, importante figura na construção histórica e sociocultural da cidade e do Estado do Piauí, vai distribuir R$ 22 mil em prêmios e será animada pelo sanfoneiro Gonzaga Lu e Banda.

O prefeito José Raimundo ressalta o que objetivo principal da Expoeiras é promover e fortalecer ações voltadas para o homem do campo. “O entretenimento é necessário, mas o intuito verdadeiro do evento é valorizar a agricultura do nosso município, atividade que gera emprego, renda e desenvolvimento na zona rural. A essência da Expoeiras é a valorização do homem do campo”, pontua a prefeito.

Troca de ingressos

As entradas para as apresentações musicais do evento estão sendo disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em dois lotes. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Nesta quarta-feira, 15, começa a arrecadação do segundo lote composto pelos seguintes itens: 02 latas de sardinha| 01 kg de goma | 01 pacote de café | 01 lata de óleo | 01 kg de feijão | 01 pacote de biscoito (sal ou doce). O ponto de troca de ingressos está situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Ano passado, foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos, que foram divididos em 1.800 cestas básicas e distribuídos para famílias carentes na zona urbana e rural do município. O objetivo da Prefeitura de Oeiras é agregar responsabilidade social ao evento, que oferece diversão e entretenimento à população.

Confira a programação da 7ª Expoeiras

DIA 21/05/2019 – TERÇA FEIRA

07h às 23:59h – Entrada dos animais

DE 21/05 a 22/05/2019 - TERÇA E QUARTA FEIRA

08h às 18:00h – Pesagem e mensuração

DIA 24/05/2019 – SEXTA FEIRA

8h - Abertura Oficial

8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)

14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos

Palestras

9h às 10h – Controle da verminose e mal do caroço (linfadenite caseose) / Peste suína clássica. Palestrante Jefferson Luís Barbosa de Sousa, médico veterinário, Serviço de Inspeção Municipal.

10h às 11h – Uso da energia solar para produção agrícola. Palestrante Dilmar Brito, Voltec.

11h às 12h – Empreender no campo. Palestrante equipe  SEBRAE.

14h às 15:00h – A importância do Serviço de Inspeção Municipal ; As vantagens que trazem o Serviço de Inspeção para o município. Palestrante João de Deus Carvalho Silva Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal.

15h às 16:00h – Gestão Ambiental Municipal. Palestrante Adriano Ferreira Costa dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Oeiras.

16h às 17h – Energias renováveis na agricultura familiar. Palestrante Albemerc Moura de Morais – UFPI.

20h – Leilão Estrelas da Nordestina – Dorper & White Dorper

22 h – Atrações musicais – Garotos do Forró/ Zé Cantor / Léo Cachorrão/ David Ostentação

DIA 25/05/2019 - SÁBADO

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

09:30h às 10:30h – Apresentação do Programa Oeiras Verde, com distribuição de mudas de espécies nativas. Gerência de Meio Ambiente - GEMA

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

Palestras

8h30min às 09:30h – Controle da verminose e mal do caroço ( linfadenite caseose  ) / Peste suína clássica. Palestrante Jefferson Luís Barbosa de Sousa, médico veterinário, Serviço de Inspeção Municipal.

09:30h às 10:30h – Uso da energia solar para produção agrícola. Palestrante Joaro Vieira Lima. JM SOLAR

10:30h às 11:30h – Alternativas sustentáveis com kit de irrigação e adubação verde. Palestrante Everaldino de Brito Assistente de Desenvolvimento Regional CODEVASF 7º SR.

14:h às 15h – Práticas conservacionistas de solo na agricultura familiar. Palestrante Yoná Serpa Magalhães, IFPI - Campus Oeiras.

22 h – Atrações musicais – Vinícius Vaqueiro/ Jonas Esticado / Thales Lessa/ Alan dos Teclados 

DIA 26/05/2019 – DOMINGO

70ª Festa do Vaqueiro de Oeiras

6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro

8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros

9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety

13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

14 de maio de 2019

Projeto promove Educação Ambiental e Saúde nas escolas municipais

Projeto promove Educação Ambiental e Saúde nas escolas municipais

Os melhores trabalhos de cada escola serão expostos e apresentados na VII Conferência Intantojuvenil pelo Meio Ambiente e VI Mostra Educanvisa

Inspirar os alunos a pensarem soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental, gerando mais qualidade de vida para suas comunidades. Este é o objetivo do projeto Educação Ambiental e Saúde, desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras.

Realizado desde fevereiro, incluindo a formação de professores e atividades em sala de aula, o projeto teve sua culminância no último sábado, 11, quando foram expostos os trabalhos dos estudantes em atividades pedagógicas, voltadas para questões globais de preservação do meio ambiente. O momento foi acompanhado de perto pelo prefeito, José Raimundo, e pela secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, e por profissionais da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também interage com os conhecimentos do projeto Educanvisa – projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que leva assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. O propósito é estimular os estudantes e professores a dialogarem e refletirem sobre as questões socioambientais.

Os melhores trabalhos de cada escola serão expostos e apresentados na VII Conferência Intantojuvenil pelo Meio Ambiente e VI Mostra Educanvisa, que serão realizados no dia 07 de junho, na Escola Municipal Agrotécnica. 

Oeiras apresenta case de sucesso na implantação do Selo SIM

Oeiras apresenta case de sucesso na implantação do Selo SIM

Inaugurado em outubro de 2017, o SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal

A implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Oeiras virou referência para outros municípios do Piauí. A secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, apresentou o case de sucesso na implantação do Selo SIM no município, durante o 2° Congresso das Cidades, realizado em Teresina.

A apresentação aconteceu dentro do Fórum de Secretários Municipais, que integrou a programação do Congresso. Eleita pelo Sebrae como secretária representante do Fórum, Carla Martins expôs a experiência exitosa de Oeiras em uma palestra que contou com a participação de secretários e gestores de diversos municípios piauienses.

“Levamos para os secretários todas as etapas da implementação do Selo SIM, que só está presente em apenas três municípios do Estado do Piauí. Todos os municípios estão correndo atrás. A implantação do Selo é também uma política pública de geração de emprego e renda no município, voltada para o pequeno negócio”, comenta a secretária, informando que alguns municípios participantes do Congresso, demostraram interesse em seguir o modelo de implantação do SIM utilizado em Oeiras.

Inaugurado em outubro de 2017, o SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. O órgão também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores oeirenses alimentos com qualidade e segurança alimentar garantida.