Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Evento marca comemoração do Dia do Agente de Saúde

vento marca comemoração do Dia do Agente Comunitário de Saúde

26/10/2018 08:55

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta quinta-feira, 25, um evento alusivo ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias – comemorado no último dia 04 de outubro. Na confraternização, realizada no auditório da Semusa, o prefeito José Raimundo destacou a importância dos profissionais para promoção do cuidado à saúde da população.

O encontro contou com a participação de 90 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate às endemias que atuam no município. “Esses profissionais estão sendo homenageados por todo o trabalho prestado ao município de Oeiras. Lembramos também aqui de servidores que destas duas categorias profissionais que já não mais se encontroam entre nós, pessoas que prestaram serviço e colaboraram com o município. É um momento de integração, valorização profissional, reconhecimento e agradecimento às categorias pelo trabalho desempenhado”, comenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Ela também falou sobre a implantação da política de Saúde do Trabalhador para os profissionais que atuam na Semusa. “Lançamos aqui a proposta da Saúde do Trabalhador, que é um projeto novo que implantamos durante este ano de 2018, onde já foram trabalhados os agentes de combate às endemias e auxiliares de serviços gerais da zona rural. Agora, vamos trabalhar no dia 1° de novembro os auxiliares de serviços gerais da zona urbana e, em janeiro, estamos definindo uma data para também trabalharmos a Saúde do Trabalhador para os agentes comunitários de saúde”, afirma Auridene Freitas.

“Nesta ação é feita uma triagem dos servidores, onde acontece uma avaliação com todos os exames de rotina. Os profissionais passam pelo médico, nutricionista, também é feita testagem rápida e imunização. Entendemos que este projeto vem para valorizar o profissional, visto que ele vive dentro de uma rotina de trabalho e não para muitas vezes para fazer o autocuidado. Então, estamos levando essa proposta para todas as categorias profissionais que fazem a Secretaria Municipal de Saúde”, acrescenta a secretária.

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo também recebeu do presidente do sindicato da categoria a cópia de um projeto de lei, que propõe um reajuste no piso salarial da categoria. “Solicitamos ao prefeito que encaminhe esse projeto à Câmara de Vereadores para que seja aprovado”, diz Antônio Neto, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias do município de Oeiras, informando que, antes de ser encaminhado ao Poder Legislativo, o projeto será avaliado pelo setor jurídico da Prefeitura.

Além dos profissionais das categorias homenageadas, a confraternização também contou com a presença de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e coordenadores de áreas técnicas da Semusa. Profissionais da Estratégia Saúde da Família do povoado Contentamento prepararam vídeos em homenagem aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O momento foi encerrado com o sorteio de brindes e com a café da manhã para todos. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: