• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Oeiras

08 de fevereiro de 2019

Prefeitura realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Prefeitura de Oeiras realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Os 6 mil alunos da rede municipal de Oeiras voltaram às aulas nesta terça-feira, 05. Para requalificar os espaços e acolher bem os estudantes, a Prefeitura de Oeiras está realizando reformas em 12 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural da cidade. Com ambientes confortáveis e pensados para promover a integração educacional, as escolas estão atraindo cada vez mais as crianças e jovens.

Uma das unidades que está sendo reformada e ampliada é a Escola Municipal Alzira Tapety, no povoado Briona, zona rural de Oeiras. O prédio está recebendo uma nova infraestrutura, que vai tornar o ambiente mais moderno, seguro e confortável para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados para as crianças e jovens da comunidade. Por conta da ampliação da escola, a previsão é que as aulas na comunidade sejam retomadas no final deste mês.

Na zona rural, além da Briona, unidades educacionais de outros povoados também vão passar por reformas, como a Escolas Municipais Agostinho Moreira, na Chapada das Contendas; Sítio Nacional, no Exu, e Santo Antônio, na Malhada Grande.

Na zona urbana, a Prefeitura já concluiu as reformas nas Escolas Municipais Girassol e Lourenço Barbosa. As escolas Mercês Romão, Francisco Quirino e Bauduíno Barbosa de Deus/ CAIC também receberam melhorias. Na próxima segunda-feira, 11, serão iniciadas as obras nas escolas Escolas Municipais da Várzea e Cebolinha.

Segundo prefeito José Raimundo, os investimentos nas reformas e adequações das estruturas escolares possibilitam mais conforto e segurança a alunos e professores, melhoram a qualidade do ensino e contribuem para que as escolas municipais sejam centros de formação de cidadãos.

04 de fevereiro de 2019

Prefeitura estimula produção de alho e oferece capacitação para agricultores

Prefeitura estimula produção de alho em Oeiras e oferece capacitação para agricultores familiares

A Prefeitura de Oeiras está estimulando o cultivo e produção de alho no município. Na manhã de hoje, 01, a Secretaria Municipal de Agricultura reuniu cerca de 20 agricultores familiares de diversas regiões da zona rural para apresentar os benefícios da introdução da cultura do alho na cadeia produtiva da cidade.

O encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de um técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), membro da Associação Piauiense dos Produtores de Alho. O propósito é oferecer mais uma alternativa de trabalho e renda aos agricultores familiares de Oeiras.

Por isso, a Prefeitura disponibilizou aos interessados uma capacitação sobre o manejo do alho, agendada para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro. O curso será oferecido em parceria com o Senar e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), contemplando desde o tratamento da semente até a comercialização do produto, que em breve poderá ser ofertado no mercado local e regional. 

“No curso, os produtores vão conhecer a tecnologia da produção de alho. Com isso, o município de Oeiras vai aderir ao projeto de revitalização do alho no Piauí. É mais uma alternativa de trabalho que a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está levando para essas famílias.  Vamos avançar para que possamos nos tornar um grande produtor de alho no Estado do Piauí”, destaca Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura. 

21 de janeiro de 2019

Oeiras está na rota das Bikes do Rally Piocerá 2019

Oeiras está na rota das Bikes do Rally Piocerá 2019; prova ocorre nesta quarta (23)

O Rally Piocerá 2019 vai agitar várias cidades do Piauí e Ceará. Uma delas é Oeiras (PI), local de partida do segundo dia da prova de Bikes, que conta com percurso diferenciado das demais modalidades. Os ciclistas chegam ao município no início da noite da terça-feira, 22 de janeiro. Às 20h será realizado o briefing na Praça das Vitórias.

Os competidores, equipes e organização que acompanham os ciclistas fazem o pernoite para que no dia seguinte, 23 de janeiro, às 8h, seja dada a largada da disputa, no Centro Histórico de Oeiras. Serão 110 quilômetros de pedal, com um ganho total de ascensão de mais de 1.450 metros, uma trilha bem diferente da primeira etapa, com trechos mais técnicos, variedade de solo, além de subidas e descidas que vão exigir muito dos atletas. O destino é o Piauí Shopping, em Picos (PI).

O Rally Piocerá 2019 é organizado pela Radical Produções e tem patrocínio do Consórcio Honda e Governo do Ceará. O evento também tem parcerias com o Sebrae e das Prefeituras de Oeiras, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Angical do Piauí, Francisco Ayres, no Piauí, além de Araripe e Jucás, no Ceará. Apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Audax, Reron e Teresina Shopping; colaboração da ITTNET das Prefeituras de Amarante, Floriano, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha e Piauí Shopping.  Mídia oficial: Pró Moto. Resgate médico: Anjos da Vida. Segurança oficial: Cet Seg.

Programação – 2º dia Bikes – Oeiras (PI) – 23/1 – quarta-feiraLocal: Centro Histórico de Oeiras
Praça da Vitória

6h00 às 6h45 – Início da entrega dos kits do Desafio Audax Bike Day
7h00 às 7h45 – Início da vistoria de largada e assinatura da súmula
7h45 às 8h00 – Briefing com as últimas informações
8h00 – Largada – Oeiras (PI)
12h00 – Chegada das primeiras bikes – Picos (PI) – Piauí Shopping
16h00 – Premiação do Desafio Audax Bike Dayv

17 de janeiro de 2019

Tarifa Social oferece desconto na conta de água para famílias de baixa renda

Tarifa Social oferece desconto na conta de água para famílias de baixa renda em Oeiras

Com o objetivo de garantir preços mais baixos nos serviços de água e tratamento de esgoto para famílias de baixa renda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando a Tarifa Social em Oeiras. O benefício oferece descontos na conta de água para famílias com menos rendimentos.

De acordo com o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, a Tarifa Social já existia antes da gestão do órgão, porém não havia divulgação desse projeto. “Como o município teve que assumir o abastecimento de vários bairros periféricos, tivemos uma noção da realidade. Muitas pessoas da periferia não têm condições de pagar a tarifa normal, pois muitas delas só sobrevivem com a renda do Bolsa Família. Então vimos a necessidade de divulgar mais e informar que existe essa tarifa, e atendendo a determinados critérios você tem direito a se enquadrar na tarifa social”, explica o diretor.

O diretor destaca ainda a importância da Tarifa Social para as famílias de baixa renda. “Não temos interesse de cobrar uma tarifa que a pessoa não consiga pagar, e com esse projeto possibilitamos um maior alcance social e a universalização do acesso à água”, frisa Assuéro Rêgo.

Para se cadastrar na Tarifa Social, o cliente deve comparecer à sede do SAAE. O interessado precisa, no entanto, comprovar que possui um perfil que enquadre no programa. Ou seja, consumo de até 10 metros cúbicos de água, cadastramento no Programa Bolsa Família, renda familiar de até um salário mínimo e consumo monofásico de energia elétrica de até 80KW/mês. Além disso, ele deve estar munido dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e o NIS (Número de Inscrição Social).  Após o cadastramento, o cliente passará a pagar uma taxa de R$ 11,82, para consumo de até 10 metros cúbicos de água.

16 de janeiro de 2019

Prefeitura concede reajuste acima do piso nacional para professores

Oeiras concede reajuste acima do piso nacional para professores

Pelo segundo ano consecutivo, os professores da rede municipal de Oeiras terão um reajuste acima do piso nacional. O aumento será de 4,5%, enquanto o reajuste nacional é de 4,17%. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, o novo piso salarial passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro de 2019 e faz parte da política de valorização do magistério, adotada pela Prefeitura de Oeiras.

Ela lembra que, em 2018, o município de Oeiras também concedeu reajuste superior ao piso estabelecido pelo Ministério da Educação. “O ano passado o piso nacional foi estabelecido em 6,81% e nós pagamos 7%. Esse ano, estamos elevando de 4,17% para 4,5%, um aumento de 0,33%”, detalha a secretária.

O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira, com formação de nível médio e jornada semanal de 40 horas. O aumento é definido de acordo com o valor anual mínimo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Posteriormente, o Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, também trouxe dispositivos para garantir o pagamento do valor mínimo aos docentes e promover a valorização da carreira. No entanto, boa parte dos municípios do país descumpre a lei federal de pagar o vencimento básico nacional.

“O reconhecimento e valorização dos professores é fundamental para assegurar a qualidade da Educação, por isso implementamos esta medida remuneratória que confere mais dignidade a essa categoria profissional, que é peça-chave para que a Educação oferecida pelo município de Oeiras seja referência para todo o país”, pontua o prefeito José Raimundo. 

08 de janeiro de 2019

Prefeitura realiza entrega de prêmios do IPTU Premiado 2018

Prefeitura de Oeiras realiza entrega de prêmios do IPTU Premiado 2018

A Prefeitura de Oeiras realizou nesta terça-feira, 08, a entrega dos prêmios da campanha IPTU Premiado 2018. A solenidade ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Raimundo. O sorteio dos prêmios aconteceu no último dia 25 de dezembro, durante o show de aniversário de 301 anos de Oeiras.

Foram sorteados: uma moto zero km, uma geladeira, um fogão, uma TV 32” e cinco aparelhos smartphones. Participaram do sorteio, os contribuintes que apresentaram seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencheram um cupom que deu direito à participação.

Eliete Ferreira, moradora do Bairro Oeiras Nova, ganhou uma TV de 32’’. “Um ótimo prêmio. Não esperava, mas graças a Deus tive a sorte e fui contemplada. Espero que o prefeito continue fazendo isso, para o pessoal continuar pagando e ser premiado”, celebra a ganhadora.

O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes que pagarem o IPTU, e ainda, não possuírem débitos de IPTU de exercícios anteriores vencidos. A Prefeitura de Oeiras destaca que a receita arrecadada é aplicada na infraestrutura urbana e na manutenção de serviços públicos municipais.

IPTU PREMIADO 2018 – os premiados foram:

SMARTPHONES – Francinete Caetano dos Santos, Maria de Jesus Matos da Silva, Lindolfo, Siqueira Barbosa, Amélia Maria Reis Nunes Santos e Sátiro Alves de Carvalho. FOGÃO – Marcos Willian Bezerra de Holanda; GELADEIRA – Raimundo Nonato de Sousa; TV 32” – Eliete Ferreira de Carvalho Dias; MOTO POP 110 0KM – Raimundo de Moura Fé.

28 de novembro de 2018

Ampliadas e reformadas, unidades de saúde garantem melhor atendimento

Ampliadas e reformadas, unidades de saúde garantem melhor atendimento à população de Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram nesta segunda-feira, 26, obras de reforma e ampliação em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Oeiras. O objetivo é proporcionar aos usuários mais conforto e aos profissionais um ambiente adequado de trabalho, melhorando a qualidade do atendimento.

No Centro de Saúde Paulo de Tarso, na Rodagem de Floriano, a Prefeitura implantou um Consultório Odontológico e inaugurou uma Sala de Estimulação Precoce, destinada ao tratamento de crianças com microcefalia. Em Oeiras, há um caso notificado e acompanhado na unidade de saúde pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“A Sala de Estimulação Precoce é devidamente adaptada e adequada conforme uma padronização do Ministério da Saúde. Desde o ano 2017, ela está em funcionamento. Também implantamos na unidade um gabinete de odontologia. O Ministério da Saúde faz um incentivo financeiro para implantação de apenas um gabinete odontológico, que seria na Várzea, sendo assim, as pessoas da Rodagem de Floriano deveriam encaminhar-se para procurar o serviço na Várzea. Mas, com o compromisso da Administração Municipal, entendemos de descentralizar esse serviço, implantando mais um consultório odontológico no sentido de facilitar o acesso da população”, explica Auridene Freitas.

Em 2019, novos consultórios odontológicos devem ser implantados em localidades da zona rural do município. “Este gabinete da Rodagem de Floriano não atende apenas esta comunidade, atendia também a região do Riachuelo, atende a região da Boa Vista, os assentamentos e os Caldeirões. Com a implantação, recentemente, de um gabinete de odontologia no Riachuelo, esse atendimento não mais acontece aqui. A proposta é que, dentro do ano de 2019, nós implantemos um gabinete na região da Boa Vista e outro para atender a parte dos assentamentos no Marreiros”, acrescenta a secretária municipal de Saúde.

A UBS do Bairro Jureminha também passou por melhorias na estrutura, ganhando novas instalações – consultório de enfermagem, auditório e Sala de Vacina. “Passamos a ter seis salas de vacina na zona urbana, três delas implantadas este ano. A sala de vacina possibilita a descentralização da oferta do Teste do Pezinho, facilitando o acesso das pessoas que moram na região do Bairro Jureminha”, finaliza a gestora, adiantando que a Secretaria Municipal de Saúde planeja implantar mais uma Sala de Vacina, totalizando sete salas do tipo à serviço da população do município.

Escritora homenageada, Roseana Murray chega a Oeiras para a FLOR

Escritora homenageada, Roseana Murray chega a Oeiras para a FLOR

A escritora carioca Roseana Murray chegou na noite desta segunda-feira, 26, a Oeiras para a 6ª edição da FLOR. Autora de dezenas de livros dedicados ao público infanto-juvenil e de poesias, ela é a homenageada deste ano no projeto ‘Aprendendo Com’, que culmina na Feira Literária de Oeiras.

Na chegada, a escritora foi recepcionada por uma orquestra de flauta doce, composta por estudantes de escolas da rede municipal. “Além de Oeiras fazer uma dos melhores trabalhos de Educação do Brasil com literatura e arte. Além de ter um dos Idebs mais altos do Brasil, agora um aluno ganhou medalha de ouro numa olimpíada de matemática (...). Muito emocionada de estar aqui. Obrigada Tiana Tapety, a Secretária de Educação que acredita, tem fé na Escola Pública”, destacou a autora, em texto publicado em uma rede social.

Desde o início do ano letivo de 2018, a obra de Roseana Murray é alvo de análises e estudos em projetos desenvolvidos nas 29 escolas da rede municipal de Oeiras. Nesta terça, quarta e quinta-feira, 27, 28 e 29, ela participa de uma série de bate-papos com alunos de escolas municipais, organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro Diocesano – Antigo Frei Jordão.

Na noite de quinta-feira, 29, acontece a abertura oficial da FLOR, na Praça de Eventos. Na ocasião, após as apresentações artísticas e culturais, Roseana Murray fará o lançamento de seu livro ‘Desejos de Árvores e Pássaros’.

Sobre a autora

Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy, Roseana Murray é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Tem cerca de cem livros publicados. Conquistou ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J (por quatro vezes) e Prêmio A.B.L para livro infantil.

Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Faz palestras sobre a formação do leitor e trabalha com o projeto de leitura com Escolas Públicas em sua casa.

Confira a programação completa:

VI FEIRA LITERÁRIA DE OEIRAS – FLOR 2018

26/11 A 01/12

26/11 (SEGUNDA-FEIRA)

Local: Escola Municipal Raimundo Antônio de Oliveira – Localidade Belo Monte.

08h – Inauguração da Sala de Leitura.

27/11 (TERÇA-FEIRA)

Bate-Papo com Roseana Murray

Tarde  

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes

14:00h às 15:00h – Escolas Municipais: Girassol e Lourenço B. Castelo Branco

15:30h às 16:30h – Escolas Municipais: Dom Edilberto Dinkelborg, Francisco Quirino e Várzea.  

28/11 (QUARTA-FEIRA)

Bate-Papo com Roseana Murray

Manhã

Local: Escola Municipal Juarez Tapety

08:00h às 10:00h – Café, Pão e Texto: Inauguração da Sala de Leitura O.G. Rêgo de Carvalho.

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes

10:30 às 11:30 min. –  Escolas Municipais: Dom Edilberto Dinkelborg, Francisco Quirino e Visconde da Parnaíba.

Tarde

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes

14 às 15 h – Escolas Municipais: Santinha Nunes e Cebolinha

15:30 min. – Escolas Municipais: Prof. Balduíno B. de Deus, Júlia Miranda e Agrotécnica de Oeiras.

29/11 (QUINTA-FEIRA)

Bate-Papo com Roseana Murray

Manhã

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes

8:00 às 9:00h – Escolas Municipais: Várzea e Lourenço B. Castelo Branco

9:30 às 10:30 min – Escola Municipal: Visconde da Parnaíba (6° ao 9°).

Palco Roseana Murray

Noite

Local: Praça de Eventos

19hs – Abertura e Premiação aos Alunos IDEB/2017.

Local: Cine Teatro – Oeiras

21hs – Lançamento do Livro Desejos de Árvores e Pássaros de Roseana Murray ao som da Orquestra de Violão – Escola Municipal Juarez Tapety.

30/11 (SEXTA-FEIRA)

Local: Praça das Vitórias – Salas Interativas:

·SALA 1 – CLUBE DO APRENDIZ

08:00h às 08:20h – Lançamento da Revista + Protagonista

08:20h às 09:00h – Bate Papo sobre Preservação da Fauna – Dr. Sandovaldo Moura – IBAMA/PI.

09:00h às 09:20h – Lançamento do Livro 3 Amigas – Escola Mul. Lourenço B. C. Branco.

09:20h às 10:00h – Bate Papo sobre Depressão/Suicídio – Psicóloga Débora Lima – IFPI/Oeiras.

10:00h às 10:20h – Entrega de Medalhas da OBA e MOBFOG

10:20h às 11:00h – Bate Papo sobre Adolescência e Sexualidade – Equipe CTA/ SAMUSA.

11:00h às 12:00h – Testagem e Aconselhamento – Equipe CTA/ SAMUSA

17:00h às 17:30h – Lançamento do Informativo Fala Lourenço! – Escola Mul. Lourenço B. C. Branco.

17:30h às 18:00h – Bate Papo sobre Preservação da Fauna – Dr. Sandovaldo Moura – IBAMA/PI.

18:00h às 18:30h – Lançamento do Livro Diário de Poesias – Escola Mul. da Várzea.

18:30h às 19:00h – Lançamento do Livro Poeminhas Delicados de A a Z – Escola Mul. Dom E. Dinkelborg.

·SALA 2 – DESAFIOS BRINCANTES 

08:0h às 12:00h – Brincadeiras de Raciocínio Lógico.

17:00h às 20:00h – Brincadeiras de Raciocínio Lógico.

·SALA 3 – ATELIÊ CRIATIVO

08:00h às 12:00hs – Oficinas de Flores, Animais e Laços.

17:00h às 20:00hs – Oficinas de Flores, Animais e Laços.

·SALA 4 – ESTÓRIAS E HISTORIETAS

08:00h às 12:00h – Contação de Histórias

17:00h às 20:00h – Contação de Histórias

·CINE TEATRO – OEIRAS 

Horário     Escola  Apresentações

08:00h às 08:10h    Abertura

08:10h às 08:30h    Escola Mul. Girassol     Coral Boa Semente e a Obra Jardins

08:30h às 08:50h    Escola Mul. Visconde da Parnaíba  Dança: Duas Amigas

08:50h às 09:10h    Escola Mul. Cebolinha     Peça: Território dos Sonhos

09:10h às 09:30h    Escola Mul. Francisco Quirino    Recital: Artes e Ofícios

09:30h às 09:50h    Escola Mul. Júlia Miranda     Coral Doce Melodia

09:50h às 10:00h     Escola Mul. Dom E. Dinkelborg    Peça: O Circo Chegou

10:00h às 10:15h     Escola Mul. Sítio Nacional  Musical: Duas Casas

10:15h às 10:40h     Escola Mul. Lourenço B. C. Branco  Peça: Vida de Roseana Murray

10:40h às 11:00h     Escola Mul. da Várzea      Peça: Lei dos Crimes Ambientais

11:00h às 11:20h     Escola Mul. Juarez Tapety     Recital: Natureza Severina

11:20h às 11:40h     Escola Mul. de Gonçalaves   Cordel Encantado

·PALCO ROSEANA MURRAY 

Local: Praça de Eventos

19:00h – Noite Afro: Grupos de Capoeira – Escolas Municipais: Santinha Nunes, Lourenço Barbosa C. Branco e Dom Edilberto Dinkelborg; Puxada de Rede – Escola Mul. Profº. Balduino Barbosa de Deus; Maculelê – Escolas Municipais: Visconde da Parnaíba e Juarez Tapety; Grupo Louvação/Conguinhos do Rosário e Percussão – Escola Municipal Francisco Quirino.

01/12 (SÁBADO)

Local: Praça das Vitórias – Salas Interativas:

·SALA 1 – CLUBE DO APRENDIZ

08:00h às 08:20h – Lançamento do Livro Jardim de Poesias – Escola Mul. Lourenço B. C. Branco.

08:20h às 09:00h – Entrega de Medalhas da OBA e MOBFOG

09:00h às 09:40h – Bate Papo sobre Depressão/Suicídio – Psicóloga Débora Lima – IFPI/Oeiras.

09:40h às 10:00h – Lançamento do Livro Falando da Roseana Murray e da FLOR – Escola Mul. Lourenço B. Castelo Branco.

10:00h às 10:40h – Bate Papo sobre Cuidados e Bem-Estar Animal – Veterinária Juliana Costa Sousa – SAMUSA/Oeiras.

10:40h às 11:20h – Bate Papo sobre Adolescência e Sexualidade – Equipe CTA/SAMUSA/Oeiras.

11:20h às 12:00h – Testagem e Aconselhamento – Equipe CTA/SAMUSA/Oeiras.

17:00h às 17:30h – Lançamento do Livro Diário de uma Nerd – Escola Mul. Lourenço B.C. Branco.

17:30h às 18:00h – Bate Papo sobre Cuidados e Bem-Estar Animal – Veterinária Juliana Costa Sousa – SAMUSA/Oeiras.

18:00h às 18:30h – Lançamento do Livro Versos para Relaxar – Escola Mul. Lourenço B.C. Branco.

18:30h às 19:00h – Lançamento do Livro Delicadezas do Coração – Escola Mul. Alzira Tapety.

·SALA 2 – DESAFIOS BRINCANTES 

08:0h às 12:00h – Brincadeiras de Raciocínio Lógico.

17:00h às 20:00h – Brincadeiras de Raciocínio Lógico.

·SALA 3 – ATELIÊ CRIATIVO

08:00h às 12:00h – Oficinas de Flores, Animais e Laços.

17:00h às 20:00h – Oficinas de Flores, Animais e Laços.

·SALA 4 – ESTÓRIAS E HISTORIETAS

08:00h às 12:00h – Contação de Histórias

17:00h às 20:00h – Contação de Histórias

·CINE TEATRO – OEIRAS

Horário     Escola    Apresentações

08:00h às 08:10h    Escola Mul. Agrotécnica    Musical: Um Gato Marinheiro

08:10h às 08:30h    Escolas Mul. Agrotécnica e Cebolinha   Grupo de Flauta Possidônio Queiroz

08:30h às 08:50h    Escola Mul. Girassol      Grupo Renascer e Diário da Montanha

08:50h às 09:10h    Escola Mul. Mãe Tança        Peça: O Traço e a Traça

09:10h às 09:30h    Escola Mul. Visconde da Parnaíba    Peça: Casamento da Dona Baratinha

09:30h às 09:50h    Escola Mul. Visconde da Parnaíba    Dança e Poesia: Caldeirão da Bruxa

09:50h às 10:00h     Escola Mul. Balduino B. Deus      Musical: O Circo

10:00h às 10:15h     Escola Mul. Juarez Tapety    Voz e Violão – Isabela

10:15h às 10:40h     Escola Mul. Juarez Tapety      Peça: A Bagagem do Poeta

10:40h às 10:50h     Núcleo de Cultura     Coral Municipal

10:50h às 11:00h  Escola Mul. Visconde da Parnaíba    Declamação de Poemas – EJA

11:00h às 11:20h     Escola Mul. Visconde da Parnaíba    Musical: A Dança da Sereia

11:20S às 11:40h  Escola de Balé Gessica Macêdo    Dança

·PALCO ROSEANA MURRAY 

Local: Praça de Eventos 

19:00h às 21:00h – Apresentações Culturais: Grupos de Bandolins Zezé Ferreira e Rosário Lemos – Escolas Municipais: Várzea e Lourenço Barbosa C. Branco; Bandolins da Escola Dona Petinha; Banda Mult Art – Escola Municipal Juarez Tapety

21:00h às 22:30h – Espetáculo Cabrobó.

22:30h às 23:00h – Banda Geração Jovem.

23:00h às 00:00h – Show com os Monitores do Núcleo de Cultura.

·Além dessas atividades contamos ainda na Praça das Vitórias com os espaços: 

08:00h às 22:00h  Café com Letras  

13:00h às 17:00h  Pintura em Pele   

08:00h às 22:00h  Pontos de Leituras

08:00h às 22:00h  Corredor de Exposições – Produção das Escolas Municipais

23 de novembro de 2018

I Semana da Juventude começa levando orientação para estudantes

I Semana da Juventude começa levando orientação vocacional para estudantes

Teve início nesta terça-feira, 20, a II Semana da Juventude de Oeiras, promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude. A abertura do evento aconteceu no Anfiteatro da Praça da Juventude e contou apresentações artísticas de diversos grupos de jovens, a exemplo do Grupo RecreArte, formado por adolescentes do Bairro Canela, e SOS – Viva a Diferença, composto por alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, as atividades da Semana da Juventude aconteceram nas escolas de Ensino Médio de Oeiras – CETI Pedro Sá, CETI Rocha Neto e Farmacêutico João Carvalho, que concentram um expressivo público juvenil. Nessas escolas, a Semana da Juventude promoveu palestras sobre Vocação Profissional para estudantes, ministradas pelo psicólogo João Marcos Amorim.

Com o tema “Conscientizar é preciso”, a segunda edição da Semana da Juventude aborda a temática da conscientização em diversas áreas de abrangência. “A expectativa é exatamente que a temática se concretize. Acreditamos que essas ações venham tocar no aspecto de reflexão do jovem em relação a tudo que buscamos apresentar para envolvê-los na dinâmica de efetivação das políticas públicas para a juventude. O jovem é eclético, é um misto e temos que buscar conhecê-los, compreendê-los, respeita-los e inclui-los”, destaca Heloísa Helena, secretária municipal de Juventude.

Nesta sexta-feira, 23, será realizada uma Blitz Educativa, saindo do Mercado Municipal Dona Lili com destino ao centro comercial de Oeiras. O objetivo é chamar a atenção para a conscientização no trânsito. Também na sexta ocorrerá, na Praça do Mercado Velho, um momento recreativo com orientações sobre a relevância da atividade física, ministrado pelo profissional de Educação Física, Wébert Ricelles. O sábado, dia 24, será destinado às atividades e apresentações culturais – Batalha de Hip Hop e Batalha de Rimas, na Praça da Juventude. Nas competições a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, distribuirá R$ 2 mil em prêmios.

A II Semana da Juventude de Oeiras conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude – COJUV, e o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Alunos da rede municipal conquistam medalhas na OBMEP

Alunos da rede municipal de Oeiras conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na OBMEP

Os estudantes da rede municipal de Oeiras tiveram um desempenho inédito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2018. Ao todo, o município conquistou 07 medalhas – 01 de ouro, 02 de prata, 04 de bronze – e 11 menções honrosas. Em sua 14ª edição, a olimpíada contou com a participação de mais de 18 milhões de alunos, classificando 952.839 para a segunda etapa.

No Piauí, além de Oeiras, apenas Cocal dos Alves e Teresina tiveram medalhistas de ouro na olimpíada, que busca incentivar o estudo da matemática, desmistificando a disciplina, que é vista como ‘bicho-papão’ por grande parte dos estudantes. “Fiquei feliz com a medalha. Prestei muita atenção nas aulas, fiquei muito atento às dicas dos professores e me concentrava nas atividades de casa”, comemora Igor Gabriel, aluno da Escola Municipal Juarez Tapety, medalhista de ouro na OBMEP.

Ele e os outros alunos premiados participam de um projeto desenvolvido pela Supervisão de Matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para aprimorar as habilidades dos estudantes na disciplina. O projeto reúne os alunos em aulas aos sábados, com revisões e exercícios envolvendo questões específicas de olimpíadas passadas. “Sentimos que os alunos tinham algumas deficiências, mas que tinham uma capacidade de raciocínio muito boa. Na primeira fase, nossos alunos já se mostraram acima da média. Tivemos a primeira medalha de ouro do Centro-Sul do Piauí, elas ficam sempre concentradas nas cidades do Norte”, observa Renato Martins, diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, que ministrou aulas na fase de preparação dos alunos para a OBMEP.

A prova foi elaborada com questões dissertativas que desafiam os jovens em problemas resolvidos com raciocínio matemático. “A seleção é rigorosa. Se deixar de fazer uma letra o aluno já perde. As questões são subjetivas, em cada cálculo que o aluno faz ele tem que argumentar, explicar porque fez assim. A comissão analisa o cálculo e o argumento. Se ficar algo faltando a nota é subtraída”, explica Sandra Salvador, supervisora de Matemática da Semed.

As escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba concentram o maior número de medalhas e menções honrosas. Medalha de bronze na olimpíada, Monara Susanny, aluno do 7° Ano do Visconde da Parnaíba, não esconde a satisfação com o resultado na prova. “É uma sensação maravilhosa. Quando fiz a prova, não sabia que ia ganhar uma medalha”, celebra a estudante, que sonha em seguir carreira como engenheira.

“A disciplina que mais gosto é matemática. Estudei muito com os professores e em casa. Senti muita emoção quando recebi o resultado”, comenta Letícia Holanda, do 8° Ano do Visconde da Parnaíba, medalha de prata na OBMEP. Colega de classe de Letícia, Célia Regina diz que na fase de preparação estudava matemática três horas por dia. “Sempre tiro boas notas em matemática. Estudava duas horas na escola e uma em casa. Fiquei feliz com a medalha”, afirma a estudante de 14 anos.

Felicidade foi o que também sentiu Maiza Victória ao saber que foi bronze na OBMEP. “Além das aulas aqui com os professores, eu também estudava em casa, meu irmão me ajudou”, lembra a estudante do Juarez Tapety. “Fiquei alegre, saí correndo, pulando”, compartilha Luís Felipe, medalha de prata na prova, acrescentando que estudou bastante em casa, incentivado pelo pai, o professor Renato Martins.

“Fiquei surpresa com o resultado. A preparação foi bem descontraída, eu sempre prestava atenção nas aulas e no conteúdo”, festeja Débora Leal, aluna do Juarez Tapety.

Entenda a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A prova é realizada por meio de duas fases. A primeira teve 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração. Os estudantes têm três tipos diferentes de provas, de acordo com o nível de dificuldade:

Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Nível 3: o mais avançado, é para os estudantes do Ensino Médio

A primeira fase é eliminatória, e a classificação é feita de acordo com a nota de cada estudante: são classificadas todos os anos as pessoas com as maiores notas até o preenchimento das vagas para a segunda fase.

Já a segunda fase não é eliminatória, mas sim classificatória, e mantém os três níveis da primeira fase. Nessa prova, os alunos têm três horas para responder a seis questões discursivas valendo 120 pontos no total.

As medalhas são definidas de acordo com a nota de cada estudante na segunda fase: segundo o regulamento, são previstas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 46.200 menções honrosas.

Veja quem são os estudantes oeirenses premiados na OBMEP de 2018:

Igor Gabriel Oliveira da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Ouro

Luís Felipe Holanda Martins – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Prata

Letícia Holanda M de Carvalho – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Prata

Débora Leal de Oliveira – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Maiza Victória de Sousa Alves – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Monara Susanny Lima de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Célia Regina de Sousa Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Bruno Weslley Borges Ribeiro – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Hiara de Moura Fé e Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Luciana Carvalho da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Nícolas Rodrigues Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Andressa Morgana Quintana Souza – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Bárbara Diva de Moura Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Hyruan Santtynny Pereira Viana da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Leandro Henrique Ferreira Estevão – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Pedro Luiz de Moura Marques – Escola Municipal Aleksandra Tapety (Povoado Morro Redondo) – Menção Honrosa

Thaynara Pereira de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Yara Ravena Gomes da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa