Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incentivando blocos alternativos, Prefeitura de Oeiras lança Carnaval 2018

Incentivando blocos alternativos, Prefeitura de Oeiras lança Carnaval 2018

09/02/2018 10:33

Oeiras se prepara para cair na folia de Momo. Contribuindo com a brincadeira do folião, a Prefeitura Municipal está incentivando a diversão carnavalesca em polos festivos, espalhados pelos bairros da cidade. Com isso, o Carnaval de Oeiras ganhou uma programação diversificada, pensada e organizada pela própria comunidade, por meio de agremiações e coletivos culturais.

Na manhã desta quinta-feira, 08, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de incentivos culturais a 16 blocos e bailes carnavalescos de Oeiras. A solenidade aconteceu no Cine Teatro e contou com a participação do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Major Jorge Neto; representantes do Conselho Tutelar; secretários municipais; além de membros dos blocos de Carnaval.

“Este ano, buscamos entender como a turma dos blocos se divertem nos seus bairros. Fizemos essa busca e o entendimento de oferecer um aporte financeiro, igualitariamente a todos. Creio que o Carnaval será organizado e de puro divertimento, onde todos tenham seu espaço adequado para se divertir”, afirma o prefeito.

Além da folia dos blocos, a Prefeitura de Oeiras também aposta no resgate do Carnaval tradicional, com apresentações da Banda Frevo Oeirense no Passeio Leônidas Melo, nos dias 10, 11 e 13. No repertório: marchinhas, hinos do frevo e clássicos do Carnaval. No dia 12, está programada uma matinê para o público infantil, a partir das 18h. “É um espaço aprazível, que as pessoas que não apreciam os blocos, tem aqui a pracinha para se divertir”, pontua José Raimundo.

A realização do Carnaval em núcleos espalhados em diversos bairros e protagonizados pela própria comunidade reafirma a proposta de descentralização dos eventos culturais adotada pela Prefeitura de Oeiras. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, a ideia é fomentar e valorizar o Carnaval nos bairros, estimulando a economia criativa da cidade.

“A Prefeitura viu o crescimento dos blocos alternativos, a profissionalização deles, e decidiu esse ano apoia-los. Isso faz parte da economia criativa da cidade. A própria comunidade se organizando para promover e gerar renda e circulação de dinheiro no município e acaba sendo algo positivo”, destaca Stefano Ferreira.

Ações integradas

A Prefeitura informa que, durante o período carnavalesco, diversas áreas da Administração Municipal estarão unidas em ações integradas. Um esquema de limpeza urbana foi organizado pela Secretaria Municipal de Obras para fazer a coleta do lixo produzido nas concentrações dos blocos. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, e Conselho Tutelar estão intensificando as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e atividades no sentido de coibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade no período do Carnaval.

A Secretaria Municipal de Saúde também desenvolvendo ações específicas junto aos blocos, para conscientizar os foliões sobre o uso do preservativo e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Blocos e bailes carnavalescos

Soh dá Nóis. Concentração: Barrocão

Tudo Nosso. Concentração: Oeiras Hall

Só Nois. Concentração: Bar da Boa e Espaço Livre – Rodagem da Floriano

Agente Agita. Concentração: Largo do Rosário

Amigos do Garçom. Concentração: Mercado Velho

Suvaco da Santa. Concentração: Avenida Cândido Aleixo

Escola de Samba do Rosário. Concentração: em frente à escola Mercês Romão

Corso Indoor. Local: Oeiras Hall

Turma do Funil

Joga o Barro na Parede. Concentração: Praça das Vitórias

Kaninanoz. Concentração: Em frente ao Estádio Gérson Campos

Chega Junto. Concentração: Espaço Show de Bola

Botequeando. Concentração: Boteco da Mazé – em frente ao Parque de Exposição

Bloco dos amigos. Concentração: Bairro Soizão

Bloco Geladão. Concentração: Rua Coronel Rodolfo Rêgo – Bairro Oeiras Nova

Bloco Aki Gera. Concentração: Em frente ao Bar do Lulu – Bairro Rosário

Fonte: Ascom
Mais sobre: