Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em dez dias, Unidade de Diagnóstico realiza cerca de 800 mamografias

Em dez dias, Unidade de Diagnóstico Móvel realiza cerca de 800 mamografias em Oeiras

22/01/2018 09:27

Cerca de 800 mulheres já realizaram exames de mamografia na Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, nos primeiros dez dias de atendimento, em Oeiras. Nesta quinta-feira, 18, o prefeito José Raimundo esteve na carreta, conversando com algumas delas sobre necessidade de realizar o exame para prevenção do câncer de mama.

“Estamos disponibilizando estes exames para todas as mulheres na faixa etária recomendada. É importante que elas se desloquem até o posto de saúde, ao seu agente ou à sede da Secretaria de Saúde para se informar de como fazer o exame. Faço o chamamento a todas as mulheres de Oeiras que tenham mais de 50 anos, tanto da zona rural quanto da zona urbana. É importante para saúde de todas”, conclama José Raimundo.

Os exames estão sendo oferecidos por iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, o objetivo é atender o maior número possível de mulheres de 50 a 69 anos de idade.

“Estamos na expectativa que esses números se tornem crescentes. É um investimento muito grande que o município de Oeiras está fazendo e uma grande oportunidade que essas mulheres têm para fazer este exame”, comenta a secretária. Mulheres da faixa etária de 40 a 49 anos poderão fazer o exame de mamografia, desde que tenham histórico de câncer de mama ou ovário na família.

Os resultados serão entregues no prazo de 15 a 20 dias. “Tão logo elas recebam o resultado do exame, já temos uma estrutura montada para fazer o seguimento daquela mulher, caso aconteça alguma alteração. Estamos dando esta garantia para todas as mulheres”, afirma Auridene Freitas.

Na carreta, também são ofertados exames de prevenção de câncer do colo do útero, para mulheres com idade entre 25 a 64 anos. Até esta sexta-feira, 19, mais de 500 exames do tipo foram realizados na carreta.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as interessadas em realizar os exames devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o agente comunitário de saúde do seu bairro ou povoado para agendar o atendimento.

A Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama está estacionada ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano, e realiza atendimentos de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h; aos sábados os atendimentos acontecem de 7h30 às 12h. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: