Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Outubro Rosa: Palestra com especialistas é realizada

Outubro Rosa: Oeiras promove palestra com especialistas em câncer de mama e colo do útero

15/10/2018 14:58

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite desta quarta-feira, 10, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama e de colo do útero.  O evento aconteceu no auditório da Semusa e reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas, profissionais da saúde, educação, assistência social e representantes de outros segmentos da sociedade.

A abertura da campanha foi marcada pelas palestras dos médicos Luiz Ayrton Santos, mastologista, e Jéferson Tôrres, ginecologista e obstetra.  Na ocasião, o mastologista Luiz Ayrton falou sobre a prevenção, fatores de risco, importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. Já o médico Jéferson Torres reforçou a importância do diagnóstico do câncer de colo uterino, do cuidado com o corpo e da visita regular ao ginecologista.

“Queremos garantir informações verdadeiras para que as mulheres possam fazer as escolhas necessárias para sua saúde. Falar num auditório cheio como este da Secretaria Municipal de Saúde, com público atento, foi extremamente prazeroso. Espero ter colaborado, parabenizo a Prefeitura de Oeiras, neste momento em que ela fortalece o movimento Outubro Rosa. É um momento que se faz no mês de outubro da reflexão sobre a problemática do câncer, mas o trabalho é contínuo, conheci aqui o trabalho feito e Oeiras está de parabéns pelo que vem fazendo”, afirma o mastologista Luiz Ayrton Santos.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, destaca que as ações que estimulam o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero são realizadas durante todo o ano e intensificadas durante a campanha Outubro Rosa. “No Outubro Rosa, deste ano, estamos trabalhando de forma intensa a educação em saúde, por entendermos que é uma ferramenta muito importante nosso processo do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Estamos aproveitando e fazendo uma intensificação das ações de saúde da mulher como um todo, através de rodas de conversa e várias ações que estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde, tanto da cidade, quanto do interior”, pontua a secretária.

Entre as ações oferecidas estão rodas de conversa sobre técnicas de relaxamento que contribuem para combate e prevenção do câncer de mama e colo do útero, a importância do autoconhecimento e autoestima no combate e prevenção do câncer de mama e útero e autoestima e autocuidado na prevenção do câncer, além de atividades corporais e empoderamento feminino no combate ao câncer de mama e colo de útero e ginastica laboral e técnicas de relaxamento na prevenção do câncer de mama. As atividades estão acontecendo desde o início deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Oeiras.

A secretária considera que as atividades promovem a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “Essas ações estão sendo trabalhadas envolvendo todos os profissionais da cidade, como a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistentes sociais, educadores físicos, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde. Ou seja, todos os profissionais estão envolvidos como uma forma de assistir e intensificar as ações voltadas ao fortalecimento da saúde da mulher no município”, pondera Auridene Freitas.

“O público que está aqui hoje tem um compromisso com a multiplicação das informações que aqui foram repassadas. Além da rede de saúde, educação e assistência social, a sociedade como um todo está representa neste evento. Entendemos que a informação é uma ferramenta muito importante para que a possamos fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero”, finaliza a gestora.

Ao final do evento, foram sorteados brindes da Fundação Maria Carvalho Santos aos participantes da palestra. Fundada há mais de 20 anos, a Fundação Maria Carvalho Santos desenvolve ações de educação em saúde, promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama e adaptação social da pessoa com câncer.

Central da Mama: 1.500 mamografias e mais de 2 mil prevenções de colo do útero

No início deste ano, em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura trouxe município de Oeiras a carreta da Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, que realizou 1.500 exames de mamografia e mais de 2 mil prevenções de colo do útero, em mulheres de 50 a 69 anos de idade e mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, com histórico de câncer de mama ou ovário na família, também puderam fazer o exame. Os exames de prevenção de câncer do colo do útero foram ofertados a mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

Fonte: Ascom
Mais sobre: